Apartamento no primeiro andar: saiba as vantagens e desvantagens e se vale a pena

Já pensou em morar em um apartamento no primeiro andar? Confira neste artigo as vantagens e desvantagens desse empreendimento imobiliário.

Comprar ou alugar um apartamento no primeiro andar, assim como todo empreendimento imobiliário, apresenta vantagens e desvantagens. Morar no térreo pode significar alguns inconvenientes como maior índice de infiltrações, ruídos e uma vista pouco atraente. Contudo, esses imóveis também oferecem muitos benefícios para seus moradores como economia de tempo em elevadores, fácil acesso e mobilidade, além do valor reduzido.

Além disso, não podemos esquecer que o mercado imobiliário vem buscando valorizar cada vez mais esses empreendimentos oferecendo muitos benefícios como áreas de lazer e espaço gourmet por um valor mais acessível que o da cobertura. Ademais, para solucionar os problemas citados diversas outras mudanças estruturais vêm sendo implementadas para unir conforto, segurança e comodidade aos apartamentos no primeiro andar.

As desvantagens de um apartamento no primeiro andar

O primeiro ponto quando falamos nas desvantagens em adquirir um apartamento no primeiro andar é sua valorização imobiliária. Há muitos anos essas unidades vêm tendo a menor taxa de valorização. Contudo, muitas construtoras têm se mobilizado para incorporar a esses apartamentos atrativos que modifiquem esse cenário. Em alguns edifícios essas são as únicas unidades, além da cobertura, que contam com espaços gourmet ou áreas de lazer particulares.

Vista comprometida

Morar em um apartamento no primeiro andar significa abrir mão de uma ampla vista. Contudo, isso não precisa ser um problema. Muitos arquitetos vêm incorporando aos projetos de apartamentos próximos ao solo vista para os jardins, ou até mesmo os incorporando ao imóvel.

Segurança

A segurança é muito importante na hora de comprar um apartamento no primeiro andar. Contudo, ela não é necessariamente um problema, apena um tópico que requer cuidado e atenção na hora da busca pelo imóvel ideal. Por estarem localizados tão baixo e serem os primeiros imóveis de um edifício, as unidades do primeiro andar costumam ser mais vulneráveis. Porém, isso dependerá muito mais do apartamento e de seu entorno. Normalmente essas construções já são equipadas com telas de proteção, mas na hora de escolher atente-se se o condomínio ou edifício possuem câmeras de segurança e porteiro 24 horas.

Menor incidência de luz

Devido a grande quantidade de edificações, sobretudo nos grandes centros urbanos, os andares mais baixos acabam sendo prejudicados com pouco incidência de luz solar. Contudo, esse fator pode ser contornado. Procure por construções em que o edifício é elevado em relação ao nível da rua. Nesses casos os apartamentos do primeiro andar costumam não estar tão próximos do chão permitindo maior circulação de ar e luz.

Apartamento no primeiro andar: conheça as vantagens

Apesar do que muitos dizem, morar em um apartamento no primeiro andar apresenta também muitas vantagens. Tudo depende da perspectiva com que analisamos o empreendimento, além dos objetivos e estilo de vida dos proprietários.

Mobilidade

Um apartamento no primeiro andar é ideal para aqueles que não renunciam a se locomover com facilidade, sendo o favorito de pessoas mais idosas. Além disso, em edifícios mais antigos sem elevador e com muitos andares essas são as unidades mais procuradas e valorizadas.

Valor

As unidades disponíveis no primeiro andar dos edifícios costumam apresentar valores mais baixos que os de andares mais elevados. Isso pode ser explicado devido à algumas desvantagens desses empreendimentos como estar mais propício aos ruídos dos outros moradores e em alguns casos a perda de privacidade por sua proximidade com o solo. Contudo, todo empreendimento imobiliário apresenta vantagens e desvantagens que devem ser analisadas de acordo com os objetivos do comprador.

Para aqueles que pretendem adquirir seu primeiro imóvel um apartamento no primeiro andar pode ser uma ótima opção devido ao seu preço. Sabendo que os valores de uma transação de compra e venda vão além do preço do imóvel, incluindo também os trâmites e documentação, economizar no valor da propriedade é sempre um benefício. Assim, comprar uma unidade no primeiro andar pode significar morar no condomínio ou edifício dos seus sonhos pagando um valor mais acessível.

Facilidade para venda e aluguel

Um outro diferencial de um apartamento no primeiro andar é sua facilidade para alugar ou vender. Isso porque, diferente da cobertura ou dos apartamentos nos andares superiores, essas unidades tendem a ser negociadas mais facilmente. Assim, esses empreendimentos acabam atraindo pessoas interessadas em uma negociação imobiliária mais econômica.

Proximidade com o solo

Apartamentos no primeiro andar também podem apresentar vantagens devido a sua proximidade com o solo. Moradores dessas unidades afirmam que morar no primeiro andar traz a sensação de viver em uma casa e a vista para um jardim ou para as áreas comuns do edifício pode possibilitar um contato mais próximo com a natureza.

Além disso, esses apartamentos também costumam ter pouca incidência solar. O que parece uma desvantagem pode ser muito benéfico para seus moradores em cidades de clima mais quente, ou somente para os dias de altas temperaturas. Isso porque, essas unidades costumam ser mais frescas justamente por essa pouca incidência solar.

Outra vantagem dessas unidades é que por serem mais próximos do chão a pressão da água costuma ser melhor. Dispensando bombas a hora do banho dos moradores do primeiro andar costuma ser mais confortável.

Apartamentos Garden: a valorização do primeiro andar

Devido à desvalorização dos apartamentos no primeiro andar, construtoras têm buscado valorizar cada vez mais esses empreendimentos. O conhecido como “apartamento Garden” tem se tornado mais comum entre os projetos para essas unidades. Eles são maiores do que as unidades padrão e contam com áreas descobertas que podem ser personalizadas por cada morador.

Essa mudança deu ao apartamento do primeiro andar o ar parecido com o de uma casa e tem atraído cada vez mais famílias com crianças e animais de estimação. Esses ambientes permitem a instalação de churrasqueiras e decks de madeira ou de projetos de paisagismo que valorizam o imóvel.

Qual o melhor andar para comprar o seu apartamento?

Todo empreendimento imobiliário apresenta vantagens e desvantagens e seu custo-benefício dependerá do perfil do comprador. A primeira questão que pode ser levada em consideração na hora de decidir entre adquirir um imóvel no térreo ou em andares mais elevados pode ser o preço. Isso porque, apartamentos no primeiro andar costumam ser em médio 30% mais baratos que os localizados mais acima.

Além disso, com poucos lances de escada, os moradores dessas propriedades são menos dependentes dos elevadores e acabam poupando tempo em sua rotina diária. Para famílias com crianças a proximidade com o solo também pode significar proximidade com playgrounds ou áreas de lazer, garantindo uma visão ampla sem sair de casa, aumentando a sensação de segurança.

Em contrapartida, os apartamentos em andares mais elevados também têm muito a oferecer. Além de vista panorâmica para a cidade, essas unidades costumam ser menos barulhentas além de terem poucos problemas com infiltração. Os novos empreendimentos têm dado muita atenção à vista que essas propriedades oferecem, valorizando cada vez mais áreas abertas.

Independentemente do seu objetivo na hora de adquirir um imóvel ou o seu perfil como comprador é muito importante contar com o apoio de profissionais especializados no mercado imobiliário. Com anos de experiência no mercado de Belo Horizonte e com um portal que conta com diversos parceiros e centenas e imóveis, a Casa Mineira Imóveis pode te ajudar a encontrar seu apartamento ideal. Basta acessar nosso portal e contar com nossos filtros de busca para encontrar o que você precisa.

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.