Exclusividade na venda: Dar ou não a corretora de imóveis?
Já falamos em nosso infográfico sobre como vender seu imóvel rápido e por um bom preço. E sabemos que a divulgação de uma casa, ou apartamento em todos os canais e imobiliárias pode passar ao comprador uma imagem negativa de que você está com dificuldades financeiras e “desesperado para vender”. Diante dessa situação, os possíveis interessados no imóvel acabam se sentindo à vontade para fazer uma oferta menor que o valor de mercado, ou seja, desvalorizando o seu imóvel.
Outro questionamento para a “não exclusividade imobiliária” é a redução da visibilidade do imóvel, o que realmente pode ocorrer. Porém, isso ocorrerá apenas se a imobiliária escolhida for de pequeno porte e pouco conhecida no mercado, do contrário, o risco é praticamente nulo.
Se você estivesse procurando por um apartamento, não olharia de imediato na maior e mais respaldada corretora da região?
Vantagens da exclusividade de venda
Um dos grandes benefícios da exclusividade ao proprietário é garantir maior segurança, afinal, ainda que esteja se desfazendo do imóvel, temos a certeza de que você não se sentiria seguro em ter um grande volume de pessoas tendo livre acesso a ele. Além disso, em um imóvel com exclusividade, caso durante uma visita ocorra algum dano físico, por exemplo, uma janela quebrada, a imobiliária deverá arcar com os custos para reparo.
A propósito, quando falamos em segurança, não nos referimos apenas aos aspectos físicos. Ainda de imensa importância, levamos também em consideração a proteção econômica, financeira e jurídica do proprietário.
Vale ressaltar que a exclusividade imobiliária também é benéfica para o comprador já que ele terá a comodidade de saber que o imóvel que irá visitar não é o mesmo que visitou com outro corretor. É muito comum algumas imobiliárias anunciarem a mesma casa ou apartamento de forma diferente fazendo com que muitas pessoas se interessem e vá visitar acidentalmente um imóvel que já conhece.
Apesar de parecer um contrassenso, como mencionamos, o contrato de exclusividade pode ser uma opção interessante para acelerar o processo de venda além de refletir diretamente na qualidade da negociação.
Por fim, a exclusividade imobiliária, apesar de um ponto delicado no processo de compra e venda, pode ser visto como um grande aliado para garantir a segurança física e jurídica do imóvel e proprietário, além de garantir maior celeridade à venda.
[Leia Mais] Se quiser outras dicas sobre como vender o seu imóvel, confira o: Guia completo de como vender seu imóvel de forma correta e segura
Estou pensando em colocar à venda meu imóvel e as dicas foram realmente úteis e fiquei convencida que dar exclusividade de venda à uma boa imobiliária é o melhor a se fazer. Apenas a qualidade do texto é que deixou a desejar. O uso de “o mesmo” é repetitivo, causa confusão (se referindo à imóvel e comprador ao longo do texto), além desse uso ser incorreto gramaticalmente. Profissionais competentes são realmente um diferencial e eu, que estou pretendendo vender meu imóvel e locar um para morar, descobri, ao usar os serviços da Casa Mineira, que isso faz toda a diferença. Da mesma forma, um revisor de texto competente para os textos do blog seria de boa ajuda.
Pior experiência da minha vida foi fechar imobiliária com exclusividade na venda de um imóvel. Não recomendo pra ninguém. Os caras ficam nas costas dos “parceiros” de outras imobiliárias… E se fazem um serviço ruim, ficamos presos a eles. N façam isso!