Anunciar imóvel: como fazer isso de forma adequada e conseguir boas propostas

Quer vender ou alugar, mas não sabe como anunciar imóvel? Confira neste artigo dicas para não errar no anúncio e garantir um bom negócio.

A era digital transformou diversos tipos de mercado, já que a forma com que as pessoas compram e vendem produtos mudou. Essa transformação não foi diferente para o mercado imobiliário. A forma de anunciar imóveis e de se relacionar com clientes e corretores foi quase totalmente alterada.

Segundo pesquisas, 90% dos negócios do mercado imobiliário no Brasil, se iniciam na internet. Assim, os portais imobiliários ganham reforços com as visitas virtuais e os compradores conseguem filtrar de maneira mais autônoma as características dos imóveis que procuram. Sendo assim, fazer o anúncio de um imóvel requer alguns cuidados para garantir que ele será bem visto pelos interessados.

Dicas para anunciar imóvel

Sabendo a importância de se anunciar imóvel da maneira correta, algumas dicas podem garantir que os compradores se interessem mais por uma propriedade.

Atente-se às fotos

As fotos de um imóvel são, na maioria das vezes, o primeiro contato que os compradores têm da propriedade. A partir delas, é preciso que as informações divulgadas sobre ele sejam comprovadas e por isso, é importante realizar sua apresentação fotográfica completa. Uma dica importante é posicionar a câmera em um dos cantos do cômodo a ser fotografado. Assim, é possível transmitir a profundidade do ambiente de maneira mais aproximada com a realidade.

Outro ponto importante diz respeito à iluminação. Sabendo que a qualidade de uma fotografia está diretamente relacionada à incidência de luz, para obter uma foto de qualidade do seu imóvel é importante pensar na iluminação. A sugestão aqui é procurar sempre fotografar à luz do dia, já que essa iluminação dá um aspecto mais agradável às imagens. Além disso, se a residência conta com boa iluminação, isso ficará nítido nas fotografias e conta como um ponto positivo para o imóvel.

Além disso, evite fotos com animais ou uma decoração muito exagerada. Isso porque, quanto mais impessoal as fotos, maior o público que se pode alcançar. O ideal é que o futuro comprador consiga imaginar sua vida no imóvel e isso se torna mais difícil se ele não se identificar com a sua decoração. Ademais, é importante fotografar os elementos que agregam valor ao imóvel, como piscinas, sacadas e churrasqueiras.

Faça uma boa descrição

Uma boa descrição do seu imóvel pode garantir que mais pessoas optem por fazer uma visita presencial, o que aumenta suas chances de fechar o negócio. Existem diversas formas de descrever uma propriedade, e a melhor delas é ser o mais criativo possível. Isso garantirá que seu anúncio se destaque entre os demais. Contudo, é importante se atentar aos pontos principais do imóvel, já que os portais imobiliários costumam utilizar filtros para limitar suas buscas.

Entenda quem são os possíveis compradores ou inquilinos na hora de anunciar o imóvel. Por exemplo, se a residência se encontra próximo à faculdades, você pode ter mais chances de alugar para jovens universitários e por isso um tom amigável e jovial pode ser o ideal. Para os casos em que o imóvel está situado em bairros luxuosos, um discurso que ressalta a ideia de conforto e sofisticação pode atrair o cliente ideal.

Outras informações importantes para a descrição do seu imóvel dizem respeito ao valor do condomínio e do IPTU. Tendo posse dessas informações, os possíveis compradores podem pesar os valores e verificar se encaixam no seu orçamento. Além disso, descreva pontos que valorizem o imóvel, como a existência de varandas, armários embutidos, se ele é mobiliado e se conta com acabamento sofisticado.

O atendimento é muito importante

Uma parte muito importante no processo de venda ou aluguel de uma residência é o atendimento que se dá aos possíveis compradores ou inquilinos. Não basta apenas anunciar imóvel, mas também se comunicar bem quando entram em contato interessados na propriedade. Seja bastante educado e amigável, já que é muito provável que seu imóvel não seja o único em que o cliente está interessado. Um bom atendimento pode lhe favorecer, além de ser um requisito para o caso de desempate.

Certifique-se de que sua casa estará sempre pronta e arrumada para receber visitas. Além disso, é importante delimitar o melhor horário para receber os interessados. Outra dica, é sempre ter em mãos a documentação requisitada para o processo de compra como o registro do imóvel, o “habite-se” e a certidão de escritura.

Enalteça a localização

Muitos pontos são importantes para a valorização de um imóvel, e a localização é com certeza um deles. Conseguir passar a ideia de que seu imóvel é bem localizado pode aumentar o interesse dos compradores nele. Sendo assim, ao anunciar imóvel destaque os pontos positivos da região, como o comércio ao redor, além da existência de shoppings, padarias e mercados. O fácil acesso ao transporte público também é um ponto muito importante e que vale ser ressaltado se for o caso.

Avalie imóveis semelhantes

Para quem pretende vender um imóvel por conta própria, o processo de avaliação precisa ser cuidadoso. Você não quer vender sua residência por um valor muito abaixo do mercado, já que apesar dessas vendas acontecerem de maneira mais rápida, o proprietário acaba perdendo dinheiro de seu investimento. Por outro lado, anunciar um imóvel por preço muito elevado, pode dificultar sua venda.

Sendo assim, procure saber o melhor preço para o seu imóvel avaliando os seus semelhantes na região. Para isso, você pode acessar portais imobiliários e comparar as propriedades que pareçam com a sua, levando em consideração pontos como localização, metragem, número de quartos e vagas na garagem. Dessa forma, você consegue atuar dentro de uma média competitiva do mercado sem ter prejuízos nem assustar os possíveis compradores com um valor muito elevado.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem se feito cada vez mais presente na vida de todos. Ela facilita desde as tarefas mais simples, até as transações mais complexas do mercado. Para o mercado imobiliário não foi diferente. A tecnologia e inovação garantiu que o processo de anunciar imóvel conte com inúmeras ferramentas e aplicativos.

Como vender um imóvel pode não ser algo fácil, contar com o apoio de imobiliárias que anunciem em portais confiáveis e de qualidade pode ser a solução. A Casa Mineira Imóveis possui várias imobiliárias e corretores parceiros, prontos para te ajudar em todo o processo de compra e venda. Além disso, esses portais contam com ferramentas de anúncios que divulgam de maneira mais assertiva aumentando a possibilidade de venda.

Divulgue a planta do imóvel

A planta de um imóvel, trata-se do desenho de uma casa ou apartamento com todas as suas informações físicas. Por meio dela, é possível ter melhor noção da composição da residência, tamanho de cada cômodo e até informações elétricas e hidráulicas. Sendo assim, fotografar a planta e anexá-la no momento de anunciar imóvel é uma prática que tem se mostrado cada vez mais eficiente. Isso é importante porque a planta permite que os possíveis compradores compreendam como todos os cômodos estão dispostos e a metragem de cada um.

As vantagens de anunciar seu imóvel online

Com o advento das tecnologias, pouquíssimas pessoas vão até as imobiliárias ou andam pelas ruas atrás de placas de “vende-se” para procurar por imóveis. Além disso, situações como a pandemia de COVID-19, modificaram a forma com que as pessoas realizam suas tarefas, e os serviços online passaram a ser muito mais valorizados.

A internet oferece inúmeras possibilidades para quem quer anunciar. Isso acontece porque existe uma pressão ao visitar os imóveis pessoalmente, o que faz com que muitas pessoas não se sintam à vontade. Além disso, ao avaliar os imóveis em casa, online, os possíveis compradores estão mais propensos e calmos, o que permite uma análise mais concentrada dos anúncios, fotos e sobre a região. Todos esses pontos influenciam na hora de fechar o negócio.

Anunciar imóvel online requer muita cautela, o que exige que o anúncio esteja em um portal confiável. A Casa Mineira Imóveis possui anos de mercado e um ótimo posicionamento e reputação em Belo Horizonte. Conte com o apoio daqueles que possuem anos de experiência e que sempre se atualizam sobre o mercado imobiliário.

O blog da Casa Mineira, por exemplo, possui diversos artigos sobre o mercado imobiliário e busca sempre atualizar seus leitores da maneira mais confiável possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *