Dois ou três quartos: o que levar em conta ao escolher seu imóvel ideal

Na hora de comprar ou alugar qual imóvel é mais vantajoso, aquele com dois ou três quartos? Confira neste artigo os benefícios de cada um deles.

Escolher um imóvel sempre envolve alguns fatores diversos. Onde morar? Casa ou apartamento? Dois ou três quartos? Essa última costuma ser uma dúvida recorrente e alguns pontos precisam ser levados em consideração antes de tomar a sua decisão. Tanto para compra ou venda é fundamental analisar suas opções.

O número de quartos está diretamente relacionado ao conforto e ao tamanho do seu lar. Decidir entre um imóvel de dois ou três quartos significa definir como seus convidados serão acomodados, e até se você terá espaço para futuros filhos. Essa decisão é ainda mais pertinente quando pensamos em apartamentos, que diferente das casas, tornam mais difícil o aumento e inclusão de um novo cômodo.

Para essa escolha, é preciso levar em consideração o dia a dia dos moradores, se possuem excesso de móveis e bens pessoais, os planos futuros e até a sua situação econômica. Neste artigo você vai conferir as vantagens de um imóvel com dois ou três quartos, além de dicas para escolher o seu. Boa leitura!

Vantagens de um apartamento com dois quartos

Um apartamento de dois quartos tem muitos benefícios a oferecer. Apesar de possuir menos cômodos, esses imóveis costumam ser mais amplos e aproveitar melhor os espaços. Além disso, eles oferecem:

Praticidade e comodidade

Manter a casa organizada pode ser um desafio para quem possui uma rotina cheia de tarefas. Assim, um imóvel que ofereça praticidade e conforto é o ideal. Eles permitem que a organização e limpeza diária dos ambientes seja simplificada. Um apartamento com menos cômodos torna isso possível, facilitando a limpeza.

Além disso, para aqueles que passam menos tempo em casa um imóvel com dois cômodos exige menos manutenção e faxinas. Para quem pode contratar o serviço de um profissional para realizar a limpeza do ambiente é possível contratar diaristas por menos tempo já que sua casa possui menos cômodos, reduzindo os custos do serviço.

Menor custo

Os imóveis com apenas dois quartos costumam ser mais em conta que aqueles com três quartos. Isso acontece porque esses apartamentos possuem um espaço menor disponível. Contudo, isso não é uma regra. Como dissemos, imóveis com dois quartos podem ser maiores que aqueles com três quartos por possuírem cômodos mais amplos. Ao comparar, é preciso levar em conta imóveis que possuam as mesmas características como padrão.

Vantagens de um apartamento com três quartos

Os imóveis de três quartos também apresentam vantagens, principalmente para famílias ou quem deseja usufruir de um terceiro cômodo, seja para receber visitas ou para ter um escritório em casa. Os principais benefícios são:

Espaço e conforto para famílias maiores

Uma das principais vantagens de um apartamento com três quartos é atender a famílias numerosas. Eles garantem mais conforto, sem precisar dividir o espaço. Contudo, mais uma vez é preciso avaliar o tamanho dos cômodos. Isso porque, em alguns casos, para que o imóvel tenha três quartos é preciso que o espaço de cada um deles seja bastante reduzido. Para isso, verifique as medidas na planta do imóvel e confirme se o cômodo extra vale o investimento.

Atende a necessidades específicas

A pandemia remodelou a forma com que as pessoas trabalham e se relacionam e os lares foram muito impactados nesse processo. Muitas empresas identificaram no home office uma forma de trabalho mais vantajosa e migraram para o regime remoto ou híbrido. Em consequência seus colaboradores precisam transformar algum canto da casa em um escritório. Nesses casos, ter um cômodo extra é de muita utilidade.

Ademais, um apartamento de três quartos também oferece a oportunidade de se criar uma sala privativa ou montar um quarto de visitas. Para as famílias que pretendem ter mais filhos no futuro, o terceiro quarto também pode ser bastante útil, evitando mudanças futuras e facilitando o planejamento. Além disso, ele pode ser utilizado para guardar objetos que não são utilizados com frequência.

Como se decidir entre dois ou três quartos?

O primeiro passo na hora de decidir entre um imóvel de dois ou três quartos é entender qual o seu momento atual. Assim, a primeira pergunta a ser feita antes de decidir sobre a quantidade de cômodos no seu imóvel é: quantas pessoas vão morar comigo? A partir daí é possível começar a analisar a necessidade de dois ou três quartos em um imóvel.

A lógica é a de que quanto mais pessoas em um imóvel maior a quantidade de cômodos. Contudo, sabemos que não é bem assim. Casais, por exemplo, dividem quartos e o mesmo pode valer para irmãos. Assim, não olhe apenas para a quantidade de pessoas, mas também para essa configuração. Cada família possui uma rotina e uma necessidade e por isso é importante considerar isso antes de se decidir.

Além disso, é importante considerar também os planos futuros. Isso porque, as necessidades atuais da sua família podem não ser as mesmas daqui cinco anos e olhar para frente também é importante para fazer uma boa escolha. A importância disso está justamente no fato de um imóvel ser um bem durável. A menos que você esteja procurando um lugar para alugar, é importante comprar um apartamento que comporte sua família e os planos que você tem para o futuro. Você pretende ter filhos um dia? Se a resposta for sim, um imóvel com três quartos pode ser o ideal para você e sua família.

Por último, leve em consideração sua rotina. Se você trabalha em casa, por exemplo, talvez você precise de um quarto para servir como escritório. Além disso, um terceiro quarto pode ser convertido como apoio para diversas atividades se tornando um ateliê, um quarto de estudos, uma brinquedoteca, ou qualquer outra necessidade que sua rotina determine.

Dois ou três quartos: qual vale mais a pena

Decidir entre um apartamento de dois ou três quartos dependerá do perfil de cada comprador, se o imóvel será alugado ou comprado e quais são os seus objetivos e planos. Por exemplo, um casal que não pretende ter filhos pelos próximos anos e que deseja alugar um imóvel pode considerar aqueles com dois quartos mais vantajosos. Contudo, se o objetivo é comprar uma propriedade e aumentar a família, um de três quartos atenderá melhor às suas necessidades.

Além disso, é preciso analisar o seu padrão comportamental. Você costuma receber visitas de fora da cidade com frequência? Nesse caso pode ser que você prefira um apartamento com três quartos para que seja possível acomodar seus amigos e familiares de maneira mais cômoda. Outra questão é: você trabalha de casa? Porque nesse caso um terceiro quarto pode ser convertido em escritório. Em todos esses casos, um apartamento de três quartos é a melhor opção.

Contudo, se não existe a necessidade de mais espaço, um apartamento de dois quartos pode ser a melhor opção. Eles permitem maior investimento em relação aos outros cômodos como salas, cozinha e varanda mais amplas. Além disso, para quem possui apenas um filho ou pessoas solteiras, um apartamento de dois quartos é mais versátil e prático, oferecendo melhor custo-benefício.

Independente do tipo de imóvel que você optar, é importante contar com uma imobiliária de confiança para comprar ou alugar o seu imóvel dos sonhos. A Casa Mineira Imóveis pode ser sua parceira nesse processo. Com mais de 30 anos no mercado e com uma parceria com o QuintoAndar, a imobiliária une tradição e inovação para tornar o seu processo mais seguro. Em nosso portal você encontra centenas de imóveis em diferentes localizações. Acesse agora e confira!

encontre seu apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.