Derrubar parede de apartamento: quando é possível

Você já pensou em reformar a sua casa e derrubar parede de apartamento? Confira neste artigo os principais pontos antes de iniciar suas obras.

Cada vez mais a busca por ambientes espaçosos e iluminados aumenta. Assim, muitos procuram reformar suas casas para adaptá-las às suas necessidades. Durante essas obras derrubar parede de apartamento pode ser a solução encontrada para aumentar um cômodo. Na verdade, esse é um artifício muito utilizado por arquitetos e designers para entregar um imóvel surpreendente para seus clientes.

No entanto, derrubar uma parede pode ser algo que soe trabalhoso, caro e até mesmo perigoso. Diante de uma tarefa tão complexa e desafiadora, como saber que essa é a decisão correta? Contratar um profissional especializado é a principal maneira de se resguardar de possíveis problemas. Contudo, algumas dicas podem garantir que o processo de derrubar parede de apartamento seja feito sem erros.

Confira neste artigo como mudar o visual da sua casa, deixando-a maior e mais arejada de forma segura!

Por que derrubar parede de apartamento

Antes de qualquer obra, seja ela realizada por um profissional ou por você, é compreender os objetivos desejados. Quando falamos em derrubar parede de apartamento o intuito é sempre tornar o ambiente mais amplo, conectado e com melhor circulação. Casais com crianças, por exemplo, costumam optar pela demolição de alguma parede para ganhar mais espaço para brincadeiras e novos móveis.

Derrubar a parede de um apartamento é uma maneira de modificar o layout de uma casa, tornando-a mais adequada às suas necessidades sem precisar mudar de imóvel. Além do ganho de espaço, derrubar uma parede pode oferecer mais iluminação ao ambiente. Isso porque, quanto menor o número de divisórias, maior a incidência da luz nos cômodos. Sob a mesma ótica da luz, a circulação de ar também é favorecida.

Quais paredes posso demolir

Agora que você já sabe as vantagens de derrubar parede de apartamento é preciso compreender o que pode ser demolido em seu imóvel. Isso porque, é muito perigoso para a estrutura do prédio como um todo se alguma parede for removida de forma não precavida.

Alvenaria estrutural

Esse é um tipo de sistema também conhecido como Sistema de Paredes Autoportantes. Trata-se de um sistema construtivo em que as paredes mantêm o edifício em pé. Desse modo, são elas que sustentam todo o prédio e por isso alterar a planta para um conceito aberto pode ocasionar problemas estruturais em todo o condomínio. Além disso, derrubar uma parede que tenha função estrutural também traz problemas como a dificuldade em alocar pontos elétricos e hidráulicos. Assim, certifique-se de que sua nova casa não pertence a um edifício com esse tipo de construção caso queira fazer alterações em seu layout.

Sistema Construtivo Convencional

Aqui estamos falando do sistema construtivo que envolve pilar, vigas e lajes. Nesse caso é possível ter uma maior liberdade em relação às mudanças. Como dito, essa estrutura é composta por pilares que são colunas, vigas ou travessas que se apoiam sobre os pilares, e as lajes que são o piso apoiado sobre as vigas. 

Aqui, as paredes possuem uma função apenas de vedação, fechamento e compartimentação. É no sistema construtivo convencional que é possível derrubar paredes de apartamentos sem ter problemas. Claro, é importante ressaltar que esse trabalho deve ser feito por um engenheiro ou arquiteto.

Contudo, é importante ficar atento inclusive neste tipo de construção. Isso porque, mesmo que as vigas e pilares sejam o apoio do edifício, quando as paredes de vedação são inseridas causam uma sobrecarga na estrutura. Em consequência a construção acaba “se apoiando um pouco” nas paredes. Ao demolir neste caso é possível que apareçam algumas trincas em paredes que perderam o apoio ao qual se acomodavam. Elas não devem ser motivos de grandes preocupações, mas devem ser tratadas de imediato, evitando que evoluam para fissuras ou rachaduras.

Cuidados antes de derrubar parede de apartamento

A primeira recomendação antes de derrubar uma parede é entender o tipo de parede a ser demolida. Como você viu, existem basicamente dois tipos de construção e apenas um deles pode ser derrubado. As paredes comuns são simples de serem derrubadas, pois contam com vigas e pilares de sustentação. Esses elementos não serão retirados, apenas a parte composta por tijolos e cimento.

Em contrapartida, as paredes estruturais são mais complicadas. Feitas de blocos de concreto e responsáveis por segurar toda a estrutura, elas são mais comuns em casas. Por isso, é sempre importante ter em mãos a planta do imóvel antes de realizar qualquer reforma, evitando o desmoronamento da propriedade ou outro acidente.

Conheça os materiais

Um ponto muito importante é conhecer os materiais que serão utilizados na hora de demolição. Isso porque derrubar parede de apartamento não é apenas demolir uma estrutura e usar as ferramentas adequadas, isso auxilia e faz toda a diferença no trabalho. Elas podem influenciar desde o acabamento final até o tempo gasto no serviço.

Martelo demolidor

O martelo demolidor é um equipamento muito utilizado para derrubar paredes de apartamentos. Essa ferramenta é eficiente em quebra de concreto e tijolos. Visualmente ele pode ser confundido com uma britadeira, mas não se engane. Existem hoje no mercado diversos modelos de martelo demolidor, com pesos que variam de 10 até 30kg. Na hora de escolher siga sempre a recomendação do profissional contratado. O martelo de 10kg por exemplo é mais leve e de fácil manuseio, mas pode não ser tão eficiente contra a estrutura que você deseja demolir.

Cortadora manual com disco

A cortadora manual com disco também é conhecida como serra elétrica. Trata-se de uma ferramenta incrível para cortar tijolos, cimento, alvenaria e até mesmo concreto. O manuseio deve ser feito por alguém experiente, já que exige que seja usada com as suas mãos bem firmes. Dentre suas muitas vantagens a principal delas é a sua versatilidade. Isso porque, a cortadora manual com disco pode ser utilizada em diversos locais, principalmente onde máquinas maiores não têm acesso.

Martelete rompedor

Esse é um equipamento muito semelhante ao martelo demolidor. Contudo, seu tamanho um pouco menor o torna muito eficaz para derrubar parede de apartamento. Ele é fácil de usar, possui em média 5kg e é muito indicado para remover reboco e revestimentos de parede. Trata-se de uma ferramenta precisa, rápida, econômica e que exige pouco esforço físico de quem a opera.

A importância de um bom profissional

Como você pode ver, derrubar parede de apartamento pode ser uma excelente maneira de mudar o layout do imóvel. Além disso, é possível obter maior incidência de luz, melhorar a circulação de ar e tornar o ambiente mais amplo. Contudo, não se trata de um procedimento simples e que pode ser feito por qualquer um.

Ao demolir paredes é preciso conhecer a estrutura do edifício, sua planta, como sua fiação e encanamento funciona e muito mais. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um profissional de qualidade e especializado. Engenheiros e arquitetos estão acostumados com esse trabalho e podem realizar o serviço de forma rápida e sem dores de cabeça. Lembre-se sempre que esse tipo de reforma, quando mal executada, como colocar a sua vida e de outras pessoas em risco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.