Escritório em casa: como montar um cantinho ideal para o home office

Quer trocar sua rotina corporativa por jornadas de trabalho em casa? Veja neste artigo dicas simples para montar um escritório em casa.

A tecnologia, cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, modificou vários âmbitos de nossa vida, inclusive o profissional. A pandemia de COVID-19, por exemplo, levou muitas empresas a adotar o home office. Os resultados para muitas delas foi bastante positivo e a tendência é que essa forma de trabalhar seja cada vez mais adotada, mesmo em um contexto normalizado. Além disso, esses espaços também funcionam para aqueles que precisam de locais para estudo ou concentração. Sendo assim, garantir um escritório agradável e ergonômico é fundamental para garantir a produtividade e saúde.

Montar um escritório em casa não precisa se tratar de um investimento alto, além de não haver necessidade de ser um ambiente burocrático dentro da sua residência. Para que a produtividade seja mantida, é necessário que ele seja um espaço confortável, agradável, bonito e que ainda assim não apresente muitas distrações. O ambiente pode ser flexível e multiuso, adequando-se à sua rotina e espaço disponível.

Como montar um escritório em casa

Analise o espaço disponível

Um erro muito comum entre aqueles que montam um escritório em casa é não separar adequadamente os ambientes. Isso porque, misturar dois ambientes pode afetar a sua produtividade. Contudo, isso não significa que seja necessário reservar um cômodo só para o home office, já que até mesmo um espaço pequeno dentro do quarto pode se transformar no ambiente ideal.

O que não é recomendado é transformar a sua cama no seu home office, por exemplo. Trabalhar na cama pode reduzir o seu rendimento, já que se trata de um local para descanso. Outra situação diz respeito a levar comida para o escritório. Opte por fazer as refeições em outros ambientes, tornando assim o espaço escolhido em um verdadeiro escritório em casa.

Escolha os itens para o home office

Seu escritório em casa precisa funcionar como um de verdade e a melhor forma de fazer isso é tornando-o o mais parecido possível com o utilizado em uma empresa. O recomendado é adquirir uma poltrona e móveis próprios para home office, respeitando as recomendações específicas, como a altura ideal para o seu tamanho.

Atentar-se à ergonomia é muito importante para montar um escritório que lhe garanta produtividade e saúde. Na maioria das empresas as normas ergonômicas são respeitadas e garantem o bem-estar do trabalhador durante a jornada de trabalho. Sendo assim, essa prática deve ser levada em consideração quando o trabalho é feito de casa.

Para isso, mantenha a cadeira ajustada de modo que sua coluna fique o mais ereta possível, o monitor do computador deve ser posicionado sempre na altura dos olhos e o recomendado é que a mesa utilizada permita que os antebraços fiquem dispostos de maneira paralela ao chão. Além disso, você pode providenciar apoio para os pés, que tornam o trabalho mais confortável.

Móveis multifuncionais também são uma ótima opção. Caso opte por montar o seu home office na sala de estar, por exemplo, é possível comprar cadeiras que ainda possam ser utilizadas mesmo quando o escritório não está em uso. Esses mobiliários podem possuir tampas retráteis ou até mesmo serem fixos na parede, garantindo economia de espaço onde ficariam as penas do móvel.

Arquitetos recomendam que o seu escritório em casa seja padronizado em relação à decoração. Muitas vezes quando pensamos em montar algum espaço em nossa residência, acabamos tentando ousar e transformar os ambientes em espaços modernos e parecidos com o que vemos nas redes sociais. Contudo, móveis com muitas curvas, por exemplo, não são tão funcionais e impedem decorações futuros ou sua utilização em outros cômodos. Além disso, ambientes muitos chamativos acabam gerando distrações que podem influenciar no desempenho no trabalho.

Lembre-se dos equipamentos eletrônicos

Ao pensar em um escritório em casa, muitas pessoas focam toda a sua atenção aos móveis. Contudo, não podemos nos esquecer dos equipamentos eletrônicos necessários para desempenhar as funções em uma empresa. Na sua lista de compras é importante incluir computadores e estruturas que permitam sua instalação, como conectores e tomadas. Para alguns casos, é necessário até realizar alterações na parte elétrica.

Outro fator, diz respeito ao seu bem estar durante o trabalho em home office. Para as cidades mais quentes é importante verificar a possibilidade de instalar um ar-condicionado ou ventilador na residência, já que o calor excessivo pode influenciar na queda de produtividade. Além disso, é aconselhável que os materiais do trabalho não se misturem com seus itens pessoais e para isso, o armazenamento na nuvem pode ser uma solução. Além de manter suas informações seguras, você economiza na compra de um HD, por exemplo.

Personalize o ambiente

Personalizar seu escritório em casa pode tornar o ambiente mais agradável e consequentemente a jornada de trabalho. Sendo assim, decore seu home office com coisas do seu interesse, atentando-se a não escolher itens que podem te distrair. Nesse caso, luminárias e plantas podem ser a melhor opção.

As plantas ou hortas funcionam como decoração para todo o apartamento. Elas são responsáveis por trazer para a sua casa algo do ambiente externo. Além disso, elas não costumam chamar atenção a ponto de prejudicar seu rendimento. Algumas espécies ainda possuem outro ponto a seu favor, já que só precisam de água a cada dois dias. Assim, é possível nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.

Outra dica diz respeito ao espaço. Não é necessário um ambiente muito amplo para montar escritório. Uma mesa pequena, cadeira confortável e os objetos de trabalho podem garantir um ambiente aconchegante e livre de distrações.

Atente-se à iluminação

O ambiente de escritório nas empresas costuma ser repletos de luzes artificiais. Sendo assim, trabalhar em casa é uma ótima forma de garantir contato com a luz natural. Algumas pessoas optam por montar o escritório em casa, de frente para uma grande janela, garantindo o máximo de incidência de luz solar durante o expediente. Caso queira tornar a luminosidade mais homogênea, uma cortina de cor clara pode ser a solução.

Contudo, algumas residências não contam com luz natural suficiente, ou sua disponibilidade ocorre apenas em alguns momentos do dia. Assim, é preciso fazer uso de lâmpadas fluorescentes. O ideal é que se opte pelas luzes brancas, capazes de iluminar todo o ambiente e evitar a sonolência e dispersão, como é comum com as luzes amarelas, muito utilizadas em quartos.

Crie espaços de armazenamento

Trabalhar em casa oferece muitas vantagens, mas também requer muita organização. Aqueles que trabalham em regime remoto citam a dificuldade de armazenamento de documentos como um dos problemas. A maioria das casas não possui espaço adequado para armazenar muitos documentos.

Sendo assim, o ideal é investir em prateleiras suspensas. Elas permitem a inclusão de caixas organizadoras, além de evitar que os papéis do trabalho se misturem com sua documentação pessoal. Uma dica é gerir constantemente o que está guardado. Isso garante que apenas o necessário está sendo guardado. Outra opção é aderir ao armazenamento em nuvem.

As vantagens de um escritório em casa

A jornada de trabalho vai muito além do que é feito ao bater o ponto ou chegar ao escritório. A rotina de um trabalhador envolve trânsito e almoço fora de casa. Além disso, escritórios empresariais podem ser ambientes barulhentos e cheios de gente. Todos esses elementos podem desestimular os funcionários no ambiente de trabalho. Por isso, muitas organizações têm observado os benefícios do home office.

A pandemia de COVID-19 foi um grande marco para que as empresas percebessem os benefícios do trabalho remoto. Além dos trabalhadores estarem, em sua maioria, mais descansados por evitar trânsito e todo o deslocamento, os empresários obtiveram redução em seus gastos, já que o custo do vale transporte foi cortado. Além disso, trabalhar em casa aumenta a qualidade de vida e bem estar dos funcionários, garantindo um melhor desempenho no trabalho.

Como otimizar o trabalho em casa

Apesar das muitas vantagens em se trabalhar em casa, alguns cuidados devem ser tomados. Isso acontece, porque uma residência apresenta mais distrações do que um escritório comum. Essas distrações vão desde uma geladeira cheia, até a sala de estar com a televisão ligada. Uma dica para evitar problemas como esses é manter próximo ao seu escritório em casa tudo que você precisa. Assim, evita-se que o trabalho seja interrompido e a vontade de passear por outros cômodos da casa diminui.

O ideal é que todas as canetas da sala estejam no seu escritório, ao alcance da mão. Algumas pessoas optam inclusive por manter um pequeno frigobar junto à mesa. Assim é possível realizar pequenas refeições, como lanches, ou manter a água gelada, sem precisar se deslocar até a cozinha. Tudo é valido para não se distrair e perder tempo de trabalho.

Outro ponto importante diz respeito em manter sua rotina normal, mesmo dentro de casa. Resista à vontade de trabalhar de pijama ou na cama. Levantar, tomar banho e vestir-se propriamente para o trabalho garantem um melhor desempenho ao longo do dia.

A importância da ergonomia

O dicionário define ergonomia como “estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem”. Ela objetiva otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial. Ou seja, seu objetivo é pensar no bem estar no ambiente de trabalho.

Uma jornada de trabalho que não prevê ergonomia pode causar problemas na coluna, nos pés e até mesmo na visão dos funcionários. Por isso, ao montar um escritório em casa é muito importante considerar esses aspectos.

Montar um escritório em casa: produtividade e bem-estar aliados

Trabalhar em home office oferece benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. Contudo, é preciso se atentar a alguns pontos na hora de montar seu escritório em casa. Isso porque, é importante que sua produtividade em casa seja semelhante à obtida dentro da empresa e isso só é possível eliminando ao máximo as distrações dentro. Além disso, é fundamental garantir que sua saúde não seja prejudicada levando em consideração as normas de ergonomia.

Para construir o seu home office, é possível aperfeiçoar o escritório aos seus gostos e necessidades. No blog da Casa Mineira, por exemplo, você encontra diversas dicas sobre decoração e outros temas envolvendo o mercado imobiliário. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *