Morar em Belo Horizonte: porque vale a pena e dicas para viver melhor

Está pensando em se mudar para Belo Horizonte? Não deixe de conferir as principais informações sobre a capital mineira reunidas neste texto.

Se você está pensando em ir morar em Belo Horizonte, com certeza quer descobrir mais sobre a cidade. Saber acerca do custo de vida, quais os melhores bairros para morar, sobre pontos turísticos etc, pode ser muito importante para a decisão final. Portanto, vamos apresentar um panorama para você ficar por dentro das principais informações acerca da capital de Minas Gerais.

O que eu preciso saber antes de ir morar em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é uma cidade planejada. Ela foi projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Belo Horizonte é de 2.375.151 pessoas. Já em 2019, a estimativa conta com 2.512.070 pessoas. O atual prefeito é Alexandre Kalil. 

Bons salários

Quem deseja morar em Belo Horizonte pode saber que, em geral, a cidade oferece boas oportunidades de trabalho com salários competitivos. BH é um dos polos tecnológicos e um dos centros econômicos do Brasil, concentrando diversas atividades importantes. Em 2017, o salário médio mensal dos trabalhadores formais foi de 3,6 salários mínimos.  

Custo de vida  

O custo de vida na capital de Minas Gerais é semelhante ao custo de vida das demais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Os valores do transporte público e das refeições, por exemplo, são bastante parecidos. 

Qualidade de vida

Apesar de ter um custo de vida parecido ao de outras capitais, a qualidade de vida pode ser bem superior para os que vêm morar em Belo Horizonte. Muitos mineiros afirmam que é possível aproveitar a agitação de uma metrópole sem perder o ar interiorano.

Leia Mais: Veja porque pode ser fácil alugar imóvel em BH.

Como escolher onde morar?

O primeiro passo é decidir se você quer morar em um apartamento ou em uma casa. Depois, é hora de pensar: qual tamanho você deseja que o imóvel tenha? Quantos quartos? Precisa de garagem? Será em um condomínio fechado? Além de outras questões. A opção deve ser escolhida conforme sua rotina e o quanto você pode pagar.

Além disso, também é importante conhecer os bairros da cidade. Quem deseja morar em Belo Horizonte encontra diversas opções de bairro, para todos os estilos de vida. Os bairros mais próximos ao centro tendem a ser mais cosmopolitas, enquanto os mais afastados proporcionam um ambiente mais calmo.

Conheça os melhores bairros de Belo Horizonte, pontos de referência, principais edifícios, preço médio dos apartamento e mais.

Como escolher o bairro ideal

Além das opções citadas acima, a capital de Minas Gerais oferece diversas outras alternativas de bairro para morar. Para tomar a melhor decisão, não deixe de analisar os critérios abaixo:

Qual a distância até seu local de trabalho?

Não adianta nada ir morar em um bairro bem localizado se o seu local de trabalho é em uma região muito distante. 

Caso esteja sem emprego atualmente, o conselho é escolher um bairro que tenha fácil acesso a outras regiões da cidade.

Como é o transporte público no bairro?

Procure saber como funciona o transporte no bairro para o qual deseja se mudar. Pesquise sobre linhas de ônibus, metrô e outras alternativas.

O comércio regional atende às suas necessidades?

Pesquise se a região oferece os serviços e produtos que sua família necessita no dia a dia. Se não, pode acabar ficando mais caro ter que se deslocar para lugares distantes para comprar o necessário, além de fazer perder tempo. 

Você conhece a vizinhança?

Se você gosta de mais sossego e deseja ficar longe do barulho, deve buscar por bairros mais calmos. Entretanto, se gosta de sair durante a noite e pensa em voltar para casa caminhando, talvez seja bom procurar regiões com vida noturna mais movimentada.

Vantagens de morar em BH

Existem diversas razões que podem te convencer a morar em Belo Horizonte, como:

Educação

A capital de Minas Gerais tem uma boa base para educação. Quando falamos em ensino superior, a cidade conta com diversas instituições renomadas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Belo Horizonte também oferece boas opções de escolas particulares e públicas, com  ensino infantil, fundamental e médio. Além disso, há várias escolas de idiomas e técnicas espalhadas pelas regiões da cidade.

Leia Mais: Apartamentos para alugar próximo à UFMG.

Saúde

Belo Horizonte e sua região metropolitana oferecem boas opções de hospitais. É possível encontrar boas estruturas tanto na saúde particular quanto na saúde pública. O Hospital Sofia Feldman, por exemplo, é referência nacional em parto humanizado, e o Hospital das Clínicas também se consagra como destaque.

Segurança

A segurança é um dos pontos que mais pesa em uma decisão de mudança. Assim como nas demais cidades grandes do Brasil, a segurança pública também é um dos grandes desafios de BH. Os problemas atingem, em sua maioria, as regiões mais periféricas do município. Contudo, em geral, a capital de Minas Gerais pode ser considerada um lugar seguro.

Gastronomia

A culinária mineira é reconhecida internacionalmente. Os pratos típicos do estado são servidos em restaurantes, lanchonetes, botecos e bares da cidade. Um dos pratos mais conhecidos é o pão de queijo, que pode ser encontrado na versão tradicional, com recheio e até doce. Sem falar do clássico acompanhamento que é o café. Também fazem parte da alimentação dos mineiros o queijo, o feijão-tropeiro, o doce de leite, entre outros. 

Além dos pratos clássicos do estado, a capital de Minas Gerais também conta com restaurantes típicos de diversas nacionalidades.

Por fim, Belo Horizonte recebe festivais gastronômicos, como o Circuito Aproxima e o Comida Di Buteco.

Natureza

Morar perto da natureza faz bem para a saúde como um todo. Entretanto, sabemos que é difícil manter contato com a natureza, principalmente nas grandes cidades. Mas essa não é a realidade de BH. Quem decide morar em Belo Horizonte encontra bairros bastante arborizados, além de parques como o Parque Municipal e o Parque das Mangabeiras. As cidades próximas à capital mineira também são ricas em verde, com grutas, cachoeiras e serras.

Tecnologia

Para quem gosta ou trabalha com tecnologia, a cidade é a opção ideal. Belo Horizonte é um dos grandes centros tecnológicos do Brasil. Portanto, além de ter empresas e corporações da área, a cidade recebe diversos eventos tecnológicos.

O Parque Tecnológico de BH (BH-Tec), por exemplo, concentra empresas e centros de pesquisa produtores de novas tecnologias. Iniciativa da UFMG, do Sebrae e do Governo de Minas, o BH-Tec se localizada na região da Pampulha. 

Variedade de imóveis

O mercado imobiliário é bastante dinâmico, o que significa que existem residências para todos os estilos, gostos e bolsos. Há tanto opções de construções luxuosas, como de apartamentos e casas simples, assim como construções clássicas e antigas e imóveis modernos.

Lazer

BH oferece várias opções de lazer e cultura. Existem diversos museus e construções históricas, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Também há shoppings centers, centros comerciais e feiras. Uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, inclusive, acontece na cidade: a Feira da Afonso Pena.

Belo Horizonte também é conhecida como a capital dos bares. A cidade tem uma vida noturna bastante dinâmica, deixando muitas opções de bares, botecos e casas noturnas para moradores e turistas. Como toda grande cidade, principalmente por se tratar de uma capital, Belo Horizonte também tem um calendário cheio de shows e atrações.

Principais pontos turísticos de BH

Belo Horizonte pode ser a capital de Minas Gerais, mas, apesar de ter seu ritmo de capital, a cidade mineira não perde seu charme de interior. Quem deseja morar em Belo Horizonte pode desfrutar de uma cidade arborizada e de diferentes opções de passeios e programas culturais.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um conjunto de espaços culturais que fica ao redor da praça, que são mantidos graças ao Estado e a parcerias público-privadas. O circuito é composto por 15 instituições, que têm entrada franca. Entre as principais estão o Museu das Minas e do Metal, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Memorial Minas Gerais.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é patrimônio cultural da humanidade, declarado em 2016 pela UNESCO. O conjunto foi criado a pedido de Juscelino Kubitschek e é um ótimo local para conhecer a história de Belo Horizonte. Os visitantes utilizam a orla para caminhadas, descanso e andar de bicicleta. Entre as obras do circuito estão a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o espelho d’água.

Edifício Arcângelo Maletta

O edifício Maletta é conhecido como um dos espaços mais democráticos e alternativos da cidade. Localizado na rua da Bahia, no centro de BH, o edifício é frequentado por pessoas de variados estilos, idades e classes sociais. No Maletta, é possível encontrar bares, restaurantes e lojas.

Mercado Central

Quem passa por BH não pode deixar de visitar o Mercado Central. Lá, encontram-se as comidas típicas do estado, ingredientes para vários pratos, artesanatos, objetos religiosos e outros itens da cultura mineira. Assim como os turistas, os moradores também podem desfrutar das inúmeras opções que o Mercado Central oferece. Além do comércio, também é possível encontrar bares tradicionais no Mercado Central, como o Bar da Lora e o Rei do Torresmo.

Mineirão

Mineirão é o apelido do Estádio Governador Magalhães Pinto (nome oficial). O estádio, que funciona desde 1965, já sediou vários jogos importantes, como partidas da Copa do Mundo e da Libertadores. Além das partidas de futebol, o estádio recebe shows e festivais de música. 

O Mineirão foi projetado por Oscar Niemeyer e abriga mais de 62 mil pessoas, contando com uma das melhores estruturas do país.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes se localiza no centro da cidade. Gerenciado pela Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes é considerado um dos maiores espaços de propagação e formação de cultura de toda a América Latina. Sua agenda inclui shows, espetáculos e exposições.

Parque das Mangabeiras e mirante

O Parque das Mangabeiras se localiza na zona sul de BH, na Serra do Curral. Seu projeto de paisagismo é assinado por Burle Marx. O parque é um dos maiores e mais bonitos espaços ecológicos da cidade. Com entrada gratuita, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas, observar a mata nativa e ir a quiosques, quadras, brinquedos, shows e teatros.

Localizado na mesma região, o Mirante das Mangabeiras é conhecido como o local que proporciona a vista mais bela da cidade. Os visitantes podem podem tirar fotos e descansar nos decks de madeira.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Também no centro da capital de Minas Gerais, o Parque Municipal é ideal para quem procura paz e tranquilidade. Inaugurado em 1897, acabou se consolidando como um importante ponto turístico de Belo Horizonte.

O parque possui áreas verdes que podem ser utilizadas para passeios, piqueniques ou descanso. Além da diversidade de plantas e árvores, também encontramos monumentos históricos, brinquedos e barquinhos a remo. O Parque Municipal também é sede de diversos eventos culturais.

Moradores e turistas têm uma gama de opções para explorar na cidade. Além disso, não podemos nos esquecer que BH também está rodeada de cidades turísticas, como Lagoa Santa, Ouro Preto e Tiradentes. 


Conclusão

Belo Horizonte é uma cidade com muitos benefícios para seus moradores e visitantes. Além disso, há opções de bairros e imóveis para todos os gostos.

O mais importante é que, se você deseja morar em Belo Horizonte, não deixe de pesquisar sobre a localidade e visitar o imóvel antes de fechar o negócio. Tomando esses cuidados, você pode tornar a experiência de morar em Belo Horizonte perfeita para você.

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.