Cores de 2021: o que será tendência em 2021 nas decorações

Você já ouviu falar nas cores para 2021? Confira neste artigo quais são elas e como incorporá-las na sua decoração.

Todos os anos diversas marcas divulgam seus estudos de tendências de cores. A principal delas é a Pantone, empresa americana de consultoria de cores. Ela escolhe anualmente a cor do ano em moda, design e cultura. As cores de 2021 são tons de cinza e amarelo. Incorporá-los à sua casa não precisa ser um desafio nem demandar grandes mudanças.

Além da Pantone, as principais marcas de tinta do mundo também definem seus tons guias para o ano. Assim, é possível identificar tons que melhor se adequem ao seu gosto e decoração. A Coral, por exemplo, optou por lançar algo que foge dos tons definidos pela Pantone, apostando na tonalidade terrosa.

Tendências de cores 2021

Segundo a Pantone, as cores de 2021 serão o cinza “ultimate gray” e o amarelo “illuminating”. De acordo com a empresa, essa combinação salienta como elementos diferentes se apoiam uns aos outros.

"'PANTONE 13-0647 Illuminating' é um amarelo claro e animador que brilha com vivacidade, um tom de amarelo aconchegante com o poder solar. 'PANTONE 17-5104 Ultimate Gray' é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e que fornecem uma fundação firme."

A ideia é transmitir força e felicidade após um ano tão difícil como foi 2020. De acordo com a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, “A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. (...) Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano”.

Em contrapartida, a cor do ano da Coral é a Pedra Esculpida. Um tom terroso estimulante, mas ao mesmo tempo equilibrado:

“Ela nos conecta de volta à natureza e às coisas simples. Com um tom neutro quente e natural, ela permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida para a vida. É uma cor forte e da terra, que evoca estabilidade, crescimento e potencial, ajudando a criar um ambiente e a dar a coragem necessária para se abraçar as mudanças que vem por aí” - Fernanda Figueiredo, gerente de Comunicação e Colour Design de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Para a marca, 2020 transformou as residências em um porto seguro. Assim, a escolha da cor leva em consideração sua funcionalidade. Ela permite criar uma tela calorosa e ao mesmo tempo neutra que permite que outras cores sejam evidenciadas.

Pantone e a cor do ano

A cor do ano Pantone tem forte influência no desenvolvimento de produtos e decisões de compra em vários setores. Há mais de 20 anos a cor definida pela empresa influencia na moda, decoração, design, além de embalagens de produtos.

O processo de seleção da Cor do Ano Pantone envolve análise de tendências e escolhas bem cuidadosas. De acordo com o site da empresa, ano após ano, especialistas em cores da Pantone vasculham o mundo em busca de novas influências. A referências são muitas, podendo incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte e novos artistas de diversas áreas como o design. Esses elementos também foram utilizados para definir as cores de 2021.

Nos últimos anos, por exemplo, a empresa baseou suas escolhas em estudos relacionados à tecnologia e equilíbrio em uma vida moderna. Em 2020, a escolha foi por um tom azul, o Classic Blue. A cor buscava representar a busca por segurança. Além disso, a nuance costuma se associar à comunicação, introspecção e clareza. Para a decoração, designers costumam relacionar esse tom à concentração, promovendo a organização dos pensamentos.

Pantone 2021

Para as cores de 2021, a empresa combinou nuances de amarelo e cinza. O objetivo é evocar resiliência, otimismo e positividade para o ano após um 2020 caótico. Pela primeira vez a Pantone elege uma nuance de cinza como cor do ano, e a segunda vez que um tom amarelo aparece. Além disso, é a segunda vez que dois tons são eleitos na cor do ano. A primeira vez ocorreu em 2015.

A explicação para a escolha de dois tons é que, de acordo com Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, “nenhuma cor individual poderia transmitir o significado deste momento. Todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de esperança”. Assim, a empresa optou por escolher duas cores independentes que se complementam.

Dicas de decoração com as cores de 2021

Sempre que a cor do ano é anunciada pela Pantone existe uma grande movimentação, principalmente no mercado de design de interiores e moda. Isso acontece porque muitas empresas se baseiam nas cartelas da marca para desenvolver seus produtos. Assim, se ter as cores de 2021 em sua casa é o seu objetivo, isso pode ser obtido a partir de objetos decorativos.

Na sala você pode implementar almofadas amarelas em um sofá cinza, por exemplo. Caso essa combinação não seja possível, aposte em quadros com tons de amarelo e cinza. Também é possível pintar uma única parede cinza e incorporar nela elementos amarelos. Em contrapartida, para os quartos o ideal é que o tom de cinza seja mais claro.  O amarelo pode ser usado em detalhes como o jogo de cama ou cor das mesas de cabeceira.

Outra tendência envolve a decoração de lavabos e banheiros. Na verdade, esses cômodos podem ser muito beneficiados por esses tons. De acordo com especialistas em Feng Shui, o amarelo e cinza juntos ajudam a estabilizar as energias. As cores representam equilíbrio e força.

Essas duas cores também são ótimas apostas para quem gosta do estilo industrial. Paredes e forro do apartamento podem ser cobertos por uma mistura de cimento, cal e tinta branca. Isso serve como uma base neutra para inserir o amarelo em obras de arte e no mobiliário. Além disso, a mistura das duas cores pode ser uma estratégia para delimitar espaços. Com as paredes cinzas, é possível utilizar o amarelo em apenas uma parte da parede designada para o escritório em casa, por exemplo.

Além disso, é possível criar uma base monocromática e inserir o amarelo em alguns elementos como a bancada de uma cozinha americana. Essa estratégia também é ótima para ampliar espaços. Essa técnica é muito útil para quem mora em apartamentos compactos, por exemplo.

As cores no dia a dia

O ano de 2020 modificou a forma com que nos relacionamos com nossas residências. Assim, o uso das cores no ambiente passou a ser mais valorizado, já que as pessoas passaram mais tempo em casa. As cores podem transmitir sensações e possuem vários pontos positivos para o nosso bem estar. Por isso, muitas pessoas resolveram pintar as paredes de casa em tempos de isolamento para dar um up na decoração. Além de criar uma atmosfera mais aconchegante.

Como passamos mais tempo em casa é natural que a gente reavalie o espaço e busque inovação nas cores. Contudo, não é necessária uma reforma ou grandes mudanças para usufruir dos benefícios cromáticos em seu lar. Aliando as cores de 2021 em seus objetos decorativos é possível mesclar os tons de maneira fácil e prática. Essa tática também se torna muito útil quando se mora em um apartamento alugado. Em alguns casos locador não permite alterações no apartamento.

Anuncie no Portal Casa Mineira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *