Espaço gourmet: o que é e dicas para decorar o seu

Um espaço gourmet é uma área destinada ao lazer e confraternizações. Mas você conhece suas diferenças? Confira neste artigo além de dicas para montar o seu.

O espaço gourmet vem sendo cada vez mais desejado nos projetos de residências e condomínios. Ele é uma mescla entre cozinha, sala de estar e jantar, criando um clima ideal para receber convidados. Com a constante procura, esses espaços vêm se sofisticando e agregando mais valor às propriedades.

Contudo, existem algumas diferenças entre os espaços gourmet projetados para apartamentos e aqueles presentes em condomínios, de uso comum entre os moradores. Para o segundo, além das regras de utilização, sua projeção também apresenta algumas particularidades para atender a todos os condôminos.

O que é espaço gourmet

Um espaço gourmet caracteriza-se por possuir uma estrutura voltada para a gastronomia. Isso significa que todos os móveis e eletrodomésticos são pensados para construir um ambiente que uma gastronomia e lazer. Normalmente, a área conta com churrasqueira, forno ou fogão, além de uma bancada de serviço com pia e balcão para facilitar o preparo e manuseio os alimentos. Trata-se de um excelente diferencial de venda e valorização imobiliária.

Com a popularização e maior procura por esses espaços, arquitetos têm buscado sofisticar e aperfeiçoar esses ambientes. Assim, o espaço gourmet de alguns apartamentos contam também com uma mesa grande para refeições, além de uma decoração personalizada de acordo com as preferências do morador.

Isso porque, um espaço gourmet normalmente possui uma estética rústica, mas muitos proprietários têm adaptados para uma decoração mais moderna e clean de modo a interagir melhor com a decoração da residência. Essa flexibilização é justamente a primeira diferença entre um espaço gourmet particular e aquele de uso comum em um condomínio.

O significado de gourmet

A palavra gourmet é muito associada a espaços dedicados à valorização da alimentação. Isso porque, sua origem é francesa e determinada aquelas pessoas que detinham grande conhecimento de vinhos e boa comida. Assim, o termo chegou ao Brasil sendo associado à alta gastronomia. Os espaços gourmet, então, são dedicados à alimentação e tem se tornado muito procurados em imóveis.

Espaço gourmet em apartamento X espaço gourmet em condomínio

Um espaço gourmet oferece muitas vantagens para os moradores. Contudo, existem algumas diferenças entre ter esse ambiente dentro da sua casa e quando ele está situado em um condomínio em uma área de uso comum.  

Um espaço gourmet particular permite que seu uso seja definido pelo morador do apartamento. Além disso, a decoração também segue o gosto e estilo do proprietário do imóvel. Em contrapartida, quando o ambiente é compartilhado com outros condôminos, seu uso deve ser mediado, normalmente pelo síndico do condomínio. Isso significa que para usar a área é preciso reservar o espaço com antecedência e sua decoração normalmente é neutra, para atender a todos.

O espaço gourmet em condomínio também pode significar o pagamento de valores extras. Eles podem estar embutidos nas taxas de condomínio ou ser cobrado a cada utilização do espaço. Isso porque esses locais requerem uma atenção especial como limpeza após a utilização, troca das lâmpadas e manutenção de equipamentos como churrasqueira, fogão e exaustor.

Vantagens de um espaço gourmet

Ter um espaço gourmet, sendo ele particular ou de uso coletivo, significa ter algumas vantagens na hora do lazer:

Mais conforto para receber visitas

Muitas pessoas não possuem espaço suficiente e sua casa para preparar recepções e receber visitas. Contudo, se o seu condomínio conta com um espaço gourmet é possível reservar a área para uso na data a sua escolha e realizar uma festa, churrasco e tantas outras ocasiões sem precisar abrir as portas da sua casa.

Para as recepções em apartamentos, ter um espaço gourmet limita a chamada “área da bagunça”. Às vezes, quando recebemos muitas visitas, elas acabam se espalhando por vários cômodos e isso dificulta a limpeza. Ter um espaço gourmet significa reunir todos em um único ambiente, de maneira confortável e ainda conseguir limitar a limpeza a apenas um cômodo.

Não se preocupe com a limpeza

Como dito anteriormente, alguns condomínios disponibilizam uma limpeza do espaço gourmet antes e depois da festa. Essa comodidade pode significar uma taxa extra ou embutida no condomínio, contudo, muitos dos usuários dizem que ela vale a pena.

Lazer para todas as idades

Nem todo estabelecimento possui uma estrutura voltada para as crianças. Assim, muitos amigos com filhos, ou até mesmo você, acabam não ficando muito tempo nas confraternizações, ou não aproveitando todo o espaço. Um apartamento ou condomínio com espaço gourmet, normalmente, contam com um pequeno playground, garantindo o entretenimento dos mais jovens e o descanso dos adultos.

Dicas para montar seu espaço gourmet

Caso opte por montar um espaço gourmet no seu apartamento, algumas dicas podem ajudar a minimizar gastos e erros:

Atenção aos equipamentos

Um espaço gourmet é uma área voltada para a alimentação e é importante se atentar a esse tipo de equipamento. Normalmente esses ambientes contam com uma churrasqueira acompanhada de um exaustor para retirar a fumaça. Além disso, é possível adquirir versões que se transformam em um forno de pizza diversificando o uso do ambiente.

Contudo, apesar de ser interessante adquirir vários equipamentos que permitam o preparo de vários alimentos, é importante se atentar a funcionalidade do lugar. Desse modo, não se esqueçam que a instalação de cubas e pias é muito importante. Além disso, é preciso criar ambientes para desfrutar as refeições como ilhas, bancadas acompanhadas de banquetas, frigobar para armazenar bebidas ou até uma pequena adega.

Mescla de estilos

Dissemos que o estilo rústico é o mais comum para compor um espaço gourmet. Contudo, é cada vez mais comum que os proprietários implementem elementos mais modernos na área. Assim, é possível decorar o espaço com sua personalidade mesclando estilos. Você pode, por exemplo, acrescentar detalhes étnicos decorativos na parede, ou implementar cadeiras com designs mais modernos.

Cobertura de vidro

Se o seu objetivo é montar um espaço gourmet na área externa da sua casa uma cobertura de vidro pode de ajudar na decoração e iluminação do ambiente. Um teto de vidro permite a incidência de muita luz natural, mesmo em dias chuvosos que impossibilitariam o uso do ambiente externo.

Garagem transformada

Muitas pessoas querem montar um espaço gourmet em suas residências, contudo não possuem áreas interna e externas disponíveis. Contudo, esse não precisa ser um empecilho. Muitos arquitetos utilizam espaços disponíveis como a garagem para criar ambientes de lazer como um espaço gourmet. A grande vantagem dessa transformação é ter um espaço coberto e aberto ao mesmo tempo.

Espaço Gourmet com lavanderia

Uma lavanderia adaptada é um ótimo ambiente para compor um espaço gourmet. Isso economiza espaço na casa e permite que um ambiente tenha duas finalidades. A possibilidade de planejar os móveis pode ser a solução para esconder equipamentos como secadora e máquina de lavar, tornando tudo mais agradável aos olhos.

Atente-se ao conforto

Um ponto muito importante na hora de planejar seu espaço gourmet é lembrar que o conforto precisa ser prioridade. De nada adianta um ambiente bonito, porém desconfortável para você e seus convidados. Assim, atente-se as cadeiras e poltronas que serão utilizadas.

Utilize sua área interna

Se seu apartamento não conta com uma sacada ou varanda, é possível aproveitar a área interna para criar seu espaço gourmet. A cozinha pode sofrer algumas alterações e assim se tornar uma área integrada com churrasqueira portátil e bancada com bancos altos.

Iluminação e circulação de ar

Uma parte muito importante de um espaço gourmet é a iluminação e circulação de ar. Isso significa que, se não é possível construir esse ambiente em uma parte externa, é essencial que ele conte com o máximo de portas de vidro e janelas possíveis. Além disso, disponha os móveis de forma prática e opte por aqueles de cor clara, que iluminam o ambiente refletindo luz

Revestimentos de fácil limpeza

Na hora de escolher os revestimentos do seu espaço gourmet é importante que eles sejam de fácil limpeza. Lembre-se que se trata de um lugar vulnerável à gordura e sujeiras mais difíceis de remover. Opte por azulejos, ladrilhos, cerâmicas e pastilhas. Esses materiais não mancham com facilidade e sua limpeza costuma não demandar muito esforço.

Utilize plantas na decoração

Plantas em apartamento pode levar vida à casa, sendo excelentes aliadas na decoração. Assim, utilizá-las no seu espaço gourmet pode trazer conforto para o ambiente. Além disso, elas podem ser funcionais. Já que o espaço gourmet é voltado para alimentação, você pode incorporar a ele uma horta.

Contrate bons profissionais

Uma parte importante de qualquer projeto de reforma em uma casa é contratar um bom profissional. Ele será capaz de tornar os ambientes o mais funcional possível. Além disso, como o espaço gourmet conta com alguns equipamentos que exigem uma estrutura específica. Desse modo, é indispensável um profissional que entenda do assunto para evitar problemas futuros.

Conforto e lazer: o espaço gourmet ideal

Um espaço gourmet bem planejado é uma ótima adição à casa e para aqueles que procuram por esses ambientes sem intenção de gastar com uma reforma, optar por um condomínio que conte com esses espaços é uma solução. No portal da Casa Mineira Imóveis você pode encontrar uma residência que conte com o espaço gourmet particular ou de uso dos condôminos. Além disso, nosso site conta com filtros que te permitem encontrar o apartamento ideal. 

encontre seu apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *