Cozinha americana: o que é e como decorar a sua

Você sabe o que é uma cozinha americana? Confira neste artigo sua definição além de dicas para montar e decorar a sua.

A cozinha é apontada pela maioria dos brasileiros como o ambiente mais importante de uma casa. Nela o costume sempre foi reunir a família. Contudo, com o passar do tempo e com a agitação da vida moderna o hábito de preparar refeições em casa se modificou e as pessoas passaram a cozinhar cada vez menos. Assim, a cozinha americana chega para unir esse cômodo à sala de jantar ou de estar e ressignificar o espaço na rotina das pessoas.

A cozinha americana tem se tornado cada vez mais presente em projetos de imóveis mais novos, buscando se adequar aos novos estilos de vida. Com uma ampla abertura para outro cômodo da casa, a cozinha não é mais um espaço limitado, tornando possível mostrar os eletrodomésticos cada vez mais modernos e interagir com os convidados. Além disso, esse tipo de arquitetura é ideal para imóveis menores, já que valoriza e amplia o espaço.

O que é cozinha americana

Uma cozinha americana, normalmente, é composta por uma meia parede ou uma bancada que separa o cômodo da sala de estar ou de jantar. Arquitetos costumam planejar esse ponto para que seja utilizado como um lugar para refeições rápidas. Além disso, é o espaço ideal para receber os amigos e tornar a cozinha um ponto de encontro amigável.

Uma cozinha americana bem planejada proporciona a sensação de amplitude do espaço e modifica o conceito de cozinhar, tornando a prática prazerosa e divertida. Desse modo, a escolha do arquiteto que planejará o ambiente é muito importante. Um bom profissional consegue trabalhar bem os espaços disponíveis considerando o perfil dos moradores.

Contudo, é preciso cuidado na hora de adotar uma cozinha americana. Isso porque, alguns pontos precisam ser analisados. Um deles diz respeito à limpeza da residência. Sabemos que o preparo de alimentos pode ocasionar sujeira, como a emissão de gordura e no caso de uma cozinha integrada ela não se restringirá a esse ambiente. Desse modo, é preciso estar ciente de que será necessário limpar o apartamento mais vezes.

Um outro ponto é o de que, se por um lado uma cozinha americana tende a aumentar a sensação de espaço, por outro lado a área para armários tende a diminuir. Mais uma vez a escolha do arquiteto será decisiva nessa questão. O profissional precisa estabelecer um projeto que além de deixar o ambiente bonito, o torne funcional.

Como montar cozinha americana

A cozinha americana pode ser definida como a integração da cozinha com outro cômodo. Contudo, essa integração pode ser feita de diversas maneiras. Conhecer as opções podem te ajudar a escolher qual melhor se adapta ao seu espaço disponível:

Cozinha totalmente integrada

A cozinha americana totalmente integrada potencializa o efeito de amplitude. Isso porque, não existe nenhum elemento vertical separando os cômodos. Desse modo, ganha-se área útil já que as paredes são eliminadas liberando alguns centímetros de piso. Além disso, transitar entre os cômodos também se torna uma tarefa mais fácil.

Cozinha parcialmente integrada com alvenaria

Esse modelo de cozinha americana costuma ser o mais utilizado. Nele o principal elemento é um balcão feito em alvenaria e é configurado como metade de uma parede comum. Ele delimita o espaço entre a cozinha e os demais ambientes, além de ser bastante útil para os moradores facilitando o uso da cozinha no dia a dia. Isso porque, geralmente adiciona-se a ele um tampo de granito, mármore ou madeira, o transformando em uma bancada que pode ser utilizada para preparar alimentos, apoiar eletrodomésticos e até realizar refeições quando implementamos um jogo de banquetas.

Cozinha parcialmente integrada com mobiliário

Integrar uma cozinha americana com mobiliário é outra possibilidade. Eles também delimitam o espaço, contudo, ao invés de um balcão de alvenaria são utilizados elementos como mesas, ilhas ou bancadas. Os materiais utilizados para a confecção normalmente são madeira maciça, MDP ou MDF. Para essa opção, é possível personalizar todos os detalhes já que os móveis são planejados.

Decoração para cozinha americana

Decorar uma cozinha americana pode ser um desafio para alguns. Contudo, não se trata de uma tarefa difícil. Esse ambiente pode facilmente ser decorado seguindo o perfil dos moradores. Além disso, apesar de se tratar de um ambiente integrado a outro, não é preciso que a decoração deles seja igual. Isso porque, trata-se de cômodos diferentes que permitem contraste visual.

Você pode, por exemplo, utilizar tons mais neutros na sala e na cozinha optar por uma decoração mais descontraída e colorida. Para criar a ideia de continuidade, basta optar pela utilização do mesmo piso, deixando a delimitação com o forro de gesso. Porém, essas não são as únicas opções de decoração:

Azulejos diversos

Um item decorativo muito utilizado atualmente são os azulejos. Com diversas opções de cores e formatos esse item pode tornar o ambiente descontraído e colorido. Eles podem ser dispostos em uma única parede dando destaque a esse ponto. Caso a instalação dos azulejos não seja possível, o que acontece quando a pessoa mora em um imóvel alugado por exemplo,  muitas lojas especializadas em papéis de parede oferecem opções que imitam esses itens e podem ser removidos depois.

Toques de cor

Outra opção de decoração para a sua cozinha americana envolve dar pequenos toques de cor no ambiente. Caso opte por tons neutros nas paredes é possível instalar uma bancada colorida, ou incluir objetos decorativos que contrastem com os tons pastéis.

Cuide da iluminação

Cuidar da iluminação é o ponto chave para tornar qualquer ambiente acolhedor e aconchegante. Para a cozinha americana é importante iluminar principalmente acima das bancadas usadas para cozinhar ou para realizar as refeições. Lâmpadas bem localizadas podem alterar totalmente o visual de uma cozinha cujos tons sóbrios prevalecem. 

Crie divisórias reversíveis

Uma das grandes vantagens da cozinha americana é promover a integração entre os ambientes e os moradores. Contudo, em algumas situações o proprietário pode optar pela privacidade e por isso alguns projetos incluem um painel preso à um trilho no chão. Desse modo, é possível “fechar” a cozinha separando os cômodos quando convier ao morador.

Coifa

Como dito anteriormente, uma das desvantagens da integração entre cozinha e sala está na sujeira do preparo dos alimentos se espalhando para outros cômodos. O cheiro do preparo por exemplo pode se impregnar nos móveis e para evitar isso a instalação de uma coifa pode ser eficiente e necessária.

Mesa retrátil

Para quem possui pouco espaço disponível, incluir uma mesa retrátil no projeto de sua cozinha americana pode ser eficiente. Com essa mesa o espaço fica mais flexível já que sua utilização varia de acordo com o uso.

Aposte em um design diferente para o balcão

Para pessoas que buscam por designers mais modernos, fugir do modelo padrão da bancada pode ser uma boa ideia. Para isso, é possível levar em consideração a funcionalidade para atender às necessidades dos moradores. Assim, é possível incluir um nicho para armazenamento de bebidas geladas, por exemplo.

Técnicas de tonalidade

O uso das cores pode ser trabalhado em qualquer projeto de decoração para qualquer cômodo. Isso porque elas são capazes de criar efeitos visuais que modificam o ambiente sem muitas intervenções. O teto mais claro que o piso por exemplo, dá impressão de um ambiente mais alto e amplo.

Prateleiras

Ter uma cozinha americana pode significar a perda de área para armários e espaços de armazenamento de utensílios. Contudo, isso não precisa ser um problema. Utilizar o espaço aéreo é uma saída para essa situação. Assim, procure instalar nichos e prateleiras nas paredes. Não se esqueça de levar em consideração o funcionamento da cozinha, já que eles não podem atrapalhar sua utilização.

Cozinha americana em apartamento pequeno

Diferente do que alguns acreditam, cozinhas americanas são ótimas para quem mora em apartamentos pequenos. Isso porque essa integração de ambiente dá a ideia de amplitude. Para essas residências menores é possível utilizar cores claras para além de aumentar o espaço, iluminar mais o ambiente. Outra opção envolve alguns detalhes em cores escuras para dar a sensação de profundidade e destaque.

Não se esqueça de dar preferência a objetos decorativos funcionais. Isso porque, com pouco espaço para armários, utensílios como batedeiras, cafeteiras, livros de receitas, temperos e eletrodomésticos precisam ficar expostos e é interessante que eles combinem com a decoração.

Para aqueles que querem ter uma cozinha americana sem passar por uma reforma é possível encontrar seu apartamento ideal em nosso portal. A Casa Mineira Imóveis possui um catálogo com centenas de residências e nossos filtros permitem que você encontre seu imóvel ideal com muito mais facilidade.

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.