Mudar de casa: quando é o momento certo de trocar de imóvel

Você sabe qual o momento ideal para mudar de casa? Confira tudo neste artigo além de dicas para escolher seu imóvel ideal.

Ao escolher um imóvel, o ideal é levar em consideração fatores como estilo de vida e situação financeira. Contudo, esses são pontos que podem mudar com o passar do tempo. Sua renda pode aumentar, seus hábitos se modificam ou até mesmo a família pode crescer. Isso pode significar novas necessidades que seu imóvel ideal não atende.

O lugar em que moramos diz muito sobre nossa realidade e escolhas e o atual momento de sua vida pode demandar uma mudança de residência. Assim, alguns fatores podem te ajudar a decidir é está na hora de mudar de casa.

Fatores que indicam se é hora de mudar de casa

Seus compromissos são muito longe da sua casa atual

O trânsito ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos. A maioria das cidades brasileiras sofrem com o grande fluxo de carros, principalmente nos horários em que todos saem de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Sendo assim, até mesmo as pequenas distâncias podem gerar estresse e transtornos e por isso cada vez mais pessoas têm procurado morar próximo ao trabalho ou da escola dos filhos. Em outros casos, uma mudança de emprego pode te fazer cogitar mudar de casa. Enfrentar engarrafamentos e demorar mais durante o deslocamento afetam negativamente o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. Em alguns casos é comum sofrer com a perda do sono e estresse.

Novos membros na família

Esse costuma ser o motivo mais comum para mudar de casa. Isso porque, atualmente, a maioria dos casais iniciam sua vida a dois em apartamentos pequenos e, geralmente, mais baratos. Com o passar dos anos, a ideia de ter filhos e aumentar a família surge como objetivo de muitos pares e assim, a necessidade de uma casa maior se torna mais evidente.

Além de um quarto a mais, a chegada de uma criança exige mais espaço. Isso porque, os jovens são cheios de energia, e ocupam muito espaço com seus brinquedos e brincadeiras. Além disso, os novos pais também costumam procurar por bairros e regiões mais valorizados, com escolas e áreas de lazer próximos.

O espaço atual não é suficiente

Em alguns casos a busca por mais espaço independe da chegada de um novo morador. Isso porque, um local com mais conforto pode ser o objetivo de alguém que acaba de ser promovido e procura um upgrade em sua casa. Em outros casos, pessoas que moram longe da família, mas gostam de receber parentes, costumam procurar por imóveis maiores da hora de mudar de casa, com um maior número de suítes, por exemplo, para garantir privacidade e conforto.

Outra necessidade que pode te fazer mudar de casa é a de um espaço maior após a compra de um carro. Se sua casa atual só possui uma vaga de garagem a necessidade de mudar para um imóvel com mais vagas disponíveis. Além disso, algumas pessoas procuram por áreas externas, como um espaço gourmet por exemplo.

Vizinhos

A vizinhança é um fator muito importante na hora de escolher um imóvel, principalmente quando se mora em um condomínio. Sendo assim, se sentir incomodado com os vizinhos pode ser um fator na hora de decidir mudar de casa. Os motivos podem envolver muito ruído, muita movimentação de carros ou pessoas, desentendimentos e problemas de convivência.

A casa atual demanda muitas reformas

Dificuldades estruturais no imóvel faz com que muitas pessoas pensem em se mudar de casa. Isso porque, muitas vezes, o valor da reforma necessária para tornar o apartamento para todas as necessidades dos moradores significaria se mudar para uma residência mais nova ou até mesmo na planta. Em outros casos, quando o imóvel é alugado, o inquilino pode não conta com o apoio do locatário e assim, uma mudança para um local que necessite de menos intervenções pode ser o ideal.  

Hora de sair do aluguel

Outro motivo que leva muitas pessoas a mudar de casa é a vontade de superar o aluguel. Ter a casa própria é o sonho da maioria das pessoas e muitos se preparam financeiramente por boa parte da vida para alcançá-lo. Para isso é preciso se planejar e ter um bom controle de suas finanças. Isso porque, existem muitos gastos que envolvem o contrato de compra e venda que vão além do valor do imóvel, como as taxas de registro e outras documentações.

Segurança

Vivemos em um país em que a maioria das cidades não foram planejadas. Assim, a falta de planejamento urbano acaba interferindo na qualidade de vida de seus moradores. Um bairro, pode crescer desordenadamente e mudar sua infraestrutura e até mesmo ser desvalorizado com o tempo. Em outros casos, problemas sociais podem aumentar os índices de violência em uma região. Assim, muitas pessoas optam por se mudar para regiões mais seguras. Contudo, é preciso se lembrar que o fator segurança influencia na valorização de uma região, o que aumenta o preço de seus imóveis.

Dicas para se planejar para trocar de imóvel

Mudar de casa é um grande passo, principalmente para quem está adquirindo o primeiro imóvel. Assim, algumas dicas podem te ajudar a tornar esse processo mais simples.

Gestão das finanças

Um dos pontos principais na hora de realizar qualquer tipo de transação imobiliária, seja adquirindo um imóvel próprio ou se comprometendo com um contrato de aluguel, é a gestão de suas finanças. Para qualquer aquisição é imprescindível que exista uma boa reserva financeira. Isso porque, uma boa entrada pode melhorar as condições de financiamento do seu imóvel.

Além disso, é importante lembrar dos gastos extras de uma mudança, como os impostos, taxas, documentações, móveis novos e a própria mudança em si. Sendo assim, procure entender seus gastos e controlá-los, identificando o que é possível ser cortado. Desse modo, você garante uma reserva financeira com um orçamento equilibrado.

Pesquisa

A parte da pesquisa é muito importante na hora de mudar de casa. Muitas pessoas possuem pressa para se mudar, contudo, é importante que uma decisão que envolve um investimento financeiro tão alto seja pautada em assertividade e consistência. Assim, pesquise condições de financiamento oferecidas pelo mercado e analise com calma qual é a melhor para o seu perfil. Além disso, é importante verificar os juros cobrados, valor das parcelas e até uma conjuntura de instabilidade financeira, avaliando se seria possível manter as prestações em dia em caso de desemprego, por exemplo. Assim, é possível fazer uma compra mais segura e oferecer a você e sua família uma boa qualidade de vida.

Paciência

Um outro ponto muito importante na hora de mudar de casa é a paciência. Estando muito atrelada ao fator pesquisa, esse item pode garantir a escolha da moradia perfeita. Não é fácil encontrar o imóvel ideal, que atenda às suas necessidades, esteja bem conservado e dentro do orçamento estabelecido. Assim, evite tomar decisões às pressas e garanta que terá tempo para analisar mais de uma opção.

Conte com apoio seguro

Transações imobiliárias, sejam elas contratos de compra e venda ou de aluguel, requerem muita cautela e atenção. Isso porque, esses negócios envolvem altas quantias e o sonho de muitas pessoas. Desse modo, é importante contar com profissionais especializados de confiança para reduzir os riscos. Assim, procure por imobiliárias ou corretores que possuam bons históricos no mercado e que possam te auxiliar desde a procura da residência ideal até a parte burocrática seguinte.

A Casa Mineira Imóveis conta com diversas casas e apartamentos em seu portfólio. Além disso, buscamos oferecer os melhores filtros e detalhamentos sobre as propriedades para que o seu processo de busca seja facilitado e agilizado. Com anos de experiência e autoridade no mercado imobiliário de Belo Horizonte, em 2018, para compartilhar experiência, tecnologia e boas práticas em anúncios na internet com outras imobiliárias com forte atuação em regiões específicas do país, criamos o portal imobiliário do Grupo Casa Mineira.

Uma mudança prática e eficiente

Decidir mudar de casa envolve muitas questões e requer uma boa análise de sua situação atual, seja ela financeira ou não. Contudo, definir quando mudar de casa não precisa ser uma complicação. Isso porque, é possível tomar essa decisão avaliando alguns pontos de sua vida atua. Eles são: seus objetivos a médio e longo prazo e principalmente, os motivos que te fizeram cogitar a mudança.

Após tomar essa decisão e escolher seu imóvel ideal, organizar a mudança não precisa ser uma tarefa enfadonha e complicada. O blog da Casa Mineira Imóveis conta com diversos artigos sobre o mercado imobiliário, além de dicas úteis para o dia a dia em casa. Assim, preparamos um artigo com o passo a passo para realizar uma mudança tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.