5 passos para seguir antes de contratar um prestador de serviço (com modelo de contrato)

Seja pelo custo ou mesmo pela praticidade, tornou-se comum em nosso dia a dia recorrer aos serviços de profissionais autônomos para realizar uma reforma ou mesmo pequenos reparos em nossas casas.

É claro que há os prós e contras dessa escolha, afinal, para muitos contratar os serviços de uma empresa ainda é mais seguro. No entanto, para aqueles que optam por essa alternativa, enumeramos alguns cuidados que precisam ser tomados.

1- Tenha referências e indicações

Ter boas referências a respeito do profissional que você irá contratar é o primeiro passo para garantir uma reforma tranquila.  Pergunte a conhecidos, peça indicações de bons profissionais, consulte pessoas que entendam do assunto, feito isso, você poderá ter maiores informações a respeito dos serviços já prestados pelo profissional escolhido e até mesmo, sobre sua índole.

2 - Foque na empreitada e evite as diárias

Principalmente quando não conhecemos o profissional a ser contratando, é importante se precaver com relação às entregas, por isso, evite o pagamento por dia trabalhado. Ainda que esta seja a maneira mais comum de cobrança, opte pelo  pagamento após a entrega das etapas que envolvem o serviço, por exemplo, quando acabar a pintura do primeiro cômodo receberá X reais, após o término da fiação receberá mais  X, assim, você sempre deixará uma quantia para a entrega final do serviço evitando que prolongue o seu término no intuito de receber mais.

3 - Avalie a experiência

Há profissões como por exemplo, eletricista e pedreiro que possuem diferentes especialidades - predial, industrial, de acabamento e muitas outras. Por isso, é indicado avaliar quanto tempo o profissional atua em determinada função, afinal, em muitos casos, a experiência é fundamental para a execução do serviço.

Vale ressaltar que, a pouca experiência não quer dizer que o profissional não seja capaz, no entanto, há situações que ter alguém com maior bagagem pode ser essencial.

4 - Acompanhe a obra

Mesmo tomando todas as precauções necessárias antes de contratar os serviços de um profissional, é primordial acompanhar de perto a evolução da obra. Ainda que você não entenda nada do que será realizado, demonstre interesse e faça perguntas pertinentes ao processo antes mesmo de sua finalização.

5 - Elabore um contrato

Sempre que possível, elabore um contrato para a realização do serviço. Quando um contrato é assinado, por mais simples que seja, ele profissionaliza a tarefa, trazendo maior responsabilidade ao contratado. Desta forma, se mesmo com todas as precauções algo acontecer, o contrato servirá como ferramenta para um possível acordo.

Está certo de que irá contratar um prestador de serviço para a sua reforma? Se sim, aproveite para baixar o nosso modelo de contrato para mão de obra.

 

anunciar meu imovel

Uma resposta para “5 passos para seguir antes de contratar um prestador de serviço (com modelo de contrato)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.