Brincadeiras para fazer dentro de casa: como entreter as crianças em casa

Tem crianças em casa e não sabe como entretê-las? Veja neste artigo dicas fáceis de brincadeiras para fazer dentro de casa.

O atual cenário pandêmico fez com que as aulas presenciais da maioria das escolas fossem canceladas. Diante disso, pais e responsáveis precisaram adaptar suas rotinas para atender as necessidades das crianças em casa. A situação é tensa para todos, já que o isolamento, mesmo que não compreendido pelos pequenos, os afetam emocional e psicologicamente, deixando-os mais agitados.

Com menos estímulos do mundo exterior a energia das crianças precisa ser direcionada para outras atividades. Diferente do que muitos imaginam, realizar atividades lúdicas com os infantes em casa não precisa demandar grandes estruturas. Através delas é possível desenvolver habilidades motoras e sensoriais brincando.

Os reflexos do isolamento nas crianças

A quarentena representou um grande impacto na forma com que as crianças se comportam e se desenvolvem. Sem o contato com outras crianças nas escolas, e com as atividades ao ar livre limitadas, os pequenos enfrentam alterações no sono, emoções a flor da pele e dificuldades de se adaptar ao ensino à distância.

Explicar o contexto atual para as crianças mais jovens pode ser um desafio para os pais. Isso porque os próprios adultos têm encontrado dificuldade para compreender e lidar com toda essa situação. Para as crianças, já existe uma dificuldade de lidar com as próprias emoções em situações normais. Isso porque elas estão no processo de desenvolvimento de sua inteligência emocional.

Um levantamento realizado por Xianxim, uma província chinesa, com 320 crianças e adolescentes revela os efeitos imediatos da pandemia. Dentre os principais resultados estão:

  •         Dependência excessiva dos pais
  •         Desatenção
  •         Preocupação
  •         Problemas de sono
  •         Falta de apetite
  •         Pesadelos
  •         Desconforto e agitação

Os efeitos variam de acordo com a idade e o contexto familiar das crianças, mas não podemos negar que mesmo quando os efeitos não foram tão intensos, ainda assim prejudicou as crianças e precisam ser avaliados com atenção. Além disso, o confinamento também apresenta reflexos no gasto de energia dos infantes. Sem poder gastar a energia que normalmente é exercitada nas escolas, desenvolver práticas e brincadeiras para fazer dentro de casa e entreter os jovens pode ser eficiente.

Dicas de brincadeiras para fazer dentro de casa

Cm itens fáceis e acessíveis é possível desenvolver brincadeiras para fazer dentro de casa:

Caça ao tesouro

Essa brincadeira é simples e pode ser um ótimo estímulo sensorial para as crianças. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes e peça aos jovens que procure pela asa objetos que tenham aquela textura. Por exemplo, você pode pedir que procurem por algo áspero, macio, rígido, liso ou aveludado. Para os mais velhos é possível tornar a brincadeira mais emocionante utilizando um cronômetro.

Massinha caseira

Essa é uma ótima brincadeira para fazer dentro de casa, principalmente se você mora em um apartamento pequeno. Como a massinha caseira é feita com ingredientes naturais, ela pode ser utilizada em atividades até com as crianças mais jovens, já que sua ingestão não é prejudicial à saúde dos pequenos. Para fazer sua massinha você vai precisar de:

  •         4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  •         1 xícara (chá) de sal
  •         1 ½ xícara (chá) de água
  •         1 colher (sopa) de óleo (comestível)
  •         Corante alimentício

Para o preparo basta misturar todos os ingredientes deixando o corante como o último passo.

Stop

Essa brincadeira também é conhecida como adedanha e para ela basta folhas de papel e caneta. Além de ser um clássico que vai relembrar sua infância, é uma ótima brincadeira para as crianças que estão em fase de alfabetização. Se a turma for animada a diversão pode durar horas.

Strike

Para jogar Strike é preciso de um pouco mais de espaço. Para isso separe de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão, além de uma bola de meia, tênis ou até o brinquedo de um bichinho de estimação. Assim, é só organizar os pinos improvisados e encontrar o lugar ideal da casa para fazer a pista. Ela pode ser em um longo corredor ou até mesmo na sala. O ideal é que seja feita em um cômodo da casa que reverbere menos ruído para não incomodar os vizinhos.

Pintura com água

Essa é uma ótima alternativa à atividade de pintura. Para evitar sujeira e possíveis manchas em móveis, a pintura com água é uma ótima solução. Para ela, é só separar um pote com água, um pincel e um pedaço de papelão estendido. Os pequenos vão adorar pintar, e depois, ver sua obra ser absorvida pelo papelão. Essa também é uma maneira de economizar nas telas, já que o mesmo pedaço de papelão pode ser utilizado várias vezes.

Descubra a sombra

Essa brincadeira também está na lista de atividades simples e lúdicas. Separe objetos variados - panelas, copos, roupas, canecas e ursos de pelúcia - uma luminária, cartolina e caneta. Empilhe os objetos criando uma forma engraçada e em seguida direcione a luminária a fim de formar a sombra dos objetos empilhados. Coloque a cartolina onde se formou a sombra e fixe ela com uma fita adesiva. Com a caneta contorne a sombra do objeto e depois os desmonte. Chame as crianças e peça que adivinhem quais objetos formaram aquela sombra. Outra maneira de explorar essa brincadeira para fazer dentro de casa é pedir que os jovens tentem reproduzir a mesma sombra empilhando os objetos.

Pintura com nariz

Essa brincadeira pode ser realizada em um banheiro minutos antes da hora do banho. Isso porque, a tinta pode ser facilmente removida dos azulejos ao fim da atividade. Para ela, você só precisará de alguns potes de tinta guache. Coloque um pouco no nariz das crianças e veja os desenhos elas conseguem fazer. O ideal é que os dedos não sejam utilizados, conferir à brincadeira um ar de desafio.

Circuito de atividades

Dentre as brincadeiras para fazer dentro de casa o circuito de atividades é o que tem maior potencial de gasto de energia das crianças. Para ele, utilize os móveis da casa e dê às crianças comandos como desviar de obstáculos, subir e pular. O ideal é que essa atividade seja feita em residências mais espaços, que permitem um rearranjo dos móveis e dê liberdade para que os pequenos corram e se divirtam.

Crianças em casa: um desafio divertido

Para muitos pais e responsáveis tem sido cansativo garantir o entretenimento e desenvolvimento de seus filhos. Contudo, com criatividade e paciência é possível passar por essa situação sem muitos danos. Muitas das atividades são brincadeiras para fazer dentro de casa e que demandam poucos materiais.

Diante desse cenário, muitas famílias têm procurado por imóveis maiores e mais espaçosos, que permitam uma melhor interação entre os seus membros. Na busca pelo imóvel ideal, pais e responsáveis precisam contar com imobiliárias de confiança, já que um negócio seguro é muito importante, principalmente para quem tem filhos. A Casa Mineira Imóveis possui uma história sólida e confiável no mercado imobiliário e nosso portal conta com diversos filtros que permitem a seleção de vários imóveis sem sair de casa.

Além disso, confira em nosso blog artigos úteis para o processo de compra e venda, além de decoração e dicas para a sua mudança ideal

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.