Comprar imóvel: o que levar em conta para encontrar o lar dos seus sonhos

Está pensando em comprar imóvel, mas não sabe por onde começar? Neste artigo damos dicas de pontos de atenção na hora de escolher seu novo lar.

Localização, preço, metragem e valorização são apenas alguns fatores relevantes na hora de comprar imóvel. Essa decisão envolve muita calma e pesquisa, afinal estamos falando de um investimento alto. Aqui, também precisamos levar em consideração formas de pagamento, planos para o futuro e o que se espera de um novo lar.

No último ano a busca por imóveis se intensificou. Isso porque as pessoas passaram a encarar suas moradias de uma forma diferente e sua relação com o espaço se modificou. A busca por espaços maiores, mais cômodos e até áreas como o espaço gourmet aumentou. Com isso, foi preciso analisar as opções de financiamento no mercado, os imóveis disponíveis e até o melhor bairro para se morar.

Se você está na lista de pessoas que deseja comprar imóvel, seja para realizar o sonho da casa própria ou para adquirir uma residência que atenda às suas novas necessidades, este artigo é para você. Confira!

Comprar imóvel novo ou usado: como escolher?

Comprar um imóvel novo ou usado pode ser uma questão para alguns. Ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens e a melhor opção vai depender do perfil do comprador. Comprar um imóvel pronto apresenta muitas facilidades que um imóvel na planta não oferece. O fato deles já estarem prontos para morar é uma delas. Contudo, muitas pessoas preferem investir em um lugar que seja totalmente planejado para a sua família.

Contudo, para quem deseja comprar um imóvel novo não se restringe aqueles na planta. Isso porque, é possível encontrar diversas opções no mercado que já estão finalizadas pelas construtoras e não tiveram nenhum proprietário ainda.

Independente da sua escolha por comprar imóvel usado ou novo é preciso verificar sua documentação antes de fechar a compra. Normalmente os documentos exigidos são:

  • cópia da matrícula do imóvel atualizada;
  • certidão negativa de débitos na junta comercial;
  • certidão negativa de débitos trabalhistas;
  • IPTU e condomínio, no caso de apartamentos/residenciais
  • documento de desapropriação.

Comprar imóvel: dicas para não errar

Comprar imóvel é um grande investimento. Na maioria das vezes é preciso contratar um financiamento, ou seja, é um compromisso de vários anos. Essa decisão pode impactar o planejamento familiar e financeiro do comprador de diversas formas, por isso é fundamental prestar atenção a alguns detalhes.

Localização e vizinhança

A localização é um ponto fundamental na hora de escolher qual imóvel comprar. Procure descobrir se o bairro é tranquilo, a rua acessível e os vizinhos agradáveis. Aqui também é importante entender o seu estilo de vida. Você utiliza o transporte público para ir trabalhar? Possui filhos em idade escolar? Se a resposta para essas perguntas for sim, o ideal é buscar bairros com boas escolas e que possuam uma boa infraestrutura de transporte.

Quanto a vizinhança é importante visitar o local várias vezes antes de finalizar a compra. Procure fazer as visitas em horários distintos. Isso porque, em algumas regiões o fluxo de pessoas pode ser maior ou menor a depender do horário. Além disso, caminhe pela vizinhança e converse com as pessoas. Os moradores do bairro são os melhores para te informar sobre como é viver ali. Ademais, é sempre bom morar próximo de estabelecimentos como farmácias, academias e outros locais de lazer e bem-estar.

Documentação

Como dissemos, existem uma série de documentos relacionados a um imóvel. Antes de realizar a compra é preciso garantir que todos eles estejam em ordem. Se um proprietário se recusa a fornecer prontamente alguns dados sobre a propriedade, desconfie. É preciso ter todos os documentos antes de assinar o contrato. Além disso, se você tem a intenção de solicitar um financiamento imobiliário é preciso apresentar toda essa documentação à instituição financeira e por isso é importante que tudo esteja de acordo com a lei.

Preço

Se você já decidiu onde quer morar e o tipo de imóvel que deseja adquirir, o próximo passo é avaliar as condições de pagamento. Para isso pesquise o valor dos imóveis na região. Assim é possível saber a média de valores da área e não acabar pagando mais do que deveria. Além disso, desconfie de ofertas muito grandes. Um imóvel que esteja com o valor muito abaixo da média praticada pode representar custos extras no futuro. Para evitar esses problemas você pode solicitar uma vistoria do imóvel para identificar problemas como vazamentos ou necessidade de algum reparo.

Contudo, permaneça atento. Em alguns casos um imóvel pode conter problemas não visíveis e por isso o proprietário o colocou à venda com um preço abaixo do mercado. Ademais, fique atento às taxas condominiais. Às vezes você pode encontrar o imóvel ideal, dentro do seu orçamento, mas que possui um valor de condomínio muito acima do que você pode pagar.

Além disso, é preciso se atentar que na hora da compra gasta-se sempre mais que o valor do imóvel. Isso porque existem impostos e taxas que incidem sobre esse valor e é fundamental contar com eles em seu orçamento. O Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) é um exemplo de taxa cobrada pela prefeitura da cidade à qual o imóvel pertence. A alíquota varia de acordo com a legislação própria de cada município, mas normalmente é entre 2% e 3% do valor pago pelo bem.

Estrutura e conservação

A vistoria de um imóvel antes da compra é muito importante. É nela que é possível verificar as condições da estrutura, da rede de esgoto, água e luz. Verifique a conservação das portas, janelas e portões e coloque na ponta do lápis os custos de reparo. Em alguns casos vale a pena comprar um imóvel mais barato e que precise de alguns pequenos reparos e em outros casos não.

Segurança

Além de encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades é importante sempre prezar por sua segurança e a de sua família. E aqui falamos mais do que a região em que a propriedade se encontra. Certifique-se que além de estar em uma área segura o próprio imóvel seja seguro. Assim, famílias têm optado cada vez mais por condomínios fechados que oferecem serviços como interfones com tags, câmeras, porteiro 24 horas e equipe de segurança.

Planeje o futuro

Lembre-se sempre que comprar um imóvel é um investimento de longo prazo. Por isso, na hora de escolher o ideal pense no futuro que você planeja. O tamanho do imóvel, por exemplo, precisa ser avaliado. Um universitário não precisa do mesmo espaço que um casal com filhos, mas se a sua intenção é manter o imóvel por anos e um dia construir uma família, optar por um apartamento compacto pode não ser a melhor opção. Analise assim o tamanho, a localização e os seus principais planos para o futuro.

Conte com uma imobiliária confiável

Comprar um imóvel é um processo muitas vezes demorado e que envolve muitas variáveis. Por isso, contar com o apoio de uma imobiliária confiável é fundamental. Um corretor alinhado com suas expectativas e condições, que não está preocupado apenas em fechar uma venda e com sua comissão, coloca os interesses do cliente à frente. Isso te garante um negócio muito mais seguro e que te trará muito mais satisfação. Por isso, procure sempre imobiliárias de confiança. A Casa Mineira Imóveis, por exemplo, possui décadas de boas experiências com seus clientes.

Comprar imóvel é um bom investimento?

Comprar um imóvel envolve altos gastos. Mas o mercado imobiliário ainda é uma ótima forma de investimento. Por isso, na hora de comprar um imóvel é importante tomar muito cuidado na hora de decidir qual o tipo de imóvel adquirido, sua localização e infraestrutura. Isso porque esses são fatores influentes na valorização de um imóvel.

Muito além do conforto da sua família, o posicionamento do seu imóvel por exemplo pode refletir o seu preço de venda. Residências com a fachada voltada para o norte, por exemplo, costumam ter maior incidência solar, o que pode valorizá-las em até 10% a mais quando comparada com imóveis voltados para o sul. Outros fatores como vizinhança, comércios próximos e infraestrutura do condomínio devem ser analisados pois possuem forte influência na valorização do imóvel. 

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.