3 cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado

Depois de assinar o contrato de locação e retirar as chaves do imóvel, é chegada a tão esperada hora de se mudar, porém, não é porque elas já estão em suas mãos que você deve se descuidar.  

Problemas entre proprietários e inquilinos são ao mesmo tempo que comuns, fáceis de serem resolvidos se identificado com antecedência. Por isso, uma mudança tranquila pode determinar o início de um bom relacionamento entre ambos.

Pensando nisso, listamos três atitudes que você deve tomar já em seu primeiro contato com o imóvel:

1 – Verifique as regras de mudança do condomínio

Antes de programar sua mudança verifique quais as regras e procedimentos adotados pelo condomínio. É comum a necessidade de agendamento ou datas e horários específicos para realizá-la sem maiores transtornos aos condôminos. Uma ligação para o síndico do edifício, pode resolver todas suas dúvidas e evitar desencontros.

Além do bem-estar dos moradores, a segurança também é um motivo de peso para a definição destas regras no Regimento Interno. Há pessoas mal-intencionadas que se aproveitam deste momento para entrar no prédio e apartamentos.  

3 cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado

 

2 –  Teste a parte elétrica e hidráulica

Segundo o artigo 22 da Lei do Inquilinato, o locador é obrigado a entregar o imóvel em condições de servir ao uso que se destina, ou seja, em condições de moradia. Por isso, ao receber as chaves, visite o imóvel e verifique o estado de conservação, comparando com o relatório de vistoria anexo ao seu contrato de locação.

Neste momento é primordial testar os registros de água, gás e chave geral de energia, assim como as torneiras, tomadas, chuveiros, e demais acessórios. É importante verificar também a voltagem elétrica da rede e de seus aparelhos para garantir que nenhum eletrônico seja danificado.

Caso encontre algo que esteja em desacordo com o laudo de vistoria, você deve comunicar imediatamente por escrito à imobiliária, assim, você evitará ser cobrado  (após a vistoria de entrega) por algo que já estava no ato do recebimento das chaves.

 

3  – Troque os segredos das fechaduras

Para a sua segurança, recomendamos a troca de todos os segredos das fechaduras que dão acesso ao imóvel. No geral, muitas casas ou apartamentos alugados já tiveram outros moradores ou mesmo as chaves emprestadas para terceiros enquanto estavam vazios. Por isso, trocar o segredo é fundamental para garantir a sua segurança.

Há algumas modalidades de garantia, como Seguro Fiança e Título de Capitalização  que realizam esse serviço gratuitamente, caso essa tenha sido a forma escolhida por você, vale contatá-los antes da mudança.

Por fim, sabendo dos seus direitos e deveres e zelando pelo imóvel como se fosse seu, boa parte dos conflitos com o condomínio ou mesmo com o locador poderá ser evitado, garantindo que o relacionamento flua sem dores de cabeça.