Economizou, mas ainda não é suficiente? Descubra se vale mais a pena alugar ou financiar

Alugar ou financiar? Essa é uma pergunta comum entre aqueles que ainda não possuem capital suficiente para adquirir um imóvel à vista. E de fato, não há uma resposta única para ela. A análise da melhor alternativa deve levar em consideração a situação econômica e preferências de cada pessoa ou família.

Vale lembrar que, dentro de cada uma dessas alternativas, há uma série de fatores que devem ser considerados antes de você tomar uma decisão. Por isso, para ajudá-los, destacamos alguns dos mais importantes a seguir:

Por que alugar?

Flexibilidade

Alugar um imóvel te possibilitará conhecer vários bairros e regiões antes de assumir um compromisso de longo prazo. A menos que você tenha certeza sobre o local que deseja morar, alugando, você terá mais tempo para conhecer e avaliar os prós e contras de cada um.

Planejamento Familiar

Um indivíduo solteiro ou casais jovens - recém-casados,  que planejam ampliar a  família podem optar por alugar no curto prazo para comprar uma casa ou apartamento maior no futuro.

É muito comum no dia a dia do mercado, nos deparar com pessoas que mesmo tendo planejado a chegada de um filho, não fizeram o mesmo ao adquirir um imóvel, dessa forma, com a chegada do bebê, acabam não realizando bons negócios em função do curto prazo para a busca.  

Alugar ou Financiar, acesse o nosso guia do comprador e saiba um pouco mais sobre o processo.  

Incerteza Profissional

Se há, em sua profissão ou empresa, alguma possibilidade de você ser transferido para outra cidade ou estado, alugar pode ser a melhor alternativa. No geral, o contrato de locação, permite a rescisão sem multa se o profissional for transferido pelo seu empregador para trabalhar em outra localidade.

Capital insuficiente para entrada

O percentual máximo financiado pela Caixa é de 70% para imóveis usados, no entanto,  o valor da parcela irá variar de acordo com o valor a ser financiado, ou seja, a redução dependerá do quanto você tem para dar como entrada.

Dessa forma, após a pré aprovação do crédito, caso o seu orçamento não seja suficiente, alugar pode ser uma opção interessante até que você acumule a quantia necessária para a compra.

 

alugar ou financiar

Por que  Financiar?

Formação de Patrimônio

Ao contrário do aluguel, ao pagar as parcelas de um financiamento, você está favorecendo  a formação do seu próprio patrimônio. Além disso, o histórico do mercado atesta que bens móveis, quando bem adquiridos, tem grande poder de valorização.

Utilização do FGTS

Já é sabido que os contribuintes do FGTS podem utilizar o saldo para adquirir uma casa, lote ou apartamento. Ao nosso ver essa é uma decisão sábia, uma vez que é possível obter rentabilidade superior se comparado a permanência do valor na conta do Fundo de Garantia. Em seu histórico, o FGTS rende bem menos que a inflação, portanto se você não utiliza o dinheiro, está automaticamente perdendo o seu poder de compra. Além disso, outra vantagem que poucos sabem, é que o valor do fundo pode ser utilizado para abater as parcelas do financiamento habitacional.

Caso queira saber um pouco mais sobre a utilização do FGTS, recomendamos este artigo, ou se preferir, aprove o seu crédito gratuito aqui.

Personalização e Investimento

Quando você possui um imóvel próprio, é possível realizar várias melhorias e deixá-lo com a sua cara. Já quando você aluga, é comum ficar com o sentimento de não querer gastar com algo que não é seu, afinal, as melhorias vão agregar valor ao patrimônio de outra pessoa. Em função disso, sua casa ou apartamento, pode acabar perdendo parte do aconchego que poderia ter com decoração e iluminação planejada.

Segurança patrimonial

Sendo o seu imóvel um bem de família, ou seja, o único como moradia, mantendo as prestações em dia, na maioria dos casos, ele não poderá ser tomado por um credor em uma possível briga judicial.

Seguro de vida

Ao financiar um imóvel, você oferece maior segurança a sua família, pois junto às parcelas do mesmo há um seguro embutido que garante a quitação total do bem em caso de falência.

Dívida saudável

O financiamento habitacional é sem dúvida um dos, senão o mais barato crédito, também no Brasil, já que é possível pagar por um empréstimo com juros bem em conta em relação ao mercado financeiro.

Como pode ver,  existem muitas vantagens e desvantagens a serem analisadas na hora de escolher alugar ou financiar um imóvel, por isso, a melhor opção irá depender do peso que cada uma delas tem para você. O primordial é sempre realizar uma escolha consciente respeitando os limites de seu planejamento.

 

Aprove seu credito
 

Assine nossa newsletter!

Receba em sua caixa de entrada as melhores dicas para comprar, vender e alugar com inteligência em BH.