Lourdes
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Lourdes

Belo Horizonte

 

 

HISTÓRIA

Belo Horizonte é uma cidade com muitos bairros não planejados, que apenas foram surgindo conforme a cidade crescia para fora da Avenida do Contorno. A grande maioria da capital, por questões geográficas, não estava no piloto de construção de uma metrópole. É possível passar por muitos pontos turísticos de BH que, apesar de terem dado certo, não deveriam estar ali, no ponto de vista de quem criou os primeiros esboços do que vemos hoje. Esse, no entanto, não é o caso do bairro de Lourdes, que foi fundado na década de 1930 e fazia parte do projeto original da cidade.

 

 

Estar na fotografia desde o começo fez com que o Lourdes se tornasse um bairro onde não só as ruas, mas também as famílias que por lá habitam, contém muito da história dos avanços econômicos e sociais de Belo Horizonte.

Talvez essa possa ser uma das explicações para que o bairro seja tão nobre (atualmente possui  o metro quadrado mais valorizado da capital mineira) e tão tradicional, mas que ao mesmo tempo vise sempre o moderno, o luxuoso, o vanguardista. A complexidade de seus extremos é apaixonante. Desde sua fundação até os dias de hoje o Lourdes é imponente, atraente e revigorante, sendo um dos principais bairros da região Centro-Sul. Hoje é repleto de prédios, que contrastam com seu início de casarões, mas isso não significa que as mansões de outrora, que enchem os olhos e nos fazem desejar ter muito dinheiro, não continuam por lá. Elas – e toda a energia que move o bairro desde seus primórdios – ainda fazem parte do Lourdes, tornando-o cada vez mais bonito e valorizado.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

É possível ter um bairro nobre perto do hipercentro de uma grande cidade?

O Lourdes prova que sim. Está dentro da Avenida do Contorno e tem, no seu gigantesco entorno, o Centro como bairro vizinho – inclusive, alguns dos CEPs que achamos ser do Lourdes são, na verdade, do Centro, e vice-versa. Isso faz com que os moradores possam desfrutar tanto das benesses de morar em uma localização privilegiada quanto das facilidades de viver no coração da cidade. E essa é uma das vantagens de um bairro com título de nobreza: no Lourdes, se pode ter tudo.

As principais vias do bairro são a Rua da Bahia e as Avenidas Augusto de Lima, Bias Fortes, Álvares Cabral, Olegário Maciel e a própria Avenida do Contorno. Ou seja, o Lourdes é pulsante e consegue se espalhar por mais espaço do que, sem um mapa em mãos, nós podemos supor.

Para melhorar o quadro, seus vizinhos, além do Centro, Santo Agostinho, Santo Antônio, Savassi e Cidade Jardim. É bem localizado desse jeito que vive um morador do Lourdes.

QUALIDADE DE VIDA

Estar perto do hipercentro pode fazer-nos pensar em um bairro onde a poluição sonora e visual provavelmente estarão presentes. Mas esse não é o caso do Lourdes. Por ser mais residencial, ainda que esteja repleto de serviços, o bairro nobre é um chamariz ao sossego. Tem muitos jardins em seus casarões e prédios, além de passeios largos e arborizados, fazendo com que até mesmo o ar que se respira por lá seja mais leve. Atualmente está repleto de condomínios comerciais e projetos arquitetônicos modernos, que embelezam e dão sopros inovadores ao bairro outrora extremamente tradicional.

Para aqueles que esperam elevar a qualidade de vida através dos esportes, as principais vias do bairro têm pista de ciclismo e alguns de seus CEPs abrigam clubes poliesportivos, como o Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia, e academias chiques, como a Cia. Athlética, dentro do Diamond Mall.

CULTURA, LAZER E TURISMO

O bairro de Lourdes foi fundado sob a proteção religiosa da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes – uma das igrejas mais bonitas da capital, além de uma das mais disputadas para os casamentos da nata da sociedade belo-horizontina. Se a religião católica por lá se estabeleceu de forma tão imponente, a evangélica também deu seu jeito de transformar seu templo em cartão postal: está no Lourdes, mais especificamente na Avenida Olegário Maciel, a maior Igreja Universal do Reino de Deus do estado de Minas Gerais.

Há quem diga que, quanto mais perto do religioso estamos, nos aproximamos perigosamente, também, do profano, e não é exagero nenhum dizer que o bairro de Lourdes é tão boêmio quanto beato. Estão lá bares tradicionais da “capital dos bares”, como Tip Top, Tizé e Bar do Lopes, Boi Lourdes, Monjardim Costeria, além de restaurantes muito premiados pela crítica e queridos pelo público, como Taste Vin, Marília Pizzeria, A Favorita, Kei, Maria de Lourdes, D’Artagnan e Kei – além de muitos outros, claros, cujos nomes não são tão famosos, mas para os quais sempre há uma incrível demanda.

E como bar e futebol, no Brasil, geralmente se misturam, um bairro com tantas opções de lazer adulto não poderia ficar sem seu representante futebolístico. É lá a sede e moradia do Clube Atlético Mineiro, que faz parte do Lourdes desde o dia 1. Há quem diga que o espaço onde está abrigado, hoje, o Diamond Mall, já foi o estádio de futebol do clube.

Mas nem só de lazer vive a região mais cara de BH: é no Lourdes também que podemos encontrar os bastiões do ensino mineiro no que há de mais tradicional com a melhor qualidade. Estão lá centros de ensino como a Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central (e pelo projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer), o Instituto Metodista Isabella Hendrix, o Colégio Bernoulli e os Centros Universitários UniBH, e UNA.

E isso é só o começo.  

SERVIÇOS

Embora seja um bairro altamente residencial, a oferta de serviços no Lourdes é gigantesca, e vai de lojas mais requintadas, como antiquários (Marco Grilli e Via Marília são duas opções), a lanchonetes de esquina. A moda mineira também passa com gosto pelo bairro de Lourdes, representada por grifes como Bárbara Bella, Via Della Spiga, Vila Vitinni, M.Guia, entre outras nacionais e internacionais localizadas dentro do shopping Diamond Mall.

O shopping também serve aos moradores do Lourdes com restaurantes, cinema e supermercado de produtos selecionados, o Verdemar. Para as necessidades diárias básicas, o bairro ainda tem opções como Super Nosso e Super Nosso Gourmet.

O Lourdes tem até uma região própria, denominada “região do Ouro”, que é composta pelas ruas que mais atendem aos moradores do bairro quanto a serviços gerais e de toda grandeza. Fazem parte dessa região as ruas Santa Catarina, Bárbara Heliodora, Marília de Dirceu, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

TRANSPORTE

Por ser tão próximo do Centro e ligar pontos estratégicos de Belo Horizonte, uma infinidade de linhas de ônibus passa diariamente pelo bairro de Lourdes – entre linhas tradicionais, circulares e suplementares. Só na Avenida Álvares Cabral é possível conseguir acesso do Maria Goretti ao Dom Cabral, passando por toda a extensão de BH em um só veículo ou fazendo mínimas e rápidas baldeações.

Com vias de acesso largas, caso da Avenida Olegário Maciel, o trânsito local costuma ser mais fluido – importante ponto para um bairro que tem o hipercentro da cidade como um dos principais vizinhos.

Além disso, quem precisa de transporte particular está bem servido no Lourdes. Justamente por ser um bairro bem localizado, todo tipo de transporte está à disposição quase que imediatamente ao tempo de espera do cliente.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Belvedere? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a filial responsável pelo bairro:

 

POR QUE VALE A PENA?

Morar no Lourdes é uma questão de qualidade de vida, sim, e também de localização perfeita… mas não podemos deixar de perceber que o bairro também significa, hoje, poder e status. Estão por lá as moradias de políticos, jogadores de futebol, artistas, empresários consagrados, famílias tradicionais e importantes na história da capital mineira. Isso faz crer que a maioria dos moradores da região, senão todos, tem um bom status social – e muito orgulho de contar qual é o seu CEP.

E, para além dos limites de BH, diz-se que o bairro tem um dos maiores índices sociais de todo o estado de Minas Gerais. Ou seja: comprar ou alugar uma casa ou apartamento no Lourdes é equivalente a subir vários degraus na escala de quem venceu na vida e, como prova, pode se sustentar no topo.

Muito valorizado, o Lourdes também é uma ótima opção para quem quer fazer investimento. Como é o metro quadrado mais caro da cidade, é uma boa fonte de renda para quem deseja comprar um imóvel para poder alugá-lo na sequência: uma vez que não há crise para a classe A, sempre há demanda por imóveis em bairros ricos. E, acima de tudo isso, o Lourdes ainda atrai potenciais moradores pelo seu charme, pela sua localização, por seu potencial de ser o melhor bairro de uma grande cidade que está sempre em expansão. E o principal motivo para isso é que, mesmo sem “crescer para os lados”, o Lourdes se expande com ela, com a cidade. A cada dia surgem novidades imobiliárias e no ramo de serviços que deixam o bairro mais atraente, tanto para quem compra quanto para quem vende ou aluga.

E, falando bem a verdade, quem é que não gostaria de ser um morador do Lourdes? Ousamos dizer que até mesmo um cruzeirense roxo não perderia essa oportunidade, mesmo tendo como vizinho o rival Atlético Mineiro.

Guia de bairros vizinhos do Lourdes

Santo Antônio

Cidade Jardim