As cidades com menor custo de vida no Brasil

Está procurando um local para barato para morar? Confira, neste texto, as cidades com menor custo de vida no Brasil e escolha a melhor para você.

Você está querendo se mudar, ter sua independência ou encontrar um lugar melhor para sua família, mas não quer gastar muito? Então este texto é para você! Nele, listamos as  cidades com menor custo de vida no Brasil.

Com o custo de vida individual cada vez mais caro e a economia em crise, é bom saber que há esperança de encontrar um lugar mais barato para se viver. No Brasil, não faltam opções de cidades mais baratas, mas também com qualidade de vida. Veja, na lista abaixo, as dez cidades com menor custo de vida no Brasil.

Cidades com menor custo de vida no Brasil

10) Sobral - CE

Em décimo lugar, começamos nossa lista sobre as cidades com menor custo de vida do Brasil com Sobral, no Ceará. A cidade, com cerca de 150 mil habitantes, se localiza entre duas capitais: Fortaleza, capital do estado, e Teresina, capital do Piauí.

cidade-menor-custo-de-vida-sobral-ceara

A cidade de Sobral leva o título de quarta maior economia cearense, além de ser um polo educacional, concentrando uma grande variedade de universidades públicas do estado. 

9) Ji-Paraná - RO

O município de Rondônia, conta com uma população pouco maior que 130 mil habitantes. Ji-Paraná é a segunda maior cidade do estado e décima sexta mais populosa da Região Norte.

Além de ser uma das cidades com menor custo de vida no Brasil, também oferece bastante conforto e tranquilidade para os seus moradores. 

8) Imperatriz do Maranhão - MA

Em oitavo lugar, encontra-se a segunda maior cidade do Maranhão e também a com menor custo de vida. Imperatriz tem cerca de 250 mil habitantes. Sua economia está em constante ascensão, graças ao fato de a cidade estar entre os principais pólos energéticos do Nordeste. Além disso, quem deseja morar em Imperatriz do Maranhão pode saber que encontrará uma rica diversidade cultural e comercial.

7) Viçosa - MG

A próxima da lista de cidades com menor custo de vida no Brasil se localiza no estado de Minas Gerais. Viçosa é conhecida pelo seu forte em educação, abrigando uma das principais universidades do estado, a Universidade Federal de Viçosa (UVF), além de um calendário recheado de eventos científico-acadêmicos e encontros de estudantes.

cidade-menor-custo-de-vida-vicosa-minas-gerais

Viçosa conta com pouco mais de 70 mil habitantes. Com um custo de vida menor do que o das capitais brasileiras, a cidade interiorana é uma boa opção, principalmente para estudantes que buscam por cidades mais baratas.

Confira casas e apartamentos para comprar ou alugar em Viçosa - MG.

6) Teixeira de Freitas - BA

Em sexto lugar, encontra-se Teixeira de Freitas, cidade do sul da Bahia. O município tem cerca de 160 mil habitantes, sendo que sua população cresceu mais de 80% nos últimos anos. Considerado o principal município da região, Teixeira de Freitas está entre as cidades mais baratas, oferecendo um custo de vida bastante baixo para seus moradores. A cidade também é conhecida por seu estímulo à educação, contendo um dos ensinos públicos mais fortes de toda a Bahia.

Confira casas e apartamentos para comprar ou alugar em Teixeira de Freitas - BA.

5) Novo Hamburgo - RS

A próxima cidade da nossa lista de cidades com menor custo de vida no Brasil é da região sul do país. Localizada no interior do Rio Grande do Sul, a cidade tem uma forte economia, associada à produção de calçados. Situada no Vale do Rio dos Sinos, a quase quarenta quilômetros da capital, a cidade faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O município é banhado pelo Rio dos Sinos e conta com cerca de 250 mil habitantes.

cidade-menor-custo-de-vida-novo-hamburgo

Novo Hamburgo oferece uma ótima infraestrutura para seus moradores e um custo de vida menor em relação às capitais e demais grandes cidades brasileiras. Além de ser uma das cidades mais baratas, também trata-se de uma boa opção para quem procura por climas e temperaturas mais amenos.

Confira casas e apartamentos para comprar ou alugar em Novo Hamburgo - RS.

4) Uberaba - MG

Aproximando-se do nosso “top 3” de cidades com menor custo de vida no Brasil, está Uberaba. Embora seja uma das cidades mais baratas, Uberaba não deixa de ser grande: é a oitava maior cidade de Minas Gerais. Localizada no triângulo mineiro, sua economia está intimamente ligada à agropecuária, o que contribui para oferecer um bom custo de vida a seus moradores.

E por falar em habitantes, Uberaba tem cerca de 300 mil. O município abriga as principais universidades públicas de Minas Gerais, disponibilizando uma série de possibilidades de formação profissional. É uma ótima opção para quem deseja fugir dos altos custos de cidades grandes, mas sem perder na qualidade de vida.

Confira casas e apartamentos para comprar ou alugar em Uberaba - MG.

3) Mossoró - RN

Finalmente entramos nos três primeiros lugares das cidades com menor custo de vida no Brasil. E, em terceiro lugar, temos Mossoró, uma das principais cidades do Rio Grande do Norte.

cidade-menor-custo-de-vida-mossoro

O município é ideal para quem busca por cidades mais baratas e deseja morar no nordeste brasileiro. Sua economia é conhecida pelas festas de São João e pela produção de frutas. Além disso, Mossoró também conta com uma rica variedade cultural para seus quase 250 mil habitantes.

2) Anápolis - GO

Em segundo lugar, está Anápolis, que conta com mais de 360 mil habitantes. Localizada a 50km de Goiânia, capital de Goiás, Anápolis é a terceira maior cidade do estado.

Além do baixo custo de vida, bastante inferior ao de outras regiões, a cidade também possui uma excelente infraestrutura. Quanto à economia, destaca-se como pólo industrial do ramo farmacêutico.

Confira casas e apartamentos para comprar ou alugar em Anápolis - GO.

1) Guaratinguetá - SP

E, finalmente, em primeiro lugar, está Guaratinguetá, a cidade com menor custo de vida no Brasil. Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá conta com uma excelente estrutura turística, que atrai bastante dinheiro para sua economia.

cidade-menor-custo-de-vida-novo-guaratingueta-sp

Além disso, há uma ótima estrutura industrial para seus moradores, sem contar com o baixo custo de vida. A cidade está bem próxima da capital, São Paulo, e também do litoral norte do estado, por isso se consolida como um ponto estratégico, tanto para morar, como para viajar. 

Confira casas e apartamentos para alugar ou comprar em Guaratinguetá - SP.

Outras cidades com custo de vida baixo no Brasil

Abaixo, confira uma lista com as cidades com menor custo de vida no Brasil comparadas a São Paulo (cidade com custo de vida mais elevado do país).

Foz do Iguaçu

A cidade do Paraná está entre as cidades mais baratas para se viver. Além disso, também é uma cidade turística bastante cobiçada e visitada no Brasil. Foz do Iguaçu é conhecida por suas Cataratas, umas das mais famosas do mundo. A cidade faz divisa com a Argentina e o Paraguai. Não à toa, conta como boa carne argentina e um templo budista. Seu custo de vida é 44,8% mais barato do que o de São Paulo.

Ouro Preto

Uma das cidades mais famosas de Minas Gerais e do Brasil. Ouro Preto ganha destaque graças ao seu conjunto arquitetônico barroco, o que fez com que se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Por isso, a cidade é uma boa opção para quem deseja conhecer mais sobre a história do Brasil. Seu custo de vida é 48,8% mais barato do que em São Paulo.

Olinda

A cidade histórica de Pernambuco é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Olinda é vista como uma das melhores regiões de todo o Brasil para pular o Carnaval, contando com os famosos Bonecos de Olinda. Quem vai a Recife costuma dar uma esticada a Olinda, para conhecer uma das cidades com menor custo de vida no Brasil. Seu custo de vida é 53,6% mais barato do que o de São Paulo. Nas regiões mais baratas, o aluguel de uma quitinete pode custar R$ 403,00. Em contrapartida, na capital paulista, um aluguel custa R$ 836,00.

Maceió

A cidade de Alagoas é conhecida como um dos lugares mais maravilhosos para visitar. A cidade possui praias tão bonitas, como a Costa dos Corais, que a fizeram ser chamada de "Caribe" brasileiro. Quem deseja morar nessa que está entre as cidades com menor custo de vida no Brasil vai ter um custo 58,4% mais barato do que em São Paulo.

Porto Seguro

A cidade da Bahia é um dos principais pontos turísticos do Brasil. Mesmo assim, vale a pena olhar para Porto Seguro como mais do que um local para um passeio breve. O município é um dos mais baratos, sendo considerado como uma das cidades com menor custo de vida no Brasil. O primeiro local do país a receber Pedro Álvares Cabral tem um custo de vida 59,2% mais barato do que São Paulo.

[Leia mais] Decidiu se mudar? Confira a lista com os documentos necessários para alugar um imóvel!

Como o custo de vida das cidades é calculado?

Basicamente, o custo de vida de uma cidade é calculado com base nas despesas básicas dos indivíduos, sendo uma somatória desses bens e serviços necessários para se viver. Nessa somatória, entra a média de valores para moradia, alimentação, transporte, educação, saúde, utilidades, lazer e bem-estar.

Custo de vida individual

Talvez, nesse momento, você esteja pensando se realmente vale a pena continuar morando na cidade onde você está ou se você não conseguiria aproveitar melhor se mudasse para outra cidade. Para descobrir, é necessário comparar seu custo de vida ao custo de vida de sua cidade ou de outra para a qual você esteja pensando em se mudar. 

Graças a este texto, você já descobriu as cidades com menor custo de vida no Brasil. Mas, se também quiser descobrir o custo de vida de outras cidades, você pode encontrar as informações necessárias na plataforma Custo de Vida.

Como dissemos acima, é importante saber qual é o seu custo de vida. Cada pessoa ou família tem um, que está baseado em suas necessidades, estilos, valores e rendas.

Para calculá-lo, você deve realizar uma apuração detalhada de todos os gastos do seu dia a dia, tais como:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Assistência médica;
  • Mensalidade escolar;
  • Impostos;
  • Gasolina;
  • Internet;
  • Lazer;
  • Roupas;
  • Utilidades;
  • E demais gastos.

Importante lembrar que o cálculo do custo de vida está intimamente ligado ao seu salário, pois seus gastos devem ser compatíveis com a remuneração recebida.

Entender seu custo de vida pode ser um fator significativo para conseguir guardar dinheiro e aproveitar melhor suas finanças, já que seu salário pode render mais em uma cidade com menor custo de vida. Contudo, é necessário lembrar que mesmo um salário elevado pode ser insuficiente em uma cidade cara para se viver. 

Por isso, é importante entender e saber calcular seu custo de vida tanto quanto é importante saber o custo de vida das cidades.

Se você já escolheu uma cidade para morar e quer fazer o aluguel de apartamento ou casa, a Casa Mineira pode te ajudar. Clique aqui ou na imagem abaixo e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.