Onde morar em BH: um guia das regiões e quando considera-las

Você já pensou em onde morar em BH? Neste artigo nós te mostramos quais os melhores bairros da cidade e o que levar em consideração antes de tomar uma decisão.

Morar em Belo Horizonte é uma ótima opção para quem procura as comodidades de um centro urbano sem abrir mão de um ar interiorano. Assim, se você está pensando em onde morar em BH nós preparamos este artigo completo com os melhores bairros da cidade para te ajudar nessa decisão. Confira!

Benefícios de morar em Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Belo Horizonte é de 2.375.151 pessoas. Já em 2019, a estimativa conta com 2.512.070 pessoas.

Bons salários

Na hora de decidir onde morar em BH é sempre bom levar em consideração as oportunidades de trabalho. Pois saiba que a cidade oferece boas oportunidades e salário competitivos. Isso acontece porque Belo Horizonte é um dos polos tecnológicos e um dos principais centros econômicos do país. Em 2017, o salário médio mensal dos trabalhadores formais foi de 3,6 salários-mínimos.  

Custo de vida

Viver na capital de Minas Gerais não é muito diferente de viver em outras capitais do país como São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, o custo de vida da capital costuma ser um pouco menor que essas duas, o que é um ótimo benefício. Os valores do transporte público e das refeições, por exemplo, costumam ser menores.

Qualidade de vida

Além de ter um custo de vida bem menor que os de outras capitais do país, Belo Horizonte oferece uma qualidade de vida bem superior. Muitos mineiros afirmam que é possível aproveitar a agitação de uma metrópole sem perder o ar interiorano.

Onde morar em BH?

Decidir onde morar em BH não precisa ser uma decisão muito difícil. Basta ter em mente qual o seu estilo de vida e o que você considera essencial para ter uma vida tranquila. Por exemplo, você está se mudando para a cidade para estudar? O ideal então é estudar em bairros próximos à universidade ou que contem com uma boa infraestrutura de transporte público. Ou seja, o ideal é tomar a decisão com base na sua rotina.

Além disso, é importante conhecer os bairros da cidade, é aqui que a Casa Mineira te ajuda. Além de contar com um portal intuitivo e seguro onde você pode achar diversas opções de imóveis nos melhores bairros de Belo Horizonte, também separamos uma lista com os 5 melhores bairros da cidade. Veja a seguir.

Anchieta

O bairro Anchieta é ideal para quem procura por uma região predominantemente residencial, mas que ainda permite acesso fácil às principais vias da cidade. Localizado na região sul de Belo Horizonte, o Anchieta conta com 36 ruas e é vizinho aos bairros Sion, Carmo, Mangabeiras e Cruzeiro.

Além disso, essa é uma região abastecida por diversos pontos de ônibus que conectam o bairro ao centro-sul da cidade e outros pontos estratégicos em poucos minutos. Apesar de residencial o Anchieta é cheio de estabelecimentos comerciais como mercados, padarias, bancos e farmácias, contando inclusive com um dos pontos mais tradicionais da cidade, a padaria Anchieta, inaugurada em 1966.

O bairro oferece ainda muitas instituições de ensino que vão desde educação infantil e juvenil à pós-graduação, como o Colégio Mangabeiras e a Uniprof. Já para curtir os passeios culturais pelo bairro, alguns pontos imperdíveis são:

  • Teatros Francisco Nunes, João Ceschiatti, Casanova e Grande Teatro;
  • Palácio das Artes;
  • Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bares e restaurantes no Anchieta

  • Butiquim BH: Gastronomia de petiscos mistos da casa entre coquetéis chamativos; 
  • Bucaneiro: Bar com diversos tipos de drinques clássicos e especiais da casa, petiscos, som ambiente e atmosfera animada;
  • Restaurante Pellegrino: Restaurante charmoso com jardim de orquídeas suspenso e que serve pratos franceses e italianos reinventados;
  • Padaria Pão & Cia: Loja da rede mineira de padaria com diversas unidades espalhadas pelo país.

O policiamento é constante na região, que além de contar com o patrulhamento público tem ainda apoio da vigilância dos comércios e condomínios do bairro.

Belvedere

O bairro Belvedere também é muito citado quando a pergunta é onde morar em BH. Sendo um dos bairros que mais atrai investidores é também a região de maior renda de BH e teve seu boom imobiliário nos anos 1960 com o loteamento de uma antiga fazenda. Atualmente é conhecido por seus condomínios de luxo e pelo principal shopping da cidade, o BH shopping.

O bairro fica no ponto mais alto da cidade, entre 1.100 e 1.270 metros de altitude, e conta com uma infraestrutura urbana projetada para integrar a região Centro-Sul sem deixar nada a desejar. Belvedere possui uma vista belíssima da cidade e das serras de Vale do Sereno e Vila da Serra, assim como o bairro vizinho Mangabeiras.

As principais vias de acesso ao bairro são a Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Raja Gabaglia, Av. Barão Homem de Melo e Anel Rodoviário. Apesar de estar um pouco mais afastado do Centro, é possível chegar ao Mercado Central com transporte público em cerca de 40 minutos. Quem opta por morar na região conta com a infraestrutura completa dos condomínios de alto padrão. Além de viver em uma localização que privilegia tranquilidade e segurança, os moradores têm acesso aos serviços essenciais com conforto e comodidade.

Outros pontos no Belvedere

Um dos lugares mais populares do bairro é a Praça da Lagoa Seca, onde moradores gostam de praticar atividades físicas. Além disso, outras áreas de lazer são:

  • Praça Marcelo Góes Menicucci
  • Praça Tom Jobim
  • Praça Arquiteto Ney Werneck
  • Praça Aureliano Chaves
  • Praça Dra. Iris Valadares

Além disso, o bairro conta com a Faculdade Farus, Instituto Tarcísio Bisinotto e o Núcleo de Ensino Belvedere. Na área da saúde a região conta com o Hospital Vila da Serra e o Hospital Belvedere.

Cruzeiro

O bairro Cruzeiro é vizinho dos bairros Anchieta e Savassi e se encontra na região Centro-Sul da cidade. Começando a se desenvolver no final dos anos 1920, o bairro surgiu com a necessidade de prolongamento da Av. Afonso Pena, importante via da região.

Quem opta por morar no bairro cruzeiro conta com opções de lazer icônicas como o Mercado Distrital, inaugurado em 1974, que fornece serviços aos moradores da região. Lá é possível encontrar. Lá é possível encontrar frutas, legumes, verduras frescas e outros produtos variados, além de pescados. O Mercado Distrital é o principal ponto de referência do bairro e está situado na Rua Ouro Fino, onde ocupa uma área maior que 2.000 m². 

Próximo ao mercado também é possível encontrar o Mirante Parque Professor Amílcar Vianna Martins, área de aproximadamente 18.000 m², que possui vista para a cidade, brinquedos e áreas de convivência como opções de lazer para moradores. Principal área verde do bairro, o parque foi implantado no ano 2000 e abriga o primeiro reservatório de água construído na cidade. Ativo desde 1897, o Reservatório da Serra, como é conhecido, abastece bairros vizinhos como Serra, Anchieta, São Lucas, Funcionários e parte do próprio Cruzeiro.

Conhecido ainda como cidade-jardim, Cruzeiro conta com outras praças espalhadas pelos arredores do bairro, são elas:

  • Praça Milton Campos com cerca de 50 hectares
  • Praça da Bandeira
  • Praça Jornalista Achilles Reis

Bares e restaurantes no Cruzeiro

  • Jângal: Bar rústico e artístico com coquetéis, porções deliciosas, com espaço de terraço coberto, com paisagismo, música ao vivo e muito mais;
  • Almanaque Choperia: Bar casual e moderno que serve vários pratos, lanches e coquetéis criativos e inovadores;
  • La Farina Restaurante e Pizzaria: Pizzaria com cardápio variado de sabores tradicionais, opções gourmets, bebidas, clima tranquilo com delivery;
  • Parrilla del Mercado: Local de estilo mais intimista com teto transparente, chope e churrasco uruguaio assado à lenha;
  • Tasca do Miguel: Situado atualmente no Mercado Distrital, com área para shows ao vivo, o destaque do cardápio vai para o suculento bacalhau a lagareiro;
  • Restaurante da Boneca de Lili: Culinária que mescla tradição mineira em apresentações contemporâneas, localizado na Rua Pium-I, que também oferece outras diversas opções de estabelecimentos para qualquer refeição.

Lourdes

O arborizado bairro Lourdes fica localizado em uma área nobre da Região Centro-Sul de Belo Horizonte e tem um dos metros quadrados metropolitanos mais valiosos. Foi sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923, que o bairro mineiro se desenvolveu.

O Lourdes conta com uma infraestrutura de serviços completa. A região também é conhecida pela organização e os ótimos estabelecimentos comerciais de lojas de grife e da alta gastronomia, além de outros inúmeros serviços de alto padrão, como academias, centros esportivos e instituições de ensino.

É na região que estão presentes o Shopping Diamond Mall e a sede administrativa de um dos principais clubes profissionais de futebol do país, o Clube Atlético Mineiro.

Veja alguns restaurantes e bares de alto padrão que você pode encontrar no Lourdes:

  • A Favorita: Mistura de bar, restaurante e padaria de sofisticados pratos que seguem a culinária italiana, com inovações de tendências francesas. Destaque para frutos do mar, carnes e massas, além da incrível carta de vinhos;
  • Benvindo: Bistrô gourmet com estilo provençal com menu de pratos autênticos e modernos, com destaque para peito de pato com risoto de mel;
  • Boi Lourdes: Restaurante com ambiente casual que serve buffet e grelhados, além de contar com área externa;
  • Cantina Piacenza: Sabores italianos e internacionais, com menus diferentes para almoço e jantar, em casa elegante com adega;
  • Costelaria Monjardim: Restaurante aconchegante com área externa e parquinho, com opções de costelinha e frango grelhado;
  • Graciliano: Gastronomia sofisticada em ambiente informal e moderno, com terraço espaçoso e menu contemporâneo e diverso;
  • Koneteria Gourmet: Restaurante com decoração moderna que serve culinária contemporânea mexicana, italiana e japonesa;
  • L’Entrecôte Bistrô: Restaurante com ares e inspirações tipicamente franceses que servem pratos em menu variado;
  • Mes Amis: Ambiente contemporâneo com pratos e ingredientes diferenciados preparados pelo chef Ronaldo Afonso;
  • Restaurante Glouton: Ambiente rústico e elegante que oferece pratos refinados e sobremesas chamativas;
  • Udon: Receitas criativas, como sushi de atum com foie gras e teriyaki, servidas em um espaço moderno e artístico.

No Lourdes também podemos encontrar uma das principais atrações turísticas da cidade de Belo Horizonte – o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. O complexo é um dos corredores culturais mais importantes para o país, atualmente abrangendo 17 equipamentos culturais até então existentes, sendo alguns deles:

  • Arquivo Público Mineiro
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
  • Casa do Automóvel
  • Casa Fiat de Cultura
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro Cultural Oi Futuro
  • Centro de Arte Popular Cemig
  • Centro de Ensaios Abertos – Cena
  • Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade
  • Conservatório UFMG
  • Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) 
  • Espaço do Conhecimento UFMG
  • Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
  • Memorial Minas Gerais Vale
  • MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
  • Museu Mineiro
  • Palácio da Liberdade

Pampulha

A Pampulha é uma das regiões mais tradicionais da capital mineira e oferece tranquilidade e qualidade de vida aos seus moradores. O centro urbano com ares de interior, localizado a cerca de 10 km do Centro de Belo Horizonte, constitui parte importante da história e cultura da capital, além de ser um dos cartões postais mineiros mais populares.

Parte desse aspecto visual impressionante se dá pelas grandes obras icônicas Oscar Niemeyer presentes no coração da região. Nos anos de 1940 o então prefeito JK e o arquiteto fizeram uma parceria para desenvolver um projeto urbanístico que integrasse a área, que anteriormente se limitava no entorno da Igreja de São Francisco de Assis, com o resto da cidade. Assim surgiu o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2016, que conta com:

  • Museu de Arte Moderna
  • Igreja São Francisco de Assis
  • Iate Clube Pampulha
  • Casa do Baile e muito mais

Serviços e lazer na Pampulha

Modernizada e integrada, a Pampulha serve bem os moradores da região, que contam com uma ampla diversidade de serviços essenciais à disposição. Mas alguns dos pontos considerados diferenciais por quem mora pela área são:

  • Lagoa da Pampulha: Os quase 20 km projetados por Oscar Niemeyer proporcionam um espaço ao ar livre que pode ser aproveitado para diversas atividades. Seja para andar de bike, fazer piquenique, deitar-se à sombra das árvores, aproveitar a vista dos mirantes e, claro, ver o pôr do sol;
  • Parque Ecológico da Pampulha: Com 30 hectares de áreas verdes, o parque é propício para a caminhada, para andar de bicicletas, praticar slackline, soltar pipa, fazer piquenique e descansar. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, monumento construído em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil;
  •  Campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Construído entre os anos de 1950 e 1960, quando a maioria das faculdades da UFMG foram transferidas para a região, é o maior campus com cerca de 5.375.579 m²;
  • Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão: Construído entre os anos de 1960, é palco de campeonatos de futebol de diversas proporções e eventos culturais, como shows nacionais e internacionais;
  • Estádio Jornalista Felippe Drummond – Mineirinho: Ginásio poliesportivo inaugurado em 1980, com capacidade para 25 mil pessoas e recebeu diversos shows e eventos esportivos, tendo sido local de recordes de público em voleibol, artes marciais mistas e futsal;
  • Shopping Pampulha Mall: Conta com dois pisos para praças de alimentação, seis salas de cinema e estrutura com amplo espaço para lojas, quiosques e comércios em geral.

Onde morar em BH não é uma escolha difícil

A capital de Minas Gerais é cheia de atrativos e decidir onde morar em BH não é uma tarefa difícil. É preciso ter em mente não só o seu orçamento, mas também o estilo de vida que você deseja seguir. Além dos bairros que citamos, outras boas opções são os bairros Castelo, Floresta, Savassi, Santa Tereza e muito mais. A cidade é incrível para quem deseja unir qualidade de vida e serviços de qualidade.

Independente da sua escolha é importante contar com uma imobiliária de confiança. A Casa Mineira Imóveis possui décadas de experiência na cidade e um portal com diversas opções de imóveis para que você encontre o ideal para você. Acesse já e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.