Captação de imóveis: como captar e expandir sua carteira com bons imóveis
Um corretor de imóveis possui muitas funções dentro do processo comercial imobiliário. Dentre elas está a captação de imóveis, tarefa que exige consistência e dedicação do profissional. A atividade envolve procura, descoberta e formalização da entrada de novos imóveis na carteira da imobiliária. Desse modo, a tarefa ainda é vista como um trabalho árduo e desafiador para todos os profissionais do mercado.
Contudo, em tempos de alta competitividade no mercado imobiliário, algumas ações podem ser tomadas para aumentar a captação de imóveis. Nesse artigo você vai entender o que significa captar imóveis, os principais desafios da tarefa e como superá-los. Confira!
O que é captação de imóveis?
A captação de imóveis visa a prospecção de novas propriedades para integrar a carteira de imóveis da imobiliária ou o portfólio do corretor. Basicamente, o profissional deve procurar por imóveis disponíveis para venda ou locação, destinados para demandas específicas ou não.
O processo envolve procurar as melhores oportunidades de negócio. Para isso, o corretor deve se atentar à algumas questões como conhecer as tendências do mercado, precificar o imóvel da maneira correta, além de avaliar a regularidade das documentações da propriedade. Outro ponto muito importante e que pode auxiliar bastante nessa captação de imóveis é o uso das redes sociais para o processo.
Quais são os principais desafios da captação de imóveis?
O processo de captação de imóveis é uma parte muito importante do trabalho de um corretor. Contudo, a tarefa envolve alguns desafios:
1º desafio: Síndicos, zeladores e porteiros
Uma das principais dificuldades apontadas por corretores no processo de captação de imóveis é ultrapassar as barreiras impostas pelos funcionários dos condomínios. Síndicos, zeladores e porteiros podem impedir a entrada do corretor no edifício. Em outras situações, quando não existe uma conexão com esses profissionais, eles podem acabar indicando os imóveis disponíveis para outros corretores.
2º desafio: proprietários autossuficientes
Em alguns casos, o proprietário do imóvel acredita que ele mesmo é capaz de efetuar a venda de imóveis, optando por não utilizar um intermediador. Apesar dessas situações serem desafiadoras, é possível lidar com esse tipo de proprietário através de cases de sucesso e provas sociais. Desse modo, o corretor demonstra os seus resultados obtidos em outras negociações e como isso beneficia seus clientes.
Lembre-se sempre de ressaltar esses benefícios. Pontue sobre a segurança de realizar uma venda com o auxílio de um especialista e como o alcance do imóvel pode ser expandido com o uso do seu portal e oportunidades.
3º Desafio: ética na profissão
Um dos desafios mais difíceis de ser superado é o que diz respeito aos colegas de profissão. Isso porque, alguns corretores optam por receber uma comissão menor que a estabelecida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Desse modo, os vendedores optam por esses profissionais, tornando a competitividade do mercado injusta.
Infelizmente, essa falta de ética em aceitar uma comissão reduzida é difícil de ser solucionada. Desse modo, opte sempre por trabalhar dentro dos valores impostos pelo CRECI. Isso porque, aceitar receber menos também é uma maneira de desvalorizar a profissão de corretor de imóveis.
Como captar e expandir sua carteira de imóveis?
Tenha uma postura profissional
As transações imobiliárias tratam de negócios com valores muito elevados e por isso é essencial que os corretores obtenham a confiança dos clientes. Isso pode ser conseguido através de uma postura profissional e ao contrário do que muitos pensam, ela vai muito além do vestuário dos profissionais.
Principalmente, é essencial manter uma postura ética e correta, mantendo sempre a transparência de suas ações, além de sempre se ater às legalidades e se desviar de táticas desleais e com informações enganosas. A apresentação também é importante, é claro, mas ela não precisa se resumir ao uso de terno e gravata. O uso de roupas sociais e sóbrias contribui para demonstrar competência e seriedade, mas o uso da boa educação sempre será o mais eficaz.
Entenda as necessidades
O segredo de um bom negócio imobiliário está na capacidade de um corretor em entender as exigências e particularidades de seu público. Essa habilidade permite que a captação de imóveis seja mais eficiente o que faz diferença na composição da cartela de ofertas do negócio. Esse processo pode envolver a análise de alguns itens, como: localização, áreas comuns, metragem e vagas na garagem. Essas especificações são importantes na hora da captação do imóveis e para a valorização imobiliária.
Outro ponto muito importante é avaliar os motivos que levaram à perda de clientes. A partir dessa análise é possível compreender quais foram os erros e o que pode ser feito para que eles não sejam repetidos.
Estabeleça mais de um canal de comunicação
Um ponto decisivo para que as pessoas decidam trabalhar com um corretor ou imobiliária é a disponibilidade dos profissionais. Em tempos com rotinas cada vez mais atarefadas, é muito importante que os corretores não limitem seus horários de atendimento, já que esses podem não ser viáveis para a rotina dos clientes. Outra questão, diz respeito às linhas telefônicas. O ideal é que os profissionais mantenham seus celulares sempre ligados e com pelo menos dois números de operadoras diferentes disponíveis.
Checar o e-mail diariamente também é fundamental. Isso porque, a velocidade da resposta pode ser decisiva para o fechamento de um negócio. Sendo assim, responder os possíveis clientes com no máximo um dia de espera é o ideal. Além disso, um canal de comunicação muito interessante e democrático é o uso do WhatsApp. A plataforma é uma das formas de comunicação mais popular no Brasil e garante que, diferente de uma ligação, você receba mensagens de vários clientes ao mesmo tempo.
Crie conexões
Criar conexões é a alma do negócio de um corretor imobiliário. Essas conexões não devem se limitar a outros indivíduos que atuam no mercado imobiliário. Estabelecer uma boa relação com síndicos, zeladores, garagistas e porteiros pode garantir informações valiosas sobre propriedades que estarão disponíveis, além de ajudar a superar o desafio das imposições de barreiras pelos condomínios.
Analise as regiões
Como dito anteriormente, um dos fatores que devem ser analisados é a localização dos empreendimentos. Além de ser muito importante para a valorização imobiliária, o mapeamento das regiões é uma boa atitude para quem quer se diferenciar no processo de captação. Dessa forma, o corretor pode se posicionar à frente de outros profissionais e assim encontrar grandes oportunidades.
O ideal é que o corretor não tenha ideias pré-concebidas sobre as melhores regiões. Isso porque, alguns bairros considerados nobres podem não oferecer as propriedades ideais para seus clientes. Em contrapartida, existem os bairros em ascensão, cujas áreas ainda não foram valorizadas, mas que possuem potencial para um grande desenvolvimento. Essa prospecção pode ser feita em localidades que estejam recebendo empreendimentos imobiliários. Áreas em que estão sendo construídas estações de metrô ou shoppings centers podem ser ideais.
Durante a prospecção o corretor pode montar o que chamamos de “materiais educativos”. Ao analisar os pontos fortes de uma região e registrar essas informações, seja em um e-book ou em uma apresentação, posteriormente isso pode ser apresentado aos compradores ou postado em redes sociais. Sendo assim, reúna informações como serviços básicos disponíveis, lojas, como é a vida noturna, restaurantes e centros comerciais e de lazer. Se possível, anexe imagens da região em diferentes horas do dia para agregar valor ao material.
Entenda o mercado imobiliário
Outra competência muito importante para o corretor de imóveis de sucesso é o seu conhecimento acerca do mercado imobiliário. Conhecer suas tendências é essencial para aumentar a captação de imóveis. Desse modo, o profissional será capaz de se antecipar à concorrência e conquistar a confiança dos proprietários das unidades.
Para isso, acompanhe diariamente as notícias relacionadas ao setor. A Internet pode ser uma excelente aliada nesse processo. Busque sempre em sites confiáveis para estar sempre atualizado. A Casa Mineira Imóveis, por exemplo, possui um blog que reúne artigos com diversos assuntos sobre o mercado imobiliário.
Tenha um portal confiável
O processo de captação de imóveis está muito relacionado à confiança que os clientes possuem no corretor e na imobiliária. Por isso, é importante investir em uma boa divulgação dos imóveis e da corretora. Contudo, as propagandas offline não possuem mais a mesma eficácia de antes. Desse modo, o uso das plataformas digitais pode ser a solução.
Além disso, também é possível contar com portais já estabelecidos no mercado. A Casa Mineira Imóveis, por exemplo, possui um portal confiável e que conta com diversos parceiros para compor seu rol de imóveis. Além disso, possuímos em blog com artigos relevantes que comprovam a autoridade da imobiliária no setor.
Esteja presente nas redes sociais
Outro ponto muito importante é estar presente nas redes sociais. Além de ser um ótimo canal de comunicação com possíveis clientes, esse recurso permite que você se estabeleça entre o público e assim se posicione como autoridade no setor. Esse recurso é essencial para todos os profissionais.
O processo de captação: mantendo uma carteira de imóveis atualizada
Captar imóveis pode ser uma tarefa desafiadora em um mercado cada vez mais competitivo. O ideal é sempre procurar manter uma boa relação com todos os responsáveis pela administração de um condomínio, além dos próprios clientes. Assim, é possível se estabelecer como uma figura de autoridade no mercado imobiliário.
Além disso, é possível estabelecer parcerias com portais e imobiliárias conceituadas e estabelecidas no mercado. A Casa Mineira Imóveis é a maior imobiliária de Belo Horizonte e também a que mais vende imóveis prontos no país. Ademais, somos um portal de anúncios pensado por uma imobiliária para outras imobiliárias. Anuncie com a gente!