Saiba quais são os custos adicionais para comprar imóveis

Se você está planejando comprar um imóvel e colocando na ponta do lápis quanto do seu orçamento irá disponibilizar para esse investimento, é importante resguardar também cerca de 5% do valor pretendido para despesas com documentos e impostos, também conhecido como custos de cartório para compra de imóvel.

Na hora de comprar um imóvel, é importante reservar 5% do valor do bem para custos adicionais com documentação e impostos. No geral, os valores variam de acordo com a modalidade do negócio, se à vista ou financiado, o banco escolhido, o tipo do imóvel e como mencionado anteriormente, o valor do bem. De qualquer forma, há pelo menos três custos na compra de um imóvel que você precisa considerar.

Quais são os custos adicionais na hora de comprar um imóvel?

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, ou ITBI, deve ser pago pelo comprador ao município e apresentado na hora de dar entrada na escritura do imóvel. A alíquota varia de acordo com a cidade e a avaliação da prefeitura sobre o valor venal do imóvel - em Belo Horizonte, o ITBI corresponde a 3% do valor do bem.

Escritura ou Taxa de Contrato de Financiamento

Quando se trata de uma compra à vista, será sempre necessário a confecção de uma escritura em um tabelionato de Notas. O valor da taxa é tabelado e varia de acordo com a faixa de preço do bem. No caso de uma compra financiada, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura e cada um possui uma taxa especifica para a emissão do mesmo.



Registro do Imóvel

Pagar a taxa de registro do imóvel é necessário para registrar a escritura ou contrato de financiamento. O valor dessa taxa varia de acordo com a faixa de preço do imóvel escolhido. Para aqueles que estão comprando o primeiro imóvel, é garantido pela  Lei 6. 015/73 (Lei de Registros Públicos), em seu artigo 290, o direito de pagar apenas metade do valor da taxa de registro de escritura desde que comprovado a aquisição do bem para fins residenciais e financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, com preço até R$ 1,5 milhão. Embora seja um direito assegurado, poucos sabem de sua existência, já que existem alguns cartórios que não informam ao comprador.

Além desses três custos adicionais, na hora de comprar um imóvel é importante reservar também o valor necessário para a contratação de um despachante. Apesar de ser um serviço opcional e barato, ele é um dos mais importantes, afinal, realizar o processo sem o auxílio de um, pode ser desgastante e até mesmo desastroso.

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12 respostas para “Saiba quais são os custos adicionais para comprar imóveis”

  1. Maika Neverland disse:

    QUE ROUBO,AFF…

  2. ANdré disse:

    BOa tarde……vou comprar meu primeiro imovel a vista com uso FGTS tb de valor até 500 mil reais……nao usarei financiamento……terei desconto de metade nas taxas cartorio???? E outra duvida ao retirar matricula desse imovel que sta nome construtora consta avebração de um processo judiciial qeu ainda está em andamento…..será que terei problema na liberçaõ do FGTS??? nao ocorreu penhora nem nada no imovel ainda está em disucssão no processo.

  3. Armando M.da Silva disse:

    Quero saber mais sobre custos adicionais.

  4. Silvia disse:

    Cada um fica com uma fatia do bolo que foi confeccionado por uma pessoa que trabalhou duro e suou a camisa para economizar e seu bem poder comprar, muito injusto. Escritura, ITBI registro, IPTU anual, misericórdia 🤔 desanimador

  5. […] Quer aprender mais sobre aquisição de casas e apartamentos? Descubra quais os custos adicionais envolvidos na compra de um imóvel! […]

  6. Vanusa de Cassia Nascimento disse:

    Ótimas informações

  7. […] [Leia mais] Os custos e taxas adicionais na hora de comprar um imóvel […]

  8. ANDREZA disse:

    BOA TARDE ESTOU VENDENDO UM IMOVEL MINHA CASA MINHA VIDA , O MESMO NA MATRICULA ESTA DESCRITO QUE NÃO PODE VENDER PARA PESSOAS COM MAIS DE 3 SALARIOS MINIMOS . COMO PROCEDER DIANTE A ISSO , QUANTO EU PAGO PARA RETIRAR A MESMA ?

  9. wanice Sá dos Santos disse:

    Bom dia
    Gostaria de saber o seguinte:
    Dei sinal pata compra de um terreno.
    Houve desistência por parte da vendedora no cartório cancelando a escritura.
    O cartório não está retendo a minhas guia original de ITBI para que eu possa pedir o ressarcimento a prefeitura.
    Pergunta!
    O cartório pode reter esse meu documento ma alegação que só a vendedora pode retirar?
    Se gui eu compradora quem pagou.
    No aguardo!
    Wanice

  10. wanice Sá dos Santos disse:

    O cartório está retendo meu documento.

  11. Claudio Firmino disse:

    Olá primeiramente obrigado pelas as informações sobre documentações, sou corretor de imóveis em Bragança Paulista, gostaria de uma informação sobre curso pratico de financiamento imobiliário, seja o B A BA do financiamento.
    atenciosamente Claudio Firmino

  12. Cesaltina disse:

    Tenho em vista uma casa geminada. 1450€ por mês. 3 quartos. 2 WC. Painéis solares. Que despesas terei para além destas? Condomínio? Painéis solares há apoios? Que taxas pago? Prós e contras? Ouço tudo na casa ao lado? Há possibilidade de mais humidade? Como são as construções? É mais barato. As condições da casa são menos boas?

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