Como alugar um apartamento com restrição no CPF?

Em todo o processo é realizado uma criteriosa análise cadastral do potencial inquilino e neste momento, as inadimplências podem ser um empecilho - mas, nem tudo esta perdido, há algumas alternativas já praticadas pelo mercado. 

“Devo não nego”, mas, alugo quando puder?

Já sabemos que as incertezas da economia, assim como os imprevistos do dia a dia, podem afetar diretamente o seu planejamento financeiro. Porém é realmente necessário mudar os planos de uma casa nova em função das dívidas em atraso?  

Segundo oJornal Estado de São Paulo (Estadão), neste ano, o Brasil atingiu a marca de 63,4 milhões de inadimplentes, quase o equivalente à população da Itália.

O montante assusta, mas, a boa notícia é que nem tudo está perdido.

A princípio, estar com o “nome sujo” - como é popularmente conhecido - dificulta suas chances de ter um crédito aprovado. Isso inclui fazer um cartão de crédito, um crediário em determinada loja e principalmente, prejudica a aprovação de financiamentos,  empréstimos e sim, a locação de um imóvel.

É importante lembrar que as imobiliárias trabalham com a administração de bens de outra pessoa, ou seja, um terceiro, assim, é primordial que elas garantam a segurança do contrato de locação. Por isso, em todo o processo é realizado uma criteriosa análise cadastral do potencial inquilino e neste momento, as inadimplências podem ser um empecilho.  

 

 

Porque não posso alugar com restrição no CPF?

As restrições, principalmente aquelas que envolvem negociações de alto valor, são indícios de que a saúde financeira do interessado no imóvel está frágil. A análise de crédito pode apontar que as despesas de uma locação terão um grande peso no orçamento já comprometido. E isso pode resultar em uma nova dívida.

O proprietário precisa receber o valor do aluguel. Então, um inquilino com pendências financeiras não dá a ele essa garantia.

Assim sendo, os interessados em alugar um imóvel, seja ele qual for, residencial ou comercial, não podem possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo, o SPC e Serasa; além de não terem sido réus em ações de despejo e/ou cobranças e execuções, principalmente àquelas relacionadas a locação de imóveis.

É também importante verificar se o possível inquilino tem uma renda compatível com o imóvel pretendido. Demonstrar interesse em uma casa ou apartamento que comprometa uma grande parcela de sua renda, é um dos maiores entraves para que o negócio ocorra. O ideal é que as parcelas não ultrapassem 40% a 50% do seu ganho mensal.

Como funciona a lei?

Em nossa legislação não há nada que impeça uma pessoa com o CPF restrito de fechar um negócio. Porém, o locatário e a imobiliária tem a liberdade de realizar ou não o contrato, baseando-se no princípio da autonomia privada. Ou seja, o locador pode escolher não fechar o contrato caso ele não se sinta seguro.

Existem alternativas para alugar um apartamento com restrição no nome?

Como dito no início deste artigo, nem tudo está perdido! E sim, existem alternativas. É claro que, o ideal é quitar a dívida e regularizar sua situação financeira antes de fazer uma proposta. Porém, se você ainda está pagando ou mesmo renegociando o saldo devedor, há algumas opções no mercado que podem te ajudar a alugar um imóvel, mesmo com restrição - as famosas garantias locatícias.

As mais comuns e aceitas pelas imobiliárias são: Título de Capitalização, Fiador, Seguro Fiança e CredPago.

[Leia mais] Garantia de locação: Qual a melhor opção para alugar seu imóvel?

Mas lembre-se, cada caso é um caso, e como dito, todo o processo parte da análise de crédito e a própria imobiliária poderá apresentar a você a solução mais segura, ou seja, que irá resguardar as partes antes de fechar o negócio.

 

encontrar apartamento para alugar

 

3 respostas para “Como alugar um apartamento com restrição no CPF?”

  1. Robson Augusto disse:

    Ótimas notícias anunciadas aqui!

  2. […] à vista ou como complemento de um financiamento habitacional. Porém, estar endividado e/ou com o nome restrito em serviços de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, pode bloquear a aprovação de crédito […]

  3. […] Pessoas com restrição podem aderir ao consórcio de imóveis? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *