Condomínio horizontal: o que é e quais suas vantagens e desvantagens

Você sabe o que um condomínio horizontal? Segurança e comodidade estão entre as vantagens desse tipo de empreendimento imobiliário e você pode conferir tudo neste artigo. 

O termo condomínio é utilizado para classificar uma situação em que mais de uma pessoa tem posse sobre um determinado bem. Para o setor imobiliário, condomínios são empreendimentos altamente rentáveis e que mais têm sido vendidos no momento. Contudo, existem classificações que diferenciam essas construções. Os condomínios horizontais, por exemplo, são caracterizados por casas que ocupam uma longa extensão horizontal no terreno. Apresentando muitas vantagens para os condôminos, ainda existem algumas dúvidas sobre o funcionamento e as vantagens dessas residências.  

Tipos de condomínios

Viver em condomínios tem sido uma opção muito buscada, seja pela segurança ou pelas comodidades que esses empreendimentos trazem. Contudo, muitas pessoas procuram seus corretores de imóveis com muitas dúvidas sobre eles. Isso porque, uma das classificações diz respeito ao termo jurídico com que designamos o tipo de condomínio e refere-se à forma de separação desses imóveis, podendo ser vertical ou horizontal. Neste caso, apartamentos seriam considerados condomínios horizontais já que os planos que os separam é horizontal.

Contudo, este artigo trata da classificação mais comum desses empreendimentos imobiliários. Ou seja, os classificamos por sua construção em si, seja ocupando o espaço horizontalmente, para casas, ou verticalmente para apartamentos. Desse modo, podemos classificar os condomínios em:

Condomínios verticais: para estes, classificamos comumente em condomínios verticais aqueles de prédios, ou seja, construções verticais. Esses imóveis permitem maior número de residências, já que sua verticalidade ocupa menos espaço plano no terreno e permite mais construções.

Condomínios horizontais: esse tipo de imóvel é caracterizado por grandes condomínios de casas, que são construídos horizontalmente em uma propriedade, ocupando vários metros quadrados.

Uma outra classificação, é quanto a finalidade dele, diante disso podemos afirmar que há dois tipos: residenciais e comerciais.

Condomínios residenciais: como o próprio nome indica, esse tipo de condomínio é destinado para a moradia. Normalmente em seus contratos de aquisição é expresso a obrigatoriedade de que seus fins sejam para moradia de uma família ou indivíduo. Isso porque, não é permitido para eles o proveito de atividades comerciais e grande circulação de pessoas.

Condomínios comerciais: essas propriedades são destinadas às atividades comerciais ou industriais, por exemplo, e implicam na circulação de pessoas.

Condomínio Horizontal: o que é?

Chamamos de condomínios horizontais uma modalidade de empreendimento do mercado imobiliário no Brasil. Construídos, geralmente, perto de grandes centros urbanos, onde apenas proprietários e moradores podem acessar. Trata-se de uma forma de conjunto residencial que possui várias construções, isoladas ou agrupadas, de casas. Essas construções estendem-se ocupando o espaço de um ou mais lotes e possuem espaços de uso comum entre os moradores.

As determinações legais são as mesmas destinadas aos Edifícios, submetendo-se a todas as regras de um condomínio vertical, respeitando suas peculiaridades como convenção de condomínio e sua administração. Assim, as áreas comuns são de responsabilidade e manutenção dos proprietários, não havendo intervenção administrativa do município. Os principais aspectos de um condomínio horizontal, são:

  1.       Classificação e delimitação pela área, quantidade e tipo de habitações;
  2.       Definição do espaço de uso comum para lazer;
  3.       Destinação de espaço comum para guarita, portaria, zeladoria, etc.;
  4.       Poder incluir comércio e serviços locais;
  5.       Estabelecimento de acessos por vias particulares internas
  6.       Especificação do mínimo de área verde;
  7.       Previsão do número mínimo de vagas de garagem por unidade habitacional,
  8.       Projeto contém arborização, drenagem das águas de chuvas, distribuição de água, coletas de esgoto e lixo.

Esses condomínios oferecem não apenas uma possibilidade de moradia, mas também um estilo de vida com alta qualidade. Na maioria das vezes sua localização conta com áreas verdes, além de proporcionar infraestrutura que atende aos desejos e necessidades dos condôminos. Aqueles que optam por morar em condomínios horizontais buscam por maior segurança e comodidade e essas são apenas algumas das vantagens desses imóveis. 

Condomínio Horizontal: conheça as vantagens

Optar por morar em um condomínio horizontal apresenta muitas vantagens. Apesar de implicarem em custos extras para os condôminos, esse tipo de empreendimento oferece comodidade e alto estilo de vida:

Segurança

Um dos grandes desafios em se morar em áreas urbanas é a violência. Sendo assim, a busca por condomínios fechados se intensifica quando pensamos na segurança que eles oferecem. Os condomínios horizontais são grandes áreas cercadas por muros altos que, geralmente, contam com sistemas de segurança como câmeras e cercas elétricas. Os mais completos contam com guarita na entrada, portões com controle de entrada e saída, além de serviço de rondas com profissionais treinados.

Convívio

Uma parte importante para vida dos seres humanos diz respeito ao seu convívio social. Optar por morar em condomínios que possuem área comum para os moradores é uma maneira de estreitar relações com os vizinhos e estabelecer laços de amizade. Além disso, esses espaços garantem a própria convivência familiar, já que permitem interações fora do ambiente habitual.

Alguns condomínios horizontais ainda oferecem serviços como estabelecimentos comerciais, piscina, área esportiva, academia, praça e restaurantes. Essas estruturas ainda garantem a segurança, já que permitem que a maior parte dos serviços essenciais sejam feitos dentro do condomínio.

Infraestrutura

Outro ponto pelo qual os condomínios horizontais são tão procurados diz respeito a sua infraestrutura. Além dos diferentes espaços sociais essas construções contam com vias asfaltadas e bem sinalizadas, além de sistema de segurança e fiação subterrânea que mantém a estética preservada.

Outra característica importante dos condomínios horizontais é que eles só podem ser acessados por seus moradores ou proprietários, portanto para receber visitas existem garagens para convidados, além de outros itens que visam o bem estar dos moradores. Se esses são requisitos que você espera, é possível encontrar seu imóvel filtrando suas características no site da Casa Mineira. Em momentos como o de pandemia, as visitas virtuais são muito úteis.

Fácil acesso

Apesar de todos os benefícios encontrados dentro de um condomínio horizontal, é preciso que ele esteja bem localizado. Sendo assim, essas construções buscam, na maioria das vezes, estabelecer-se próximos aos centros urbanos e com fácil acesso aos principais pontos da cidade. Desse modo, aliam a vantagem de estar distante do caos dos grandes centros, mas ainda assim, próximos o suficiente do trabalho e da escola das crianças.

Espaço disponível

Os condomínios horizontais abordam um desejo fundamental de quem adquire um imóvel como esse: o conforto. Para isso, essas propriedades oferecem espaço o suficiente para construção das residências garantindo privacidade aos moradores. Por isso, os lotes desses condomínios costumam ter uma área maior, geralmente superior a 350 m². Em consequência, o número de unidades disponíveis é menor, já que como dissemos, a característica desses condomínios é ocupar o espaço horizontalmente.

Padrão estilizado

Os condomínios horizontais costumam apresentar um tipo padrão de construção. Sendo assim, todos os imóveis seguem um estilo quando pensamos nas normas técnicas de arquitetura. Os itens obrigatórios, para os casos em que os moradores buscam construir as residências por conta própria, podem incluir desde a metragem mínima e máxima até a estrutura dos jardins e da fachada. Essas restrições constam nas regras do condomínio e geralmente são formalmente registradas em documentos oficiais do empreendimento. 

Adquirindo seu imóvel em um condomínio horizontal

Um condomínio horizontal apresenta diversos benefícios para seus moradores como segurança, comodidade, infraestrutura pensada em suas necessidades, além de um padrão que visa a qualidade de vida. Apesar do termo não ser considerado correto juridicamente, o ramo imobiliário o aceita para determinar os condomínios cujas casas ou prédios estendem-se em um plano horizontal.

Existe no mercado várias opções de condomínios, que oferecem diferentes serviços e opções de moradia. A Casa Mineira possui em seu site várias opções de imóveis, onde você com certeza encontrará o ideal para você. Confira nossas opções.

Além disso, não deixe de visitar nosso blog. Ele está repleto de artigos como este, assim como temas diversos sobre moradia e o mercado imobiliário. 

encontre seu lote para comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *