Ouro de Tolo do Mercado Imobiliário – entenda o que é

Muitas pessoas desejam encontrar um imóvel cujo vendedor está apertado financeiramente e disposto a repassar o seu bem à um valor extremamente baixo se comparado ao mercado. Diante dessa oportunidade, louco seria quem a recusasse, certo? Errado!  

Esta “oferta irrecusável” não existe e caso ela apareça, desconfie!  Se existisse algo corriqueiro a esse respeito, a venda com certeza aconteceria entre os próprios parentes, amigos ou dentro das imobiliárias - o que podemos afirmar, não ocorre. Existem nos bancos linhas de crédito onde é possível o proprietário dar o seu imóvel como garantia a juros bem reduzidos, o que certamente seria uma alternativa melhor que vender seu imóvel, com desconto significativo e abaixo do valor de avaliação.

Essa tão esperada oportunidade é o que podemos chamar de “ouro de tolo” do mercado imobiliário. Para quem não sabe, a expressão comumente utilizada teve sua origem nas corridas do ouro do século XIX, onde as pessoas "semeavam" pirita (dissulfeto de ferro - que, apesar da aparência semelhante, tem apenas uma fração do valor desse metal precioso) em um terreno para vendê-lo a um bom preço para mineração. Ou seja, quem comprava, ficava no prejuízo.

O que é ouro de tolo

De volta aos dias atuais, ainda é possível encontrar algumas situações de risco disfarçadas de “oportunidade”. Por isso, fiquem atentos, por trás de um suposto bom negócio, podem estar problemas estruturais, de documentação, golpes, fraudes e até mesmo crimes.

[Leia mais] As vantagens de contratar uma imobiliária para comprar e vender um imóvel 

Conte sempre com a ajuda de uma imobiliária de respaldo que irá garantir a segurança do seu negócio. A verdadeira oportunidade é um imóvel que atenda ao perfil desejado e com o preço justo.  

Guia do comprador