Decoração para apartamento pequeno: como valorizar seu espaço

Muita gente acha que decoração para apartamento pequeno é algo muito difícil ou dispensável – afinal, não há espaço suficiente para incrementar o ambiente, e adicionar elementos ali vai apenas deixar o cômodo abarrotado e ressaltar sua miudeza, certo? Errado!

Apesar do nosso senso comum, a decoração de um apartamento não significa necessariamente aumentar o número de coisas que você já tem, colocando quadros nas paredes, vasos, poltronas da moda que você nem vai usar e coisas do gênero. Muito pelo contrário: quando estamos falando de decorar, estamos falando de pensar o espaço de um jeito que combine o funcional com o estilo pessoal de cada um. 

Exatamente por isso, a decoração para apartamento pequeno se faz de extrema importância! É com essa consciência ativa do espaço que você dispõe que se torna possível pensá-lo de um jeito otimizado, criando ambientes que brinquem (e não briguem) com o tamanho de cada cômodo. 

Mas afinal, se um lar pequeno se faz de tantas possibilidades de decoração, quais são elas? Vamos passar por algumas dicas simples, que podem ser executadas, em grande parte, sem a ajuda de terceiros! 

Quando menos é mais 

Realmente, encher um cômodo menor com um número grande de móveis tem o potencial de tornar o ambiente sufocante, ou seja, com a sensação de ser ainda menor do que já é.  Por isso, uma das primeiras coisas a se ter em mente sobre decoração para apartamento pequeno é que menos é mais! 

Mas não se preocupe: isso não significa que você precisa ser completamente minimalista! O que queremos dizer é que, em ordem de ter um apartamento pequeno bem decorado, você precisa entender que nem sempre tudo o que você acha que precisa fazer parte daquele cômodo realmente precisa estar ali. 

Em outras palavras: preencha o ambiente apenas com o que vai ser estritamente necessário primeiro e, depois, veja se ainda há espaço suficiente para elementos que não são obrigatórios, mas que você gostaria que tivessem um lugar no seu lar. Lembre-se apenas de que um número maior de componentes em um mesmo espaço significa mais briga por atenção e, possivelmente, menos funcionalidade para o seu cômodo. 

#Dica: estude cada ambiente e entenda qual o seu propósito nele. Com isso, você consegue decidir quais os móveis principais e/ou indispensáveis de estar ali e, consequentemente, fica mais fácil desapegar e montar o restante do cômodo a partir daquela escolha inicial. 

Decoração para apartamento pequeno é sinônimo de organização

O desapego nos leva ao próximo ponto: a sensação de amplitude em um apartamento pequeno pode ser facilmente conseguida por meio da organização! 

Sabe aquele sentimento de um cômodo se tornar magicamente muito maior quando acabamos de organizá-lo depois de um longo período de bagunça, onde tudo parece estar fora de lugar ou nem ao menos ter um destino certo ali dentro? É exatamente essa sensação que queremos (e devemos!) evitar quando moramos em um apartamento pequeno! 

Para isso, você pode apostar em móveis coringas, que sejam multiuso e te ajudem, por si só, a deixar o ambiente organizado. Estantes vazadas ou engavetadas, prateleiras, nichos… você logo vai perceber que uma boa e simples organização vai ajudar a mudar drasticamente a impressão de tamanho dos seus ambientes. 

Além disso, tente dar prioridade à móveis suspensos ou aéreos! Na decoração para apartamento pequeno, quanto maior a área de circulação, maior a sensação de amplitude do cômodo. Por isso, deixar o chão o mais livre o possível é uma maneira de deixar sua casa mais confortável e prática.  

#Dica: já pensou em móveis planejados? Apesar de demandar um investimento um pouco maior do que comprar um móvel já pronto, criar algo especialmente para a sua casa pode valer cada centavo: além de ser sob medida para o que você precisa guardar ali, estará otimizado para ocupar o espaço de forma inteligente, sendo um ponto que pode mudar completamente a decoração para apartamento pequeno! 

Aposte em ambientes integrados 

Se você procura uma boa decoração para apartamento pequeno, uma boa pedida é criar ambientes integrados. 

Essa ideia vale, principalmente para as áreas sociais da sua casa. Pensando a sala de estar, a copa e a cozinha de forma conjunta e inteligente, por exemplo, você consegue criar a ilusão de um ambiente muito maior, uma vez que, sem divisões, você elimina a sensação de pequenos cubículos criando a ideia contrária: a de um espaço amplo que foi bem planejado e dividido casualmente. 

No entanto, é claro que você não pode simplesmente quebrar todas as paredes da sua casa sem um estudo prévio. Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais caso decida abrir um espaço que ainda não seja integrado diretamente na planta do apartamento. 

#Dica: você pode fazer divisões sutis entre diferentes ambientes usando os próprios móveis que compõem o espaço. Aqui, mais uma vez, é apenas uma questão de organização inteligente de diferentes elementos! 

Não descarte as portas de correr 

Uma ideia que pode te ajudar a otimizar ambientes é utilizar portas de correr ou portas sanfonadas tanto para armários quanto entre cômodos, quando for o caso. 

Com esse recurso, você não precisa se preocupar com o espaço que seria ocupado pela porta, quando aberta, e pode, assim, utilizá-lo com outros elementos de decoração que te ajudem, por exemplo, no ponto de organização e otimização. 

O detalhe está na cor 

Outro ponto importante é ser muito consciente a respeito das cores que você vai escolher usar na hora de definir uma decoração para apartamento pequeno! 

Como cores mais escuras ou vibrantes tem uma tendência maior de passar a sensação de um ambiente mais fechado e menor, seria interessante que você optasse por tons mais claros para os pontos centrais de cada cômodo, como o chão, as paredes e os móveis maiores. 

A partir disso, você pode criar espaços com toque de cor, utilizando tons mais vibrantes e chamativas em detalhes de decoração, como almofadas, nichos e estantes menores, quadros, vitrais ou molduras das janelas ou ainda em outros elementos que componham o ambiente! 

Espelho, espelho meu… 

Já deparou em um lugar que te dá a sensação de ser enorme, até que percebe espelhos ocupando uma ou mais paredes? Isso acontece porque essa é uma ferramenta já conhecida e super utilizada por quem deseja a impressão de uma amplitude visual maior. 

Por isso, uma outra dica interessante para decoração para apartamento pequeno é utilizar este item em seu favor! Cobrindo um espaço grande do seu cômodo com um espelho sem molduras, por exemplo, você consegue a ilusão de um ambiente alongado – sensação que passa a  enganar até mesmo quem mora ali, com o tempo. 

Esse mesmo efeito pode ser alcançado com a distribuição de espelhos de forma inteligente pelo ambiente, como atrás da mesa de jantar, como o fundo de um móvel situado em lugar estratégico ou ao redor das janelas.

#Dica: não se esqueça de deixar a superfície dos espelhos sempre limpinha, afinal, aquele vai se tornar um ponto de destaque naquele ambiente!

A importância da iluminação 

Pode não parecer a princípio, mas a iluminação é um elemento que pode causar um grande impacto no modo como os cômodos se mostram. 

Por isso, se você deseja uma boa decoração para apartamento pequeno, um primeiro ponto de atenção é utilizar bem e o máximo possível de luz natural. Para tal, opte por cortinas de cores bem neutras e que sejam mais fininhas, possibilitando a entrada da luz durante todo o dia. 

Pensando no período da noite, aposte em mais de uma fonte de luz. Ao invés de utilizar apenas um foco de luz fixo no centro do cômodo, espalhe mais lâmpadas ou abajures pelo ambiente. Quanto maior a iluminação, menor a percepção do cômodo como algo pequeno.

#Dica: luzes brancas conseguem atingir uma sensação de amplitude com mais facilidade do que luzes amareladas!

Como se inspirar e criar decorações incríveis para o seu apartamento pequeno 

Uma das melhores dicas sobre como estudar e criar uma boa decoração para apartamento pequeno pode soar, na verdade, bem boba: inspire-se no que já foi feito! Essa é uma boa ferramenta até mesmo para você conseguir entender, na prática, todos os pontos pelos quais passamos neste artigo! 

Se você usar sites como o Pinterest, por exemplo, além de visualizar melhor tudo o que ajuda a na sensação de amplitude ou, pelo contrário, contribui para o sentimento de diminuição de um espaço já reduzido, você pode descobrir mais sobre seu próprio gosto pessoal! Isso porque, ao dispor de diversas referências, você consegue juntar pequenos elementos ou características que te interessam em cada uma delas para criar algo novo e pronto para ser chamado de seu!

E não importa se essa é a sua primeira experiência com a decoração para apartamento pequeno porte ou se você já teve contato com a decoração de espaços reduzidos antes: buscar ideias vai sempre te ajudar a se inspirar, entender o que te agrada e o que te ajudaria a otimizar o seu espaço, tornando-o cada vez mais funcional. 

E a melhor parte é que você não precisa colocar tudo em prática de uma só vez: criando uma pasta de referências, você pode se planejar para ir testando diferentes elementos aos poucos e, a partir da sua experiência no dia a dia, ir transformando o espaço!


Aqui na Casa Mineira é super fácil: a gente te ajuda a achar o apartamento dos seus sonhos e que cabe no seu bolso. Depois é só você focar no novo desafio: torná-lo um cantinho decorado do jeitinho que você sempre quis! 

Afinal, a verdade é que não importa o tamanho do seu lar: é sempre possível se divertir com a sua decoração, principalmente quando pensando em formas criativas de otimizar aquele espaço!

Já conferiu nossos apartamentos para compra ou aluguel? Acesse o portal e veja como a Casa Mineira vai te ajudar a encontrar o espaço perfeito – seja ele pequeno ou grande.

 

encontre apartamentos para alugar ou comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *