Móveis planejados para apartamento pequeno

Você já ouviu falar em móveis planejados? Confira neste artigo suas vantagens e dicas para não errar na hora de realizar seu projeto.

Ter móveis planejados em casa pode ser o sonho de muitas pessoas. Isso porque, esses móveis permitem a personalização dos ambientes bem ao estilo e perfil dos moradores. Além disso, eles são ótimas opções para quem mora em apartamentos pequenos, já que são aliados na otimização do espaço e permitem o aproveitamento de locais que não poderiam ser utilizados com móveis convencionais.

A solução dos móveis planejados chama a atenção de quem busca exclusividade e personalização. Isso porque, os modelos prontos são produzidos em série, e consequentemente são padronizados. O investimento para uma mobília planejada é um pouco mais alto e por isso analisar seu perfil e necessidades é o primeiro passo para decidir entre eles ou móveis prontos.

O que são móveis planejados

Os móveis planejados são a solução para quem busca por beleza e praticidade, aliadas à personalização. São mobílias que atendem a todos os ambientes da casa de acordo com sua necessidade, perfil do morador e espaço disponível. O mercado oferece diversas opções de móveis planejados e móveis sob medida. Diferente do que muitos acreditam, essas modalidades são distintas e é importante entender o que as difere para não cometer erros na hora de contratar o serviço.

Móveis planejados X sob medida

Um móvel classificado como sob medida é aquele em que um profissional especializado projeta na medida exata do espaço disponível, partindo do zero. Isso permite que cada peça tenha um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços. Além disso, esses móveis são trabalhados de maneira mais detalhada como molduras mais elaboradas.

Já os móveis planejados consistem em modulações com padrão de medida. Assim, para montar um projeto o profissional utiliza de módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si. A partir de peças já determinadas pela fábrica o projeto é desenvolvido utilizando programas computadorizados.

Móveis planejados: a solução para otimizar espaços

Os móveis planejados são excelentes opções para quem busca por organização e otimização do espaço disponível e por isso são ótimos para quem opta pelos apartamentos compactos. Esses móveis atendem a todos os cômodos da casa, desde quartos até lavanderias. O planejamento desse mobiliário será feito conforme seu estilo e necessidades.

O custo-benefício dos móveis planejados é uma vantagem caso você seja o proprietário do imóvel. Isso porque, é um investimento alto, mas que vale a pena se a sua intenção é ficar na mesma casa por muito tempo.

Além disso, os móveis planejados são muito resistentes. Se o material escolhido no projeto for de qualidade, a durabilidade desses móveis é muito maior que dos móveis convencionais. Assim, essas mobílias também são muito indicadas para suportar eletrodomésticos pesados como fornos embutidos, por exemplo.

Os imóveis grandes e espaçosos também podem ser beneficiar dos móveis planejados. Isso porque, ele faz com que o ambiente se torne mais harmonioso. Além disso, eles tornam o ambiente mais bonito e requintado. Os móveis planejados também podem tornar possível transformar uma cozinha em um belo espaço gourmet.

Para quem tem dúvidas sobre o resultado do projeto, saiba que é possível acompanhar seu desenvolvimento e ter uma boa ideia do produto final a partir de programas 3D. Isso permite analisar as escolhas feitas e até mesmo voltar atrás em algumas decisões antes de aprovar o projeto final.

Desvantagens dos móveis planejados

Apesar das muitas vantagens, existem alguns pontos que precisam ser analisados antes de fechar o projeto dos móveis planejados. Em primeiro lugar, os projetos desses móveis são demorados, tanto na modelagem quanto na execução. Assim, se você precisa deles com pressa talvez seja melhor optar pelos prontos, comprados diretamente nas lojas.

Além disso, os móveis planejados não podem ser movidos de lugar após sua instalação. Isso porque, eles são fixados na parede e feitos sob medida, o que impede que sejam movimentados para outros cômodos ou trocados de lugar. Se sua intenção é se mudar em breve, ou se gosta de experimentar novas possibilidades, esses talvez não sejam a opção ideal de mobiliário para você.

Dicas para escolher móveis planejados

Como já falamos anteriormente, os móveis planejados são excelentes para otimizar espaços, dar personalidade ao imóvel, além de dar praticidade às atividades do dia a dia. Excelentes para uma realidade em que os projetos residenciais estão cada vez menores e precisam que o espaço seja utilizado da melhor maneira possível. Assim, fazer uma boa escolha de projeto é essencial para usufruir de toda as vantagens dos móveis planejados:

Procure um profissional

A escolha de um bom profissional é essencial para o sucesso do projeto. Arquitetos, designers de interiores ou projetistas são os indicados para planejar os móveis da melhor maneira. Eles são responsáveis por unir conhecimentos técnicos e estéticos para planejar projetos que atendam às suas necessidades respeitando a estrutura da casa. Além disso, eles podem indicar os fornecedores de confiança para executar o projeto conforme as orientações.

Meça os espaços com atenção

Uma parte muito importante na hora de planejar os móveis para a sua casa é realizar a medição da maneira correta, com muita atenção. Assim, é muito importante perceber se você será capaz de executar essa tarefa. Caso fique na dúvida, conte com a ajuda de um profissional. Como os móveis são feitos para ocupar perfeitamente todo o espaço disponível, é importante que as medidas sejam exatas. Além disso, é importante se atentar aos pontos elétricos, hidráulicos, de gás e a disposição das tomadas para instalar eletrodomésticos. Realizar essa tarefa com atenção antes do início do projeto, evita ajustes futuros que podem aumentar o preço final.

Escolha os materiais com atenção

Durante a fase de elaboração do projeto, serão apresentadas algumas opções de materiais e acessórios que poderão ser usados nos móveis. Essa escolha impacta diretamente no orçamento do projeto, contudo, optar pelo mais barato nem sempre é a melhor opção. Os acabamentos são muito importantes para garantir o estilo da decoração e a durabilidade dos seus móveis.

Busque referências

Buscar referências é muito importante para entender o tipo de projeto que quer em casa. Assim, busque inspirações na internet e converse com pessoas que já possuem móveis planejados em casa. Além disso, converse com essas pessoas que tiveram seus projetos bem executados, e peça indicações de fornecedores e bons profissionais. Isso pode facilitar a confiança e contratação da empresa.

Atente-se às áreas úmidas

Uma parte muito importante a se observar é garantir a sua durabilidade. Lembre-se que o mobiliário é feito de madeira que estará sujeita às intempéries e ações da umidade. Assim, os móveis instalados em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e externas, devem receber tratamento para não serem atingidos por esses fatores.

Aproveitando melhor os espaços

Como você pôde ver, os móveis planejados apresentam muitas vantagens, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento de espaço. Para aproveitar todos esses pontos você pode comprar um imóvel vazio e procurar uma empresa especializada para planejar o mobiliário, ou pode optar por um apartamento que já tenha os móveis planejados. Faça uma pesquisa comparativa e avalie qual a melhor opção para o seu orçamento.

Independente da sua escolha, procure pelo seu imóvel ideal no portal da Casa Mineira Imóveis. Nossos filtros facilitam a sua busca e permitem que encontre o apartamento ideal para as suas expectativas. 

Anuncie no Portal Casa Mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.