Bairro de Lourdes BH: conheça os atrativos de um dos bairros mais valorizados da cidade

Você conhece o bairro de Lourdes? Uma das mais nobres regiões de Belo Horizonte oferece uma extensa variedade gastronômica, tranquilidade e segurança aos moradores.

Fundado oficialmente em meados da década de 30, o bairro de Lourdes, localizado na região Centro - Sul começou a surgir bem antes, sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. O bairro é conhecido como importante centro gastronômico e como uma das áreas mais valorizadas da cidade.

O bairro possui casarões antigos e atualmente cresce o número de condomínios comerciais e residenciais modernos. A beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Lourdes um dos espaços mais disputados da capital. Neste artigo vamos te mostrar os principais atrativos da região e porque morar no bairro de Lourdes pode ser uma boa opção. Confira!

Luxo e tranquilidade: assim é o bairro de Lourdes

A excelente localização do bairro de Lourdes com suas ruas arborizadas e prédios de alto padrão o torna um dos bairros mais valorizados de Belo Horizonte. O m² da região custa em média R$10.720,00. A história da habitação atual em Lourdes começou oficialmente na década de 1930, quando já existia a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, o local concorrido de casamentos da cidade. Foi formado com a drenagem do córrego Leitão, o estádio Clube Atlético Mineiro (1929) e o Minas Tênis Clube.

A história permanece arquitetonicamente porque há casas misturadas. No entanto, apesar de ser principalmente residencial, Lourdes também tem uma forte presença comercial de alto padrão, incluindo grifes e ótimos restaurantes.

Motivos para morar no bairro de Lourdes

Além do desenho urbano privilegiado, das ruas largas e da proximidade com o Savassy, ​​Lourdes também é premiada pela proximidade com a Place d'Liberty (e sua linha museológica) e a Praça Marília de Dirceu.

Um estudo recente da UFMG apontou que o bairro de Lourdes, próximo a Santo Agostinho, possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano da cidade. A medição utiliza os mesmos critérios do Índice de Desenvolvimento Humano Global: expectativa de vida, educação e renda. Um mais próximo de 1 significa que a comunidade, cidade ou país atende aos mais altos padrões de qualidade.

Também nas proximidades estão a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, um belo local para caminhadas e exercícios. Paisagismo de Burle Marx.

Variedade gastronômica

Comer bem em Lourdes é fácil. Restaurantes premiados e muito procurados estão localizados neste bairro, como:

  • Marília Empório e Forneria
  • D'Artagnan Bistrô
  • Taste Vin
  • Boi Lourdes
  • Restaurante Graciliano
  • Udon
  • Costelaria Monjardim

Os bares tradicionais que os Belo Horizontes ficam em Lourdes incluem o Tizé, o Bar do Lopes e o Tip Top. Além disso, se você quer investir em antiguidades, vá até Lourdes (mais especificamente, Rua Marília de Dirceu). Para quem quiser passear e admirar as vitrines, é só passear pela quadra mais luxuosa da cidade, localizada entre as ruas Bárbara Heliodora, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Shopping Diamond Mall

Inaugurado em 1996, o DiamondMall é a escolha certa para quem prefere fazer várias coisas em um só lugar. Possui mais de 200 lojas (30 das quais exclusivas), cinemas da rede Cinemark.

Estadual Central: arquitetura de Oscar Niemeyer

A Escola Estadual Gov. Milton Campos, conhecida localmente como Escola Estadual Central, tem alunos de destaque como a ex-presidente Dilma Rousseff e o jogador de futebol Tostão. Em 1956, foi inaugurada sua atual sede em Lourdes, projetada por Oscar Niemeyer a pedido do então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek.

A escola teve origem em Ouro Preto, em 1854, com o nome de Liceu Mineiro de Ouro Preto. O colégio foi transferido para um prédio na praça Afonso Arinos no mesmo ano da fundação da capital mineira, 1897. Juscelino Kubitscheck, então governador do estado, solicitou em 1954 ao arquiteto Oscar Niemeyer o desenho da atual sede, que teve as portas abertas dois anos depois.

Praça João Luiz Alves

JK foi a inauguração desta praça, e seu desejo era fazer deste lugar um cartão postal para o bairro. Os desejos do político se tornaram realidade. Por duas vezes (2011 e 2013) a praça foi eleita a melhor de Belo Horizonte pelo projeto PBH Adote o Verde. O sucesso não é difícil de entender.

Adotado pela Amalou, recebe manutenção de rotina, disponibilizando aos moradores pequenas caixas para descarte de dejetos de animais de estimação, sistema de irrigação com água de nascente e programa de leitura que incentiva a troca de livros. Os visitantes podem acompanhar os últimos acontecimentos às 15h na rádio comunitária Elo FM - 87,9, transmitida por alto-falantes instalados no pavilhão da praça. Na maioria das vezes, as emissoras também são responsáveis ​​pelo som ambiente.

Segurança

A tranquilidade da praça João Luiz Alves estende-se às demais ruas arborizadas de Lourdes. Segundo Jefferson Rios, há 60 rádios no quarteirão. Os aparelhos são guardados pelos guardas do prédio, que estão sempre prontos para denunciar situações suspeitas à gendarmaria da praça Marília de Dirceu. Outra preocupação da associação é o trânsito intenso, principalmente à noite. Há sempre avisos nas rotundas para que os condutores e peões respeitem as suas curvas.

Como é morar no bairro de Lourdes

Se hoje a comunidade de Lourdes é símbolo de elegância e posse do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bósnia-Herzegovina, atrás apenas de Sant'Agostinho, a culpa é dos administradores da então recém-criada capital, Minas Gerais. Lourdes foi ocupada pelo governo para ser ocupada pelas famílias mais ricas da cidade. Como resultado, o bairro rapidamente se tornou a casa de importantes políticos da capital.

O bairro possui uma beleza única com ruas largas e arborizadas. A Casa Mineira Imóveis possui um catálogo extenso de imóveis incríveis localizados na região. Acesse nosso site e encontre o seu imóvel ideal. 

encontre seu apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.