Cortinas e persianas: os tipos, modelos e como escolher para seu imóvel

Você sabe a diferença entre cortinas e persianas? Este artigo pode te ajudar a diferenciá-las e ainda entender as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Está terminando sua casa e tem dúvidas na hora de decidir entre cortinas e persianas? No entanto, não há uma resposta única, pois cada opção tem vantagens, como variedade de padrões ou menos acúmulo de poeira, bem como desvantagens, como custos de manutenção mais altos e modelos limitados.

Então como escolher? simples! Combine o estilo e os desejos do proprietário com o que cada opção tem a oferecer. Neste artigo, discutiremos essas vantagens, possibilidades e muito mais. Continue lendo e prepare-se para escolher a melhor decoração para suas janelas!

Vantagens e desvantagens das cortinas

Quando o assunto é decorar janelas, proteger a privacidade e regular a entrada de luz e ar no ambiente, a solução mais conhecida são as cortinas, muitas vezes para quem prefere uma decoração mais clássica, romântica ou rústica.

As peças de tecido também costumam ser uma boa opção para quem gosta de criar e misturar tendências, pois podem ser confeccionadas em diversos tecidos, estilos e acessórios. Aliás, muitas vezes essa é uma das vantagens de usar cortinas nas janelas: inúmeras possibilidades de uso em salas, quartos (adultos e crianças) e até banheiros. Além disso:

Cortinas simples, como as de voal, são mais baratas do que persianas. À medida que você vai personalizando, o preço pode ir aumentando. Mas é uma opção mais em conta. Ainda pensando em economia, o preço também é uma ótima justificativa na hora de pensar na limpeza das cortinas, já que elas podem ser lavadas em casa, na máquina de lavar. Ademais, se você tiver uma janela muito grande, como a de um varandão, talvez seja melhor usar uma cortina, já que pode ser complicado usar uma persiana (ou várias) em uma grande extensão.

Mas nem só de alegrias vive quem faz essa opção. Algumas das desvantagens de optar pela cortina são:

  • Sujam com facilidade. Quanto mais denso o tecido, mas sujeira acumula;
  • Ocupa mais espaço no ambiente;
  • Acumula mais poeira e pode ser um problema para alérgicos.

Vantagens e desvantagens das persianas

Quem busca uma decoração mais moderna, minimalista e planeja seu ambiente nos mínimos detalhes tende a optar por persianas. Eles também ajudam a regular a entrada de ar, luz, mantêm a privacidade do ambiente, mas são mais limitados em termos de decoração/possibilidades. Eles também impedem mais as pessoas no ambiente de ver as áreas externas. Por exemplo, com as cortinas abertas, é impossível ter uma visão ininterrupta.

Mas as persianas tendem a compensar na praticidade, e podem ser encontradas nas versões horizontal e vertical, e disponíveis em diversos materiais – inclusive em tecido.

Persianas horizontais: podem ser de PVC, alumínio (possui grande variedade de cores), bambu, madeira ou blackout (de poliéster com fundo opaco).

Persianas verticais: seu formato lembra o de uma cortina, por causa da verticalidade. Elas podem ser em lâminas — tiras estreitas—, ou no formato de painel com uso de três a quatro folhas para cobrir a extensão da sua janela.

Além disso, elas deixam o ambiente mais moderno, suas versões feitas em metal, PVC ou madeira podem ser limpas só com pano seco e são ótimas para espaços pequenos já que são menos volumosas. Também são uma ótima pedida para quem é alérgico ou possui problemas respiratórios já que são mais fáceis de limpar e acumulam menos poeira.

Contudo, como tudo na vida, as persianas também apresentam desvantagens:

  • O preço costuma ser mais caro do que o das cortinas;
  • Persianas têm tamanho padrão e, para espaços maiores, é necessário fazer sob medida (o que é mais caro);
  • Muitas persianas em uma mesma janela não configuram um esquema prático na hora de abrir ou regular a entrada de luz;
  • Precisam de cuidados específicos para sua durabilidade, o que demanda um custo extra ao longo do tempo.

Cortinas e persianas: como fazer a escolha certa

Se as vantagens e desvantagens acima não forem suficientes para você fazer uma escolha, ainda podemos avaliar o uso de cortinas ou persianas através da análise de outros elementos do ambiente.

Tipo de moradia

Você pode escolher com base no seu tipo de habitação. Se você mora em uma casa ou apartamento sem vizinhos por perto, pode usar persianas que permitem ver o movimento em seu ambiente. As cortinas fechadas proporcionam mais privacidade aos moradores deste espaço.

Abertura da janela

Outro fator a considerar ao decidir é saber como as janelas relevantes são abertas. Cortinas e persianas são uma opção se for uma janela de abertura para fora ou um tipo push-pull.

Porém, se sua estrutura for do tipo que abre para dentro, você pode preferir cortinas para deixar espaço para as janelas sem bater em nada.

Tamanho do cômodo

O tamanho do cômodo e sua intenção de usá-lo podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha na hora de martelar entre cortinas ou persianas. Escolha cortinas se o seu espaço for grande, ou se quiser dar um ar mais intimista e aconchegante.

Quando há muito sol/luz no ambiente, eles podem ser desligados completamente e ajudar a criar aquela aura acolhedora. Para espaços apertados, use persianas. Isso porque a luz ajuda a ampliar o ambiente e sua sensação de espaço, efeito que pode ser alcançado mais facilmente com persianas de tecido, como cores claras.

Tipos de cortinas e persianas

Agora que você já conhece os prós e contras de cortinas ou persianas e como escolher, é hora de conhecer os diferentes modelos de cada peça. Esses itens são conhecidos por serem importantes para bloquear a luz solar indesejada e garantir a privacidade dos moradores.

Cortina de Voal

Cortinas de sala modelo em voal são comuns em casas e apartamentos brasileiros. De um modo geral, o voal é composto por uma mistura de vários tecidos (especialmente poliéster) e tem uma aparência transparente. Este modelo é adequado para salas de estar e jantar, pois permite a entrada de luz solar. Embora considerado um tipo, o tule também pode ser um dos componentes de um modelo mais complexo, que pode ter uma camada externa composta por tule, uma camada intermediária e, por fim, uma camada de proteção contra a luz.

Um dos principais benefícios das cortinas de voal é a variedade de possibilidades de criação de efeitos visuais que valorizam tanto a estética do ambiente quanto o conforto, pois permite que os moradores aproveitem os benefícios da luz solar.

Persiana Rolô

As persianas, por sua vez, são ideais para moradores que querem bloquear um pouco do sol enquanto buscam mais privacidade. Este modelo de persiana para sala pode ser fabricado em diferentes materiais, por isso é fácil de se adaptar a diferentes estilos de decoração. Por exemplo, você pode usar persianas feitas de tecidos leves de cores neutras em uma sala que segue as tendências de decoração escandinavas.

Por outro lado, prefira peças em tons mais escuros e tecidos mais grossos, que podem ser combinados – e muito – com decoração rústica ou até industrial. Se você quer um produto durável e de alta qualidade, pode investir em persianas. Isso porque, diferentemente de outros modelos de persianas, essas peças possuem um mecanismo de acionamento simples e leve.

Cortina Blackout

As cortinas blackout, também conhecidas como persianas blackout, são as mais indicadas para uma sala de TV. Isso porque eles são capazes de bloquear completamente a entrada da luz solar, o que proporciona mais conforto para quem quer se dedicar a um filme ou série.

Por ser um excelente bloqueador de raios solares, também garante mais privacidade aos moradores, pois é confeccionado em tecido grosso. No entanto, para que os resultados sejam eficazes, as cortinas de sala modelo blackout deve ser instaladas ao longo de todo o comprimento da janela.

Embora as cortinas blackout sejam mais grossas e resistentes à entrada de luz, isso não significa que elas precisem ser de tons mais escuros como o preto. Na verdade, os tons podem ser neutros e tons claros, como branco e bege, porque é a espessura do material, e não a cor, que interfere na entrada da luz do sol.

Persiana Duofold

As persianas Duofold são consideradas contemporâneas e podem ser fechadas para cima e para baixo. Graças às suas características modernas, é adequado para ambientes que seguem as tendências de decoração atuais, como a decoração escandinava e a decoração minimalista.

O modelo Duofold trabalha com janelas panorâmicas, por isso os moradores precisam valorizar sua privacidade sem esquecer a importância da luz solar para a saúde e a decoração do quarto. Na maioria dos casos, as persianas dobráveis ​​são instaladas em salas, quartos e escritórios.

Cortinas e persianas entregam charme e conforto

Como você pode ver existem diversas opções de cortinas e persianas no mercado. Para escolher a certa é preciso entender a sua rotina, como vai utilizar cada cômodo de sua casa e também como cada uma das opções se comporta. Existem no mercado muitas opções além das que citamos, por isso é muito importante pesquisar antes de tomar uma decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.