Casa geminada: o que é e quais as vantagens e desvantagens

O conceito de casa geminada é bastante conhecido entre as pessoas, mas pouca gente sabe o que ele realmente significa. Por isso iremos contar detalhadamente o que é uma casa geminada e quando vale a pena investir nesse tipo de imóvel.

Mesmo que você não saiba o que é uma casa geminada, assim como várias outras pessoas, muito provavelmente já tenha visto algumas pelo caminho. Isso acontece porque os projetos de casas geminadas são bastante populares, visto que se trata de um projeto econômico.

Hoje, iremos falar acerca da casa geminada, explicar como funciona, quais são as características do projeto, suas vantagens e desvantagens.

O que é uma casa geminada?

Algumas pessoas confundem o termo "geminada" com "germinada". Mas, ao saber qual a diferença entre os dois termos, você vai ver que "germinada" não tem nada a ver com "geminada". A palavra "germinada" vem do verbo germinar e significa brotar, crescer, desenvolver. Em contrapartida, "geminada" tem a ver com a ideia de gêmeos, e refere-se a algo que está duplicado, lado a lado e é idêntico a outro.

Dessa forma, conseguimos entender melhor o que uma casa geminada representa. A casa geminada, que também pode ser chamada de conjugada, é a construção de duas ou mais casas ligadas umas às outras. Tais construções dividem de maneira proporcional o mesmo lote, numa divisão que ocorre de acordo com a quantidade de construções.

A casa geminada recebe essa nomenclatura devido à sua estrutura, na qual percebemos que duas ou mais construções são simétricas e compartilham a estrutura, alvenaria, telhado e parede. Além disso, elas podem ter o mesmo modelo de divisões em seu interior - um arranjo interno invertido uma à outra -, embora isso não seja uma regra. 

Em geral, essas construções estão dentro e formam um mesmo condomínio. Uma das maiores vantagens da casa geminada é justamente o fato de se tratar de um imóvel que consegue ser bem mais em conta, tanto no quesito construção como venda. Isso acontece porque os imóveis são construídos em série, possibilitando que o construtor gaste um valor bem menor no imóvel do que gastaria em outros tipos.

Está decidido a comprar um imóvel? Confira o texto sobre compra de imóveis em 2020 e saiba se vale realmente a pena. 

Planta

As plantas de casas geminadas variam de diversas formas. Pode ser uma planta para uma casa geminada sobrado, uma casa moderna, térrea, simples, sofisticada, maior ou menor etc. 

Para elaborar as plantas de casas geminadas, é necessário pensar no estilo de vida dos moradores, pois, como ele define suas necessidades, também irá definir o estilo e características das casas. Além disso, as plantas das casas geminadas também precisam levar em conta o tamanho e o tipo de terreno no qual serão construídas as casas.

Lembrando que as plantas de casas geminadas devem ser desenvolvidas por engenheiros e arquitetos. Nesse caso, é interessante se houver a possibilidade de o futuro morador acompanhar o projeto, pois assim será possível tentar resolver ou amenizar algumas desvantagens que esse modelo de casa apresenta.

E, por falar em desvantagens, agora que você já sabe e conhece bem sobre o que é uma casa geminada, chegou a hora de saber quais vantagens e desvantagens esse modelo tem. 

Vantagens e desvantagens da casa geminada

Quando se fala em casa geminada, geralmente, a primeira vantagem e a primeira desvantagem que vêm à cabeça das pessoas é: preço mais barato e menos privacidade. Mas, além desses dois pontos, existem outros tantos que devem ser analisados e levados em conta por quem deseja adquirir esse tipo de construção. 

Atualmente, a casa geminada conquistou seu espaço no mercado imobiliário, principalmente em condomínios. Proprietários de grandes terrenos têm aproveitado para construir casas geminadas e, assim, diminuir e otimizar os custos de projeto e construção.

Por isso, quem está a procura de um imóvel para comprar, as casas geminadas podem ser uma boa escolha, já que, em geral, elas têm um preço mais acessível. 

Entretanto, quem está pensando em comprar uma casa geminada deve-se lembrar que algumas de suas características podem ser um desafio, como o fato de que uma casa geminada compartilha seu espaço com outra.

Mas não se preocupe. Neste texto você vai ficar por dentro das principais vantagens e desvantagens de uma casa geminada, para saber o que deve ser considerado antes de decidir efetuar a compra.

Vantagens da casa geminada

Preço mais acessível

Vamos começar com aquela que é considerada por muitos como a principal vantagem da casa geminada: o preço mais baixo em relação à outras construções. É comum que uma casa geminada saia por um preço mais barato sem significar que sua qualidade ou localização sejam prejudicados. É possível, por exemplo, encontrar um imóvel que atenda às características que você procura sendo uma casa geminada.

O preço de uma casa geminada é mais baixo porque ela compartilha o mesmo lote com uma ou mais casas. Esse compartilhamento de espaço e a duplicação de um mesmo projeto é o que gera a economia para o construtor e, como consequência, para o comprador final.

Economia na construção

Outra vantagem da casa geminada, que tem relação com a primeira, é acerca do valor da construção. Como as casas geminadas compartilham a mesma rede elétrica, tubulações de água e esgoto etc, os custos de obra das casas são reduzidos.

Terreno

Como dito acima, o fato de as casas geminadas compartilharem a mesma estrutura, como o telhado e a parede, faz com que seja possível construir mais de uma casa em um mesmo terreno. Assim, você consegue aproveitar melhor o espaço do terreno.

Manutenção

Já que as casas geminadas possuem a mesma estrutura, a manutenção também será a mesma. Isso fará com que os custos de uma possível manutenção sejam divididos de maneira igualitária entre os moradores das casas.

Apoio entre vizinhos

A convivência com os moradores da casa ao lado acaba sendo inevitável. Apesar de isso representar algumas desvantagens, que serão vistas mais à frente, essa convivência pode acabar sendo positiva em determinados aspectos. Um deles é a possibilidade de desenvolver amizade entre os vizinhos, além de uma rede de apoio. Por exemplo: se os moradores de uma casa estão viajando, os moradores da outra casa podem ficar de olho na residência ao lado. Eles podem até ajudar a cuidar dos animais de estimação - caso houver. Além disso, ter sempre alguém por perto é uma boa e importante medida de segurança.

Leia Mais: O que observar antes de assinar o contrato de compra e venda?

Desvantagens da casa geminada

Iluminação solar

Visto que as paredes da casa geminada ficam grudadas, pode ser que aconteça - aliás, é bem comum - que uma das casas acabe não pegando sol e, consequentemente, fique mais fria. Além disso, a falta de sol em determinada parte da casa pode acabar sujeitando-a a problemas com infiltrações.

Ventilação

Assim como pode ocorrer o problema da iluminação, o mesmo acontece com a questão da ventilação na casa geminada. Existe a possibilidade de uma das casas acabar tendo menos circulação de ar do que a outra, graças ao fato de um dos lados da casa não possuir espaço para grades nas janelas.

Ruídos

A não ser que o projeto para a casa geminada tenha pretensões de isolamento acústico, algo que costuma ser bem difícil, a parede que reparte as casas lado a lado acaba deixando "escapar" muitos ruídos da casa vizinha.

Áreas comuns

Mesmo que cada casa tenha sua própria entrada, individual, existem algumas áreas comuns que geralmente são compartilhadas, como jardim, área de serviço e áreas de lazer. 

Nesse caso, é necessário que sejam criadas algumas regras de convivência para evitar que hajam conflitos entre os vizinhos. As regras servirão como uma espécie de constituição que precisará ser cumprida. Assim, as áreas comuns terão seu uso regulamentado que servirá para uma convivência pacífica. 

Privacidade

A privacidade é uma das principais questões a serem ponderadas quando alguém opta pela compra de uma casa geminada. Justamente por compartilhar estruturas, como algumas paredes, é natural que a acústica não colabore, como dito mais acima. Em muitos casos, será possível ouvir o que está acontecendo na casa ao lado. Se um vizinho decidir fazer uma festa, por exemplo, o barulho pode ser ainda mais incômodo. Além disso, lembre-se das dificuldades em se compartilhar áreas comuns.

Manutenção

Como dito na parte das vantagens, a manutenção da casa germinada sairá por custos mais baixos, já que será compartilhada. No entanto, o fato de que partes da infraestrutura da casa germinada serão compartilhadas pode gerar alguns transtornos. Caso ocorra algum problema, a questão precisa ser resolvida entre os vizinhos. 

A manutenção em casas geminadas requer um cuidado ainda maior. Imagine, por exemplo, que seja necessário fazer uma obra em uma parede na qual há infiltração. Se essa parede for compartilhada, a obra não será apenas na sua parede, será também na do vizinho. Para evitar qualquer desgaste ou discussão, é importante estabelecer desde o início como será a obra e se os custos serão divididos ou não.

Isso, além de evitar que algum tipo de manutenção cause problemas na casa ao lado ou entre os moradores, também vai evitar problemas em caso de reformas. Se um morador resolver realizar qualquer tipo de mudança - na fachada, por exemplo - esta deve estar de acordo entre os vizinhos.

Cuidados com a regularização

Se você se convenceu pelas vantagens e pelo preço atrativo e decidiu pela compra de uma casa geminada, não se esqueça dos cuidados com a regularização do imóvel. No momento de regularizar no cartório de registro de imóveis, será necessário fazer o registro como um “mini” condomínio, possibilitando a coexistência de duas ou mais casas, ou dividir o lote e transformar em mais de uma matrícula.

Essa questão é extremamente importante para evitar possíveis problemas. É preciso definir claramente qual parte é área comum e qual parte é área privativa. Somente com essa separação será possível definir qual parte é de quem. Cada comprador precisa ter um imóvel que é só dele, para regularizar e responder pelo imóvel, inclusive caso ele decida alugar, vender ou hipotecar.

Leia Mais: Para se ter uma ideia de como a documentação é importante, confira o texto: Documentação: Como o descuidado pode te fazer perder um imóvel.

Agora que você já sabe o que é uma casa geminada, pode avaliar se esse é o melhor tipo de imóvel para você e sua família. E claro, você também pode conferir as opções de imóveis disponíveis em nosso portal e encontrar a melhor para seu perfil!

Anuncie no Portal Casa Mineira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *