Apartamento mobiliado ou sem móveis: vantagens e desvantagens de cada opção

Apartamento mobiliado ou vazio, qual a melhor opção? Veja nesse artigo as vantagens e desvantagens desses negócios e descubra qual a melhor opção para você.

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, a escolha entre um apartamento mobiliado sem móveis pode fazer uma grande diferença. Esses imóveis são uma ótima opção para quem deseja sair da casa dos pais, estudar fora ou simplesmente morar mais perto do trabalho.

Esses dois tipos de propriedade oferecem benefícios como comodidade, mas também podem representar pagar um preço maior por isso. Assim, preparamos este artigo com todas as vantagens e desvantagens, além dos pontos de atenção na hora de escolher um imóvel mobiliado. Confira!

Apartamento mobiliado ou vazio: qual a melhor opção?

Essa é uma dúvida muito comum quando vamos alugar ou comprar um imóvel. A melhor opção será definida pelo perfil e objetivos do locatário ou comprador, mas alguns pontos podem ajudar nessa decisão.

Alugar um apartamento vazio

Um imóvel vazio, como o próprio nome diz, é aquele que você aluga sem mobília e por isso deverá levar seus próprios móveis ou adquirir novos para se mudar. Isso significa que, caso você já possua seus próprios móveis, não precisará se desfazer deles. Não é nada vantajoso alugar uma casa ou um apartamento mobiliado se você já possui uma grande quantidade de móveis. Muitas vezes, você não terá espaço para acomodar a sua mobília junto à existente no apartamento e nesse caso, não é muito vantajoso optar por um imóvel mobiliado.

Outro ponto, diz respeito à decoração. Alugar um imóvel vazio permite que você tenha liberdade para deixar seu novo lar com o estilo que você deseja. Com a opção de mobiliar a casa com a sua cara é possível adaptar o apartamento ao seu gosto e personalidade. Mas vale lembrar que alugar um imóvel, mobiliado ou não, ainda impõe limites quanto a decoração e as mudanças que você poderá fazer nele. Para isso converse com o proprietário e estabeleça no contrato de locação os limites.

Além disso, um imóvel vazio também é muito vantajoso para quem deseja se estabelecer por mais tempo. Isso porque, apesar de não se tratar de um imóvel seu, a possibilidade de morar por um longo período te permite decorar e mobiliar tudo ao seu estilo investindo em mobílias para o caso de adquirir um imóvel próprio no futuro. Para quem se muda bastante isso pode não ser uma opção já que é preciso gastar muito com mudanças e o processo de deslocar muitos móveis de uma residência para outra pode ser cansativo.

Por último, um imóvel vazio tem a vantagem de ser mais barato quando comprado a um imóvel mobiliado. Isso porque, o valor da mobília vem embutido no preço do aluguel, o que pode aumentar consideravelmente o valor a ser pago. Se a mobília for nova, esse valor pode ser ainda maior.

Alugar um apartamento mobiliado

Alugar um apartamento mobiliado também possui suas vantagens. Aqui, não é preciso preocupar com a mobília, decoração e até com eletrodomésticos, sendo essa uma das principais vantagens desse tipo de negócio.

Alugar um imóvel mobiliado é muito vantajoso quando pensamos na economia feita quando se tem pouca ou nenhuma mobília. Mesmo que esse tipo de imóvel tenha um aluguel maior que um apartamento vazio, ele se torna mais econômico se você não possui mobília suficiente e precisará investir em novos móveis. Nessa opção, você não se preocupa com a decoração e evita gastos com a mobília para o novo lar.

Os apartamentos mobiliados também são ótimos para quem deseja alugar por pouco tempo. Desse modo, estamos falando mais uma vez em uma economia de tempo e dinheiro caso você pretenda se mudar novamente ou até mesmo comprar um imóvel próprio. Você não precisará gastar com a mudança e torna esse processo ainda mais rápido. Isso porque, você não precisa se preocupar na hora de transportar sua mobília, ou acomodar tudo no lugar a cada vez que se muda. Em muitos casos, apenas malas com itens pessoais dão conta do recado.

Por fim, uma grande vantagem do apartamento mobiliado é que você não precisa se preocupar com o tamanho da mobília. Quando nos mudamos e já possuímos móveis, é preciso ter atenção ao espaço disponível no novo imóvel para que acomode os móveis. Se você se mudar para um espaço menor, pode ser que sua antiga mobília tenha que ser descartada. No caso do apartamento mobiliado, não importa quantas vezes você se mude, o tamanho da mobília não importa já que ele terá a mobília exata e já bem colocada.

Para quem o apartamento mobiliado é o ideal?

Alugar ou comprar um apartamento mobiliado é uma prática que vem se intensificando no mercado imobiliário brasileiro. Mas como decidir se um apartamento mobiliado é o ideal? O seu perfil é um dos primeiros pontos a serem analisados. Um imóvel mobiliado atende às suas necessidades, não apenas cotidianas, mas também de personalidade e estilo pessoal?

Alugar um imóvel mobiliado significa optar pela praticidade e até mesmo economia. Se você não possui nenhuma mobília, optar por um apartamento mobiliado sai mais em conta que comprar todos os móveis necessários para se viver em uma casa. Contudo, alguns itens podem não atender ao seu estilo. Isso porque, como esses imóveis são mobiliados pensando em atender a qualquer morador que se interesse, eles costumam ser mais neutros.

O perfil de quem normalmente procura por esses imóveis costumam ser pessoas que pretendem fazer a locação do imóvel por pouco tempo. Assim, estudantes, executivos e trabalhadores que moram em outras regiões do país são os mais comuns. Além deles, pessoas que acabaram de iniciar sua vida fora da casa dos pais, que ainda não possuem mobília ou economias para adquirir uma também optam por esses imóveis mobiliados.

Outra situação muito comum em que optar pelo apartamento mobiliado é a melhor opção é quando os locatários são amigos que pretendem dividir o apartamento. Aqui, é conveniente investir em um imóvel mobiliado para evitar desentendimentos na hora de repartir os objetivos comprados, economizando tempo e dinheiro.

Desvantagens de um apartamento mobiliado para alugar

Um dos principais pontos a ser levado em consideração antes de optar por um imóvel mobiliado é o preço desses apartamentos. Esse tipo de negócio costuma ser em torno de 15% mais caros do que os apartamentos sem móveis. Portanto, esse deve ser um ponto levado em consideração, já que, mesmo com a mobília disponível é possível que o locatário precise adquirir alguns objetos que possibilitem sua moradia no imóvel.

Assim, caso você já possua alguma mobília, o ideal é fazer um orçamento e conferir se a diferença no valor da locação com mobília vale mesmo a pena. Em muitos casos, comprar o restante dos móveis aos poucos, parcelando no cartão é mais vantajoso. Sem contar que nessa última opção, os móveis são seus para o resto da vida, facilitando caso você decida se mudar ao fim do contrato de aluguel.

Além disso, outros pontos precisam ser analisados antes de alugar um apartamento mobiliado. Eles são: conservação da mobília, decoração e responsabilidades extras. Isso porque, quando falamos em um apartamento com móveis alugado, normalmente tratamos de imóveis que já receberam outros inquilinos. Assim, pode acontecer dos móveis em questão não estarem em perfeitas condições. Para isso, durante a vistoria do imóvel é preciso prestar atenção no estado de conservação do mobiliário, para evitar problemas ao fim do contrato.

Quanto à decoração, alugar um apartamento já significa não poder fazer muitas modificações na residência. No caso dos apartamentos mobiliados essa restrição é ainda maior. Desse modo, mesmo que a decoração não agrade ao locatário, ele não poderá retirar os móveis e muitas vezes nem mudar de lugar.

Apartamento mobiliado ou sem móveis

Escolher entre um apartamento mobiliado ou sem móveis dependerá muito do seu perfil e estilo de vida. Ambos apresentam vantagens e desvantagens e por isso a escolha é bastante pessoal. Enquanto um imóvel vazio permite que você adquira móveis e decore tudo ao seu estilo, o apartamento mobiliado é ideal para quem não pretende se estabelecer em um local por muito tempo e não deseja investir em móveis no momento.

Independente da sua escolha, você pode contar com a casa mineira para encontrar o seu imóvel ideal. Em nosso portal você encontra tanto imóveis mobiliados quanto imóveis vazios, todos prontos para morar. Confira!

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.