Comprar imóvel à vista ou financiado? Veja qual vale mais à pena em 2021!

Financiar um imóvel ou pagar à vista? Essa é certamente uma das perguntas que mais recebemos e a resposta para ela não é SIM, nem NÃO, mas, DEPENDE!

Se você tem os recursos necessários para quitar um imóvel logo na entrada, é possível que você esteja se perguntando: o que vale mais a pena, comprar imóvel à vista ou financiado?

A lógica aqui é que você pode deixar boa parte do seu dinheiro aplicado em alguma renda fixa com liquidez (como é o caso do Tesouro Selic), enquanto utiliza alguma linha de financiamento para quitar a compra do seu imóvel.

Isso porque quando a taxa SELIC for 20% maior que a taxa do financiamento habitacional, vale mais a pena pagar apenas a entrada, buscar um financiamento para o imóvel e deixar o restante do seu dinheiro aplicado, rendendo juros para você.

Parece difícil, mas na verdade é muito simples: vem com a gente que você vai entender tudo sobre esse assunto!

Comprar imóvel à vista ou financiado? Veja qual vale mais à pena

Se a Selic for 20% maior que a taxa de financiamento, é mais rentável fazer um misto entre aplicação financeira e financiamento, economizando com inteligência para dar uma entrada significativa e financiar o restante de forma que não comprometa o seu orçamento.

A vantagem disso é que, além do seu dinheiro render mais que os juros cobrados pelo crédito imobiliário, você continuará tendo o dinheiro em mãos, ou seja, terá mais liquidez do que se tivesse utilizado o dinheiro inteiro na compra do imóvel.

Durante muitos anos, a taxa Selic sempre esteve muito acima da taxa de juros de financiamento habitacional. Ou seja, historicamente, financiar foi uma opção mais vantajosa e segura.

Contudo, desde que a Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil, caiu para valores historicamente muito baixos, as linhas de crédito imobiliário se tornaram muito mais baratas. 

comprar imovel a vista ou financiado quando vale a pena

Na imagem acima, vemos como descobrir se vale mais à pena comprar imóvel à vista ou financiado.

Como falamos anteriormente, financiar vale mais à pena que pagar à vista apenas quando a Selic estiver 20% acima da taxa de financiamento. Entretanto, como mostra a imagem, hoje essa relação está negativa. 

Ou seja, atualmente, vale mais à pena comprar o imóvel à vista do que financiado.

Além disso, se você não possui uma boa disciplina financeira para deixar o seu dinheiro aplicado ou não consegue conviver com uma dívida por muitos anos, o ideal é financiar menos, afinal, o seu conforto psicológico é o mais importante.

Leia mais: O guia completo para comprar um imóvel com segurança

Quando financiar o imóvel vale à pena?

Usado com inteligência, o financiamento imobiliário pode ser uma excelente opção para quem deseja comprar um imóvel, principalmente se for o primeiro.

Para quem vive de aluguel, por exemplo, o valor da parcela de um imóvel pronto para morar pode substituir o aluguel pago mensalmente. Agora, se o imóvel for comprado na planta, aluguel e prestação deverão se somar, o que tornará o processo tão pesado quanto poupar para comprar à vista.

Portanto, se você mora de aluguel, financeiramente falando, a compra de um imóvel pronto é mais vantajosa.

Além disso, imóveis são bens caros, que exigem um volume considerável de recursos para serem adquiridos. Por isso, é normal que a grande maioria das pessoas necessite utilizar um financiamento imobiliário

E para quem quer evitar juros, uma outra opção é o consórcio de imóveis.

Financiei o imóvel e a Selic caiu, o que fazer?

Se você optou por financiar o imóvel, deixando parte do seu dinheiro aplicado, e a taxa Selic caiu (diminuindo a rentabilidade dos seus recursos e o custo da linha de crédito),  há duas possibilidades.

A primeira é utilizar o recurso aplicado para quitar o financiamento, opção acessível, já que o sistema SAC (Sistema de Amortização Constante), utilizado na grande maioria dos financiamentos, cobra apenas os juros do período utilizado em caso de quitação ou amortização.

A segunda é fazer a portabilidade de seu financiamento para uma taxa mais competitiva em outra instituição financeira.  

Entenda melhor a importância de pré-aprovar o seu crédito imobiliário

Ademais, muitos bancos possuem condições especiais para diversos tipos de clientes, afinal, para eles um relacionamento de vários anos, como é o caso do financiamento pode permitir que você faça mais negócios no futuro, já que eles entendem e comprovam, por meio de estudos, que clientes fidelizados pelo financiamento habitacional terão um longo histórico com o banco.

Há também a possibilidade de conseguir descontos nas taxas com pequenas ações: débito automático da prestação do financiamento, transferência da conta salário para o banco, dentre outras, que, sem dúvida, vale a pena observar e seguir.

Resumindo, um bom investimento imobiliário é aquele que se faz de forma consciente e principalmente respeitando os limites de seu orçamento. Por isso, sua escolha dependerá não apenas das taxas envolvidas, mas principalmente do seu planejamento econômico para o futuro.

apartamentos em bh

14 respostas para “Comprar imóvel à vista ou financiado? Veja qual vale mais à pena em 2021!”

  1. Alexandre disse:

    Bacana, gostei.
    Alexandre

  2. Louis disse:

    Será que somente eu tenho a impressão de que esse artigo favorece bem os bancos ? Quem ganha com este artigo, os compradores?

    • Marcos Lenine disse:

      Louis, obrigado por seu comentário!

      Para nós aqui na Casa Mineira, não há distinção em nenhum sentido de um cliente que deseja comprar a vista ou financiado.

      No caso, o financiamento habitacional é uma das formas mais concreta para a maioria das pessoas que quer adquirir seu patrimônio imobiliário, mas quem tem o dinheiro para comprar à vista só terá menos etapas para a compra, já que, como explicamos em nosso artigo sobre aprovação de crédito (http://www.casamineira.com.br/blog/credito-imobiliario-importancia-de-pre-aprovar-o-seu-antes-de-escolher-um-imovel/), o financiamento imobiliário demanda algumas comprovações extras (o que estende o tempo de compra).

      Mas, para deixar mais claro o artigo, acabamos de incluir um vídeo onde nosso Diretor de Vendas explica os detalhes do artigo. Segue o link: https://youtu.be/LrVBRYbX_Tc

      Espero te esclarecido melhor, se tiver sugestões para melhorarmos o conteúdo, por favor comente aqui! =)

      Abraços,
      Marcos Lenine

  3. Peterson Machado disse:

    uma questão. digamos que eu queira comprar um imóvel de 300mil, e eu tenha estes 300mil, e portanto, tenha a opção de pagar à vista. mas pesquisando vi que poderia dar 100mil de entrada e financiar os 200mil, assim podendo aplicar os 200mil que me restaram. qual das duas opções vale mais a pena?
    fiz um cálculo rápido, pensando que, para um financiamento de 30 anos pagaria no máximo um valor de 600mil na soma de todas as prestações (o que é na verdade um valor mais alto que o encontrado hoje no mercado), então, agora quero comparar que durante os 30 anos eu aplique os 200mil que me sobraram em um fundo que me renda um percentual de 6% líquido ao ano (o que é baixo para os padrões atuais) em 30 anos o montante total seria de 1.148.698,35, ou seja, quase o dobro do que seria pago no financiamento. Logo, penso que investir o dinheiro e financiar o máximo possível valha mais a pena do que pagar à vista.

  4. Fabio disse:

    Boa tarde,
    a taxa SELIC na ultima reunião do COPOM foi reduzida pra 3% e tende a diminuir mais na próxima reunião da semana que vem. Como estou na iminência de comprar um imóvel, tenho acompanhado e os bancos não reduziram os juros. Há relação direta ? Você acredita que baixando a SELIC novamente é provável que haja redução dos juros do financiamento ?

    • Bartolomeu Jonathan disse:

      Provavelmente Fabio. Mesmo que, de algum modo, haja valorização de um capital qualquer, a atribuição dada a um financiamento tende a ser equilibrada. A inflação vai cobrar dela isso uma hora ou outra. E mesmo que a relação entre as taxas de juros não seja exata, tão pouco fará notar uma mudança significativa, ao ponto de não fazer diferença (tão esdrúxulas, no caso) a um futuro além desse de 2020/2021. Agora em relação aos juros bancários, suponho que pode haver sim uma relação mais direta, no entanto tais diferenças podem ser mais implícitas e majoritárias. Confesso que há muitas variantes para definir os motivos “verdadeiros”.

  5. willow disse:

    multi ferramentas de marketing digital Gratis
    Trabalhe com Software Divulgar mais de 240 classificados
    gratis ,Software Facebook Marketing Grupos , Software
    Promover Sites e Blogs Marketing, Ferramentas Gratuita
    Para Download Gratis , e muito mais sistemas .
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Demo Gratuito Para Download Gratis
    Copie e Cole no Navegador : https://bit.ly/34ScGRn
    Contato :
    Telegram: Mktmidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

  6. […] imobiliários são conhecidos por exigirem um volume considerável de recursos. Por isso, entre comprar imóvel à vista ou financiar, a grande maioria opta pelo financiamento de longo prazo, variando de 5 até 35 […]

  7. […] seja, antes de tomar uma decisão entre comprar o imóvel à vista ou financiar, é preciso avaliar bem o contexto econômico e analisar as vantagens e desvantagens de cada […]

  8. […] financeira e financiamento, economizando com inteligência para dar uma entrada significativa e financiar o restante de forma que não comprometa o seu […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *