Cidade Jardim
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Cidade Jardim

Belo Horizonte

HISTÓRIA

Não sei se você sabe, mas BH já foi chamada de “ Cidade Jardim ” em seus primórdios. Hoje a capital mineira quase não guarda  resquícios daquela época, mas seu coração verde e florido ainda pulsa em uma região nobre que leva esse nome na área Centro Sul da cidade.

foto Cidade Jardim

Para entender o quanto esse cantinho é querido pelos moradores – e futuros moradores –, imagine um lugar chamado Cidade Jardim. Para muitas pessoas, seria esse o nome do bairro dos sonhos: um jardim no meio da selva de pedra, um refúgio à barulheira do asfalto. Para muitas outras pessoas, os atuais moradores desse local, essa é a realidade. A região do Cidade Jardim, residencial e cheio de casas (apesar de ser recheado de apartamentos, também) é aquele canto que permaneceu como deveria quando a capital começou a nascer, com arborização intensa, ruas tranquilas…

O bairro que dá nome à região foi projetado na década de 1940, mesma época em que começou a se consolidar seu vizinho, Coração de Jesus, que por muitos é considerado parte do Cidade Jardim – assim como o Vila Paris e também o Luxemburgo. É difícil, inclusive, dissociar todos esses bairros: é comum encontrar morador do Cidade Jardim que diga morar no Luxemburgo, ou no Coração de Jesus, porque os bairros da região são tão próximos e complementares que fica até difícil encontrar as fronteiras entre eles.

Dessa miscelânea sai o Luxemburgo, o maior e mais famoso bairro dentro da região do Cidade Jardim. Sua origem acompanha a história dos negócios na capital, quando Albert Scharlé veio ao Brasil para dirigir a Siderúrgica Belgo Mineira a convite do grão duque de Luxemburgo. Comprou na região uma fazenda, pertencente a um grupo de ingleses, e depois da sua morte os herdeiros resolveram vender parte das terras de Albert. A essa altura, a área da fazenda já estava conhecida como Luxemburgo, e o nome pegou. Hoje, junto aos seus “irmãos” Cidade Jardim, Coração de Jesus e Vila Paris, Luxemburgo é um dos bairros mais movimentados e renomados da asa Centro Sul da capital.

Atualmente, com caráter majoritariamente residencial, a região do Cidade Jardim abriga moradores que viveram boa parte da sua vida dentro daquele pedacinho de cidade do interior no meio da cidade grande. O metro quadrado também é bem valorizado por lá, sendo o bairro considerado nobre, abrigando algumas das mansões mais caras de Belo Horizonte. Enquanto a maioria dos imóveis tem um valor acessível aos tempos modernos, algumas casas do Cidade Jardim, mais antigas, chegam às cifras dos milhões.

Brincando um pouco com o nome, há quem acredite que o conglomerado seja, na verdade, um “Jardim Secreto”. Afinal, como você verá nesse e-book, ele é alimentado por bairros tradicionais, com pontos tão interessantes e queridos, mas permanece ali, intocável, sendo uma opção absoluta de conforto e aconchego sonhado por tantas famílias. O Cidade Jardim (assim como toda sua região) faz parte da história de Belo Horizonte, estando bem colado aos limites da Avenida do Contorno, que nasceu para ser uma “demarcação” das fronteiras da capital mineira. O tempo trouxe a expansão da metrópole para além dessas fronteiras, mas o Jardim Secreto continua ali, levando o nome que tinha sua própria cidade, Cidade Jardim, antes da sua onda de modernização.

E essa região mágica pode fazer parte, também, da construção da sua própria história como cidadão de Minas.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

A região do Cidade Jardim está em uma localização privilegiada, tendo como principais bairros o próprio Cidade Jardim, o bairro de Lourdes, Luxemburgo, Gutierrez e Santo Agostinho, além de Santo Antônio, Vila Paris e Coração de Jesus. Isso significa que, para acessar outros pontos da cidade, você precisará fazer o mínimo esforço possível. O que não falta é opção para tornar essa localização ainda mais favorável e prazerosa.

Lembra que falamos sobre casas que podem valer milhões? A proximidade com o Lourdes e o Luxemburgo faz a região ser bem valorizada. Mas o melhor significado desse valor está, justamente, na facilidade de deslocamento dos moradores: é possível ir para os principais pontos de Belo Horizonte a pé, ou gastando bem pouco no táxi, além da imensa oferta de linhas de ônibus que ligam a região aos principais pontos da cidade. Mas o deslocamento para outros bairros só precisaria ocorrer, em tese, se o morador achasse válido, pois o Cidade Jardim tem uma boa gama de ofertas de serviços e produtos, como você vai ver a seguir.

Os principais pontos de referência do Cidade Jardim são a Avenida Prudente de Moraes e a Rua Conde de Linhares. Para o comércio, os moradores do bairro contam com boas opções nas ruas Guacui, Conde de Linhares e Iraí, além das avenidas Raja Gabaglia, Prudente e Contorno.

QUALIDADE DE VIDA

Com o nome de Cidade Jardim, o grande destaque da região não poderia ser outro que não a arborização intensa. Como contamos, esse era o “codinome” para Belo Horizonte, à época de sua fundação, apelido esse que se perdeu conforme o tempo foi passando e a cidade começou a ter mais asfaltos que refúgios verdes. Isso, por si só, já faz com que o conjunto de bairros seja considerado um bom destino para quem preza a qualidade de vida dentro do seu planejamento cotidiano.

Além disso, moradores antigos e novos consideram o Cidade Jardim um endereço seguro, o que também chama bastante a atenção de quem mora em zonas de extrema movimentação, como nas capitais brasileiras. Para completar, por ser um bairro majoritariamente residencial, não há poluição sonora e a tranquilidade, principalmente à noite, é uma marca registrada do local.

Quer mais? O público fitness também não fica desamparado na região do Cidade Jardim em busca de melhores condições de saúde. Há por lá a Academia Escola Pingo D’Água, que oferece modalidades como natação, hidroginástica e aquaspinning, fazendo jus a seu nome. Ah, tem musculação também, para ninguém se sentir com preguiça de entrar na água nos dias mais frios!

A melhor parte disso tudo é que o deslocamento dentro do bairro para atividades como ir para a academia ou caminhar pelas ruas é, por si só, um evento. O Cidade Jardim é esteticamente bonito, recheado de pequenas – ou grandes – belezas arquitetônicas, capazes de deixar mais bacana qualquer passeio breve pelas ruas do bairro. Ou seja: até mesmo nesses dias mais frios você terá um bom motivo para testemunhar a beleza urbana e apostar no passeio da sua casa até a academia.

CULTURA, LAZER E TURISMO

A região do Cidade Jardim (recapitulando, a região contempla os bairros Cidade Jardim, Luxemburgo, Vila Paris e Coração de Jesus) é uma boa opção para quem deseja visitar bairros que estejam inseridos dentro do contexto belo horizontino com o selo de reproduzir a leveza interiorana dentro da grande metrópole.

O ar da região é mais leve pois, com áreas verdes de preservação e muitas árvores no entorno dos bairros, ela fica envolta em um cinturão de proteção que deixa a poluição um pouco mais longe – e expande as belezas locais.A começar por seus principais pontos de lazer: a Praça Godoy Betônico (onde estão a fonte e a escultura de porquinhos), o Mosteiro São Bento – e a área preservada de sua mata, no coração do Vila Paris – que tem missa às 8h dos domingos (vale a pena conhecer por ser um local de muita paz, perfeito para reflexões e momentos de meditação) e o Parque Tom Jobim. Este último é uma das grandes atrações turísticas e de lazer do Luxemburgo, já que trata-se de uma área de 6.400 metros quadrados de maioria verde com brinquedos, mesas de jogos, quadra esportiva, academia a céu aberto e muitos recantos para fazer um piquenique ou, simplesmente, contemplar os prazeres da vida.

Essas são apenas algumas das opções que os moradores do bairro têm para fugir, completamente, do clima de cidade grande, quando esse é o objetivo. Completando o pacotão de bons programas de lazer, aos domingos a Avenida Prudente de Moraes fica fechada durante um período da manhã e início da tarde para carros. Isso estimula a organização para que as famílias possam desfrutar da rua, pelo menos nesse dia, em todo o seu potencial. Nos domingos é comum ver adultos e crianças andando de bicicleta, patins ou jogando bola ao ar livre, em plena avenida que durante a semana é movimentada e cheia de atrações comerciais.

Culturalmente, essa região tem um valor inestimável para a capital mineira. É o CEP do Museu Abílio Barreto, do prédio do Tribunal de Contas do Estado e de algumas das principais – e mais tradicionais – escolas de Belo Horizonte, em âmbito público ou particular. Além das escolas infantis, que levam muitas famílias com filhos pequenos a procurar endereços do Cidade Jardim para morar, o bairro abriga a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, uma das mais conceituadas e respeitas escolas públicas de Minas Gerais, e os colégios Loyola, São Paulo e Pitágoras, além da própria Faculdade Pitágoras. No Coração de Jesus tem o Colégio Sagrado Coração de Jesus, que batizou o bairro, e a região ainda conta com uma unidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Esses são alguns dos nomes mais procurados para a educação infanto-juvenil em Belo Horizonte, e se encontram, todos, dentro desse “Jardim Secreto”.

Como não poderia faltar em uma região que multiplica as boas vibrações de uma cidade interiorana, o turismo no Cidade Jardim também pode acontecer em torno da fé. A prática religiosa é comum no bairro, que conta com templos como a Igreja Batista Central, Nossa Senhora Mãe da Igreja e Igreja Santo Inácio de Loyola. Se por um lado os templos ficam cheios de frequentadores assíduos por conta da religiosidade, por outro eles estão no topo das escolhas para casamentos e missas de formatura, graças a seu tradicionalismo e valorização arquitetônica.

SERVIÇOS

Se você já sonhou com um bairro que tivesse absolutamente tudo o que você precisa para viver, daqueles dos quais você só sairia para passear, e quando tivesse vontade, você sonhou exatamente com a região do Cidade Jardim. Além de museus, colégios e praças que colocam o bairro em um nível cultural acima da média, a oferta de serviços por lá não deixa nada a desejar aos antigos ou novos moradores que buscam diversidade de oferta com certeza na qualidade da escolha.

Para se ter uma noção, três das maiores redes de supermercados de Minas marcam presença no CEP do Cidade Jardim: EPA, Carrefour e Super Nosso, além da padaria Roma, antiga Big Pão. No quesito restaurantes, o recorde é quebrado só na Prudente de Moraes, que tem nomes como Amarelim da Prudente e Boi Prudente. Fora da avenida, mas na região, os boêmios ainda podem contar com Dona Marguerita, para uma boa e tradicional pizza, e com os restaurantes O Conde, Vitelos e o bar do Antônio, para um chopp despretensioso no fim de tarde. Um estabelecimento que pode ser considerado novidade gastronômica, porque traz a delícia do tradicional ao efeito “gourmet” que vemos atualmente nas cozinhas Brasil afora, é o Rock Dog Dogueria, casa de cachorros quentes especiais dentro do Cidade Jardim. Vale a pena tirar uma noite de sexta-feira para provar um combo com salsichas especiais e molhos bem interessantes.
E já que estamos falando de comidinhas bacanas, quem está na região do Cidade Jardim não pode sair de lá sem fazer um lanche no Beirute, especializado em comida árabe, cujas especialidades para os pratos rápidos são esfiha e quibe, ou no Empadas, que tem as empadinhas mais deliciosas da cidade (a de camarão com catupiry deixa qualquer um apaixonado!). Ah, tem também o Komilão Gigaburguer, onde dá pra comer hambúrguer na chapa em tamanhos bem generosos (o nome diz tudo…).

Os bairros também têm bom trânsito para o turismo de negócios, com a oferta dos hotéis Promenade Golden Flat e Intercity. No quesito “serviços de saúde”, o Hospital Luxemburgo, no bairro Luxemburgo, e o Hospital Madre Tereza cumprem com a expectativa de fornecer atendimento de qualidade em atendimentos pontuais e/ou em emergências. O Hospital Luxemburgo, inclusive, é referência em tratamento quimioterápico na capital mineira. Outro hospital bastante conhecido da região é o PHD Pace, que tem, dentre suas muitas ofertas de serviço, a realização de cirurgias plásticas – mas que também é uma boa opção para quem precisa de clínica médica, com especialidades que vão de angiologia a urologia, passando por ginecologia, mastologia, nefrologia, ortopedia e cirurgia geral, dentre outras. Outro marco do Cidade Jardim é a Clínica Origem, especializada em inseminação artificial, que fica na Avenida do Contorno.

Outra boa fonte de serviços é o Woods Shopping, com conceito “open mall”, um centro de compras com espaço amplo e diversidade de lojas, além da área gourmet. É possível encontrar no Woods ofertas que vão desde academias e lojas de suplemento até livrarias e escolas de idioma, passando por empórios alimentícios, restaurantes, padarias e drogarias. O shopping tem o CEP no Luxemburgo – e, mais uma vez, a região tem tão poucas fronteiras que o Woods é considerado, também, opção do bairro Cidade Jardim.

Já o miolinho da rua Guaicui, e na região da Praça José Cavalini, é povoado por opções comerciais que deixam a região bastante movimentada. A notícia boa é que a oferta de serviços é tanta que é possível suprir as necessidades básicas de consumo na rua mesmo, a pé.

Outra coisa que vemos por lá é o Nacional Clube de Belo Horizonte, salão de festas muito procurado para formaturas e casamentos, e a Casa Bernardi, que atende desde a festas de aniversário até os mais badalados festejos matrimoniais.

TRANSPORTES

Como já te contamos, a região do Cidade Jardim fica em um bolinho de bairros da região Centro Sul – e, como tem saída para boa parte desses bairros, o transporte coletivo sempre passa por ele, sem ter ponto final específico no CEP do bairro específico “Cidade Jardim”. Um exemplo é o 8101, linha que liga o Santa Cruz ao Alto Santa Lúcia, mas que é uma boa opção para quem vai descer em algum ponto do Cidade Jardim. Na mesma condição estão as linhas 9104 (Sagrada Família/Luxemburgo), 8103 (Nova Floresta, Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia). Dependendo do ponto em que a pessoa desce ou sobe no Cidade Jardim, a Avenida do Contorno também apresenta boas opções que fornecem transporte direto ou baldeações para a capital inteira

 

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Cidade Jardim? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a nossa filial no bairro:

 

Unidade Cidade Jardim

 

POR QUE VALE A PENA?

A região do Cidade Jardim, como vimos, é extremamente bem localizada, além de ser imobiliariamente valorizada. Ou seja: quando você compra por lá um imóvel para viver, terá todos os benefícios que esse cantinho, que ainda pode ser considerado um verdadeiro jardim, tem a te oferecer. Mas se você comprar uma casa ou apartamento para investimento, a chance de ter um retorno positivo com isso é muito grande. O resumo é que não há como perder dinheiro na região, pois ela será sempre bem quista, seja por você e sua família ou pelas pessoas que pegarão o seu lar emprestado por algum tempo.

Do ponto da qualidade de vida, não há dúvidas de que este é um dos bairros mais indicados para morar de Belo Horizonte. Em tempos onde a humanidade busca cada vez mais possibilidades de voltar a se conectar com a natureza, estar em uma área extremamente arborizada no meio de um universo cercado por asfalto e concreto não só é um benefício como, também, um grande privilégio. E, quando esse privilégio vem atrelado à segurança, facilidade de deslocamento pela cidade, boa vizinhança e uma série de pontos que fazem parte da história de fundação do município, não há nem discussão. Esse, com certeza, é um bairro em que todos, sem exceção, gostariam de morar. Se você pode, trate já de fazê-lo. Garantimos que essa será uma das melhores escolhas da sua vida.

Guia de bairros vizinhos do Cidade Jardim

 

8 (2)

9

 

_