Marketing imobiliário: 10 dicas para ser mais eficiente na divulgação e venda dos imóveis

Hoje, muitos brasileiros já começaram a se dar conta da importância de investir. E, uma das formas mais procuradas por eles, é a compra de imóveis ou de terrenos. Tanto pela possibilidade de fugir do aluguel, como de vender e alugar depois, essa tem sido a escolha de muitos, também por se tratar de um investimento a longo prazo. 

Como consequência dessa procura, surge, então, uma crescente em imobiliárias, construtoras e empresas voltadas a esse meio. E, conforme o segmento cresce, a concorrência também aumenta. 

Diante desse cenário de ampla concorrência, como chamar a atenção dos clientes? A melhor solução é o marketing imobiliário e nós vamos te mostrar porquê. Mas antes, é preciso saber do que isso se trata.

O que é marketing imobiliário?

O marketing tem como objetivo conquistar e fidelizar clientes. Para isso, ele busca gerar valor sobre uma marca, serviço ou produto. As estratégias do marketing são inúmeras e entre suas características está a atração de possíveis clientes. Da mesma forma, o marketing imobiliário procura saber o que seus clientes querem e precisam, buscando transformar a experiência de compra em algo interessante. 

Portanto, para o marketing imobiliário, o relacionamento com os clientes é fundamental.

Por que o relacionamento com o público é tão importante?

Quando falamos em marketing imobiliário, também podemos falar em marketing de relacionamento. Essa estratégia tem como maior objetivo a fidelização do cliente e, por isso, busca sua satisfação. Da mesma forma, o ramo de imóveis também gira em torno disso. Manter uma boa relação com seu público é importante para conquistar clientes, principalmente por três fatores:

1) A concorrência é grande e forte

Falamos logo no início a respeito de como esse segmento tem crescido e tem sido procurado por centenas de pessoas todos os dias. Não é à toa que, como consequência, a concorrência tenha se tornado tão grande e forte como é hoje. Diante desse fato, por que um cliente escolheria sua empresa e não qualquer outra? Tudo vai depender do seu diferencial e do sucesso de seu plano de marketing imobiliário.

Diante de tantas opções, novidades e alternativas, o relacionamento com seu cliente e a confiança que deve ser estabelecida entre vocês é maior e mais importante do que nunca. É preciso se esforçar para ganhar a preferência de um comprador.

2) O investimento, em geral, é bem alto

Não é todo mundo que consegue comprar um imóvel hoje em dia. Como se trata de um importante investimento, que fará muita diferença na vida do cliente, ele irá pesquisar e buscar as garantias e o melhor que puder encontrar. Além disso, ele irá procurar por diferenciais, e um deles é o relacionamento com a empresa e com os profissionais envolvidos. Em contrapartida, se surgem problemas em meio a negociação, por exemplo, e dependendo do problema, pode ser que o cliente desista da compra. 

3) Comprar um imóvel envolve objetivos de vida

Além de ser um investimento importante, é preciso lembrar que, em geral, a compra de um imóvel também envolve questões emocionais. É a casa para a qual seu cliente economiza a anos, é o primeiro apartamento para onde um casal de recém-casados irá se mudar, é a casa de campo da aposentadoria de dois senhores e tantas outras possibilidades. 

Independente de qual seja a situação do seu cliente, vê-se o quanto é importante para o marketing imobiliário investir nesse bom relacionamento.

10 dicas para fazer um marketing imobiliário de sucesso

1) Prepare seu site para fazer conversão

Hoje em dia, é muito difícil existir um negócio de sucesso que não tem seu site na internet. Mas, cada vez mais fica claro que não é necessário apenas ter um site funcionando, mas também prepará-lo para a conversão, ou seja, converter visitantes em leads (clientes em potencial) e, mais tarde, converter leads em clientes.

Para que isso ocorra, seu site precisa ter uma navegação simples e objetiva, sem páginas lotadas de conteúdo e informação, pois isso acaba produzindo o efeito contrário e tirando a atenção do usuário para aquilo que mais importa: o contato com a imobiliária. Além disso, os sites precisam ser adaptados para aparelhos móveis, afinal muitas pessoas irão acessar seu endereço por seus celulares. 

O site deve ter conteúdo pensado para chamar a atenção do internauta, resolver suas dúvidas e fazer com que ele feche parceria com sua imobiliária.

2) Seja autoridade no assunto

Quem quer comprar um imóvel, terreno ou empreendimento, tem consciência de que esse é um grande passo e que deve pesquisar muito antes de escolher sua imobiliária. O comprador, então, irá procurar tirar as dúvidas que tem, e fará isso online. E é exatamente aí que sua empresa entra, como alguém de autoridade no assunto, disponibilizando conteúdo relevante. Entre os materiais mais comuns que você pode produzir, estão:

Mas, não fique apegado apenas a esses temas; explore outras possibilidades. É o que nos leva à próxima dica.

3) Invista no audiovisual

Além dos tradicionais textos, você também pode produzir vídeos, imagens, podcasts e infográficos e de diversificar nos tipos de posts. Os conteúdos de boa qualidade devem ser um marco no marketing imobiliário, pois esses formatos ajudam a engajar e informar sua persona, o que pode contribuir para vender mais imóveis.

Não é à toa que muitas propagandas apostam no audiovisual. Imagens e vídeos estabelecem conexões emocionais e ajudam na percepção das mensagens transmitidas. 

4) Método Inbound no processo de vendas

O método do inbound marketing possibilita a geração de valor logo no primeiro contato, fazendo com que a pessoa se torne, além de cliente, uma defensora de sua marca. 

O inbound marketing tem quatro etapas:

  1. atrai visitantes para seu endereço (site, blog etc);
  2. converte os visitantes em leads e depois leads em clientes;
  3. fecha vendas;
  4. transforma os clientes em promotores e defensores da marca.

Essa metodologia garante o sucesso de seu plano de marketing imobiliário, tornando muito mais eficiente o processo de vendas de imóveis.

5) Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais têm sido importantes aliadas para o marketing, e com o marketing imobiliário não é diferente. 

Neste ponto, não basta só compartilhar conteúdos produzidos em seu blog, é preciso produzir conteúdo específicos para cada rede social. Assim como também é importante não só estar presente, mas também marcar presença nas redes. Tenha diferencial e se torne algo a ser lembrado e não só mais uma marca.

O modo mais acertado de lidar com as redes sociais não é falando sobre as vantagens de seus produtos/serviços, mas sobre assuntos que são de interesse do seu público, buscando a criação de discussões em torno deles.

6) Pense como seu público

Deixe um pouco de lado o pensamento como empresa, e passe a pensar como seu público-alvo. O que você gostaria de saber se estivesse querendo comprar um imóvel? Pode parecer simples, mas saber disso faz toda a diferença na hora de produzir campanhas ou definir as táticas que você irá utilizar. 

Já ouviu falar, por exemplo, em marketing de realidade virtual? Essa é uma tendência utilizada para substituir as visitas presenciais, permitindo que você apresente como seriam seus imóveis prontos de forma muito mais imersiva e prática, poupando o tempo de ambos os lados. E não é um recurso tão caro. Com o avanço da tecnologia, já é possível disponibilizar diversos modelos a um baixo custo.

7) Forme um programa de recomendações

Em qualquer tipo de marketing, o “boca a boca” é uma excelente forma de fidelizar clientes. O marketing boca a boca é quando as pessoas falam sobre as experiências que tiveram relacionadas à sua marca, produtos ou serviços. Criar um bom programa de recomendações, que facilita e até mesmo recompensa seus clientes por fazerem indicações, pode ser ótimo para seu plano de marketing imobiliário.

Lembrando que, atualmente, uma das principais características que os consumidores levam em conta na hora de escolher uma marca, é o que outros consumidores estão falando sobre ela. Por isso, invista no seu cliente e possibilite que ele tenha ótimas experiências. No caso de problemas, procure sempre resolvê-los e garanta a satisfação dos clientes. 

8) Analise seus resultados

Diante de todas essas dicas, é necessário ainda analisar os resultados para saber se suas estratégias estão surtindo efeito. Estabeleça suas análises de tempos em tempos e de forma periódica.

Por meio de sistemas, como o Google Analytics, e até mesmo as ferramentas das próprias redes sociais, como Facebook e Instagram, é possível medir o engajamento de seu público. Analise pontos como a quantidade de pessoas, como elas têm interagido e quanto tempo permanecem em suas páginas. Dados assim são muito importantes para saber o que deve continuar sendo feito e quais estratégias precisam ser modificadas. 

Selecione qual métrica é a mais adequada para sua empresa e observe por tempo suficiente para tirar conclusões precisas.

9) Revise sua estratégia e procure sempre evoluir!

Após colher os dados na etapa de análise, é hora de rever suas estratégias. Identifique pontos fortes e pontos fracos e decida o que fazer com eles.

A intenção é sempre evoluir, nunca retroceder ou estagnar. Além disso, com o tempo, vai ficando mais fácil entender as necessidades de seus clientes e você vai melhorando seus esforços para satisfazê-los.

Como resultado, você terá sempre uma empresa forte, que evolui todos os dias, pouco a pouco, e faz o melhor que pode com seu plano de marketing imobiliário.

10) Use plataformas imobiliárias

Atualmente, existem diversas opções de portais e plataformas imobiliárias que possibilitam a compra e venda de imóveis. Além disso, as opções são pensadas de forma a conectar diretamente empresas e clientes. 

Portais assim atraem muito a atenção dos clientes e possuem bastante tráfego de pessoas que já estão querendo comprar imóveis, além de ter ferramentas bastantes úteis e serem fáceis de usar. 

Um dos maiores sites do segmento é a Casa Mineira, um portal de anúncios de uma imobiliária para outras. Entre nossos maiores diferenciais, que atrai novas imobiliárias a cada dia, é o fato de que atuamos somente com imobiliárias, não aceitando anúncios de proprietários diretos. Afinal de contas, não à toa somos a imobiliária que mais vende imóveis prontos no Brasil!

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4ps do marketing imobiliário

Muitos acham que o marketing imobiliário está ligado apenas às formas de divulgar imóveis, terrenos ou empreendimentos. Apesar de fazer parte, não é somente isso. Na compreensão de marketing, é levado em conta os chamados 4ps: produto, preço, ponto de venda e promoção. Dessa forma, vemos que importa não só a divulgação do produto, como também todos os aspectos que envolvem a venda. Falamos, então, nos 4ps do marketing imobiliário, que seriam:

Produto: tudo relacionado ao imóvel, terreno ou empreendimento. Inclui: localização, infraestrutura, arquitetura e acessibilidade;

Preço: o valor tem que ser justo, estar de acordo com o mercado e ser acessível aos clientes. Além disso, o marketing imobiliário leva em conta o fato de que o valor que o comprador está disposto a pagar está relacionado a benefícios que podem acompanhá-lo por toda a vida, além do retorno que ele pretende com o investimento; 

Ponto de venda: o ponto de venda não é o local onde sua imobiliária está, é onde estão os produtos disponíveis. A variação de locais é o que dá opções ao comprador;

Promoção: a promoção trata de promover seu produto/serviço. Aqui, deve-se pensar no público que se quer atingir e como isso será feito. Após pensar no público e nas formas de divulgação, é hora de criar campanhas e propagandas que correspondam às necessidades de divulgação.

Conclusão

Muitas imobiliárias não percebem como o marketing imobiliário é amplo. Não é apenas vender mais imóveis, é conquistar novos clientes que serão possíveis compradores no futuro. Mas, ao ter todos esses conceitos e dicas em mente, a chance de aumentar suas vendas e expandir seu negócio serão muito maiores!

Viu como o marketing imobiliário é importante e faz toda a diferença? A Casa Mineira Imóveis já percebeu isso e está sempre em busca de melhorar seu relacionamento com clientes e outras imobiliárias. Vem saber mais sobre a gente clicando aqui. Não deixe também de conferir como funciona nosso programa de parceria para imobiliárias e deixe a gente ser parte do seu sucesso.

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Uma resposta para “Marketing imobiliário: 10 dicas para ser mais eficiente na divulgação e venda dos imóveis”

  1. Rafael Nakamoto disse:

    Olá tudo bem?

    Meu nome é Rafael e faço parte da equipe do Canva.
    Estava dando uma olhada no site de vocês e encontrei este post interessante.
    Gostaria de fazer uma sugestão de recurso para o responsável pela página.

    Seria possível me informar um email de contato?

    Obrigado.

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