Como calcular o valor de um imóvel: dicas para não errar

Já pensou em como calcular o valor de um imóvel? Esse processo envolve diversos fatores que você vai encontrar neste artigo. Confira!

Uma parte importante do processo de venda e que ainda gera muitas dúvidas diz respeito a como calcular o valor de um imóvel. Anunciar uma propriedade por um valor muito diferente da realidade do mercado pode espantar compradores. Desse modo, determinar o valor venal do imóvel é muito importante para o sucesso da negociação, além de definir se é possível oferecer descontos.

3 Dicas para calcular o valor de um imóvel

Um grande erro cometido pelos vendedores é embutir valor sentimental ao imóvel. Tente se objetivo nesse processo e listar cuidadosamente as características da propriedade. Além disso, fatores que vão além da propriedade também são importantes. Itens como o potencial de desenvolvimento da região e a vizinhança também são muito importantes. Conhecer os fatores que interferem na valorização imobiliária pode te ajudar nessa tarefa.

Infraestrutura

A infraestrutura é um ponto muito importante na hora de calcular o valor de um imóvel. Esse item pode dizer respeito ao que é oferecido nas áreas comuns aos moradores, para o caso dos condomínios, ou os estabelecimentos comerciais e serviços disponíveis na região. Esses serviços tornam o local mais propenso para a ocupação, além de atrair compradores pelas comodidades. Isso significa que, as pessoas procuram regiões que lhes ofereçam serviços diversos como fácil acesso à supermercados, farmácias, parque e academias, e costumam aceitar pagar a mais pelas regiões que oferecem isso.

Observe o valor do metro quadrado na região

A localização também é um ponto muito importante na hora de precificar uma propriedade. Por isso, é muito importante pesquisar o valor do metro quadrado praticado no bairro ou região em questão. Essa análise garante que não serão cobrados valores muito discrepantes do que o mercado já oferece. Como dito anteriormente, aspectos relacionados a comércio, vizinha e fácil acesso à comodidades como o transporte público, segurança, lazer e áreas com poucos ruídos valorizam a região e tornam o metro quadrado mais caro.

Veja valores de imóveis semelhantes

Este item está muito relacionado ao anterior. Se o valor do metro quadrado por região pode te ajudar a entender o valor do seu imóvel a partir de sua metragem, analisar imóveis semelhantes facilita o cálculo de outros pontos importantes relacionados às características do seu imóvel.

Essa pesquisa pode ser feita através de sites e portais de venda de imóveis. Por exemplo, se você pretende vender um apartamento, é possível verificar se existe outra unidade sendo vendida no prédio e o seu valor. Mesmo que essa estratégia não seja tão assertiva e definitiva, ela permite observar qual o valor está sendo praticado pelo mercado imobiliário na região. Além disso, a Casa Mineira Imóveis possui uma ferramenta gratuita que permite calcular o valor de um imóvel.  

Além disso, existem índices e fatores que podem influenciar na precificação de um imóvel, como o valor venal.

O que é o valor venal de um imóvel?

O valor venal trata do cálculo básico de preço estipulado pelo Poder Público para imóveis. A definição desse valor é feita com base em diversos critérios e sua importância está ligada aos valores dos impostos vinculados ao bem imobiliário. Cada município possui um cálculo próprio, com base em uma fórmula padrão.

Geralmente, a base desse cálculo leva em conta a área disponível, valor unitário padrão residencial com base na Planta Genérica de Valores do Município, idade do imóvel, localização, características da construção, além de acréscimos, reformas ou modificações. Esse valor venal é apenas uma referência, já que diversos fatores influenciam na variação do valor de um imóvel. Isso significa que, embora seja uma base para o cálculo para precificar uma propriedade, não deve ser o fator definitivo para isso.

Isso acontece porque o valor de venda de um imóvel é um cálculo muito mais complexo que envolve diversos fatores na hora de definir os valore finais.

O que define o valor de um imóvel?

Como dito, não é o Poder Público que define o valor de compra de um imóvel. Apesar do valor venal poder ser utilizado como base para esse cálculo, existem diversas variáveis mercadológicas que devem ser levadas em consideração.

A primeira e mais importante diz respeito à regra de oferta e demanda. Isso significa que quanto maior a demanda por um produto, maior o seu preço. O inverso também é uma realidade, onde quanto maior a oferta, menor o preço. Sendo assim, é por isso que o valor de um imóvel varia tanto e a regra de que um imóvel sempre será valorizado com o tempo pode não ser 100% verdadeira. Um exemplo prático é o que vemos quando um bairro é muito valorizado e por isso a procura por uma unidade na região é intensificada. Essas áreas costumam apresentar imóveis com valores mais elevados.

Outro exemplo diz respeito aos momentos de crise. Isso porque existe uma maior necessidade de liquidez. Isso significa que os imóveis precisam ser vendidos, contudo existe uma menor quantia para gastar ou menos acesso à crédito por parte dos compradores. Desse modo, o preço costuma abaixar. Em contrapartida, quando a economia está aquecida, as tendências se invertem.

Essas variáveis conseguem explicar por que é impossível criar uma fórmula única que determine o valor de imóvel. Desse modo, definir como calcular o valor de um imóvel, apesar de impreciso, deve levar em consideração critérios objetivos e subjetivos como:

  •         Metragem do apartamento: Esse valor, além de outras questões envolvendo a estrutura do imóvel podem ser encontrados em sua planta.
  •         Infraestrutura da região
  •         Qualidade e disponibilidade de serviços e comércios próximos
  •         Segurança da região
  •         Estado de conservação do imóvel
  •         Estado de conservação do prédio ou condomínio

Mas afinal, como saber o valor de um imóvel?

Definir como calcular o valor de um imóvel envolve vários fatores. Eles podem ser localização, infraestrutura, segurança e o próprio mercado imobiliário. Devido à tantas possibilidades contar com o auxílio ou consultoria de um profissional para avaliar o seu imóvel.

Além disso, na hora de anunciar sua propriedade, é importante contar com um portal de confiança. Para isso, a Casa Mineira Imóvel possui um portal confiável e seguro. Além de sermos uma autoridade respeitável no mercado imobiliário de Belo Horizonte. A procura pelos imóveis através de nosso site é fácil e permite diversos filtros para que os compradores ideais cheguem até o seu imóvel ideal.

A Casa Mineira também possui um blog. Nele você pode encontrar uma série de artigos sobre o mercado imobiliário além de diversas dicas úteis. Acesse já!

anunciar meu imovel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *