Belvedere + Vila da Serra
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Belvedere + Vila da Serra

Belo Horizonte

 

 

HISTÓRIA

A história do Belvedere inicia ao final da década de 60, mais precisamente em 1868, quando o fazendeiro Ilídio Ferreira da Luz comprou as terras da antiga Fazenda do Capão Pequeno que seria em 1894 desapropriada pelo Estado de Minas Gerais para a construção da capital.

 

Belvedere BH

 

Repartidas, metade das terras de Capão Pequeno foi transferida a Jacinto Ferreira da Luz, filho de Ilídio, em 1897. Após a morte de Jacinto, no fim da década de 1950, parte destas terras deram origem ao Bairro Belvedere II e III.

Décadas depois, com a promulgação da Lei Municipal nº 8.137, de 21 de dezembro de 2000, que reduziu o coeficiente de aproveitamento habitacional (área construída x tamanho do terreno), que antes variava entre 3.0 e 3.4, para 1.5, iniciou a verticalização que hoje é característica marcante da região.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Localizado na região Centro-sul de BH, o Belvedere, é atualmente um dos bairros mais nobres da cidade e têm em seu entorno outros bairros também considerados de classe média alta, como, Santa Lúcia, São Bento e Buritis.
As principais vias de acesso ao bairro são as Avenidas Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabáglia, Barão Homem de Melo, Afonso Pensa e Anel Rodoviário.

QUALIDADE DE VIDA

Apesar da intensa verticalização, com altos edifícios e torres, o Bairro Belvedere, foi projetado com calçadas padronizadas ao estilo português, ruas largas, jardins e principalmente zelo ao meio ambiente.
Um exemplo é que em cada rua as plantas foram escolhidas para florescer em períodos distintos, permitindo que o bairro tenha cor durante o ano todo, contribuindo ainda mais para o visual glamoroso, de uma região cercada pela Mata do Jambreiro.
Por ser o bairro mais alto de Belo Horizonte, possui uma vista privilegiada e clima bem mais ameno que o restante da cidade, com noites de inverno que podem alcançar a marca de 10ºC.
Segundo os próprios moradores, a região ainda é considerada tranquila, indo na contramão do que se espera dos centros urbanos, com grande qualidade de vida e comodidade. Mesmo porque, o Belvedere possui uma Associação de moradores bastante ativa e que tem como principal compromisso, promover atitudes para melhorar o bem-estar e estrutura do bairro.

CULTURA, LAZER E TURISMO

Atualmente, quem busca por um imóvel no Belvedere esta não só procurando por uma localização privilegiada, como também por comodidade. Assim, ainda que com grande número de mansões e condomínios que contam com uma estrutura completa de lazer e serviços, o bairro também possui uma área predefinida para comércio com uma variedade de atrativos construídos de forma estratégica para proteger o solo e evitar alagamentos nas ruas.

Como destaque da completa infraestrutura, o Belvedere conta com o mais tradicional shopping de Belo Horizonte, o BH Shopping, com quase 400 lojas, oferecendo moda, gastronomia, entretenimento, cultura e diversão. Há ainda mais 2 outros shoppings de menor porte, mas com grande variedade de serviços, o Belvedere Mall e o BH2 Mall.

Os restaurantes e Bares também estão presentes no bairro, o charmoso Italiano Villa Roberti, possui um projeto arquitetônico adequado para que os clientes possam tanto tomar bons vinhos em dias de temperaturas mais amenas, quanto champagnes em tardes de verão. O Esopo – a taberna dos tempos, possui além de cardápio internacional um palco com experiências que envolvem o público em espetáculos de teatro, dança, música, pintura e poesia. O Graciliano, restaurante informal e elegante serve buffet diversificado e sobremesas artesanais em uma das ruas mais movimentadas do Bairro, a Luiz Paulo Franco.

No quesito Bar, há excelentes opções como a choperia Djalma Mercearia Gourmet, com ambiente descontraído e cardápio diversificado com grelhados e carnes especiais. O Dorival Bar & Parrilla, em homenagem ao trompetista de jazz, Dorival Cow, onde desde o uniforme dos garçons, passando pelo cardápio até os itens de decoração, tem a ver com a história do trompetista, nascido em 1899. O Pátio e Templo Cervejeiro da Backer, é um ambiente dedicado aos amantes das cervejas especiais, possibilitando desde uma visitação à fábrica até um espaço para se apreciar cervejas especiais e gastronomia conceitual. O Tradicional, Freud Bar, que apesar de estar a cinco minutos do BH Shopping, possui uma proposta diferente dos demais bares da cidade. O bar que está estrategicamente no meio de uma mata tem mesas em cima das árvores, redes, fogueiras, tochas e velas para aqueles que apreciam o clima das montanhas e vista para as estrelas.

Ainda para aqueles que não abrem mão do contato com a natureza, a Praça Lagoa Seca é considerada um dos locais mais bonitos de BH. Utilizada pelos moradores e visitantes, é ideal para caminhar, correr, andar de bicicleta ou passear com as crianças.

Mais próximo a área residencial, é possível encontrar uma segunda opção também bastante arborizada, a Praça Ney Werneck com uma grande variedade de brinquedos para as crianças, que inclui desde trenzinhos a uma fonte de água potável.

Um dos grandes charmes da região, também oferece opções de lazer, o espaço Bela Vista, mais conhecido como Torre Alta Vila, é a mais alta Torre do Brasil de acesso ao público e permite vista de 360º de Belo Horizonte e cidades vizinhas, além das maravilhosas montanhas de Minas. Nele é possível encontrar o Hoshi, restaurante japonês, que possibilita desfrutar da bela vista enquanto saboreia as delícias da comida japonesa.

Para os noturnos, o bairro possui três casas de show, a Woods, com noites dedicadas exclusivamente ao sertanejo, o Observatório, que propõe unir diversão, ambiente agradável e como o próprio nome já diz, uma vista de tirar o fôlego e o Garota Carioca, inspirado no clima litorâneo do Rio de Janeiro com programação diversificada.

SERVIÇOS

Além das muitas opções de lazer que o Belvedere oferece, há também uma ampla variedade de serviços que atendem as mais exigentes necessidades.

Com relação a Educação, o Bairro possui ótimas opções para todos os segmentos de Ensino. O colégio Colibri, com 50 anos de tradição, possui Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Médio e Módulo Integral. O Edna Roriz, também dispõe de turmas da Educação Infantil ao Médio. Com proposta diferenciada, há também a Fundação Torino, conhecida por ser referência no ensino internacional e alfabetização bilíngue. Exclusivamente para os pequenos, o Instituto Tarcísio Bisinotto tem valores diferenciados para crianças de 4 meses a 6 anos.

Já para o Ensino Superior, o Belvedere conta com 2 unidades da renomada Faculdade de Direito e Administração da Milton Campos, o Instituto Isabela Hendrix, Faculdade Pitágoras e a FUPAC – Faculdade Presidente Antônio Carlos também estão presentes e completam a diversificada lista.

Para a extensão do aprendizado, há opções variadas de Escolas de Idiomas, como a Rizive, English Town, Cultura Inglesa e uma escola especializada em cursos de culinária – o Espaço Júlia Martins.

Para as necessidades do dia a dia, o Belvedere dispõe de 4 grandes supermercados, Mart Plus, Verde Mar, Extra e uma unidade do Carrefour, dentro do BH Shopping.

Como não poderia deixar de ser, pensar em bem-estar, é pensar em saúde e neste quesito o bairro também não deixa a desejar. Em uma de suas principais ruas, a Alameda da Serra, o Belvedere abriga o Hospital Biocor especializado em Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular e Torácica, Ortopedia e Traumatologia. Há também o Hospital Vila da Serra, como serviços voltados para a saúde de toda a família, o Hospital Belvedere, com diversas especialidades e o Hospital dos Olhos, pioneiro na área de cirurgia refrativa e referência mundial em cirurgia de catarata.

Isso sem falar na grande variedade de bancos, drogarias e academias, como a Bodytech, que dispõe do que há de mais moderno no segmento.

TRANSPORTE

Por estar próximo a um centro de compras referência na capital, o Belvedere, desfruta de uma grande variedade de linhas de ônibus, sendo as principais, 2104, 4110, 4113, 8106, 3694. Há também várias opções intermunicipais que fazem o trajeto Belo Horizonte/ Nova Lima passando muitas vezes pelo centro da capital.

Dentro do bairro o trânsito é tranquilo, geralmente, flui bem em qualquer hora do dia. Para os horários de maior movimento, 07h e 18h, em função do grande fluxo e ligação com vias importantes como Raja Gabáglia e Anel Rodoviário, o trânsito costuma ser mais intenso, no entanto, a boa notícia é que no geral, os moradores costumam ir contra o grande fluxo.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Belvedere e Vila da Serra? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a unidade responsável pela região:

POR QUE VALE A PENA?

Embora seja um dos mais valorizados de Belo Horizonte, o Belvedere é um bairro relativamente novo e por isso, ainda há a possibilidade de encontrar ótimas oportunidades a preços bastante competitivos, comparado ao alto padrão dos empreendimentos.

Outra característica significativa na hora de escolher o Belvedere como o seu próximo bairro, é que a maioria dos condomínios atende a diferentes perfis – recém-casados, família, solteiros, sempre com alto padrão e qualidade.

Edifício em destaque

Um edifício em destaque é o condomínio Edifício Courchevel no Belvedere , há menos de 5 minutos do BH Shopping, está localizado em uma rua reservada e tranquila, porém com acesso rápido às principais vias!

Guia de bairros vizinhos do Belvedere

1

2