Lojas para alugar: como escolher o ponto comercial ideal para seu negócio?

Na hora de abrir um negócio, escolher o ponto comercial é fundamental. Ele garante a saúde do empreendimento a curto e longo prazo. Para não errar na hora de escolher o ponto ideal, confira este artigo.

Um bom ponto comercial pode ser decisivo nos resultados do seu negócio. Neste artigo você vai descobrir que um ponto mal localizado pode ressaltar aspectos negativos, encobrir o seu estabelecimento e até reduzir o fluxo de pessoas que entram na sua loja. Para evitar esses contratempos, veja dicas para definir quais lojas para alugar são ideais.

Ponto comercial: o primeiro passo, alugar ou comprar?

Antes de escolher entre lojas para alugar, é preciso definir se ele será alugado ou não. Para isso é preciso ter um orçamento preciso na ponta do lápis e conhecer bem as condições do seu negócio. Isso porque, comprar um imóvel envolve na maioria das vezes um financiamento longo e caro, ou seja, um investimento de longo prazo. Desse modo, talvez essa não seja a melhor opção para quem acabou de começar no mundo dos negócios e tem pouco tempo de atividade.

Lojas para alugar, em contrapartida, são um investimento menos burocrático e ideal para jovens negócios. Além disso, alugar um ponto comercial não é tão definitivo quanto comprar um, então apesar de não ser o ideal, é possível que você se mude caso tenha problemas com o ponto em questão.

No entanto, se você já possui anos de mercado e seu negócio está maduro e estabilizado, investir em um ponto próprio pode ser uma ótima opção. Já conhecendo a melhor localização para o seu negócio, procure por pontos que estejam à venda e funcione para as suas atividades.

Escolhendo o ponto comercial ideal: dicas para não errar

Após decidir o tipo de contrato que melhor te atende, é hora de escolher o ponto comercial. Nele você exercerá suas atividades e como cada negócio demanda uma necessidade, não é possível criar uma receita para afirmar qual a melhor localização para o seu negócio. Mas seguindo algumas dicas, você pode reduzir os riscos desse empreendimento.

Localização

Esse é um ponto fundamental antes de decidir as lojas para alugar. Um comércio bem localizado garante fluxo de clientes e segurança de seus funcionários. Contudo, como já afirmamos, é preciso se atentar ao tipo de atividade que você irá exercer e qual público deseja atingir. Essa é a regra de ouro: ir até onde o seu cliente está.

Se o seu negócio tem uma segmentação mais popular, o ideal é alugar uma loja em localidades com grande fluxo de pessoas. Locais movimentados como o centro da cidade, por exemplo, são sempre os preferidos daqueles que optam por esse tipo de negócio. Contudo, aqui é preciso lembrar que essas localizações costumam ter um aluguel mais caro que em outras regiões.

Em contrapartida, se o seu objetivo é oferecer um serviço premium, optar por uma localização em bairros de luxo pode ser uma escolha melhor. Além disso, é possível estudar a possibilidade de lojas para alugar em um shopping. Apesar do valor do aluguel ser um pouco mais elevado, o ambiente oferece segurança e garante um grande fluxo de pessoas.

Espaço

Outra questão muito importante é na hora de definir o tamanho do seu ponto comercial. Quanto maior for o espaço disponível maior será o valor do aluguel. Existem alguns cálculos que podem ser feitos para definir quanto do seu orçamento pode ser destinado para o ponto comercial, mas eles não são uma regra. Para franquias, por exemplo, o conselho é não comprometer mais de 15% do orçamento, mas dependendo do negócio esse número pode cair para 7%.

Além disso, lembre-se que quanto maior o espaço, maior será o gasto para mobiliar e decorar. Assim, atente-se às suas necessidades e as exigências do seu negócio. Se a sua empresa é jovem não procure por lugares grandes e luxuosos. O ideal é começar pequeno, optando por lojas para alugar menores e à medida que o seu negócio for crescendo, expandir o ponto.

Tempo

Encontrar o ponto comercial ideal vai te demandar tempo. Não pense em fechar o primeiro negócio que encontrar. Procure em diferentes localizações, tente negociar os valores com os proprietários e se atente à alguns pontos importantes durante as visitas:

·O estado das paredes: verifique se as paredes estão mofadas ou descascando. Além disso, é importante verificar se existem problemas de infiltração. Tudo isso pode levar tempo, mas te poupará muito dinheiro e dor de cabeça.

·A vizinhança: sempre que visitar um possível ponto comercial verifique os arredores e a vizinhança. Os estabelecimentos comerciais possuem um público-alvo parecido com o seu? Isso é muito importante já que podem se transformar em concorrentes. Além disso, observe se esses pontos comerciais estão vazios. Isso pode significar que não é uma boa localização para o seu comércio.

·Segurança: garantir a segurança do seu negócio e dos seus funcionários é fundamental. Uma das grandes vantagens em se alugar um ponto comercial localizado em um shopping é justamente o serviço de segurança que esses locais oferecem. Contudo, se essa não for uma possibilidade para você, veja se o ponto possui sensores de segurança, câmeras e alarmes. Encontrar locais que já contam com esses equipamentos pode te economizar um bom dinheiro.

A importância de uma boa localização

Uma boa localização pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, mas ela não se resume a isso. De acordo com o Sebrae, é preciso que o seu ponto comercial ofereça acessibilidade e favoreça a venda por impulso. Isso porque é preciso que os seus clientes acessem a sua loja sem problemas e que mesmo sem a intenção de compra seja possível vender o seu produto.

Para isso, se faça perguntas como “qual o fluxo de pedestres no local?” ou “a área em questão possui estacionamentos por perto ou é possível estacionar nas ruas?”. Em alguns casos é importante estudar a possibilidade de oferecer estacionamento exclusivo para quem frequenta o seu estabelecimento.

Resumindo, para escolher um bom ponto comercial é possível utilizar os 4 P’s do marketing: ponto, produto, preço e propaganda. Assim, para garantir um bom ponto comercial alguns passos podem ser seguidos:

·Definir o perfil do consumidor

·Analisar o contrato e suas condições de pagamento

·Atente-se a aspectos como facilidade de acesso, visibilidade, volume de tráfego, local para estacionar, ruído e segurança.

Além disso, é importante garantir que a localização que você escolheu permite fácil acesso aos seus fornecedores e matérias prima. Se você tem um restaurante, por exemplo, é interessante ter estabelecimentos que vendam alimentos como supermercados, vendas e quitandas por perto. Também evite lojas em frente a pontos de ônibus já que a aglomeração pode comprometer a visibilidade.

Escolher um bom ponto comercial evitando erros

Como dissemos, o ponto comercial pode ser muito importante para o sucesso do seu negócio. Algumas dicas podem te ajudar a encontrar o ponto ideal e aumentar as suas chances de sucesso. Escolher uma boa localização e garantir que a sua escolha condiz com sua realidade é essencial. Muitas pessoas deixam que a ansiedade por abrir o negócio atrapalhe na escolha e nas negociações, e acabam alugando o lugar errado ou pagando mais caro do que deveria.

Outra maneira de minimizar os riscos desse negócio é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. O portal da Casa Mineira Imóveis oferece diversas lojas, facilitando a sua busca. Confira!

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