Decoração de natal para casa: dicas para inovar e economizar no fim de ano

Você já decorou a sua casa para o natal? Neste artigo você vai conhecer os simbolismos por trás das decoração e como inovar na decoração de natal para casa esse ano.

Dezembro é símbolo de festas e confraternização para a maioria das pessoas. Esse é o mês para reunir amigos e família em torno da mesa e celebrar o fim de mais um ano. Umas das festas mais comemoradas no mundo, seja por cristãos ou não, é o natal e esse momento merece um cuidado especial. Confira neste artigo dicas de decoração de natal para a casa!

O simbolismo por trás da decoração de natal

investir em uma decoração de natal para casa se tornou um hábito muito comum na vida dos brasileiros. Mas você conhece os simbolismos por trás de cada elemento?

Como você bem sabe, estamos falando de uma festa cristã, que apesar de ter origem pagã se popularizou entre a comunidade religiosa por representar o nascimento do menino Jesus. Assim, as luzes dos pisca-piscas, tão presentes nas árvores de natal, não apenas embelezam o período natalino, mas também simbolizam a importância da figura do salvador para os cristão. As luzinhas tão populares são alegorias à luz que é Jesus para os religiosos.

E por falar nas tão famosas árvores de natal, seu simbolismo também tem origens religiosas. Para os cristãos a árvore sempre simbolizou a vida nova. Civilizações antigas colocavam frutos e até pedacinhos de pão para enfeitar os pinheiros em suas casas. Isso explica o hábito de adornar a árvore natalina com o máximo de enfeites possíveis.

Dicas para inovar na decoração de natal para casa

Inovar na decoração de natal para a casa tem se tornado um hábito. Isso porque, dezembro também é a época das tradições e cada família possui a sua. Desse modo, é compreensível que cada pessoa decida dar o seu toque especial à decoração.

A começar pelo elemento principal: a árvore de natal! Esse objeto, em sua maioria sintético, é comumente encontrado nas casas na cor verde e com decorações vermelhas. Contudo, essa não precisa ser uma regra. Nos últimos anos vemos pessoas apostando em árvores em tom vermelho vivo ou até mesmo em algo mais discreto e minimalista.

Esqueça a árvore tradicional

Quando pensamos em árvore de natal nos vêm à mente folhas verdes e densas. Contudo, é possível ter uma árvore de diversos materiais. Essa inovação confere ao seu ambiente modernidade e originalidade. Árvores feitas em sisal, resina, porcelana e papel têm se popularizado e dão um charme ao ambiente.

Ambientes pequenos também permitem uma decoração

Quem mora em apartamentos compactos ou possuem pouco espaço disponível também podem ter uma árvore de natal. Isso porque, é possível montar uma árvore de natal na parede. Elas normalmente são feitas com barbante ou páginas velhas, mas soltando a imaginação é possível criar várias propostas.

As cores no natal

Outro ponto importante a ser levado em consideração na sua decoração de natal para casa são as cores utilizadas. Como dissemos, o verde e o vermelho são clássicos e muito utilizados em diversas residências. Contudo, não é necessário seguir o estilo tradicional da decoração. Hoje podemos encontrar árvores e arranjos em um estilo bem clean, apostando nas cores branco e dourado, por exemplo. Além disso, existem opções mais sofisticadas de decoração que apostam em tons nude e que deixam o ambiente bem aconchegante.

Para as famílias mais modernas o mercado oferece decorações natalinas em cores como rosa, azul e roxo. O importante é soltar a imaginação e adquirir itens que combinem com o seu estilo e o de sua casa.

Na verdade, a cartela de cores utilizada é o primeiro ponto a ser escolhido antes de começar a sua decoração de natal para casa. Designers de interiores recomendam que esse seja o ponto de partida, pois assim é mais fácil tomar decisões na hora de escolher os objetos decorativos. Seja para um natal mais ousado e moderno, ou aquele mais tradicional e aconchegante é possível encontrar itens de todos os tipos, desde enfeites de mesa até a árvore decorada.

O significado das cores no natal

As principais cores do natal são: vermelho, verde, branco, dourado e prateado. Essas tonalidades estão sempre presentes nas festas de fim de ano e carregam muitas simbologias. Mesmo que você opte por uma decoração mais moderna e que fuja do tradicional, as cores natalinas estão incorporadas em nosso subconsciente, seja nas memórias da infância ou em outros momentos importantes da vida.

Contudo, você sabe o significado de cada uma dessas cores? Além de harmonizarem muito bem, e significados religiosos, assim como o próprio natal, essas cores também possuem simbologias mais modernas, já que com a sua popularização a festa não se limita mais ao meio religioso.

Vermelho

Representa para os cristãos o sangue de Jesus, além de simbolizar fogo e caridade. Dentre as cores natalinas, é a mais quente e estimulante, também estando atrelada ao encontro e aproximação entre as pessoas. Em uma época de confraternização, o vermelho faz alusão aos sentimentos mais nobres do coração.

Verde

O verde é comumente atrelado à esperança para o público geral. No cristianismo seu significado também não está longe disso: representa a esperança da vida eterna. Apesar dessa pequena diferença, a cor remete a sentimentos muito familiares nas festas de fim de ano.

Branco

A cor branca também possui muitos significados. Além de remeter ao hemisfério norte, lar do nosso bom velhinho e símbolo da festa, ela também é a cor que possui o simbolismo mais semelhante ao redor do mundo: alegria, paz, pureza e união.

Dourado e prateado

O dourado e o prateado vêm para fechar a nossa lista de cores mais populares no natal. Representando a luz solar e o brilho das estrelas, estas cores simbolizam o livramento da escuridão, servindo como guias para um novo começo. Em algumas culturas elas podem também simbolizar a sabedoria.

Decoração de natal para casa: misture as cores

Agora que você já conhece o significado das cores natalinas é hora das dicas de como usá-las na sua decoração de natal para casa. Elas podem ser usadas em todos os elementos da sua decoração, seja na árvore de natal, nas guirlandas, enfeites e muitos outros detalhes de sua festa. Além dessas cores clássicas é possível incrementar elementos mais modernos que misturam azul/branco/dourado, roxo/dourado/verde e até algo multicolorido. O que importa é deixar suas festas de fim de ano a sua cara.

Branco e dourado

A decoração de natal para casa branca e dourada tem sido muito pedida. Ela pode ser encontrada na árvore, nos enfeites distribuídos pela casa e até nas louças da mesa na hora da ceia.

Verde e dourado

A combinação de verde e dourado traz um ar de sofisticação ao ambiente, além de deixar a casa linda. Essa também é uma maneira muito simples de decorar: basta usá-la na árvore. O verde da árvore tradicional se destaca ao decorá-la com bolinhas douradas vibrantes. Os pisca-piscas também tornam o ambiente mais vibrante.

Vermelho e azul

Outras duas cores que combinam muito bem são o vermelho e o azul. Uma maneira de fugir de uma combinação óbvia é apostar no azul nos detalhes, como uma toalha de mesa decorada e pratos para a mesa posta. O vermelho pode vir em elementos como enfeites e bolinhas, ou até mesmo na própria árvore de natal.

Dourado e vermelho

O dourado e o vermelho é a combinação ideal para quem deseja uma decoração luxuosa. Essas duas cores unem o que há de melhor no natal: aproximação e iluminação. Aqui é possível planejar uma decoração de natal para casa com elementos muito natalinos mas que ainda assim tornam o ambiente em algo único.

A cor da árvore de natal também não precisa de limitar ao verde. Hoje existem no mercado uma infinidade de opções de árvores sintéticas, com cores variadas. Algumas opções modernas e nada óbvias são:

  •  Árvore de natal roxa e dourada ou roxa e prata
  •  Árvore de natal rosé gold e prata
  •  Árvore de natal rosa e branca
  •  Árvore azul e rosa

Além da árvore, outro elemento importante na decoração de natal para casa são os enfeites. Pense bem em quais tipos de enfeites você deseja ter em sua casa, como eles vão compor o ambiente e se é possível reaproveitar algo que você já tenha em casa. Mesmo a árvore sendo o elemento principal de uma comemoração natalina, é possível decorar a casa de outras formas, investindo em guirlandas de natal para decorar a porta da sua casa, por exemplo.

Ademais, arranjos de decoração sobre aparadores e mesas concedem ao ambiente muito charme. Aposte em velas e flores, além de pequenos presentes e lembrancinhas espalhadas pelos cômodos. Os presentes embaixo da árvore também são uma boa opção. Embrulhe caixas de papelão com um bonito papel de presente e utilize na sua decoração.

Quando decorar a casa

Uma dúvida que sempre surge ao final do ano é: quando devo começar a decorar a minha casa? Pisca-piscas, guirlandas, presépio e árvores de natal são elementos fundamentais no final do ano, mas muitos ainda não sabem se existe uma convenção para incluí-los em sua decoração. A verdade é que, dentro dos costumes cristãos, existe sim uma data para começar a enfeitar a casa. Isso deve ser feito durante o primeiro domingo do Advento – o quarto domingo antes do aniversário de Cristo, em 25 de dezembro. Em 2021, essa data foi dia 27 de novembro.

Contudo, muitos religiosos ressaltam que o natal é uma época de preparação. Por isso, o ideal é preparar a sua casa de maneira gradual até o dia 24 de dezembro. No início do Advento as pessoas devem começar a enfeitar suas casas e decorar as árvores. Isso nos prepara para a festa que se aproxima. O presépio também pode ser montado aos poucos, deixando para colocar o menino Jesus na manjedoura apenas na noite de Natal, o dia de seu nascimento.

Agora, passadas as festas, o momento para retirar a sua decoração é o dia 6 de janeiro, ou Dias dos Reis. Esse é o dia que representa o encontro dos Reis Magos com Jesus. Essa é a data que encerra os festejos natalinos e também a melhor para desmontar a árvore e guardar os enfeites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.