6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

A escolha de um novo imóvel é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e isso vale para quem pretende morar, alugar ou investir. Seja uma casa, um apartamento ou uma sala comercial, estamos falando de um investimento importante, um patrimônio durável que, se bem escolhido, eleva o seu valor e por isso é primordial que você se prepare para esta escolha.

Pensando nisso, a Casa Mineira listou algumas dicas fundamentais para que você encontre o imóvel exatamente no perfil desejado.

Guia do comprador

 

1- Faça uma boa pesquisa na internet

A Internet possui muitas ofertas de imóveis e é uma grande aliada nesta etapa inicial.  Não se preocupe em encontrar o imóvel perfeito nas primeiras buscas.  Marque os imóveis que lhe despertem interesse e monte a sua lista de opções.  Não engesse um critério de busca, se em meio à sua pesquisa tiver que incluir algum imóvel que tenha lhe deixado na dúvida, adicione-o sem medo!

Na sequência, faça uma revisão desta lista, corte aqueles que você sentir que realmente não deseja, mas mantenha várias opções. Lembre-se que estamos no início da busca, não se preocupe em acertar em cheio!

O bacana desta atividade é que, ao fazer a análise destes primeiros anúncios, você poderá  não apenas definir melhor o seu objetivo com base em sua expectativa de investimento, como também constatar que poderá adquirir um imóvel com características superiores ao que havia planejado inicialmente.

Em nosso site, fazer essa busca é muito simples: basta procurar pelos imóveis e marcar os desejados como “Favorito”. Veja nas imagens abaixo. Eles ficarão registrados para que você os acesse quando quiser!

Encontrar Imóvel Favorito Casa Mineira
 

Vale também a ressalva de que, por melhor que a internet seja para sua busca, ou por mais fidedigna que sejam as fotos no site, a decisão da compra não ocorrerá aqui, sendo primordial a visita presencial ao imóvel. Mas, vamos detalhar isso mais adiante!

Leia mais: Consórcio ou Financiamento: o que você deveria saber sobre antes de comprar um apartamento

2- Escolha a região que deseja morar e liste os motivos da escolha:

A escolha da região é um dos fatores determinantes para a sua satisfação com o imóvel escolhido, por isso ela deve ir um pouco além do “querer”, explorando alguns pontos importantes.

Suponhamos que você queira morar no Santo Antônio, um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte. Você pode (e recomendamos) “abrir o leque” e incluir alguns bairros vizinhos como, por exemplo, o Cidade Jardim, com ruas tranquilas e arborizadas e que  compartilha de algumas das principais vias de acesso. Fazendo isso, você aumenta a possibilidade de encontrar um imóvel com características melhores do que encontraria se procurasse apenas em um único bairro. E lembre-se, não se prenda a apenas 1 ou 2 bairros, coloque em sua lista mais bairros vizinhos e procure saber sobre o comércio, lazer e estrutura naquela região. Um ótimo ponto de partida é estudar nossa página sobre os bairros de Belo Horizonte. Nela você encontrará um dossiê completo que poderá ajudá-lo na escolha.

Veja o que preparamos sobre a Cidade Jardim e Santo Antônio.

Para facilitar,  sugerimos que você liste o que é prioridade pra você:

  • “Quero morar perto de minha família?”
  • “Quero morar perto do trabalho?”
  • “Quero ficar em uma região com bastante comércio?”
  • “Quero encontrar um bairro residencial e sem barulho?”

Com esta ação, acredite, será muito mais fácil identificar os bairros que cumpram os requisitos definidos.

 

Guia do comprador

 

3- Liste o que o imóvel de seus sonhos (seja ele apartamento, casa ou outro tipo) deve ter e os motivos de cada item

O imóvel perfeito é relativo ao que você deseja, mas não se engane: ele acompanha seu momento de vida. Se você planeja ter um filho no próximo ano, pode ser interessante buscar imóveis de 3 quartos ou mais ( E se forem gêmeos? Ou quem sabe ter mais filhos no futuro)!

Caso seu interesse seja construir um home office (escritório de trabalho em casa), deve-se pensar em como será a recepção de uma pessoa, a organização de seus móveis e quais os equipamentos deve considerar, além da posição que o computador ficará em relação à luz.

Novamente recomendamos que faça uma lista do que realmente importa. Uma boa dica é classificar em 4 grupos:

  • O que é essencial?
  • O que eu gostaria de ter mas posso abrir mão?
  • O que eu NÃO gostaria que meu imóvel tivesse, mas posso aceitar se o imóvel me agradar.
  • O que meu imóvel NÃO deve ter de forma alguma?

Com estas questões bem definidas, você estará bem mais preparado para a próxima ação, que é visitá-los!

Faça sua lista e considere a flexibilidade na hora da visita.

 

Imóvel dos sonhos dicas infaliveis de como encontrar

4- Visite vários imóveis, mesmo que não estejam completamente dentro de seu perfil

Ainda não inventaram uma forma melhor de encontrar o imóvel perfeito que não visitando-o presencialmente. E não espere visitar apenas 1 ou 2 imóveis. Pense em conhecer pessoalmente o máximo possível nos períodos em que estiver disponível.

Não há uma média exata do número ideal de visitas que se deve realizar, mas nossa sugestão é que conheça o máximo de características e estilos que puder.

Mesmo que existam imóveis que não estejam na sua região de escolha ou que não tenha todas as características listadas, vale a pena visitá-los para ter base de comparação ou para ao menos poder dizer com firmeza “esse imóvel, definitivamente, não faz parte do meu perfil”.

Ao visitar o imóvel, você consegue ter clareza das informações, nas dimensões e pode começar a se imaginar nele. Essa é a etapa mais importante para quem está comprometido com a ideia de encontrar o seu imóvel perfeito.

Mas não se deixe enganar, é importante prestar atenção em alguns detalhes: em um imóvel ocupado, a mobília atual pode passar a impressão de ser maior ou menor do que realmente é, afinal, há algumas técnicas de decoração que podem facilmente alterar esta percepção, o mesmo vale para um imóvel desocupado, que mesmo sem o mobiliário poderá dar margem para  este mesmo questionamento. Por isso, caso se depare com qualquer uma  dessas situações, você deve antes de tudo imaginar a sua própria decoração, mobílias, enfim, a forma como você irá utilizar aquele espaço.

Para conseguir visitar vários imóveis, o mais indicado é procurar um corretor e informar as listas que foram criadas, com uma prévia do que foi encontrado. Os corretores da Casa Mineira conhecem cada uma das regiões e os imóveis disponíveis em sua base  com informações específicas, sendo o caminho mais fácil para acumular um grande número de visitas e conhecimento.

5- Abra a mente e coração para um imóvel que te encantou, mesmo que fora de seu perfil

Muitas vezes, temos clareza do que queremos – mas não temos “certeza absoluta” do que é o melhor para nós mesmos, principalmente por que existem ofertas no mercado com características que você talvez não conheça – e que podem te encantar de imediato!

Por isso, algumas vezes é importante cedermos ao que  nos chama atenção no momento, mesmo que não tenha nada a ver com o que traçamos de início. Acredite, isso acontece com mais frequência do que podemos calcular!

Para exemplificar, vamos imaginar que sua busca seja por uma casa em condomínio fechado, mas seu corretor encontra um excelente apartamento no Belvedere, em uma rua tranquila e com um amplo hall.

Você visita o imóvel, e BINGO - amor à primeira vista. Como isso pode acontecer? É possível que você identifique naquele apartamento algumas características que buscava em um condomínio fechado, como tranquilidade, conforto, segurança e que, no final, eram mais importantes do que o tipo de imóvel em si!

 

Converse com especialistas e encontre um imóvel no seu perfil.
 

6- Converse com um especialista

Mesmo com todas estas dicas, é importante que se tenha um profissional para te auxiliar em cada uma das etapas da busca por um imóvel. Para isto,você pode entrar em contato com a Casa Mineira. Sua equipe irá selecionar um corretor de vendas ou um consultor de locação para lhe atender.

É importante contar com um especialista do mercado imobiliário não só na busca, mas em todo o processo de aquisição ou aluguel de um imóvel, para que este te auxilie com toda a parte da documentação, negociação, contrato, acompanhamento jurídico, simulação de financiamento ou permuta, vistoria e outros processos do mercado que exigem conhecimento técnico e muita cautela para que você realmente faça um bom negócio.

A Casa Mineira lhe auxilia na definição de seu perfil, pois toda a equipe realiza visitas diárias e conhece cada um dos imóveis que mostram aos seus clientes. Será um enorme prazer lhe ajudar!

Por fim, nosso proposito é que você entenda que ter um perfil é importante para um pontapé inicial, mas existem diversos imóveis de diferentes perfis que podem lhe atender perfeitamente e, em muitos casos, mais do que você imaginava!

É importante lembrar que essas etapas exigem disposição e disponibilidade do interessado. No entanto, feito isso, a etapa seguinte já é a de fechamento da negociação que, por sinal, envolve conferências minuciosas da documentação de seus proprietários. Por isso, conte com a Casa Mineira para fazer todo este processo com total segurança.

Pronto! Com essas dicas você certamente sairá na frente na hora de encontrar seu imóvel.

E ai, gostou das nossas dicas, ou conhece alguém que irá gostar? Compartilhe este artigo com ele nas mídias sociais ou por e-mail!

 

apartamentos em bh

8 respostas para “6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil”

  1. Mario disse:

    Muito boa as dicas

  2. […] Se você já está idealizando o imóvel dos seus sonhos – veja nesse post como encontrar o perfil certo para […]

  3. Anaíze Costa disse:

    Ótimo artigo.

  4. Márcio disse:

    Muito boa as dicas

  5. […] porque, antes de dedicar o tempo necessário para a busca (falamos um pouco mais sobre isso aqui), é importante saber se as parcelas do financiamento caberão no seu orçamento. […]

  6. […]  Mesmo porque, antes de dedicar o tempo necessário para a busca (falamos um pouco mais sobre isso aqui), é importante saber se as parcelas do financiamento caberão no seu orçamento. Além disso, há […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *