Buritis: um passeio pelo bairro mais requisitado de BH

Conheça um pouco mais sobre o dia-a-dia dos moradores em um dos bairros mais procurados da capital.

O Buritis é sem dúvida, um dos bairros mais requisitados de Belo Horizonte - e não pense você que é só pelos recém-casados (como costumava ser há alguns anos) ou mesmo pelos universitários em função da sua vasta gama de opções. O bairro é, na verdade, sinônimo de diversidade.

Parte  dessa pluralidade se dá ao fato de encontrarmos apartamentos e casas modernas. Isso porque o Buritis é um bairro novo, em constante crescimento e, talvez por isso, com preços, ainda,  bastante atrativos. Além de  um grande número de ofertas, um ponto interessante é que, segundo os próprios moradores, o bairro parece ditar suas próprias regras de convívio de forma sutil. Assim, não importa de onde você veio - outro bairro ou cidade - a partir do momento em que se torna um morador, você será bem recebido não só pelos próprios moradores, mas pelas praticidades que ele oferece.

Mas o que anda atraindo tanta gente?

600 mil m² de contato com a Serra do Curral

O Buritis é um bairro envolto por montanhas e serras, e abriga um forte comércio, concentrado na Avenida Mario Werneck (principal via do bairro), com inúmeros bancos, galerias, clínicas, supermercados gourmets, panificadoras, entre diversas outras modalidades comerciais.

Um clássico passeio dos moradores, principalmente para aqueles que têm filhos pequenos, é o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Com 600 mil m², ele é o segundo maior parque de BH e possui trilhas ecológicas, pista para caminhada, quadra de esportes e brinquedos.

Quem passa pelo local, principalmente aos sábados pela manhã, se depara com uma aconchegante opção para levar as crianças ou praticar atividades físicas. No parque há também escolinha de futebol e um projeto organizado pelos próprios moradores, o “Buritis Faz Arte”, uma feira de artesanato e gastronomia que visa incentivar os artistas locais. Lá você encontra bolos, biscoitos, broas, artesanatos, doces, temperos e muito mais. Ocasionalmente, ainda há programas voltados para toda família, como, por exemplo, orquestra infantil e peças de teatro.

 

Praça Bairro Buritis BH

 

O bairro é cercado pela Serra do Curral e possui mais 18 áreas de preservação ambiental, que  garantem, além da fauna e flora local, o contato dos moradores com muitas espécies raramente vistas nos centros urbanos.

A Diversificada Henrique Badaró Portugal

No início era apenas uma pista de cooper. Com o passar dos meses, a Henrique Badaró Portugal se tornou um curioso misto de opções. De um lado, os praticantes da caminhada e corrida, de outro, dezenas de opções de bons bares, restaurantes, hamburguerias e pizzarias.  

Quem passa pela rua, principalmente antes das 10h e após as 17h, se depara com um grande número de pessoas que optam por cuidar da saúde e manter a boa forma, sem custos adicionais, além de educadores físicos com propostas diferentes para se exercitar ao ar livre. Todos estes convivendo de forma harmônica com quem escolheu frequentar a rua para tomar um chopp com os amigos ou mesmo jantar com a família.

 

 

Centro comercial Bairro Buritis - BH

 

Há opções como o renomado hambúrguer da Duke 'N' Duke, restaurantes com gastronomia internacional, uma lanchonete com opções saudáveis, um bar para os apaixonados por motocicletas entre outros, aproximados, 18 estabelecimentos. Isso sem falar nas opções que ficam no quarteirão acima - restaurante italiano, cervejas especiais, comidas mexicana e japonesa.

Além de todas essas opções, aos domingos de manhã, a Henrique Badaró Portugal é parcialmente fechada, ampliando a oportunidade dos moradores praticarem esportes, andar de patins, bicicleta, passear com seus pets, ou simplesmente brincar com as crianças fora dos apartamentos e condomínios.

Leia mais: Quer saber quanto custa morar por aqui, acompanhe o preço atualizado em tempo real.

 

Refúgio verde também nas refeições

Para um bairro comumente conhecido como “selva de pedra”, está liberado se espantar com o segundo tópico que ressalta a possibilidade de desfrutar do contato com a natureza. Estamos falando do  Chalé da Mata, um restaurante em estilo rústico que possui riacho e um  viveiro com calopsitas. A proposta e o aconchego do local encantam, mesmo porque, além desse cenário, o “butiquim”, como se auto intitulam, fica em uma área onde estão algumas poucas, mas belas, casas do bairro.

Onde as novidades chegam primeiro

O Buritis tem sido palco de experimentos que, felizmente, deram certo. O conceito de Rooftop, os famosos bares no terraço, os Containers e Food Trucks, continuam fazendo a alegria dos moradores na avenida principal, ou em feiras e eventos temáticos organizados pelos comerciantes e associação de moradores. Esta associação por sinal, também é um diferencial, pois trabalha ativamente para melhorar a qualidade de vida no bairro.

 

Chalézinho Bairro Buritis BH

 

 

Cinema em Casa no Bairro Burits

Por se tratar de um bairro jovem, o Buritis impressiona quando o assunto é lazer. Com apenas alguns minutos de caminhada você se depara com shoppings, academias, boutiques, parques, bares e sim, um cinema! São poucos os bairros na capital que contam com essa facilidade.  O Cineart que fica dentro de outra ótima opção de compras e lazer, o Shopping Paragem, possui 5 salas e garante a diversão do morador que quer dar aquele tempo no Netflix e ir assistir a um filme sem precisar ir muito longe.

 

 

Shopping Paragem Bairro Buritis

 

Quer saber mais sobre as facilidades e diferenciais do bairro? Acesse e confira um guia completo do bairro Buritis.

 

apartamentos no buritis

 

3 respostas para “Buritis: um passeio pelo bairro mais requisitado de BH”

  1. Antonio Henrique disse:

    De onde tiraram tantas coisas boas no Buritis? Adensamento populacional, verticalização extrema, infra-estrutura de trânsito caótica, poucas opções de acesso são só alguns dos problemas citados até por quem mora lá. Tentem transitar pelas principais vias nos horários de pico e de entrada e saída dos alunos das faculdades que lá existem.

    • Casa Mineira disse:

      Olá Antônio, muito obrigada por sua participação.

      Na verdade, infelizmente, problemas como estes outros bairros também terão e claro, não estamos aqui para esconde-los. Porém, a ideia do nosso artigo é valorizar e divulgar algumas qualidades que o Buritis possui e que acabam sendo ofuscadas por esses impasses.

      Ouvimos vários moradores e percebemos que embora exista muito a melhorar, assim como em toda BH, há outras características maravilhosas que merecem nossa atenção. De qualquer forma, é super valido levantar questões como as suas, além do mais, se o nosso blog puder ser uma vitrine para ajuda-los a resolver, ficaremos honrados! 🙂

  2. Natalia Menezes disse:

    Nao troco o bairro Buritis por nenhum de Bh❤️❤️❤️❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.