Banheiro pequeno: como aproveitar melhor o espaço nesse cômodo

Tem banheiro pequeno em casa e não sabe o que fazer? Com criatividade e algumas dicas simples é possível aproveitar melhor o espaço e tornar o espaço mais agradável.

Um banheiro pequeno não precisa ser um problema. Muitas vezes esses espaços são negligenciados nas reformas porque acreditam que a parte estética pode ficar em segundo plano. Contudo, isso é um grande equívoco. Um banheiro pode ser simples e bonito independente do seu tamanho. O principal é entender que organização e funcionalidade precisam andar juntas.

Banheiros pequenos podem ser muito bem aproveitados e decorados. Neles qualquer mudança faz uma grande diferença, seja substituindo o piso ou incluindo pequenas peças de decoração. Neste artigo você vai encontrar dicas simples que podem mudar totalmente o visual do seu banheiro pequeno.

Banheiro pequeno: dicas para aproveitar o seu

Aproveitar o espaço de um banheiro pequeno não precisa ser um grande desafio. Com pequenas mudanças é possível tornar o espaço muito mais organizado e funcional.

Use as paredes

Em um banheiro pequeno, assim como qualquer outro cômodo compacto, aproveitar as paredes pode ser a melhor solução para a falta de espaço. Nelas é possível instalar nichos e prateleiras e assim armazenar objetos. Uma observação importante é se atentar à profundidade desses nichos. Se eles foram muito profundos é possível que exista um certo desconforto na hora de usufruir do espaço. Lembre-se sempre: com criatividade é possível ter um banheiro bonito e simples.

Atente-se às portas

Outra alteração interessante para um banheiro pequeno é trocar a porta tradicional por uma de correr. Elas não consomem espaço ao serem abertas e valem não só para a própria porta do ambiente, mas também para as portas do gabinete e do box.

Armários

Os gabinetes, aqueles armários embaixo da pia, são muito úteis em espaços pequenos. Eles acomodam muitos objetos e escondem a bagunça. Se for possível contar com o trabalho de um profissional e ter um armário planejado é ainda melhor. Ele é capaz de desenvolver um projeto que abranja as necessidades da sua família otimizando o espaço.

Aposte em prateleiras

Se você não pode investir em armários, ou acha que esses acessórios pesam demais no ambiente é possível substituí-los por prateleiras. As prateleiras de vidro costumam impor um aspecto mais leve e simples.

Aproveite todos os espaços

Se o seu banheiro pequeno conta com um espaço acima do vaso, com a caixa acoplada é possível aproveitar também esse espaço. Vale decorar com flores ou instalar outras pequenas prateleiras.

Utilize objetos não convencionais

Os banheiros mais modernos estão cada vez mais utilizando de objetos não convencionais. Escadas de madeira, por exemplo, podem servir como um ótimo suporte de toalhas ou porta revistas.

Pisos e paredes

Se o espaço é pequeno é importante contar com alguns recursos para dar a ideia de amplitude. Tons claros no piso e nas paredes favorecem a impressão de que o espaço é maior. Além disso, aposte em revestimentos cerâmicos e pastilhas de porcelana. Essas são ótimas aquisições para paredes e pisos, áreas secas ou molhadas já que proporcionam baixa absorção de água. Além disso, esses materiais são fáceis de instalar, sua manutenção é baixa e a limpeza diária é fácil.

Espelhos

Espelhos também são um excelente investimento para banheiros pequenos. Além de funcionais, eles ampliam a área e são capazes de valorizar o projeto e trazer praticidade para a vida dos moradores. Úteis desde o momento em que escovamos os dentes, fazemos a barba, nos maquiamos e finalizamos o cuidado diário da pele. Também são diferenciais na decoração e customização do ambiente.

Iluminação

A iluminação também é um ponto essencial em qualquer ambiente. O ideal é sempre contar com a luz natural, mas não sendo possível contar apenas com ela, escolha um projeto de iluminação que dê mais visibilidade. Banheiros pequenos podem ser favorecidos com luz neutra (4000K) ou branca fria (5000K a 6500K). Atente-se também à área dos espelhos ou da pia. Nesses locais o ideal é contar com luzes mais quentes, entre 2400K e 3000K.

Organização é essencial

A organização é muito importante em um banheiro pequeno. Por isso, aposte em caixas organizadoras, além de ferramentas como etiquetadoras. Essa ferramenta será essencial principalmente se você optar por caixas que não sejam transparentes. Ter etiquetas ajuda a economizar tempo na hora de procurar algum objeto e evita que você bagunce as coisas durante a procura.

Aproveite melhor os espaços internos

Lembre-se que é possível aproveitar os espaços internos de um armário indo além de seus compartimentos. Suportes, ganchos e caixinhas podem ser fixados à parte interna do gabinete e acomodar acessórios.

Decoração

A decoração de um banheiro não pode ser menosprezada. Ela pode ser muito útil principalmente quando se possui pouco espaço disponível. Assim, aposte em pequenos itens decorativos que transformem o ambiente em um banheiro pequeno simples e bonito.

Utilize caixotes

Já dissemos que utilizar nichos e prateleiras pode ser muito útil para aproveitar melhor o espaço em um banheiro pequeno. Contudo, quando o orçamento é pequeno é possível aproveitar de alguns objetos para transformar o ambiente. O reaproveitamento de caixotes de madeira e pallets, por exemplo, é cada vez mais comum. Encontrá-los não é uma tarefa difícil e com apenas uma demão de verniz é possível compor prateleiras exclusivas e muito práticas em qualquer modelo de banheiro.

Suportes de toalha

Na hora de escolher o suporte de toalhas do seu banheiro tenha atenção. Em espaços reduzidos todo cuidado é pouco. Assim, fique atento à profundidade do objeto e ao espaço em que ele vai ficar para que as pessoas não fiquem esbarrando. Além disso, vários objetos podem servir como suporte de toalha como dissemos até uma simples escada de madeira pode funcionar. O toalheiro anel é o mais comum e também o mais indicado para toalhas de rosto. Já o cabideiro é ideal para manter a organização de pequenas peças que ficam temporariamente no espaço, como roupões. Para otimizar o layout e não ocupar espaço, os cabideiros podem ser fixados atrás da porta. Em banheiros pequenos, a instalação com ganchos duplos pode se configurar como uma boa solução. 

Cestos de roupa suja

Como já reforçamos, a organização é ainda mais essencial quando falamos de um banheiro pequeno. Se não houver espaço para um cesto de roupas sujas de plástico e tradicional é possível contar com um feito de tecido. Ele deixa tudo organizado, é fácil de lavar e também pode ser acomodado em outros ambientes caso você decida repaginar o banheiro.

Aposte em objetos suspensos

Decorar um banheiro pequeno otimizando o espaço não precisa ser uma tarefa difícil. Se não é possível apostar em prateleiras e armários modernize o ambiente e invista em redinhas penduradas para manter objetos pequenos e cosméticos longe do alcance de crianças.

Use as cores a seu favor

Decorar um banheiro pequeno não precisa seguir sempre os mesmos conceitos de decoração. O uso das cores pode ser bastante útil. Para radicalizar e imprimir personalidade ao ambiente, forre a parede e deixe o ambiente descontraído. Aposte em papéis de parede impermeáveis e opte por estampas que ampliem o espaço.

Aramados

Prateleiras em aramados facilitam a circulação de ar. Além disso, a visualização dos itens também é beneficiada sendo uma ótima ideia para um banheiro pequeno.

Pia com apoio vazado

Com pouco espaço é possível aproveitar o apoio da pia como porta-toalhas. Tente sempre combinar a cor, o estilo e o material da cuba com os metais, marcenaria e revestimentos do banheiro.

Ter um banheiro pequeno não precisa ser um desafio

Como você pode ter percebido para lidar com um banheiro pequeno é importante saber aproveitar os espaços e otimizar o ambiente. Com essas dicas é possível imprimir personalidade e ainda assim manter o seu banheiro muito confortável.

Lembre-se que todas as opções têm o potencial de otimizar espaços, mas é a combinação delas que trará resultados realmente satisfatórios. Portanto, reflita sobre as possibilidades e invista no que é essencial para deixar o seu banheiro pequeno e moderno ainda mais incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.