3 cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado

Não é porque as chaves já estão em suas mãos que você deve se descuidar na hora de se mudar para um imóvel alugado. Depois de assinar o contrato de locação e retirar as chaves do imóvel, é chegada a tão esperada hora da mudança!

Mas o ideal, antes mesmo de você se mudar para um imóvel alugado, você deverá solicitar a ativação da energia e a alteração da titularidade da conta da para o seu nome.

Como estão vazios, a maioria dos imóveis anunciados pela Casa Mineira aqui em Belo Horizonte estão com o fornecimento de energia elétrico desativado. Por isso, você deverá comparecer a uma das agências da CEMIG para solicitar a religação da energia e a transferência da titularidade para o seu nome.

Para isso, deverá levar o Contrato de Locação, e seus documentos de identidade e CPF até uma das agências abaixo:

Postos de atendimento:

  • Rua Carijós, 126 - Centro
  • Rua Barbacena, 1.200 - Santo Agostinho

Assim que solicitar a transferência de titularidade, guarde o protocolo de atendimento. Ele será o comprovante de que você solicitou a transferência de titularidade.

 

Mudar para um imóvel alugado

Feito isso, é hora de pensar na mudança! Problemas entre proprietários e inquilinos são ao mesmo tempo que comuns, fáceis de serem resolvidos se identificado com antecedência. Por isso, uma mudança tranquila pode determinar o início de um bom relacionamento entre ambos.

Pensando nisso, listamos três atitudes que você deve tomar já em seu primeiro contato com o imóvel:

1 - Verifique as regras de mudança do condomínio

Antes de programar sua mudança verifique quais as regras e procedimentos adotados pelo condomínio. É comum a necessidade de agendamento ou datas e horários específicos para realizá-la sem maiores transtornos aos condôminos. Uma ligação para o síndico do edifício, pode resolver todas suas dúvidas e evitar desencontros.

Além do bem-estar dos moradores, a segurança também é um motivo de peso para a definição destas regras no Regimento Interno. Há pessoas mal-intencionadas que se aproveitam deste momento para entrar no prédio e apartamentos.  

mudar para um imóvel alugado

 

2 -  Teste a parte elétrica e hidráulica

Segundo o artigo 22 da Lei do Inquilinato, o locador é obrigado a entregar o imóvel em condições de servir ao uso que se destina, ou seja, em condições de moradia. Por isso, ao receber as chaves, visite o imóvel e verifique o estado de conservação, comparando com o relatório de vistoria anexo ao seu contrato de locação.

Neste momento é primordial testar os registros de água, gás e chave geral de energia, assim como as torneiras, tomadas, chuveiros, e demais acessórios. É importante verificar também a voltagem elétrica da rede e de seus aparelhos para garantir que nenhum eletrônico seja danificado.

Caso encontre algo que esteja em desacordo com o laudo de vistoria, você deve comunicar imediatamente por escrito à imobiliária, assim, você evitará ser cobrado  (após a vistoria de entrega) por algo que já estava no ato do recebimento das chaves.

 

3  - Troque os segredos das fechaduras

Para a sua segurança, recomendamos a troca de todos os segredos das fechaduras que dão acesso ao imóvel. No geral, muitas casas ou apartamentos alugados já tiveram outros moradores ou mesmo as chaves emprestadas para terceiros enquanto estavam vazios. Por isso, trocar o segredo é fundamental para garantir a sua segurança.

Há algumas modalidades de garantia, como Seguro Fiança e Título de Capitalização  que realizam esse serviço gratuitamente, caso essa tenha sido a forma escolhida por você, vale contatá-los antes da mudança.

Por fim, sabendo dos seus direitos e deveres e zelando pelo imóvel como se fosse seu, boa parte dos conflitos com o condomínio ou mesmo com o locador poderá ser evitado, garantindo que o relacionamento flua sem dores de cabeça.

 

apartamentos para alugar

2 respostas para “3 cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado”

  1. ALCEU RIBAS JUNIOR disse:

    Quando aluguei um imovel jz constava na vistoria infiltracao e pequenas umidades.Com 15 dias a situação piorou comuniquei a imobiliária pelo telefone e nao fizeram nada. E foi piorando que logo todo o imovel estava com as paredes descoladas a tal ponto de prejudicar minha renite .antes de completar 2 meses do termino do aluguel pedi ora conversar com i dono pra ver o que poderia ser feito.me enrolaram ate o termino do contrato e exigem que eu repare todo o imóvel.

  2. willow disse:

    multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com pcg classificados gratis ,email
    marketing,sms,facebook marketing ,zap marketing
    ,sistemas visitas para seu site, promover sites
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: Mktmidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *