Morar na praia: as vantagens, desvantagens e o que levar em conta ao tomar essa decisão
Estar diante do oceano e experimentar novos hábitos de vida estão entre os motivos que têm aumentado a procura por residências no litoral. Morar na praia é o sonho de muitas pessoas, e o Brasil possui muitas cidades litorâneas que atendem às necessidades de cada comprador. Contudo essa empreitada oferece algumas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de fechar a compra.
Vantagens de morar na praia
Optar por morar na praia é uma decisão que muitos tomam pensando em alterar seu ritmo de vida. Contudo, existem muitas outras vantagens para quem decide por morar em cidades litorâneas:
Paisagens maravilhosas e contato com a natureza
Uma das principais vantagens que nos vêm à mente quando pensamos em morar na praia diz respeito às lindas paisagens. No Brasil, muitas das praias são transformadas em áreas de conservação, com a intenção de manter o equilíbrio do ecossistema de modo que a interferência humana seja mínima.
Desse modo, as pessoas que moram próximas ao litoral costumam se identificar mais com a natureza e estabelecer um melhor contato com ela. Além disso, se você é apaixonado pelos animais, morar na praia pode ser uma boa forma de ter contato com animais marinhos e costeiros.
Alimentação diferenciada
Morar na praia também pode significar uma boa mudança na sua alimentação. Para aqueles que gostam de refeições a base de peixes e frutos do mar, morar no litoral pode ser uma boa forma de ter acesso a esses alimentos frescos e com maior qualidade. Outro ponto positivo consequente disso é a maior ingestão de ômega-3, que influencia diretamente na absorção de gorduras boas.
Prática de novos exercícios físicos
Normalmente a rotina dos grandes centros dificulta a realização de exercícios físicos. Isso faz com que muitas pessoas incorporem academias às suas casas. Contudo, morar na praia pode ser uma maneira muito mais agradável de manter a prática de exercícios físicos. Isso porque, o ambiente favorece a criação de uma rotina de práticas ao ar livre, como corrida, bicicleta, natação e surfe.
Mais segurança
Cidades litorâneas costumam ser fortes atrativos para turistas. Desse modo, essa atividade econômica favorece maior investimento em segurança para garantir o bem estar das pessoas que visitam esses locais. Assim, o índice de assaltos, furtos e crimes em cidades com praias é menor se comparado às demais cidades e metrópoles no Brasil.
Muitas atividades de lazer
Morar na praia significa ter muitas oportunidades de entretenimento. Mais uma vez, as altas demandas dos turistas exigem a criação de eventos e atividades incomuns aos grandes centros urbanos. Na maioria das vezes essas atividades envolvem a natureza e o que está ao redor dela como luaus, competições de surf, restaurantes com culinárias diferenciadas, trilhas e campings.
Além disso, os próprios passeios na praia são atividades únicas e agradáveis que permitem conhecer mais da cidade e suas belezas naturais. Além disso, como a maioria das regiões litorâneas possuem áreas de preservação é possível visitar ONGs cujo trabalho visa a preservar fauna e flora locais.
Melhora na qualidade de vida
Morar na praia significa muitas vezes fugir do caos dos centros urbanos. Assim, é possível se livrar do estresse do trânsito e dos ruídos. Além disso, estar perto do mar é poder usufruir do barulho das ondas como um excelente calmante. Isso porque, esse som provoca em nosso corpo uma maior sensação de relaxamento o que índice sobre nossos índices de cortisol, hormônio responsável por provocar estresse.
Por outro lado, morar na praia também significa estar em maior exposição à luz solar. Isso resulta em aumento do índice de absorção da Vitamina D, responsável por fornecer cálcio para o organismo e ainda atuar sobre o humor.
Valorização do imóvel
Outro ponto muito interessante quando falamos em adquirir um imóvel na praia diz respeito à valorização dessas propriedades. Imóveis em regiões litorâneas são muito procurados, principalmente durante a alta temporada. Desse modo, um imóvel na praia tem tendência a se valorizar, seja para venda ou para alugar.
O aluguel por temporada é uma ótima fonte de renda. Muitas famílias alugam suas casas no litoral durante as férias enquanto viajam. Essa opção, oferece uma renda extra para os locadores e maior conforto e intimidade paras os turistas.
Entenda os desafios de morar na praia
Apesar de morar na praia oferecer muitas vantagens, esses empreendimentos também oferecem alguns desafios:
Maresia
A maresia é uma das desvantagens de morar na praia mais citada. Isso porque, a salinidade do mar pode oxidar metais, reduzindo a vida útil de alguns eletrodomésticos, automóveis e mobiliários. Contudo, existem algumas possibilidades para reduzir esses danos. Dentre elas podemos citar a aplicação de óleo de peroba nos móveis de madeira, limpar as superfícies com frequência e preferir materiais que não oxidam.
Turistas na alta temporada
Morar na praia significa que durante as altas temporadas a cidade estará significativamente mais cheia. Desse modo, é possível que você tenha que enfrentar filas em supermercados, praias lotadas, trânsitos e outros problemas que não são comuns em outras épocas do ano. Por isso, muitas pessoas que moram em cidade litorâneas costumam planejar suas férias para esse período e aproveitar para conhecer outras áreas do país.
Altas temperaturas
Morar na praia significa enfrentar altas temperaturas ao longo do ano já que essas regiões costumam ser significativamente mais quentes. Durante o verão, principalmente, essas cidades exigem itens que em outras regiões são considerados artigos de luxo, como o ar-condicionado. Isso pode significar também aumento no consumo de energia da casa.
Morar na praia: conheça as principais cidades litorâneas
Para realizar o sonho de morar na praia é importante analisar mais que os atrativos turísticos da região. Já que a intenção é construir uma vida em uma cidade litorânea, é preciso encontrar qualidade de vida, acesso à boas escolas para o caso de casais com filhos ou que pretendem tê-los, além de saneamento básico e boas condições para crescimento econômico. Assim, listamos as melhores cidades para quem deseja morar na praia:
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente. A Cidade Maravilhosa é o destino mais visitado da América do Sul de acordo como o ranking da World Travel Market. Sendo assim, além das lindas praias, a cidade também é um ótimo lugar para iniciar um negócio voltado para o ramo do turismo. Contudo, a capital fluminense perde pontos para aqueles que buscam um custo de vida mais baixo e mais seguro.
Búzios
Armação dos Búzios é um município jovem e com forte potencial turístico no estado do Rio de Janeiro. Com 23 praias, fica localizado à 165 Km da capital do estado e ficou famoso na década de 1960 por ser o destino de férias da atriz Brigitte Bardot. Quem sonha em morar na cidade possui as comodidades de uma cidade pequena, mas que ainda oferece diversos serviços e ótimos pontos turísticos.
Santos
Sendo a principal cidade do litoral sul de São Paulo, Santos possui aproximadamente 430 mil moradores. Com muitas casas de veraneio, a cidade é um grande ponto turístico e alcançou a 10ª posição no ranking geral que analisa as melhores cidades com praia.
Vitória
Capital do Espírito Santo já foi classificada como a terceira melhor cidade do país para educar e criar filhos, sendo uma ótima opção para jovens casais. Além disso, é uma das cidades mais antigas do país e ainda atrai muitos turistas por seus patrimônios históricos.
Balneário Camboriú
A cidade já foi apontada como a segunda melhor no estado de Santa Catarina devido à sua boa pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sua economia é baseada principalmente em prestação de serviços e comércio. Além disso, a cidade chega a abrigar 1 milhão de pessoas durante a alta temporada.
Florianópolis
A capital Catarinense se destaca no sul do país por seu potencial de consumo, além de ser referência nacional em qualidade de vida. A economia está baseada no forte comércio, excelente prestação de serviços e principalmente o turismo impulsionado pelas famosas praias de Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Armações.
Recife
Recife é a terceira maior economia no nordeste. Além disso, é a terra do frevo e do maracatu, berço histórico do Brasil e tem sua economia baseada no turismo. Ademais, muitos procuram cidades do nordeste pensando em suas belas praias de águas quentes e forte culinária típica.
Mas afinal, vale a pena morar na praia?
Morar na praia pode representar um aumento significativo na qualidade de vida. Para muitos, adquirir um imóvel no litoral é a realização de um sonho e por isso, as desvantagens como maresia, alto fluxo de turistas e temperaturas elevadas não são empecilhos. Para definir se vale a pena morar na praia é preciso analisar os prós e contras e balancear com seus objetivos e estilo de vida.
Independente se optar por morar nos grandes centros urbanos, ou em pacatas cidades litorâneas, é importante contar com profissionais confiáveis para te auxiliar no processo. O portal da Casa Mineira Imóveis conta com propriedades diversas e inúmeros parceiros prontos para te atender. A imobiliária é referência no mercado e nosso blog apresenta diversos conteúdos relevantes e atuais. Confira!
Oi, gostei muito das orientações, pretendo vender minha casa aqui em MG/BH para comprar uma propriedade na praia em breve, tenho interesse em Vitória.
Kkkkkkkkk, me fez rir as vantagens… agora as desntagens ninguém comenta na real…
Pensa, nosso pais tem muitíssima gente desocupada e desempregada, sem o básico de noção e educação para viver em sociedade e convívio… A praia é local público, pensa, você desembolsa 1 , 2 milhões por um imóvel e depois tem que conviver com toda classe de gente baderneira, bêbada, fumadores de maconha, fogueiras, e churrascos intermináveis, lixo deixado e rodo tipo de dejetos deixados na porta, quintal da sua casa, sem falar no fedor fortíssimo de urina/fezes na sua porta, e o risco de estar na sua casa e ver homens com seus membros de fora urinando no seu portão, muro, plantas… é indescritível a sensação de medo quando você não sabe que classe de gente frequenta a praia onde sua casa está, e de onde vem, pois os modos dessas tais pessoas deixa bastante a desejar, sem o mínimo de respeito por nada e ninguém… de que adianta morar na praia e ter medo de usufruir, e deparando com essas situações durante o ano inteiro?????
Aluguem durante um ano todo um imóvel e estejam atentos a tudo pois nem tudo é flores e maravilhoso como pintam!!!!
.
Gostei 👍 !!! Mas para a saúde e bom morar no litoral ? Por exemplo quem sofre com sinusite , reniti ,, isto mais é a minha esposa que sente , e para mim que que tenho problemas com labirintiti , e barulho nos ouvidos , e bom para mim também ? E as praias do litoral do Paraná , e uma boa opção de bem estar w preço ? Como guaratuba ?
Apartamento para alugar!
Recife
[…] A cidade ainda se destaca quanto a sua infraestrutura. Sendo a melhor de toda a região sudeste, Vitória favorece o crescimento de pequenas e médias empresas. Com cerca de 360 mil habitantes, ela é a cidade ideal para quem busca um clima subtropical típico do litoral. Além disso, ela é bastante arborizada e possui diversos parques e alternativas de lazer ao ar livre. Mesmo com ares de interior a cidade é bem desenvolvida e é uma ótima opção para quem deseja morar perto da praia. […]
Procuro um apartamento para comprar
Bom dia, sou servidor público e desejo trabalhar e morar em alguma praia do brasil.
Gostei das informações, contínuo interessada neste conteúdo,pois possuímos um imóvel no interior de São Paulo e futuramente pretendemos vender e comprar um imóvel no litoral.
livre-se das feras do seu intimo e vá morar na praia.
Realizamos esse sonho de ter uma casa na praia. Há quase vinte anos, compramos uma casa na Praia do Morro. Confesso que tem sido melhor do que imaginavamos! Aqui, na Praia do Morro, em Guarapari, encontramos muitos mineiros que deixaram Belo Horizonte, por uma vida mais agradável e mais tranquila.
Mas, como nem tudo é perfeito, começamos a ter vontade de ficar mais próximo da família, com o avanço da idade.
Meu sonho morar na praia o problema é o valor do imóvel.
Mas creio que deve ser maravilhoso.