Nova Suíça
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Nova Suíça

Belo Horizonte

 

 

HISTÓRIA

Belo Horizonte não é uma cidade que foi construída ao mesmo tempo em todas as suas localidades. Existem bairros mais antigos, outros extremamente novos, e outros tradicionais e interessantes, apesar de não se encaixarem em nenhuma definição extrema de idade da metrópole.

Esse é exatamente o caso do Nova Suíça, que emana ares bucólicos e modernos, ao mesmo tempo, e colore BH com novas e incríveis possibilidades de moradia.

A história do Nova Suíça começa em 1920, quando um homem chamado Carlos Norder comprou a área onde hoje se localiza o bairro. Ele era dono de uma empresa tradicional da cidade, a Baleira Suíssa, que ficava na Rua da Bahia.

 

Belo Horizonte - MG

 

Ao comprar o terro da região Oeste, os moradores da capital logo assumiram que ali ficaria a nova Baleira Suíssa do senhor Carlos. O que acabou acontecendo, no entanto, não foi um empreendimento privado: loteado e vendido, o endereço acabou se tornando fixo para milhares de pessoas, que rapidamente urbanizaram a região.

Atualmente o Nova Suíça é reconhecido em BH por sua ótima localização (você vai ter mais detalhes sobre isso logo abaixo) e pelas suas ruas, que tem nomes de ruas e alpes suíços (Genebra, Zurique, Monte Branco e Alpes) e pessoas, como Oswaldo Cruz, José de Alencar e Campos Sales.

O bairro é procurado, também, por ser bastante tradicional, com vizinhança tranquila, residencial, próximo a boas regiões, como Buritis e Gutierrez e ter comércio diversificado e bem característico.

Agora você vai conhecer todos os detalhes desse importante pedaço da zona Oeste de BH, que é perfeito para quem quer estar próximo à tudo – mas não necessariamente no olho do furacão.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O bairro Nova Suíça tem como principais vizinhos o Nova Granada, Jardim América, Gameleira, Calafate, Prado, Barroca e Salgado Filho. 

Um de seus grandes diferenciais é, justamente, sua localização geográfica, que permite amplo acesso a vias vicinais e de saída da cidade, como a Avenida Teresa Cristina, a Barão Homem de Melo e a Avenida Amazonas.

Seus moradores relatam com frequência que o ponto alto do bairro é a proximidade que ele tem com a Avenida Amazonas, além de seus muitos pontos de acesso. Assim, não é difícil dirigir pelo Nova Suíça – e o trânsito não fica tão congestionado como as avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.

Para completar, como você vai ver em detalhes a seguir, o Nova Suíça tem muitas linhas de ônibus, o que facilita o deslocamento para qualquer lugar da cidade, e não apenas dentro da região Oeste. Ele também está bem próximo à via expressa.

QUALIDADE DE VIDA

O Nova Suíça tem boas opções para quem busca melhorar sua qualidade de vida através da atividade física, uma vez que as avenidas Tereza Cristina e Silva Lobo contam com espaços para a prática de esportes, como ciclismo, corrida ou caminhada.

Aos sábados, a Avenida Silva Lobo, tem uma das pistas fechadas para feirinha, caminhada e famílias que queiram praticar outros exercícios, tais como andar de bicicleta ou de patins, sem serem perturbados pelos carros.

Além de serem locais populares para esses tipos de atividades, o entorno das principais avenidas também possuem pracinhas com aparelhos de ginástica de rua, que se espalharam pela cidade e podem ser utilizados gratuitamente por toda a comunidade.

Para quem não está muito afim de se exercitar mas, mesmo assim, pensa em ter mais qualidade de vida através da tranquilidade, o Nova Suíça também se mostra uma ótima opção. Ele não tem muito barulho, conta com boa segurança e tem todas as facilidades de um bom bairro, como serviços à vontade e transporte público.

CULTURA, LAZER E TURISMO

Ainda que não conte com muitos pontos turísticos propriamente ditos, o Nova Suíça é um bairro bastante reconhecido por suas opções de lazer, fé e educação. Podemos dizer que, somada aos serviços que oferece, a região é uma cidade em miniatura dentro de uma cidade grande.

E isso é ótimo para quem decide escolher o Nova Suíça como endereço.

Primeiramente, o bairro é conhecido por abrigar o principal campus do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), uma instituição de ensino extremamente reconhecida que leva ao Nova Suíça uma expressiva comunidade estudantil. Além disso, tem também o Colégio Santa Maria, o ICJ (Instituto Coração de Jesus) – ambos com educação infantil, ensino fundamental e médio –, a Escola Estadual Maurício Murgel, um prédio do SESI, a escola particular Alternativa e o Instituto Educacional Vovó Neném.

Como, além de boas escolas, toda “mini cidade dentro de uma cidade grande” tem igrejas, o Nova Suíça tem quase todas as religiões representadas em templos de profissão de fé. São alguns dos principais nomes do bairro igrejas como São Vicente, São Jorge e Cristã Evangélica, além da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e do Centro Espírita Camilo Chaves.

Mas, também, não falta ao bairro a arte da culinária. Um dos pontos turísticos da região é o famoso bar Pé de Goiaba, que já ganhou uma edição do Comida di Buteco e sempre atrai bastante gente ao Nova Suíça – além, claro, da clientela habitual.

Além dele, o Bar do Biu é reconhecido em BH por servir um delicioso tropeiro aos sábados, considerado um dos melhores de toda Belo Horizonte.

O bairro também cresceu bastante em termos de infraestrutura, ganhando diversos hotéis para a Copa do Mundo. Hoje em dia a movimentação é grande em todos eles devido aos eventos nacionais e internacionais que são realizados no Expominas, um grande espaço que fica próximo ao Nova Suíça.

SERVIÇOS

O Nova Suíça tem um comércio forte e muito bem distribuído por toda a sua região, principalmente à avenida Silva Lobo, que não é movimentada apenas pelo trânsito de carros. Só nessa rua os moradores do bairro encontram supermercados como Epa, Dia, Apoio e Carrefour bem pertinho uns dos outros – o que facilita bastante a pesquisa de preços.

O bairro tem uma padaria de destaque pela qualidade, que também é referência na região, chamada Veneza. E a Rua Gávea tem todo tipo de comércio que os moradores podem precisar, como loterias, bancos 24h, lojas de utilidades, lanchonetes e restaurantes.

O Nova Suíça tem drogarias como a Indiana, Pacheco, Droga Raia e a Araújo, dentre outras farmácias menores, incluindo a Drogaria Nova Suíça – bem pequena, mas muito querida pelos moradores graças à sua tradição e atendimento.

Para quem quer fazer exercícios físicos com supervisão existe uma vasta oferta de academias, e quem usa carro diariamente tem muitas oportunidades de abastecer nos postos de gasolina locais. Além dos mercados da Silva Lobo, existe um Apoio Mineiro dentro do bairro e açougues, mercadinhos, além de lojas de toda sorte, como confecções e presentes.

Como já foi dito aqui várias vezes, o Nova Suíça tem absolutamente tudo o que um morador pode querer ou precisar – e é por isso que tem se tornado um bairro tão procurado como opção de endereço em Belo Horizonte.

TRANSPORTE

Outra grande vantagem do bairro é seu transporte público: poucos outros locais de BH contam com uma oferta tão grande de linhas para cruzar a cidade de ponta a ponta.

Nas principais ruas do bairro as linhas são 9202 (Pompeia – Jardim América), 8203 (Renascença – Buritis), 8208 (Santa Cruz – Uni Estoril), 9211 (Caetano Furquim – Havaí), 1404 (Palmeiras – Alípio de Melo) e 5250 (Estação Pampulha – Betânia).

Mas não para por aí: como a Avenida Amazonas passa ao lado de grande parte do bairro, existem muitos ônibus que permitem o acesso fácil e rápido ao Nova Suíça, como 2104 (Nova Gameleira – BH Shopping), 2102 (Gameleira – Serra), 1502 (Vista Alegre – Guarani), 1505 (Alto dos Pinheiros – Tupi) e o 2151 (Vista Alegre – Serra), dentre outros.

Basicamente o que não falta é ônibus para praticamente qualquer parte de BH, Contagem ou Betim. O morador do Nova Suíça consegue se movimentar pela região metropolitana com bastante facilidade e economia.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Nova Suiça? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a filial mais próxima do bairro:

 

Unidade Gutierrez

 

 

POR QUE VALE A PENA?

Estamos falando de um bairro que tem de tudo: diversidade de comércio, boa localização, boa vizinhança, sem a supervalorização comum à zona sul e com muitos imóveis que merecem uma atenção especial.

Geralmente o que as pessoas que moram no Nova Suíça mais dizem gostar do bairro é que elas podem resolver tudo nele, sem precisar ir ao centro da cidade para ter serviços de qualidade e bom atendimento. Só esse conforto de estar cercado por tudo o que é primordial sem a correria ou o estresse do trânsito de BH já são motivos suficientes para considerar o bairro uma boa opção de moradia.

Dentre as muitas razões para querer investir em um imóvel por lá estão a arborização, que aumenta a qualidade de vida, e seu ar bucólico, com vários passarinhos cantando perto das janelas do Nova Suíça. É um bairro tradicional e familiar que estimula a convivência social entre amigos, familiares e vizinhos, e pode ser uma ótima opção para quem está começando agora a vida de casado.

Como se não fosse o suficiente, o bairro ainda tem um trânsito interno de dar inveja a outras localidades da capital. Com ruas tranquilas, congestionamento é uma coisa difícil de se ver por lá, para não dizer impossível.

Para investimento em imóveis, estamos falando de uma região relativamente nova: lembra que, lá no início, falamos da compra do local na década de 1920? Pois o bairro só começou a ser urbanizado anos mais tarde, na década de 1960, o que significa que os primeiros prédios e casas não são os  mais antigos da cidade. E, com a alta procura por aluguéis e compras, vários novos empreendimentos estão sendo cogitados para lá.

E aí mora, também, outra razão para olhar para o Nova Suíça com bons olhos a partir de agora: o preço do aluguel costuma ser acessível (muito boa notícia para quem não tem interesse na casa própria), mas, para o locatário, a média costuma pagar bem as contas e ainda gerar uma renda aos donos do imóvel. É difícil encontrar uma casa ou apartamento no Nova Suíça que fique com a placa de “disponível” por muito tempo.

Por isso, se você quer, realmente, conhecer melhor as possibilidades desse bairro de BH, não deixe para fazer isso daqui a pouco: faça agora. Seu novo lar – ou seu melhor investimento – pode estar esperando por você na Zona Oeste da cidade.

Que tal conhecê-lo?

Guia de bairros vizinhos do Nova Suíça

Bairro Prado

Bairro Gutierrez