Buritis
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Buritis

Belo Horizonte

 

 

HISTÓRIA

Localizado na Região Oeste, o bairro Buritis é hoje um dos bairros mais procurados de Belo Horizonte e muito dessa fama ocorre pela infraestrutura completa e diferenciada do comércio que vai desde escolas em todos os segmentos de ensino, academias, quadras, campos de futebol e tênis, universidades, shoppings, escritórios, cinemas, com grande destaque para os bares e restaurantes, tudo isso envolto por montanhas e serras.

 

Buritis BH

 

Quem poderia imaginar que a área que mais cresceu em toda a América do Sul nos últimos anos, fazia até a década de 60 parte de uma fazenda particular considerada Zona Rural da cidade? Só após o ano de 1973, alguns destes terrenos começaram a ser vendidos. Ainda sim, no início da década de 80, apenas com as principais ruas, o bairro ainda era habitado por algumas dezenas de moradores isolados do restante da cidade – o que permaneceu por quase uma década, quando a realidade começou a se modificar.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Próximo aos bairros Belvedere, Estoril e Bairro das Mansões, a principal via do bairro, onde se situa o comércio local é a Avenida Professor Mário Werneck, que permite acesso à Avenida Nossa Sra. do Carmo, Avenida Raja Gabaglia, Avenida Barão Homem de Melo e ao Anel Rodoviário.  

Curiosamente, o bairro Buritis foi projetado inicialmente para ser exclusivamente horizontal, algumas décadas depois é conhecido especialmente por seus modernos e grandiosos prédios com, aproximadamente, 22.737 habitantes e área de 5.225,186 km² de passeios largos que dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local.

Apesar de o bairro estar fora da região sul da capital mineira, ele abriga lares das famílias de classe média alta belo-horizontina, afinal, a beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada ainda são objeto de desejo.

QUALIDADE DE VIDA

Apesar do crescimento intenso nos últimos anos, o Buritis composto em sua grande maioria por uma população das classes A e AB ainda apresenta uma paisagem bucólica que contrasta com a grande variedade de prédios. Um exemplo disso é o Parque Aggeo Pio Sobrinho que ocupa importantes 600 mil metros quadrados e o que poucos sabem, integra parte do maciço da Serra do Curral com vegetação nativa composta por espécies da Mata Atlântica e Cerrado, de grande importância para a fauna e flora de BH.

 

Buritis Parque Ageo Sobrinho

 

Como opções de lazer, o parque ainda oferece brinquedos, quadra poliesportiva, pista de caminhada, trilha ecológica, áreas de convivência, além de projetos sociais que possibilitam aos moradores da região aulas gratuitas de futebol. Aos fim de semana, mais precisamente, a cada 15 Dias, o parque também recebe o “Buritis Faz Arte”,  uma feira de produtos diversos, organizada pelos próprios moradores com objetivo de resgatar a arte e a cultura local. Ocasionalmente ainda há programas voltados para toda família, como por exemplo, orquestra infantil e peças de teatro.

 É um ponto de encontro dos moradores e um refujo em meio a tantos prédios.

 O Buritis conta também com um blog –  Meu Bairro Buritis – dedicado ao dia a dia do bairro, onde além de notícias, há um catalogo de empresas e serviços atuantes na região, além de cupons de desconto para os moradores. 

CULTURA, LAZER E TURISMO

Há quem diga que bairro bom é aquele que você não precisa sair dele para fazer as suas atividades cotidianas. Se levarmos isso ao pé da letra, o Buritis poderá facilmente ocupar o topo da lista. Com ampla diversidade gastronômica e estabelecimentos muito bem estruturados, os bares e restaurantes da região se arriscam tanto na culinária mineira, quanto em pratos típicos de outras regiões e até mesmo internacionais. Não por acaso que o Buritis tem-se tornado referência em “curtir a noite”, há quem arrisque dizer que a nova extensão do bairro – o Buritis 2, ao final da Avenida Mário Werneck no encontro com a Av. Dom João VI é a “Savassi dos tempos áureos” e engana-se quem acha que é um espaço exclusivamente dedicado a curtição dos universitários, boa parte dos estabelecimentos acolhem muito bem o momento de descontração com os amigos e família. Do lado mais jovem do bairro, alguns destaques são os Bares Zé Pileque, Gori Grill, J-Pub e Espetáculos, campeão do Comer e Beber como o melhor espetinho de BH em 2014, além do Japonês J San e o então famoso Bacon Paradise.

Do lado mais antigo do bairro, a diversidade não fica para trás e vai desde restaurantes tradicionais como o Rancho Fundo e sua comida mineira, o aconchegante Chalé da Mata, República da Esbornia, bares como Churrasquinho do Manuel, Boi Zé, Astron Beer, Piu Brasiliano, Caçapas Snooker – uma casa de chope e sinuca, além de Pizzarias como Mangabeiras, Papatutti e Pomodori que também somam o roteiro culinário junto a rede de Fast-food McDonald’s. Já para aqueles que não abrem mão de um agito, o Buritis conta com a casa referência em shows e balada, o Clube Chalezinho.

SERVIÇOS

Com tantas opções em gastronomia e entretenimento, você pode estar pensando que será necessário manter a atividade física em dia pra dar conta de tantos compromissos, não é mesmo?  Pois bem, o bairro Buritis conta com uma lista generosa de academias, entre elas a Alta Energia e Imagem, já conhecidas no mercado, além outras especializadas em Cross Fit, dança e luta. Há também Centros Esportivos  como o Zico, Gol Sports e La Bombonera todos com estrutura completa para “bater aquela bolinha” no fim de noite e/ou nos finais de semana pela manhã.  

Com opção para todos os bolsos e paladares, o bairro conta com supermercados que atendem a qualquer necessidade. Super Nosso, Verdemar, Dia, BH e Epa, que possuem desde opções mais requintadas àquelas essenciais para o dia a dia.

Ainda é possível encontrar a Panificadora Trigopane que funciona até as 23h de domingo a domingo.

O bairro conta com diversas opções de ensino que permite frequentar desde o berçário até o Ensino Superior sem sair “de casa” e ainda se especializar em uma segunda ou, quem sabe, terceira língua.

Alguns destaques para o ensino infantil ficam com as Escolas Educativa e Bilboquê, nos segmentos fundamental a médio estão as unidades do Magnum, Colégio Batista Mineiro, Unimaster e a Escola Americana que possui programas educacionais dentro da tradição Americana.

No Ensino Superior, os moradores contam com o campus do UNI BH, onde são lecionados a grande maioria dos cursos oferecidos pela Faculdade. Há também uma unidade do Centro Universitário UNA, que reúne um dos maiores e mais inovadores complexos na área do ensino da engenharia e também da Newton Paiva, com cursos nas áreas de Direito, Engenharia e Arquitetura.

Há também unidades do Cultura Inglesa, Number One, Wizard e Luziana Lanna.  

Paragem, Via Werneck e Espaço Buritis, são os centros de compra do Buritis. O último, caracterizado como Street Mall, possui um mix de lojas variadas e casa lotérica. O Via Werneck é, além de tudo, um centro de conveniência, com consultórios, salões de beleza e lojas de diferentes segmentos.

O Paragem, o maior do bairro, possui 45 lojas, dentre elas, Leitura, Lojas Americanas e  praça de alimentação com opções como o Subway, Boca do Forno, Momo, além de cinema e estacionamento.

A região conta com distintas opções de atendimento tanto em termos de centros de saúde pública – Centro de Saúde Palmeiras, localizado no bairro vizinho de mesmo nome e UPA Barão Homem de Melo, quanto particulares. Há ótimas e conceituadas opções em seu entorno,  Hospital Madre Teresa e o Hospital Belvedere, são um exemplo, localizados respectivamente no Gutierrez e Belvedere. Há ainda o fácil acesso ao Biocor e ao Hospital Vila da Serra, ambos em Nova Lima. Drogarias como a Araújo – 2 unidades, Raia e Laboratórios para exames clínicos como o São Marcos e o Hermes Pardini também possuem unidades no local.   

TRANSPORTE

O Buritis é atendido por uma das linhas com maior itinerário de Belo Horizonte, o 9250 (Caetano Furquim/Nova Cintra Via Savassi) que passa pelas principais vias que liga as regiões Leste e Oeste, como por exemplo, a Av. Contorno, Av. Nossa Senhora do Carmo e Av. dos Andradas. Para a mesma região, há também o 9206 (Vera Cruz/Buritis) que atende importantes vias como Av. Brasil, Av. João Pinheiro e Rua Niquelina.

Há ainda opções que ligam os moradores a região da Pampulha como o 5201 (Dona Clara/Buritis) passando pelas Avenidas Afonso Pena e Antônio Carlos e o 4150 (Shopping Del Rey/BH Shopping) com itinerário pelas ruas Padre Eustáquio, Dom Pedro II, Silva Lobo e Barão Homem de Melo.

Para aqueles que precisam de fácil acesso a região Nordeste, as linhas 8203 (Renascença/Buritis) e 8208 (Santa Cruz/ Uni Estoril) que passam, respectivamente, pelas Avenidas Amazonas e Silva Lobo são excelentes opções.

Para trajetos mais rápidos, atualmente, o bairro conta com o SE02 (Buritis/Savassi), ônibus executivo com menor deslocamento que dispõe de ar e internet, deixando menos massante o trajeto até a uma das regiões mais demandadas da cidade.

Para a região Centro Sul, há o suplementar S20 (Palmeiras/Serra), que percorre trechos únicos como as Avenidas Prudente de Morais, Uruguai e Rua do Ouro.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Buritis? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a nossa filial no bairro:

 

POR QUE VALE A PENA?

Claro que até aqui você já deve ter encontrado inúmeros motivos para escolher ou não o Buritis como o seu novo endereço, mas, se ainda existe uma pontinha de dúvida, vale ressaltar que  a mudança de classificação da área que passou a ser considerada como Zona Residencial, aliada à saturação das áreas disponíveis na Zona Sul, fez com que os interesses imobiliários se voltassem naturalmente para o bairro, que passou a ser considerado como a última área livre da Zona Sul. Além disso, por estar  inserido na fronteira entre esta e a Zona Oeste possui preços mais acessíveis.

Se esse argumento ainda não é o suficiente, vale frisar que o Buritis é, apesar de jovem, um bairro bem localizado, com infraestrutura e vida própria. Considerado pelos próprios moradores, completo em todos sentidos, com opções de moradia para todos os gostos e uma estrutura completa  de serviços e lazer, tem como aliado o clima que sem dúvida é um dos grandes charmes do local, um friozinho capaz de fazer qualquer noite de sono revigorante.  

O fato é que o mercado imobiliário da região continua aquecido. As transações são fechadas rapidamente, tanto para locação quanto para a venda, por isso, se o bairro, um dos queridinhos da capital, é uma de suas escolhas, vale acelerar suas visitas.

Guia de bairros vizinhos do Buritis

7

Bairro Nova Suíça