Aluguel sem fiador: como conseguir alugar um imóvel sem ter um fiador
Ao pensar em alugar um imóvel, muitas pessoas não consideram a opção de ter um aluguel sem fiador. É comum que elas tentem encontrar um fiador para assinar o contrato de aluguel como garantia de que o valor acordado será pago. Mas encontrar uma pessoa para arcar com esse compromisso é mais difícil do que parece. Além de transmitir confiança, o fiador precisa cumprir uma série de requisitos, como assumir o pagamento da dívida em casos de inadimplência por parte do inquilino.
Contudo, o aluguel sem fiador também é uma possibilidade no mercado imobiliário. Hoje, em vez de lidar com uma terceira pessoa no contrato de aluguel, é possível escolher outras formas de garantia e até mesmo a opção de alugar sem garantia.
Sabia que os clientes de imóveis residenciais da Casa Mineira podem alugar sem fiador? Isso é possível pela parceria QuintoAndar e Casa Mineira. Todo o processo é feito através de uma análise de crédito, sem necessidade de outras garantias.
Dentre várias opções de garantia, a mais comum é o seguro fiança, mas o futuro inquilino pode analisar diversas alternativas e escolher a que preferir. Para saber qual é a melhor opção para você, basta conhecer os prós e contras de cada uma.
Quando é possível fazer um contrato de aluguel sem fiador?
Você pode optar por um contrato de aluguel sem fiador, quando escolher uma das alternativas oferecidas pelo mercado imobiliário, cada proprietário ou imobiliária oferece as garantias que mais lhes dão segurança. Embora essas alternativas não sejam opções tão tradicionais quanto o aluguel com fiador, todas elas são confiáveis.
Opções de garantia na ausência de fiador
As opções de garantia servem para proteger o dono do imóvel, caso o inquilino fique sem dinheiro para pagar o aluguel. Qualquer uma delas deve ser escolhida entre as partes e prevista em contrato. Descubra a seguir quais são as garantias de aluguel sem fiador:
Seguro fiança
Nesse caso, o inquilino contrata uma seguradora para pagar o aluguel, se ele tiver algum imprevisto financeiro. Além de pagar o aluguel e as multas de atraso, se o locatário contratar um pacote com mais variáveis, a empresa fará o pagamento de pinturas, danos, condomínio, IPTU, contas de energia e água. Mas contratar uma seguradora não é tão simples. Antes, o interessado precisa passar por uma análise de crédito.
Para muitas pessoas, o seguro fiança é uma opção melhor do que a caução, porque o valor cobrado pelo seguro não precisa ser desembolsado de uma só vez. Além de oferecer o parcelamento, geralmente, a seguradora cobra um valor (até dois aluguéis e meio) inferior à quantia (até três aluguéis) exigida na caução. Em contrapartida, o locatário não pode recuperar o dinheiro posteriormente, pois a seguradora não faz a devolução.
Normalmente, os proprietários também preferem o seguro fiança em relação às outras formas de garantia, pois o consideram mais seguro em casos de inadimplência. Há, inclusive, donos de imóvel que não aceitam mais a caução, que é considerada uma das principais formas de garantia, ao lado do serviço prestado pelas seguradoras por meio do seguro fiança.
Títulos de capitalização
Os títulos de capitalização não são previstos por lei, mas são oferecidos por algumas imobiliárias. Essa é a opção mais parecida com a caução, pois é feita a aquisição de um título de capitalização junto a uma seguradora ou instituição financeira após a assinatura do contrato, no início do acordo.
O valor do título é definido pelo locador e pelo locatário e fica guardado como reserva para o caso de o inquilino não pagar o aluguel. Por outro lado, se o locatário pagar a quantia acordada corretamente até o fim, ele poderá reaver o valor do título, assim como na caução.O título de capitalização não é uma aplicação financeira, ao contrário de um fundo de investimento.
Caução
A primeira opção de aluguel sem fiador é a caução. Após assinar o contrato, o novo inquilino deve depositar uma quantia (estabelecida anteriormente) em uma conta conjunta. Há duas possibilidades para esse dinheiro: retornar para o locatário ao final do contrato, se ele pagar o aluguel mês a mês corretamente; ou cobrir parte do aluguel, se o pagamento não for efetuado pelo inquilino como combinado.
Muitas pessoas utilizam a caução como forma de garantia. A vantagem dessa opção é que o dinheiro pode retornar ao locatário posteriormente - e em uma quantia até maior devido aos rendimentos da poupança. Se o contrato assinado entre locador e locatário for equivalente a dois anos, por exemplo, o valor retirado ao final será razoavelmente superior ao valor depositado. Por outro lado, há uma desvantagem em escolher a caução, pois o valor depositado deve ser desembolsado de uma só vez.
Fundos de investimento ou cessão fiduciária
A quarta opção indicada para um contrato de aluguel sem fiador não é a mais comum e tem a ver com investimento. Assim como acontece com os títulos de capitalização, o valor aplicado no fundo de investimento é acordado entre o locador e o locatário. Nesse caso, se o inquilino não pagar o aluguel, o locador terá o direito de pedir que uma parte do valor aplicado seja transferida para o nome dele.
Essa opção é mais interessante para aqueles que entendem de investimento. Se você tiver o conhecimento necessário e não perder o dinheiro do fundo por inadimplência, poderá até mesmo aumentar o próprio patrimônio. A desvantagem é que todo investimento tem certos riscos. Os investimentos variáveis têm grande chance de perda, enquanto os investimentos de renda fixa dão um retorno menor ao investidor.
Depósito adiantado
O depósito de aluguel adiantado também não é uma garantia prevista por lei, mas pode ser aceita por alguns locadores. O adiantamento consiste no depósito de um ou mais aluguéis antes do dia de vencimento na conta do locador. Assim como acontece com o seguro fiança, após realizar o pagamento adiantado dos aluguéis, o locador não tem a possibilidade de reaver seu dinheiro, caso decida rescindir o contrato antes do prazo combinado.
Cartão de Crédito
Um serviço de crédito que oferece a possibilidade de alugar um imóvel em menos tempo do que as opções anteriores. Para ter o crédito aprovado, o interessado deve passar por uma análise já mencionada anteriormente, no caso do seguro fiança. A análise é feita para descobrir se a pessoa tem condições financeiras para pagar a dívida em casos de inadimplência. As principais vantagens dessa opção são a rapidez e a facilidade para alugar um imóvel, pois não há tantas questões burocráticas envolvidas. Já a principal desvantagem diz respeito ao limite do cartão, que fica comprometido.
Aluguel sem garantia
Além de todas as alternativas mencionadas até aqui, existe a possibilidade de alugar sem garantia. Essa opção é utilizada para valorizar os bons inquilinos e facilita os processos de aluguel devido à facilidade e à praticidade da alternativa.
O procedimento adotado nesse caso consiste apenas em uma análise de crédito completa para averiguar se o interessado tem um bom histórico de consumo. Caso seja comprovado o histórico positivo, algumas imobiliárias podem considerar que o candidato à modalidade não necessita de nenhuma garantia citada anteriormente para fechar um contrato de aluguel.
Vantagens do aluguel sem fiador
A principal vantagem do aluguel sem fiador é depender exclusivamente de você. Ao optar por uma das opções mencionadas acima, você assume todas as responsabilidades sozinho, sem precisar recorrer a terceiros, como no caso do aluguel com fiador. Além disso, todas as alternativas oferecidas pelo mercado imobiliário são menos burocráticas do que o aluguel tradicional, ou seja, facilitam todo o processo de locação.
E não precisa se preocupar, pois todas as opções são confiáveis. Ainda assim, é sempre bom investigar o histórico das empresas antes de contratar um produto. Antes de contratar uma seguradora para garantir um seguro fiança, por exemplo, não se esqueça de buscar referências com antigos clientes.
E se você está em busca de um imóvel para alugar, na Casa Mineira com certeza tem o local adequado para você! Confira as opções disponíveis em nosso portal.
Prefer
Com 3 quarto e aceita UN cachorrinho