Casa geminada: o que é, como é feita a planta, vantagens e desvantagens
O conceito de casa geminada é bastante conhecido entre as pessoas, mas pouca gente sabe o que ele realmente significa. Por isso iremos contar detalhadamente o que é uma casa geminada e quando vale a pena investir nesse tipo de imóvel.
Mesmo que você não saiba o que é uma casa geminada, assim como várias outras pessoas, muito provavelmente já tenha visto algumas pelo caminho. Isso acontece porque os projetos de casas geminadas são bastante populares, visto que se trata de um projeto econômico.
Hoje, iremos destrinchar o assunto casas geminadas. Continue com a gente para descobrir:
- O que é uma casa geminada?
- Planta de casa germinada
- Vantagens e desvantagens de casas geminadas
- Regularização de casas geminadas
O que é uma casa geminada?
A casa geminada, que também pode ser chamada de casa conjugada, é a construção de duas ou mais casas ligadas umas às outras. Tais construções dividem de maneira proporcional o mesmo lote, numa divisão que ocorre de acordo com a quantidade de construções.
Algumas pessoas confundem o termo "geminada" com "germinada". Mas, ao saber qual a diferença entre os dois termos, você vai ver que "germinada" não tem nada a ver com "geminada". A palavra "germinada" vem do verbo germinar e significa brotar, crescer, desenvolver. Em contrapartida, "geminada" tem a ver com a ideia de gêmeos, e refere-se a algo que está duplicado, lado a lado e é idêntico a outro. Dessa forma, conseguimos entender melhor o que uma casa geminada representa.
A casa geminada recebe essa nomenclatura devido à sua estrutura, na qual percebemos que duas ou mais construções são simétricas e compartilham a estrutura, alvenaria, telhado e parede. Além disso, elas podem ter o mesmo modelo de divisões em seu interior - um arranjo interno invertido uma à outra -, embora isso não seja uma regra.
Em geral, essas construções estão dentro e formam um mesmo condomínio. Uma das maiores vantagens da casa geminada é justamente o fato de se tratar de um imóvel que consegue ser bem mais em conta, tanto no quesito construção como venda. Isso acontece porque os imóveis são construídos em série, possibilitando que o construtor gaste um valor bem menor no imóvel do que gastaria em outros tipos.
Como é feita a planta de uma casa germinada?
As plantas de casas geminadas variam de diversas formas. Pode ser uma planta para uma casa geminada sobrado, uma casa moderna, térrea, simples, sofisticada, maior ou menor etc.
Para elaborar as plantas de casas conjugadas, é necessário pensar no estilo de vida dos moradores, pois, como ele define suas necessidades, também irá definir o estilo e características das casas. Além disso, as plantas das casas geminadas também precisam levar em conta o tamanho e o tipo de terreno no qual serão construídas as casas.
Lembrando que as plantas de casas geminadas devem ser desenvolvidas por engenheiros e arquitetos. Nesse caso, é interessante se houver a possibilidade de o futuro morador acompanhar o projeto, pois assim será possível tentar resolver ou amenizar algumas desvantagens que esse modelo de casa apresenta.
Atualmente, a casa conjugada conquistou seu espaço no mercado imobiliário, principalmente em condomínios. Proprietários de grandes terrenos têm aproveitado para construir casas geminadas e, assim, diminuir e otimizar os custos de projeto e construção.
Por isso, quem está a procura de um imóvel para comprar, as casas conjugadas podem ser uma boa escolha, já que, em geral, elas têm um preço mais acessível.
Entretanto, quem está pensando em comprar uma casa geminada deve-se lembrar que algumas de suas características podem ser um desafio, como o fato de que uma casa conjugada compartilha seu espaço com outra.
Mas não se preocupe. Neste texto você vai ficar por dentro das principais vantagens e desvantagens de uma casa geminada, para saber o que deve ser considerado antes de decidir efetuar a compra.
Vantagens e desvantagens da casa geminada
Vantagens de Casas Germinadas | Desvantagens de Casas Germinadas |
---|---|
Preço de imóvel mais acessível | Menor privacidade |
Economia na construção da tubulação e rede elétrica | Possíveis problemas de iluminação e ventilação |
Melhor aproveitamento do terreno | Compartilhamento de áreas comuns |
Mais apoio entre vizinhos | Ruído de vizinhos pode ser um incômodo maior |
Manutenção mais barata | Problemas de manutenção exigem diálogo |
Quando se fala em casa geminada, geralmente, a primeira vantagem e a primeira desvantagem que vêm à cabeça das pessoas é: preço mais barato e menos privacidade. Mas, além desses dois pontos, existem outros tantos que devem ser analisados e levados em conta por quem deseja adquirir esse tipo de construção.
A seguir, você vamos destrinchar cada uma das vantagens e desvantagens elencadas na tabela acima.
Vantagens da casa geminada
Preço mais acessível
Vamos começar com aquela que é considerada por muitos como a principal vantagem da casa conjugada: o preço mais baixo em relação à outras construções. É comum que uma casa geminada saia por um preço mais barato sem significar que sua qualidade ou localização sejam prejudicados. É possível, por exemplo, encontrar um imóvel que atenda às características que você procura sendo uma casa geminada.
O preço de uma casa conjugada é mais baixo porque ela compartilha o mesmo lote com uma ou mais casas. Esse compartilhamento de espaço e a duplicação de um mesmo projeto é o que gera a economia para o construtor e, como consequência, para o comprador final.
Economia na construção
Outra vantagem da casa geminada, que tem relação com a primeira, é acerca do valor da construção. Como as casas conjugadas compartilham a mesma rede elétrica, tubulações de água e esgoto etc, os custos de obra das casas são reduzidos.
Terreno
Como dito acima, o fato de as casas geminadas compartilharem a mesma estrutura, como o telhado e a parede, faz com que seja possível construir mais de uma casa em um mesmo terreno. Assim, você consegue aproveitar melhor o espaço do terreno.
Manutenção
Já que as casas geminadas possuem a mesma estrutura, a manutenção também será a mesma. Isso fará com que os custos de uma possível manutenção sejam divididos de maneira igualitária entre os moradores das casas.
Apoio entre vizinhos
A convivência com os moradores da casa ao lado acaba sendo inevitável. Apesar de isso representar algumas desvantagens, que serão vistas mais à frente, essa convivência pode acabar sendo positiva em determinados aspectos. Um deles é a possibilidade de desenvolver amizade entre os vizinhos, além de uma rede de apoio.
Por exemplo: se os moradores de uma casa estão viajando, os moradores da outra casa podem ficar de olho na residência ao lado. Eles podem até ajudar a cuidar dos animais de estimação - caso houver. Além disso, ter sempre alguém por perto é uma boa e importante medida de segurança.
Leia Mais: O que observar antes de assinar o contrato de compra e venda?
Desvantagens da casa geminada
Iluminação solar
Visto que as paredes da casa geminada ficam grudadas, pode ser que aconteça - aliás, é bem comum - que uma das casas acabe não pegando sol e, consequentemente, fique mais fria. Além disso, a falta de sol em determinada parte da casa pode acabar sujeitando-a a problemas com infiltrações.
Ventilação
Assim como pode ocorrer o problema da iluminação, o mesmo acontece com a questão da ventilação na casa geminada. Existe a possibilidade de uma das casas acabar tendo menos circulação de ar do que a outra, graças ao fato de um dos lados da casa não possuir espaço para grades nas janelas.
Ruídos
A não ser que o projeto para a casa geminada tenha pretensões de isolamento acústico, algo que costuma ser bem difícil, a parede que reparte as casas lado a lado acaba deixando "escapar" muitos ruídos da casa vizinha.
Áreas comuns
Mesmo que cada casa tenha sua própria entrada, individual, existem algumas áreas comuns que geralmente são compartilhadas, como jardim, área de serviço e áreas de lazer.
Nesse caso, é necessário que sejam criadas algumas regras de convivência para evitar que hajam conflitos entre os vizinhos. As regras servirão como uma espécie de constituição que precisará ser cumprida. Assim, as áreas comuns terão seu uso regulamentado que servirá para uma convivência pacífica.
Privacidade
A privacidade é uma das principais questões a serem ponderadas quando alguém opta pela compra de uma casa geminada. Justamente por compartilhar estruturas, como algumas paredes, é natural que a acústica não colabore, como dito mais acima. Em muitos casos, será possível ouvir o que está acontecendo na casa ao lado. Se um vizinho decidir fazer uma festa, por exemplo, o barulho pode ser ainda mais incômodo. Além disso, lembre-se das dificuldades em se compartilhar áreas comuns.
Manutenção
Como dito na parte das vantagens, a manutenção da casa germinada sairá por custos mais baixos, já que será compartilhada. No entanto, o fato de que partes da infraestrutura da casa germinada serão compartilhadas pode gerar alguns transtornos. Caso ocorra algum problema, a questão precisa ser resolvida entre os vizinhos.
A manutenção em casas geminadas requer um cuidado ainda maior. Imagine, por exemplo, que seja necessário fazer uma obra em uma parede na qual há infiltração. Se essa parede for compartilhada, a obra não será apenas na sua parede, será também na do vizinho. Para evitar qualquer desgaste ou discussão, é importante estabelecer desde o início como será a obra e se os custos serão divididos ou não.
Isso, além de evitar que algum tipo de manutenção cause problemas na casa ao lado ou entre os moradores, também vai evitar problemas em caso de reformas. Se um morador resolver realizar qualquer tipo de mudança - na fachada, por exemplo - esta deve estar de acordo entre os vizinhos.
Cuidados com a regularização de casas germinadas
Se você se convenceu pelas vantagens e pelo preço atrativo e decidiu pela compra de uma casa geminada, não se esqueça dos cuidados com a regularização do imóvel. No momento de regularizar no cartório de registro de imóveis, será necessário fazer o registro como um “mini” condomínio, possibilitando a coexistência de duas ou mais casas, ou dividir o lote e transformar em mais de uma matrícula.
Essa questão é extremamente importante para evitar possíveis problemas. É preciso definir claramente qual parte é área comum e qual parte é área privativa. Somente com essa separação será possível definir qual parte é de quem. Cada comprador precisa ter um imóvel que é só dele, para regularizar e responder pelo imóvel, inclusive caso ele decida alugar, vender ou hipotecar.
Para se ter uma ideia de como a documentação é importante, veja como o descuidado com a documentação pode te fazer perder um imóvel.
Agora que você já sabe o que é uma casa conjugada, pode avaliar se esse é o melhor tipo de imóvel para você e sua família. E claro, você também pode conferir as opções de imóveis disponíveis em nosso portal e encontrar a melhor para seu perfil!
ótimo, muito didático.
[…] Os termos germinada e geminada diferem em apenas uma letra, mas são totalmente diferentes. “Germinada” diz respeito ao termo “germinar”, que significa brotar, fazer nascer, crescer. Assim, o termo “casa germinada” não está correto. “Geminada”, por sua vez, diz respeito à ideia de gêmeos, algo duplicado, que é exatamente o que o termo quer representar. Por isso, o uso de “casa geminada” é o mais coerente. […]
Matéria muito lúcida,de facto tinha mesma duvida relativamente ao termo germinada e geminada.
Acredito que as vantagens superam as desvantages, pretendo investir num projecto habitacional e está vejo ser a solução para o projecto.muito obrigada e muita força
Olá minha casa financiada é conjugada. São três casas a minha é do meio as outras duas tem muro a minha não em ves do muro é a parede de uma outra casa.tenho algum fireiti moro nela 10anos.
*direito
Sobrado com entradas individuais, inclusive com números distintos, no caso o guarda vento da casa de cima está demorando, já caíram vários pedaços, o que fazer? A quem recorrer?
[…] O que é uma casa geminada? […]
[…] O que é uma casa geminada? […]
Já morei achei PÉSSIMO ainda mais se tiver vizinhos sem educação e respeito. NÃO RECOMENDO DE JEITO NENHUM. A melhor coisa de uma casa geminada é quando você vende.
Só tem beleza mas é horrível de morar.
Moro em um conjunto de casas geminadas. Tem 5 garagens, para essas casas. Porém tem uma sexta casa; que não faz parte dessas existentes. Ela está lado oposto as casas, separando com um muro e portão. Como comprei essa casa ha pouco tempo. Fiquei sem a garagem. Que usa a garagem é essa sexta casa, do lado oposto as casas. Separada por muro. Há meu ver , a garagem que a sexta casa , está usando. Deve ser minha. Estou confusa. Me esclareça. Desde já, agradeço.
No lote onde eu moro são 4 casas sendo TDS são donos e só uma não e e está mora um casal e mais dois homens e fazem aqui muita desordem e a dona da casa mesmo não mora aqui e nós já cansamos de fala com ela e ela não resolve quais os nossos direitos ? O que podemos fazer
Muito bem explicado tirou minhas dúvidas
Gratidao
Vantagem da casa tipo geminada é da construtora que aproveita o terreno ao máximo e economiza na parte hidráulica e elétrica.
No mais é como morar em apartamento. Os perrengues de sempre. Quando não é o barulho excessivo temos vazamentos, reformas, aquele(a) vizinho(a) mala e por aí vai.
Eu acho uma porcaria não deveria existir, comprei uma sem saber.
Se soubesse do problema não teria comprado.
Ainda com os vizinhos que tenho são inquilinos do outro proprietário que não desejo para ninguém, pois são barulhentos, é música alta, tudo que se pode imaginar.
Não desejo para ninguém.
Quando o vizinho constrói na parte dele e afeta a faixada da sua casa e a ira ainda é de fim. De semana o que podemos fazer ? Pq está aço te e do na minha saca ele levantando um co sultorio médico em cima da garagem e o pedreiro trabalha só de sábado e domingobo dia todo como resolver?
Eu não recomendo pra ninguém. É horrível parece que você está morando com outra família que nem conhece. Dá pra ouvir tudo, mas tudo mesmo que o vizinho faz e vice versa. Sem privacidade nenhuma. Odiei, apesar da casa ser bonita eu ainda prefiro minha paz.