Apartamento com cobertura: quais as vantagens e quando vale a pena morar em um deles

Morar em um apartamento com cobertura é o seu sonho? Veja neste artigo as vantagens e desvantagens desse empreendimento.

As coberturas são apartamentos localizados nos andares superiores dos edifícios. Elas normalmente contam com uma área de lazer ao ar livre. Muitas pessoas têm demonstrado interesse das pessoas por essas unidade. Isso porque, agregam à residência uma área de conforto sem perder a privacidade.

A busca por um apartamento com cobertura vem crescendo cada vez mais, principalmente após a pandemia de COVID-19. As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, e principalmente famílias com crianças, sentiram a necessidade de morar em uma residência que oferecesse mais espaço. Além do espaço, essas unidades oferecem uma vista privilegiada da cidade e privacidade aos moradores.

Contudo, um apartamento com cobertura também apresenta algumas desvantagens. A começar pelo preço. Ele costuma ser de 8% a 10% mais caro quando comparado às outras unidades. Quem procura por essas moradias afirma que o valor elevado vale a pena. Contudo, o que determinará esse custo-benefício é o perfil do comprador.

Vantagens do apartamento com cobertura

Morar em um apartamento com cobertura é o sonho de algumas pessoas. As vantagens são muitas e as construtoras e imobiliárias têm investido cada vez mais nessas unidades.

Metragem maior

A área de um imóvel é sempre um dos pontos mais avaliados na hora de definir o seu potencial. Assim, um dos fatores mais vantajosos de um apartamento com cobertura é o seu espaço útil disponível. Casais com filhos buscam cada vez mais imóveis espaços. Assim, é possível entreter os pequenos e garantir sua segurança e comodidade.

A maior parte dos condomínios oferecem coberturas que se diferenciam dos apartamentos padrões. A maioria é do tipo duplex e a metragem costuma ser o dobro das demais unidades. Além disso, para aqueles que podem fazer um investimento maior, o tamanho das unidades pode ser ainda maior com as coberturas triplex.

Pouco ruído

Quem mora em centros urbanos costuma se queixar do excesso de ruídos ruídos. Muito movimento nas ruas e os próprios vizinhos integram a lista de reclamações. A origem pode ser desde passos com sapatos barulhentos até crianças brincando. Assim, morar em um apartamento com cobertura pode reduzir esses barulhos. Isso porque, não existem nenhuma unidade acima da sua.

Para as coberturas duplex a vantagem é ainda maior. Além de não se preocupar com o barulho dos vizinhos, também não precisará se indispor com eles. Isso porque, aqueles do andar de baixo não ouvirão seus passos quando você estiver no andar de cima. 

Além disso, você também se distanciará das fontes de ruídos externos da cidade. Sirenes de ambulâncias, por exemplo, estão bem distantes, assim como buzinas, movimentos das ruas e barulho de motor. Quanto mais alto o prédio em que sua cobertura estiver localizada, menos barulho da rua você ouvirá.

Vista privilegiada

Outro ponto a favor do apartamento com cobertura é a vista que ele proporciona. Com uma vida estressante e cada vez mais atarefada e corrida, chegar em casa e apreciar o horizonte da cidade pode ser um momento muito relaxante. Assim, morar em uma cobertura possibilita momentos que melhoram a qualidade de vida, sem que precise sair de casa.

Planta flexível

Morar em um apartamento com cobertura é uma experiência diferente da das outras unidades. Isso acontece porque as próprias construtoras elaboram projetos diferenciados para eles. Assim, a planta dos apartamentos conta, normalmente, com mais quartos, banheiros e área externa ampla. 

Além disso, a construção dessas unidades é pensada de modo a tornar o apartamento mais flexível a alterações. Assim, os moradores têm liberdade para derrubar e erguer paredes sem comprometer a estrutura do imóvel. Ademais, também é possível mudar janelas e portas de lugar, adequando a casa ao estilo e necessidades dos proprietários.

Iluminação e ventilação

A localização das coberturas garante uma ventilação e iluminação privilegiada. Isso acontece porque esses imóveis não têm a sombra de outros prédios para dificultar a incidência da luz solar.

Valorização

Além de todas as vantagens refletidas no dia a dia dos proprietários, os apartamentos com cobertura também são investimentos muito vantajosos. Isso porque esses imóveis tendem a se valorizar mais rápido. Devido ao maior valor agregado e maior metragem. Assim, a tendência é que caso você opte por vender a sua cobertura, conseguirá por um preço bastante superior ao que comprou. Vale ressaltar que essa valorização dependerá do estado de conservação do imóvel. Então, para garantir um bom preço na venda, basta cuidar bem dela. Assim, procure retocar a pintura periodicamente e manter pisos e armários em bom estado.

Morar em cobertura vale a pena?

Todo empreendimento imobiliário deve ser analisado tendo em mente o perfil dos compradores. Assim, meça os prós e contras e estabeleça um objetivo. Assim, será possível perceber se vale a pena morar em um apartamento com cobertura, Qual o seu orçamento disponível? Você passa muito tempo em casa? Possui filhos? Pretende vender o apartamento em breve ou é um investimento a longo prazo?

Todas essas questões serão determinantes na hora de escolher o seu apartamento ideal. Para muitos casais com filhos, por exemplo, o ideal é um apartamento amplo e com muitos quartos. Em contrapartida, jovens que acabaram de conquistar a independência financeira têm optado cada vez mais pelos apartamentos compactos.

Desvantagens dos apartamentos com cobertura

Qualquer empreendimento imobiliário apresenta vantagens e desvantagens. Assim, com os apartamentos com cobertura não poderia ser diferente:

  • Mais propensos a infiltração: é comum que prédios, em geral, tenham problemas com infiltração. Contudo, as duas unidades que mais estão vulneráveis a isso são os apartamentos do primeiro andar e as coberturas. Isso acontece porque os apartamentos com cobertura estão mais próximos à caixa d’água. Além disso, um ponto importante a ser mencionado diz respeito à manutenção em casos de infiltração. Se o problema for no telhado e o prédio tiver uma cobertura no último andar, a manutenção é responsabilidade do morador da unidade.  Para isso, conte com um bom serviço de impermeabilização, principalmente nas áreas úmidas, como a piscina.
  • Desconforto térmico: Outro ponto a se levar em conta na hora de comprar um apartamento com cobertura é que esses imóveis são mais suscetíveis às variações climáticas. Assim, no verão essas unidades costumam ser mais quentes e no inverno mais frias. Por isso, muitos arquitetos e designers de interiores vêm projetando decorações bonitas e funcionais com materiais que minimizem essas variações térmicas
  • Pressão da água mais baixa: Em coberturas a pressão da água sempre será mais baixa quando comparada com os andares inferiores. Isso acontece porque a caixa d’água fica no topo do edifício e a pressão é adquirida pelo caminho percorrido até o chuveiro. Assim, a força adquirida nos apartamentos que estão mais próximos da caixa d’água é menor, pois o caminho percorrido também é. Para solucionar esse problema, o ideal é investir em uma ducha com pressurizador, o que fará com que a água saia com mais força.
  • Preço: optar por um apartamento com cobertura significa realizar um investimento maior. Isso porque, com todos os benefícios, essas unidades saem mais caras que um apartamento regular. A metragem maior, ausência de vizinhos de cima, a vista e o silêncio são fatores que tornam essas residências até 10% mais caras que as outras. Contudo, é sempre importante ressaltar que adquirir um imóvel é sempre um investimento. Morar em cobertura traz um retorno não só financeiro, mas em qualidade de vida.

Na hora de estabelecer os prós e contras é muito importante conhecer as desvantagens do empreendimento. Vale ressaltar que, apresentar algumas desvantagens não torna o imóvel ruim. O importante é saber o que o seu imóvel ideal precisa ter para atender às suas necessidades e expectativas.

Apartamento com cobertura: valoriza seu investimento

Comprar um apartamento com cobertura significa contar com o grande benefício da valorização. Esses imóveis contam com uma metragem maior, uma planta flexível e diferenciada das outras unidades do prédio, além do conforto de uma área aberta particular. Tudo isso, torna o imóvel mais atrativo, o que tende a valorizá-lo. Desse modo, se quiser vender o apartamento no futuro, é muito provável que o faça por um preço bem superior ao que comprou.

Assim, na hora de adquirir o seu imóvel é essencial que se atente a alguns pontos estruturais, garantindo que a residência está em bom estado. Para isso, conte com profissionais e imobiliárias de confiança, que trabalhem com transparência e ética. A Casa Mineira Imóveis possui anos de renome e confiabilidade no mercado imobiliário de Belo Horizonte. Nosso portal conta com anúncios de diversas imobiliárias com forte atuação em regiões específicas do país.

Confira também nosso blog. Ele conta com artigos sobre o mercado imobiliário além de dicas úteis e práticas para serem aplicadas no dia a dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.