Morar em Belo Horizonte: porque vale a pena e dicas para viver melhor

Está pensando em se mudar para Belo Horizonte? Não deixe de conferir as principais informações sobre a capital mineira reunidas neste texto.

Se você está pensando em ir morar em Belo Horizonte, com certeza quer descobrir mais sobre a cidade. Saber acerca do custo de vida, quais os melhores bairros para morar, sobre pontos turísticos etc, pode ser muito importante para a decisão final. Portanto, vamos apresentar um panorama para você ficar por dentro das principais informações acerca da capital de Minas Gerais.

O que eu preciso saber antes de ir morar em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é uma cidade planejada. Ela foi projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Belo Horizonte é de 2.375.151 pessoas. Já em 2019, a estimativa conta com 2.512.070 pessoas. O atual prefeito é Alexandre Kalil. 

Bons salários

Quem deseja morar em Belo Horizonte pode saber que, em geral, a cidade oferece boas oportunidades de trabalho com salários competitivos. BH é um dos polos tecnológicos e um dos centros econômicos do Brasil, concentrando diversas atividades importantes. Em 2017, o salário médio mensal dos trabalhadores formais foi de 3,6 salários mínimos.  

Custo de vida  

O custo de vida na capital de Minas Gerais é semelhante ao custo de vida das demais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Os valores do transporte público e das refeições, por exemplo, são bastante parecidos. 

Qualidade de vida

Apesar de ter um custo de vida parecido ao de outras capitais, a qualidade de vida pode ser bem superior para os que vêm morar em Belo Horizonte. Muitos mineiros afirmam que é possível aproveitar a agitação de uma metrópole sem perder o ar interiorano.

Leia Mais: Veja porque pode ser fácil alugar imóvel em BH.

Como escolher onde morar?

O primeiro passo é decidir se você quer morar em um apartamento ou em uma casa. Depois, é hora de pensar: qual tamanho você deseja que o imóvel tenha? Quantos quartos? Precisa de garagem? Será em um condomínio fechado? Além de outras questões. A opção deve ser escolhida conforme sua rotina e o quanto você pode pagar.

Além disso, também é importante conhecer os bairros da cidade. Quem deseja morar em Belo Horizonte encontra diversas opções de bairro, para todos os estilos de vida. Os bairros mais próximos ao centro tendem a ser mais cosmopolitas, enquanto os mais afastados proporcionam um ambiente mais calmo.

Melhores bairros de BH:

  • Anchieta;
  • Barro Preto;
  • Belvedere;
  • Buritis;
  • Carmo;
  • Centro;
  • Cidade Jardim;
  • Funcionários;
  • Lourdes;
  • Luxemburgo;
  • Pampulha
  • Santa Efigênia;
  • Santo Agostinho;
  • São Pedro;
  • Savassi;
  • Sion.

Como escolher o bairro ideal

Além das opções citadas acima, a capital de Minas Gerais oferece diversas outras alternativas de bairro para morar. Para tomar a melhor decisão, não deixe de analisar os critérios abaixo:

Qual a distância até seu local de trabalho?

Não adianta nada ir morar em um bairro bem localizado se o seu local de trabalho é em uma região muito distante. 

Caso esteja sem emprego atualmente, o conselho é escolher um bairro que tenha fácil acesso a outras regiões da cidade.

Como é o transporte público no bairro?

Procure saber como funciona o transporte no bairro para o qual deseja se mudar. Pesquise sobre linhas de ônibus, metrô e outras alternativas.

O comércio regional atende às suas necessidades?

Pesquise se a região oferece os serviços e produtos que sua família necessita no dia a dia. Se não, pode acabar ficando mais caro ter que se deslocar para lugares distantes para comprar o necessário, além de fazer perder tempo. 

Você conhece a vizinhança?

Se você gosta de mais sossego e deseja ficar longe do barulho, deve buscar por bairros mais calmos. Entretanto, se gosta de sair durante a noite e pensa em voltar para casa caminhando, talvez seja bom procurar regiões com vida noturna mais movimentada.

Vantagens de morar em BH

Existem diversas razões que podem te convencer a morar em Belo Horizonte, como:

Educação

A capital de Minas Gerais tem uma boa base para educação. Quando falamos em ensino superior, a cidade conta com diversas instituições renomadas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Belo Horizonte também oferece boas opções de escolas particulares e públicas, com  ensino infantil, fundamental e médio. Além disso, há várias escolas de idiomas e técnicas espalhadas pelas regiões da cidade.

Leia Mais: Apartamentos para alugar próximo à UFMG.

Saúde

Belo Horizonte e sua região metropolitana oferecem boas opções de hospitais. É possível encontrar boas estruturas tanto na saúde particular quanto na saúde pública. O Hospital Sofia Feldman, por exemplo, é referência nacional em parto humanizado, e o Hospital das Clínicas também se consagra como destaque.

Segurança

A segurança é um dos pontos que mais pesa em uma decisão de mudança. Assim como nas demais cidades grandes do Brasil, a segurança pública também é um dos grandes desafios de BH. Os problemas atingem, em sua maioria, as regiões mais periféricas do município. Contudo, em geral, a capital de Minas Gerais pode ser considerada um lugar seguro.

Gastronomia

A culinária mineira é reconhecida internacionalmente. Os pratos típicos do estado são servidos em restaurantes, lanchonetes, botecos e bares da cidade. Um dos pratos mais conhecidos é o pão de queijo, que pode ser encontrado na versão tradicional, com recheio e até doce. Sem falar do clássico acompanhamento que é o café. Também fazem parte da alimentação dos mineiros o queijo, o feijão-tropeiro, o doce de leite, entre outros. 

Além dos pratos clássicos do estado, a capital de Minas Gerais também conta com restaurantes típicos de diversas nacionalidades.

Por fim, Belo Horizonte recebe festivais gastronômicos, como o Circuito Aproxima e o Comida Di Buteco.

Natureza

Morar perto da natureza faz bem para a saúde como um todo. Entretanto, sabemos que é difícil manter contato com a natureza, principalmente nas grandes cidades. Mas essa não é a realidade de BH. Quem decide morar em Belo Horizonte encontra bairros bastante arborizados, além de parques como o Parque Municipal e o Parque das Mangabeiras. As cidades próximas à capital mineira também são ricas em verde, com grutas, cachoeiras e serras.

Tecnologia

Para quem gosta ou trabalha com tecnologia, a cidade é a opção ideal. Belo Horizonte é um dos grandes centros tecnológicos do Brasil. Portanto, além de ter empresas e corporações da área, a cidade recebe diversos eventos tecnológicos.

O Parque Tecnológico de BH (BH-Tec), por exemplo, concentra empresas e centros de pesquisa produtores de novas tecnologias. Iniciativa da UFMG, do Sebrae e do Governo de Minas, o BH-Tec se localizada na região da Pampulha. 

Variedade de imóveis

O mercado imobiliário é bastante dinâmico, o que significa que existem residências para todos os estilos, gostos e bolsos. Há tanto opções de construções luxuosas, como de apartamentos e casas simples, assim como construções clássicas e antigas e imóveis modernos.

Lazer

BH oferece várias opções de lazer e cultura. Existem diversos museus e construções históricas, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Também há shoppings centers, centros comerciais e feiras. Uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, inclusive, acontece na cidade: a Feira da Afonso Pena.

Belo Horizonte também é conhecida como a capital dos bares. A cidade tem uma vida noturna bastante dinâmica, deixando muitas opções de bares, botecos e casas noturnas para moradores e turistas. Como toda grande cidade, principalmente por se tratar de uma capital, Belo Horizonte também tem um calendário cheio de shows e atrações.

Principais pontos turísticos de BH

Belo Horizonte pode ser a capital de Minas Gerais, mas, apesar de ter seu ritmo de capital, a cidade mineira não perde seu charme de interior. Quem deseja morar em Belo Horizonte pode desfrutar de uma cidade arborizada e de diferentes opções de passeios e programas culturais.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um conjunto de espaços culturais que fica ao redor da praça, que são mantidos graças ao Estado e a parcerias público-privadas. O circuito é composto por 15 instituições, que têm entrada franca. Entre as principais estão o Museu das Minas e do Metal, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Memorial Minas Gerais.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é patrimônio cultural da humanidade, declarado em 2016 pela UNESCO. O conjunto foi criado a pedido de Juscelino Kubitschek e é um ótimo local para conhecer a história de Belo Horizonte. Os visitantes utilizam a orla para caminhadas, descanso e andar de bicicleta. Entre as obras do circuito estão a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o espelho d’água.

Edifício Arcângelo Maletta

O edifício Maletta é conhecido como um dos espaços mais democráticos e alternativos da cidade. Localizado na rua da Bahia, no centro de BH, o edifício é frequentado por pessoas de variados estilos, idades e classes sociais. No Maletta, é possível encontrar bares, restaurantes e lojas.

Mercado Central

Quem passa por BH não pode deixar de visitar o Mercado Central. Lá, encontram-se as comidas típicas do estado, ingredientes para vários pratos, artesanatos, objetos religiosos e outros itens da cultura mineira. Assim como os turistas, os moradores também podem desfrutar das inúmeras opções que o Mercado Central oferece. Além do comércio, também é possível encontrar bares tradicionais no Mercado Central, como o Bar da Lora e o Rei do Torresmo.

Mineirão

Mineirão é o apelido do Estádio Governador Magalhães Pinto (nome oficial). O estádio, que funciona desde 1965, já sediou vários jogos importantes, como partidas da Copa do Mundo e da Libertadores. Além das partidas de futebol, o estádio recebe shows e festivais de música. 

O Mineirão foi projetado por Oscar Niemeyer e abriga mais de 62 mil pessoas, contando com uma das melhores estruturas do país.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes se localiza no centro da cidade. Gerenciado pela Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes é considerado um dos maiores espaços de propagação e formação de cultura de toda a América Latina. Sua agenda inclui shows, espetáculos e exposições.

Parque das Mangabeiras e mirante

O Parque das Mangabeiras se localiza na zona sul de BH, na Serra do Curral. Seu projeto de paisagismo é assinado por Burle Marx. O parque é um dos maiores e mais bonitos espaços ecológicos da cidade. Com entrada gratuita, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas, observar a mata nativa e ir a quiosques, quadras, brinquedos, shows e teatros.

Localizado na mesma região, o Mirante das Mangabeiras é conhecido como o local que proporciona a vista mais bela da cidade. Os visitantes podem podem tirar fotos e descansar nos decks de madeira.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Também no centro da capital de Minas Gerais, o Parque Municipal é ideal para quem procura paz e tranquilidade. Inaugurado em 1897, acabou se consolidando como um importante ponto turístico de Belo Horizonte.

O parque possui áreas verdes que podem ser utilizadas para passeios, piqueniques ou descanso. Além da diversidade de plantas e árvores, também encontramos monumentos históricos, brinquedos e barquinhos a remo. O Parque Municipal também é sede de diversos eventos culturais.

Moradores e turistas têm uma gama de opções para explorar na cidade. Além disso, não podemos nos esquecer que BH também está rodeada de cidades turísticas, como Lagoa Santa, Ouro Preto e Tiradentes. 


Conclusão

Belo Horizonte é uma cidade com muitos benefícios para seus moradores e visitantes. Além disso, há opções de bairros e imóveis para todos os gostos.

O mais importante é que, se você deseja morar em Belo Horizonte, não deixe de pesquisar sobre a localidade e visitar o imóvel antes de fechar o negócio. Tomando esses cuidados, você pode tornar a experiência de morar em Belo Horizonte perfeita para você.

  • 7 Apartamentos para alugar perto da UFMG7 Apartamentos para alugar perto da UFMG Oportunidades escolhidas a dedo para quem está pretendendo morar pertinho da UFMG Conquistada a vaga no SISU e consequentemente na UFMG, agora é hora de conquistar também o seu apê […]
  • As cidades com menor custo de vida no BrasilAs cidades com menor custo de vida no Brasil Está procurando um local para barato para morar? Confira, neste texto, as cidades com menor custo de vida no Brasil e escolha a melhor para você. Você está querendo se mudar, ter […]
  • Ouro de Tolo mercado imobiliárioOuro de Tolo do Mercado Imobiliário – entenda o que é Muitas pessoas desejam encontrar um imóvel cujo vendedor está apertado financeiramente e disposto a repassar o seu bem à um valor extremamente baixo se comparado ao mercado. Diante […]