Contratar um arquiteto: quando vale a pena e como aproveitar bem este profissional

Quer reformar a sua casa, mas não sabe por onde começar? Contratar um arquiteto pode facilitar esse processo e ser a melhor opção.

Contratar um arquiteto pode ser a melhor forma de reformar a sua casa. Isso porque, esse profissional conhece as melhores lojas do setor, os melhores profissionais, além das melhores técnicas para alcançar o resultado que você deseja. Assim, contratar esse profissional pode ser o ideal e um ótimo investimento a longo prazo. Ele também é útil para economizar durante a obra. Isso porque, ele sabe onde é melhor investir em cada etapa da obra.

Optar pelo auxílio de um profissional também reduzirá os riscos de erros. A maioria das pessoas não possui o conhecimento necessário para estruturar a montagem de um projeto de construção. Enquanto isso, o arquiteto possui várias funções durante a obra. Elas vão desde elaborar o projeto até visitar o local durante a reforma. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil existem mais de 143 mil arquitetos formados e a procura pelos profissionais também aumentou. Veja algumas dicas para escolher o ideal para o seu bolso e sua obra.

O que faz um arquiteto?

Antes de contratar um arquiteto é importante conhecer o conteúdo de trabalho do profissional. Isso é importante para que não exista frustração de ambas as partes. Esses profissionais auxiliam na escolha das soluções que melhor se adequam à necessidade e orçamento do contratante. Eles possuem conhecimentos e habilidades técnicas para elaborar projetos de arquitetura, paisagismo, interiores e restauro.

Por que contratar um arquiteto?

Muitas vezes o apartamento dos seus sonhos só poderá ser obtido após uma reforma. Para reduzir os riscos e garantir que o resultado ficará como esperado, contratar um arquiteto pode ser a melhor opção. Além disso, construir e reformar com a ajuda de um arquiteto e urbanista sempre valoriza o imóvel e proporciona conforto. Eles são os responsáveis por planejar toda a atividade, gerenciar equipe e fornecedores, além de estipular prazos, materiais e custos.

Para quem tem medo de contratar um arquiteto devido ao valor dos serviços do profissional é importante lembrar de alguns pontos. O valor da contratação varia entre 5% e 15% do total gasto da obra. Contudo, esse profissional é muito útil para evitar gastos desnecessários durante a reforma. Estima-se que a taxa de desperdício chegue em até 30% com a ausência desse profissional.

Na hora de contratar um arquiteto é preciso estabelecer o tipo de trabalho que será feito e o que se espera do profissional, contudo, as vantagens são muitas independente dos casos:

Obra bem planejada

Idealizar o resultado de uma obra ou reforma é natural. Muitas pessoas gostam de pegar referências online ou discutir ideias com amigos, mas ter um arquiteto ao seu lado pode ser fundamental para o sucesso do projeto. Diante de ideias que para amadores podem ser confusas e de suas expectativas quanto ao resultado, o profissional consegue transformar tudo isso em um projeto concreto e apresentá-lo antes do início das obras.

Com esse planejamento aliado à tecnologia é possível ver o resultado antes mesmo de quebrar uma parede. Assim é possível fazer alterações ou mudar de ideia quanto a móveis e cores sem gastos extras com materiais ou refações.

Melhor aproveitamento do espaço

Uma outra vantagem em contratar um arquiteto é que ele será capaz de aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível. Isso é muito útil quando pensamos em apartamentos compactos, por exemplo. Um bom profissional terá ideias para aproveitar até os menores espaços com móveis planejados e funcionais. Essa é uma das especialidades de um arquiteto: explorar soluções inteligentes para os ambientes mais desafiadores.

Estilo

Outro ponto interessante está relacionado à adequação das referências do cliente ao projeto. Um arquiteto está preparado para combinar diferentes vertentes da arquitetura de modo a tornar o projeto único e alinhado ao estilo dos moradores. Um bom profissional possui uma assinatura sem impor seus gostos, mas aconselhando quando sabe que as escolhas do cliente podem não gerar um bom resultado.

O reverso também pode acontecer. Em alguns casos o cliente não sabe por onde começar e o arquiteto pode mostrar algumas opções. Para isso, é importante compreender a personalidade e estilo de vida do contratante para encontrar a solução ideal. O arquiteto também é capaz de definir prioridades e mostrar por onde o projeto deve seguir.

Qualidade dos materiais

As opções de materiais no mercado são infinitas e a consultoria de um arquiteto pode ser útil na hora de definir qual é o mais adequado para a obra. O profissional tem conhecimento sobre estilo e funcionalidade dos materiais, adequando-os ao projeto. Isso também garantirá que o resultado seja igual ao esperado.

Além disso, alguns materiais parecem de alta qualidade, mas não cumprem o que prometem. A experiência do arquiteto será crucial nesse momento. Ela permite que você alcance um resultado durável por um preço justo. Investir em algo barato demais pode acabar dando dor de cabeça, e os materiais mais caros nem sempre são os mais funcionais.

Dicas para não errar na hora de contratar um arquiteto

Para que o seu projeto seja um sucesso e atenda às suas expectativas é importante que o profissional contratado seja o ideal. Assim, algumas dicas podem ser úteis:

Não tenha pressa

O conhecido ditado “a pressa é inimiga da perfeição” encaixa perfeitamente nesse quesito. Na hora de contratar um arquiteto é importante pesquisar bastante entre os profissionais. Assim, dedique seu tempo conversando com arquitetos, tire todas as suas dúvidas e, se possível, converse com amigos que já tenham usufruído desse serviço.

Lembre-se, você passou meses em busca do imóvel ideal e não vai querer entregar o projeto da sua casa dos sonhos nas mãos de um profissional que não está alinhado com as suas expectativas. Embora a ansiedade possa dificultar esse processo, os benefícios a longo prazo são muitos. Vai valer a pena trabalhar ao lado de um bom profissional.

Utilize a internet a seu favor

Pesquisas entre amigos e pegar indicações pode ser uma boa ideia, mas não precisa ser a única alternativa. Pela internet, as possibilidades de busca são muito maiores. Ela permite que você pesquise opiniões, navegue pelo portfólio de diversos profissionais, entre em sites especializados e até tenha uma conversa inicial com os arquitetos. Isso aumenta a segurança do negócio e amplia suas opções, aumentando as chances de encontrar o profissional ideal para o seu projeto.

Confira se o arquiteto é ideal para o seu projeto

Assim como em várias profissões, os arquitetos se especializam em tipos de projetos. Se você deseja reformar sua residência, por exemplo, talvez contratar um arquiteto especialista em ambientes corporativos não seja a melhor opção. Assim, pesquise bastante, veja os antigos trabalhos do profissional e se certifique que vocês estão alinhados.

Explore os métodos do arquiteto

Você já pesquisou entre os profissionais e já definiu um que lhe agradou. Esse é o momento de entender como o arquiteto escolhido trabalha. Ele possui um escritório ou um home office? Ele trabalha sozinho ou conta com uma equipe? Ele possui bons fornecedores? Esses são questionamentos importantes na hora de contratar um arquiteto já que podem ser fundamentais para o sucesso da obra.

Não deixe de fazer perguntas

Na sua primeira reunião com o arquiteto busque entender o profissional que está diante de você. Esse é o momento para o diálogo, já que ele também precisa entender o seu perfil e você sanar todas as dúvidas. Tente conhecer o profissional, como é o processo de trabalho dele, o quanto é possível pedir alterações durante a obra e principalmente, como será a relação de você durante todo o processo.

Fale das suas expectativas, apresente suas referências e conte a sua história. Isso é muito importante para que o profissional conheça o seu perfil e consiga elaborar um projeto que seja a sua cara. Lembre-se que ele está ali para te ajudar e te conhecendo é possível que as inferências sejam mais certeiras.

Entenda o processo do profissional

Entender o trabalho do profissional que você contratou é essencial. Você pode perguntar alguns pontos específicos sobre a atuação dele. Veja como ele te apresenta as ideias e o projeto, o quanto ele te dá abertura para pedir alterações no projeto inicial e se ele acompanha você durante as visitas às lojas de decoração. Outro ponto a se observar é a relação dele com os outros profissionais envolvidos na obra como pedreiros e marceneiros. Esses são pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Projetos de arquitetura e a valorização do imóvel

A valorização é um assunto muito importante quando se compra um imóvel. Isso porque, muitos enxergam essa transação como um investimento. Contratar um arquiteto na hora de realizar a sua reforma é uma maneira de valorizar o imóvel depois de pronto. Assim, o orçamento pode estar apertado, mas contar com o apoio de um profissional pode ser uma estratégia inteligente. Isso porque, ele proporciona maior eficiência na obra e facilita os processos.

Independentemente do profissional que você escolher para reformar o seu imóvel, o processo de compra da residência também precisa ser seguro. Para isso, conte com a Casa Mineira Imóveis. Temos anos de experiência e excelente reputação no mercado imobiliário. Nosso portal possui dezenas de propriedades e filtros que facilitam a busca por sua casa ideal. Confira! 

encontre seu lote para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.