Gutierrez
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Gutierrez

Belo Horizonte

 A HISTÓRIA DO BAIRRO GUTIERREZ

praça

Belo Horizonte é conhecida com a “maior cidade pequena” do mundo, porque tem características interioranas de ponta a ponta, parecendo réplicas de municípios do interior em cada um de seus numerosos bairros. Em alguns deles, esses ares de queridas cidades de Minas vêm incrustados na história, na sua formação original, naquilo que era antes de ser o que conhecemos hoje – mesmo em uma cidade relativamente nova, como é BH, com seus 117 anos.

 

Esse é o caso do bairro Gutierrez, que ganhou o nome por ter pertencido, em grande parte de sua região, à famosa família Gutierrez – hoje uma das maiores acionistas da empresa Andrade Gutierrez –, que não perde os laços com o bairro que ajudou a criar e está sempre presente na alta sociedade mineira.

Avenida Francisco Sá com Rua André Cavalcanti

 

No início, o bairro era “apenas” uma grande fazenda; hoje, é um dos pontos mais bem valorizados de toda a capital mineira, com intenso comércio local – se assemelhando a, literalmente, uma pequena cidade dentro da cidade grande. Seus imóveis vão dos usuais ao extremo luxo, tudo isso dentro de um espaço de aproximadamente 118 hectares (e 101 mil habitantes, de acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte, se somarmos a população do Gutierrez com a de seus bairros fronteiriços).

O bairro nasceu rico, e continua rico desde então. É no Gutierrez que a classe média alta de BH encontra seu lugar.

E, se já foi uma região verdejante, como pede a sede de uma fazenda, hoje o bairro é marcado pela verticalização. As maiores construtoras de Minas Gerais e do Brasil passaram a investir no bairro para empreendimentos do tipo resort, alimentando o ciclo de renda, consumo e novos projetos na região.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Assim como a maioria dos bairros de classe alta belo-horizontina, o Gutierrez fica localizado próximo à região Centro-Sul (é, na verdade, considerado uma extensão da Zona Sul), fazendo divisa com Barroca e Grajaú, além de Santo Agostinho, Cidade Jardim e Luxemburgo, esses dois últimos na região da Raja Gabaglia.

Geograficamente, porém, o bairro pertence à Região Oeste.

Com localização privilegiada, o Gutierrez também fica próximo a outros bairros de classe alta, como Lourdes e Savassi, o que faz com que o perfil do seu morador seja majoritariamente de classe AB. Suas principais vias urbanas são a Avenida Francisco Sá e as ruas Almirante Alexandrino, André Cavalcanti e Marechal Bittencourt. Uma das principais vias de referência do bairro é a Praça Leonardo Gutierrez, a mais famosa do bairro.

Como falamos anteriormente, o bairro fica dentro do que a Divisão Administrativa da Regional Oeste da Prefeitura de Belo Horizonte chama de “Território 1”, que engloba Gutierrez, Grajaú, Barroca, Prado e Nova Suissa, além de outros bairros.

Nesse conjunto temos aproximadamente 101.200 habitantes, uma média de 11.109 habitantes por quilômetro quadrado – a maior densidade demográfica dentre os territórios da Região Oeste, que são cinco. Toda a região Oeste comporta 300 mil habitantes, o que faz com que aquele pedaço de Belo Horizonte seja, praticamente, uma cidade à parte.

QUALIDADE DE VIDA

Apesar de não ser fazenda há muito tempo, o bairro Gutierrez ainda guarda algumas características bastante interioranas – e seus moradores ficam satisfeitos com elas. Uma dessas características é o alto índice de arborização do bairro, que deixa o clima fresco e menos poluído.

No Gutierrez, onde quer que você ande é possível encontrar árvores novas ou seculares.

Além disso, apesar de concentrar boa parte da classe AB da capital, esse é um bairro considerado seguro e, por vezes, muito tranquilo. A lei do silêncio, no Gutierrez, funciona mesmo – e pelo conjunto da obra, considerando as áreas verdes, a segurança e o controle de poluição visual e sonora, o bairro acaba sendo, também, um refúgio para os moradores da terceira idade. A escolha desse grupo de pessoas reflete as facilidades e praticidades que o bairro oferece aos mais novos e, também, mais velhos, além do belo ambiente interiorano.

Para completar, quem mora no Gutierrez vê todos os dias o sol se pôr sem muitos obstáculos. Por estar em uma posição geograficamente privilegiada, o bairro revela uma das vistas mais bonitas da cidade. A título de curiosidade, o Gutierrez tem o Edifício Citta Giardino, uma verdadeira obra de arte arquitetônica localizada no alto da montanha, em uma rua sem saída. É facilmente notado (além de ser imponente, está atrás do Batalhão do Exército) e dá a seus moradores, em apartamentos milionários que começam com 600 metros quadrados, uma das vistas mais maravilhosas de Belo Horizonte, e não apenas durante o pôr do sol…

CULTURA, LAZER E TURISMO

Como toda boa réplica de cidade do interior, o Gutierrez tem seu pedaço santo e seu pedaço boêmio, deixando o leque cultural do bairro ainda mais interessante. Do “lado santo”, temos a Paróquia Santíssima Trindade, que conta com as Igrejas Santa Ermelinda e Pilar. Do lado boêmio, uma infinidade de bares que levam moradores de outros bairros a se deslocarem até o Gutierrez apenas para o happy hour ou o programa de sábado à noite. Dentre os principais bares da região podemos citar o Espetinho Gutierrez, o Bar do Toninho, o Pimenta com Cachaça e o Bar Amigos e Memórias.Comdia

A melhor parte é que, tanto para a profissão da fé ou a profissão do bar, o Gutierrez está cercado de boas opções nos bairros vizinhos, caso as do próprio não sejam o suficiente. Cidade Jardim, Savassi e Santo Agostinho têm possibilidades de diversão que valorizam ainda mais a região – e quem mora no Gutierrez se desloca com facilidade para esses bairros via transporte público ou táxi baratinho.

No lazer, a região conta com opções de clubes que também promovem um bom diferencial na qualidade de vida, como o Barroca (que, apesar de ter o nome do bairro vizinho, fica no Gutierrez) e o Círculo Militar. A região, inclusive, é importantíssima para a história das forças armadas belo horizontinas, já que o clube do Círculo Militar pertence, obviamente, aos militares – e o bairro é sede do Batalhão do Exército, um dos pontos turísticos do Gutierrez. Às margens da Raja Gabaglia, o Batalhão pertence ao Comando da 4a Região Militar, cuja história remonta da criação do 4o Distrito Militar, em 1891.

SERVIÇOS

A verticalização dos últimos anos tornou o Gutierrez um bairro majoritariamente residencial, mas isso nunca impediu que a região se desenvolvesse bem comercialmente e se baseasse, principalmente, na economia de consumo local. O charme e o aconchego de réplica de cidade interiorana ainda estão lá, mas dividem espaço com a modernidade e a modernização do comércio, com mercado crescente nas áreas de gastronomia, serviços e entretenimento.

Na parte da educação, o bairro é bem alimentado: É sede dos colégios Bilboquê e Mundo Feliz, considerados grandes nomes do ensino infantil de BH, e do Regina Pacis, referência em ensino infantil e fundamental, bem como o Coleguium, que também abrange os ensinos fundamental e médio e é conhecido por dar um bom preparo aos alunos em época de vestibular, principalmente os que buscam aprovação em escolas federais de ensino superior.

Para as necessidades básicas e diárias os moradores do Gutierrez contam com opções de supermercados, padarias e farmácias bem perto. Estão lá unidades do SuperNosso, Carrefour e Supermercados BH, além das padarias Boníssima (uma das mais chanceladas da cidade) e Tempão. Na parte de drogaria o Gutierrez conta com uma Araújo Mega Store, com drive thru, que fica aberta 24 horas. É possível também encontrar boas opções para “supérfluos indispensáveis”, como as Lojas Americanas, e redes de fast-food, como o Habib’s, com loja própria e serviço de delivery para o bairro. Ainda sobre comidinhas, outras ótimas opções para lanches rápidos dentro do bairro são o Subway, o Boca do Forno (na André Cavalcanti) e o Empadas, na Francisco Sá, que são de comer rezando – principalmente o destaque da casa: a empadinha de camarão com catupiri.

Na área de saúde, o Gutierrez abriga o Hospital Madre Teresa, um dos mais conceituados de Belo Horizonte, que atende a mais de 60 convênios e cerca de dez Institutos Religiosos. Recentemente o Hospital foi Acreditado com o selo canadense de boas práticas e segurança hospitalar, de acordo com a metodologia praticada pelo país da América do Norte.

TRANSPORTES

Um dos benefícios de ser um bairro estrategicamente localizado perto do coração de Belo Horizonte é que o transporte é uma característica urbana facilitada aos moradores que moram neste bairro. É assim com o Gutierrez, que tem linhas próprias de transporte público, como o 9209, ligando o bairro ao Sagrada Família, mas que pode se valer de muitas outras linhas que vão para os bairros vizinhos. Nesse caso, servem também ao Gutierrez as linhas 2101 (Grajaú/Sion) e 2150 (Grajaú/Sion via Avenida do Contorno).

Para o lazer, os moradores tendem a gastar pouco no deslocamento, visto que as melhores opções para passeio, bares, boates e demais casas noturnas, além de shoppings e cinemas, estão no próprio bairro ou nos arredores – e isso faz com que as chances de optar pelas possibilidades na região aumentem exponencialmente. Quem ganha é o bolso, que paga bem pouco quando é preciso pegar um táxi ou outro carro particular.

Para o dia a dia, o trânsito na região é intenso, graças à Raja Gabaglia – mas a boa notícia é que o Gutierrez tem diversas “vias de escape” e, muito provavelmente, será possível evitar o trânsito nessa avenida na maioria das vezes, pelo menos nos momentos de maior fluxo, que são os períodos de 7h às 10h da manhã e 16h às 20h.

Dentro do bairro o trânsito é tranquilo e, geralmente, flui bem em qualquer hora do dia.

 

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Gutierrez? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a nossa filial no bairro:

Unidade Gutierrez

POR QUE VALE A PENA?

O Gutierrez é um daqueles bairros que você olha uma única vez e já descobre que nasceu para morar ali. É um bairro bonito, cheio de opções de comércio, que dá aos moradores uma bela vista da cidade de Belo Horizonte – e que também faz bem ao ego, já que morar em um bairro de classe média alta, em tempos como os atuais, se faz uma grande conquista pessoal.

Os bairros vizinhos também não deixam a desejar, fazendo com que o cenário geral da região seja excelente. E, como dissemos muitas vezes por aqui, o que não falta ao Gutierrez é opção de lazer, de qualidade de vida, de diversificação comercial e, principalmente, de investimento imobiliário. O bairro é um alvo das grandes construtoras e, por isso, acaba, também, sendo um alvo para os moradores ávidos por estilo, luxo e novidade.

Isso significa que, nesse momento, você só pode fazer parte de um entre dois grupos: ou você é uma pessoa que já está louca para adquirir um imóvel (próprio ou alugado) no Gutierrez ou é uma pessoa que já está olhando as possibilidades de comprar um imóvel no bairro para investimento.

Uma coisa é certa: os mercados de luxo e semi luxo, que vivem se apresentando como opções no Gutierrez, jamais perderão seu valor, pois já nasceram com o diferencial de terem preços perenes. O bairro é conhecido justamente por oferecer diversas opções de imóveis em alto luxo, com áreas de lazer incríveis, que não devem em nada aos melhores clubes da cidade, e apartamentos com acabamento impecável – que são capazes de fazer se apaixonar todo potencial comprador. E, quando o conceito é alto luxo, o Gutierrez supera as expectativas como nenhum outro, trazendo sempre crescentes e excelentes possibilidades de valorização.

Mas se você não é tão classe AB assim, nem tudo está perdido: o Gutierrez tem imóveis bem mais baratos e acessíveis, tanto para compra quanto para aluguel, sejam eles novos ou mais antigos, que só fazem valorizar através do tempo. Nesse caso, a justificativa é a boa localização geográfica, a boa vizinhança e o fato de o Gutierrez ser, de maneira mais literal possível, uma cidade dentro da outra. Quem mora no bairro dificilmente precisa ir a outras regiões da cidade para fazer qualquer coisa, a menos que queira passear ou trabalhe em um lugar totalmente diferente. Para cidades grandes como Belo Horizonte, esse tipo de constatação é uma ótima commodity.

Se você quer ter qualidade de vida, seu lugar é o Gutierrez. Se quiser fazer dinheiro com investimento imobiliário, seu lugar é o Gutierrez. Resumindo, seu lugar é o Gutierrez. Não precisa procurar por mais nada, em lugar nenhum, pois possivelmente o seu sonho de vida está exatamente aqui.

Guia de bairros vizinhos do Gutierrez 10