Comprar apartamento na planta: veja se ainda vale a pena e quais cuidados tomar

Ser proprietário de um imóvel é o seu sonho, mas não sabe se vale a pena comprar apartamento na planta? Confira neste artigo as vantagens e desvantagens desse empreendimento.

Aqueles que optam por comprar apartamento na planta, costumam não ter pressa para a mudança e preferem utilizar o tempo para planejamento e programação de sua vida. Além disso, comprar um apartamento novo é uma garantia de que as instalações serão modernas, reduzindo a necessidade de manutenção e reparos.

Sendo assim, comprar um imóvel na planta apresenta muitas vantagens, principalmente para aqueles que sonham com uma casa totalmente pensada para suas expectativas e desejos. Contudo, muitos ainda enxergam nesses empreendimentos seu alto risco e por isso apresentam certa desconfiança. Para isso, é muito importante compreender o que significa comprar apartamento na planta, além de suas vantagens e desvantagens.

Como funciona comprar um apartamento na planta

Comprar apartamento na planta envolve algumas particularidades. Neste modelo, o comprador basicamente financia os custos da construção. Desse modo, é possível financiar um terço do valor total pelo período de construção. Por exemplo, se o apartamento vale R$ 450 mil e a construção durará 3 anos, são R$ 150 mil de entrada e outros 300 mil a serem pagos após a entrega das chaves. O valor da entrada pode ser dividido em parcelas mensais, taxas intermediárias e uma última taxa na entrega. Tudo isso, varia de acordo com o contrato.

Ao comprar um apartamento na planta é muito comum que algumas pessoas achem que o valor é maior que adquirir um imóvel novo. Contudo, isso só ocorre porque o valor na entrada é maior. Isso acontece porque a construtora precisa desse montante para acelerar a construção.

Quando a obra é concluída, o comprador pode decidir entre pagar o valor total restante ou dar continuidade à solicitação de financiamento. Um ponto importante para quem opta por financiar o valor restante, é lembrar que é muito importante que a construtora seja de confiança. Isso porque, ao avaliar seu crédito, o banco qualificará se a construção do imóvel atende à legislação vigente.

Vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta

Comprar apartamento na planta, assim como todo empreendimento, apresenta vantagens e desvantagens. Assim, cabe ao comprador definir qual negócio é o melhor para o seu perfil e condição financeira.

Uma das maiores vantagens de comprar um apartamento novo é a opção de entrada parcelada. Para um apartamento já pronto, é necessário pagar entre 20% e 30% da entrada no ato da compra. Para imóveis na planta, é possível dividir o valor pelo tempo de construção. Além disso, é existe uma maior flexibilização para as negociações, como melhorar as condições de pagamento ou ainda optar pela melhor vista.

Outro ponto muito importante diz respeito à personalização do imóvel. Comprar um apartamento na planta permite negociar certas características do imóvel com a construtora. Sendo assim, você pode alterar portas, revestimentos e pisos. Assim, você pode aumentar as chances de valorização do imóvel. Apesar desse fator envolver vários pontos, um imóvel novo possui grandes chances de valorização.

Contudo, comprar um imóvel na planta pode ser um empreendimento de risco, já que existe a possibilidade de não receber o patrimônio. Os motivos, geralmente, envolvem problemas financeiros da construtora, que em alguns casos podem até vir a fechar. 

Assim, alguns compradores podem ser ver presos em uma longa disputa judicial para reaver seus investimentos, o que em muitos casos não acontece. Isso porque, você estará adquirindo um bem que ainda não existe. O comprador oferece um valor para a empreiteira construir, e o contrato de compra e venda efetiva só é feito no final.  Para evitar essas situações, é muito importante pesquisar pelas incorporadoras e optar pelas mais confiáveis e com mais anos de mercado.

Além disso, comprar apartamento na planta também apresenta o risco de, ao final da construção, os empreendimentos serem diferentes do prometido. Isso acontece, porque os apartamentos são exibidos em maquetes e simulações, que durante a obra podem sofrer alterações.

Ademais, para investir em um apartamento na planta é preciso ter em mente os reajustes que fazem o valor inicial subir. Os valores, geralmente, são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), uma taxa de inflação da construção civil. Ela é calculada em cima de materiais e serviços de mão de obra e incide sobre todas as parcelas e saldo devedor mensal. Sendo assim, o valor mensal a ser pago por imóvel na planta nunca será igual à primeira parcela.

5 dicas para não errar na hora de comprar apartamento na planta

Já vimos que comprar apartamento na planta apresenta muitas vantagens. Em contrapartida, também se trata de um investimento de risco e por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

Entenda o que significa o empreendimento

Entender o significado do empreendimento é muito importante quando nos perguntamos se um apartamento na planta vale a pena. Ao contrário do que muitos pensam, esses imóveis apresentam algumas particularidades. A primeira e mais importante delas diz respeito à sua construção. Comprar apartamento na planta significa financia a construção do seu imóvel.

Desse modo, esse não é o melhor empreendimento caso sua intenção seja se mudar o mais rápido possível. Isso porque o prazo de entrega pode variar entre 18 e até 36 meses. Para quem tem pressa, o ideal é optar por um imóvel usado.

Controle os gastos

Uma situação muito comum para quem resolve adquirir um imóvel é não conhecer realmente os valores que a transação envolve. Para evitar problemas, é importante saber exatamente o quanto podem pagar. Ter esses valores em mente, guiará sua busca pelo imóvel ideal. Portanto, antes de iniciar sua procura, faça uma simulação de crédito imobiliário e descubra o valor que você realmente pode assumir das parcelas.

Além disso, é preciso ter em mente que um imóvel na planta não possui móveis e decoração. Assim, é necessário separar um valor para decorar e mobiliar o apartamento, além de uma reserva para os reajustes como o INCC.

Conheça a região

Essa dica vale tanto para quem quer comprar apartamento na planta ou um imóvel pronto. Isso porque, conhecer a região em que seu imóvel se encontra, e que em breve será a sua casa é muito importante. Se possível, faça as visitas em diferentes horários e dias da semana. Só assim você poderá ter uma ideia aproximada de como é a movimentação da rua e rotina dos vizinhos.

Além disso, para os apartamentos comprados na planta é importante sempre visitar o estande de vendas e o decorado, também em diferentes ocasiões. Se você visitou no estande no domingo, por exemplo, é bem provável que a rua seja silenciosa e calma. Contudo, ao voltar na segunda ao fim da tarde, você pode perceber que se trata de um local movimentado.

Tire todas as dúvidas sobre o apartamento na planta

Na hora de comprar apartamento na planta é preciso procurar ao máximo se resguardar de possíveis problemas, sejam eles grande ou pequenos. Assim, tire todas as suas dúvidas, perguntando desde a voltagem das tomadas a questões estruturais. Além disso, tente conversar com pessoas que já fizeram negócios com aquela construtora, e garanta que os resultados são mesmos satisfatórios. Isso reduz os riscos de você se decepcionar com o imóvel ao fim da construção, por exemplo.

Registre todo o processo

Um ponto muito importante da negociação de qualquer imóvel é o registro de todos os passos. Para evitar possíveis dores de cabeça, principalmente para os empreendimentos mais perigosos, como os imóveis na planta, registre todo o processo, desde conversas à folders e folhetos. Salve as trocas de e-mails em uma pasta específica, para facilitar sua organização. Além disso, tire fotos da maquete. Elas podem ser muito úteis caso o produto entregue não seja compatível com as suas expectativas.

Outro ponto muito importante diz respeito ao contrato. Leia-o atentamente. Isso resguarda seus direitos como comprador e é a sua maior segurança. Se possível, conte com o apoio de um representante jurídico que poderá te alertar para cláusulas perigosas.

Mas afinal, comprar apartamento na planta vale a pena?

Para saber se comprar apartamento na planta, assim como qualquer outro empreendimento imobiliário, vale a pena é preciso conhecer o seu perfil como comprador. Isso acontece porque não necessariamente um investimento que é bom para um será o ideal para outro. Desse modo, é muito importante conhecer suas limitações e pretensões.

Pessoas que buscam se mudar em pouco tempo e que possuem o valor da entrada podem optar por comprar um apartamento pronto. Em contrapartida, aqueles que estão iniciando sua vida financeira e que precisam de mais tempo para o financiamento, costumam se interessar pelos apartamentos na planta. Assim, é muito importante avaliar o seu crédito, suas finanças e objetivos ao adquirir a casa própria.

Independente do seus objetivos e interesses, a Casa Mineira Imóveis possui diversos imóveis em seu portal e seus filtros de busca permitem que você encontre o ideal para o seu perfil. Além disso, não deixe de conferir nosso blog, com assuntos atualizados e confiáveis sobre o mercado imobiliário.  

encontre seu apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *