O perfil do comprador de imóveis em 2021
Conhecer sobre seu público é extremamente importante para realizar qualquer tipo de venda. E, claramente, o mesmo acontece com o setor imobiliário. Ao conhecer as características dos compradores (preferências, idade média do comprador de imóvel, onde as pessoas mais compram imóveis, prioridades ao comprar um imóvel etc), a empresa consegue trabalhar melhor seu marketing e fazer suas vendas de modo assertivo, o que, como consequência, aumenta as possibilidades de fechar novas compras e negócios.
Para conseguir realizar um atendimento personalizado, específico e que corresponda às expectativas do cliente, é necessário que o corretor tenha um profundo conhecimento do perfil do comprador de imóvel. Ao oferecer imóveis mais adequados de acordo com o perfil, o corretor melhora a negociação e faz com que o processo de compra e venda ocorra mais rapidamente e com mais facilidade.
Pensando nisso, preparamos um texto mostrando o perfil do comprador de imóvel no Brasil hoje. Confira, agora, um resumo do comportamento, principais características e gostos do comprador de imóvel.
Qual o perfil do comprador de imóveis atual?
Na última década, o Brasil experimentou positivas mudanças em sua economia. Com isso, os brasileiros passaram a comprar imóveis mais cedo, cada vez mais novos. Essa informação nos leva a entender um importante aspecto desse perfil: a idade média do comprador de imóvel. Visto que os consumidores realizam compras mais cedo, atualmente, o comprador médio de imóveis tem aproximadamente 30 anos — um dado bastante diferente em relação aos anos anteriores, quando a faixa média de idade estava em torno dos 40 anos. Além disso, antes, o comprador médio era pertencente à classe média alta.
Pesquisas recentes ligadas ao ramo imobiliário, traçam de forma ainda mais assertiva o perfil do comprador de imóvel. Algumas das informações mais importantes são:
- Cerca de metade dos compradores é solteiro;
- Mais de 40% ganham mais de 10 mil reais;
- Mais de 75% dos clientes têm um alto nível de escolaridade;
- Mais de 50% têm pelo menos um filho;
- E a forma de pagamento mais requisitada é o financiamento.
Além disso, estamos falando de um consumidor conhecido como 3.0. Esse perfil de comprador é extremamente ligado aos canais online. Isso reforça a importância de digitalizar os canais de atendimento por meio de portais imobiliários seguros. Além disso, a pandemia de COVID-19 permanece em 2021, e apesar de isso ter impulsionado o mercado já que as pessoas buscam novas residências, que atendam às suas novas necessidades, é importante lembrar que as tecnologias se tornaram muito necessárias diante de um cenário de distanciamento social. Recursos como a visita virtual são muito úteis para essa nova realidade.
Classe B
O público pertencente à classe B está comprando menos e alugando mais. O tipo de imóvel mais procurado é um apartamento com dois quartos e que esteja localizado próximo ao metrô.
Para a classe B, falta linha de crédito, pois as pessoas pertencentes a essa classe têm mais dificuldade em comprovar sua renda, visto que muitos trabalham informalmente.
Classe C
As pessoas da classe C procuram por programas do governo, como o “Casa Verde e Amarela”. Em geral, elas têm um valor muito baixo para dar de entrada.
Cerca de 10% acabam se tornando inadimplentes porque enfrentam dificuldades para pagar as parcelas.
Prioridades ao comprar um imóvel
Localização
No topo da lista das prioridades ao comprar um imóvel está uma boa localização. Assim, o atual perfil do comprador de imóvel não vê problema se tiver que escolher um espaço menor, desde que isso signifique uma boa localização, na qual perde menos tempo para se locomover diariamente. Isso representa um desafio para as imobiliárias que precisam oferecer produtos mais compactos, que sejam funcionais e priorizem a mobilidade.
A maioria dos compradores de imóvel acaba comprando um imóvel diferente do que procurava no início. De acordo com o perfil do comprador de imóvel, ele tem uma média de 30 anos. Por isso, a maioria acabou de sair da casa dos pais, imóvel no qual, provavelmente, havia cerca de 90 metros quadrados. Dessa forma, eles buscam por um lugar com 72 metros quadrados em média, mas acabam comprando um imóvel de 62 metros quadrados. Eles começam a busca por imóveis com espaços maiores, mas, assim que conhecem os preços, acabam dando prioridade e escolhendo imóveis com espaços mais compactos.
Características do imóvel
Devido ao perfil dos compradores, jovens entre 30 e 35 anos, as incorporadoras têm investido no que chamamos de apartamentos compactos. Preferencialmente localizados próximos ao transporte público, esse apartamentos não costumam ter mais de dois quartos e buscam sempre a otimização do espaço.
Perfil do comprador de imóvel por região:
São Paulo
Segundo uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Lopes, na região metropolitana de São Paulo, o perfil do comprador de imóvel é:
- 76% dos compradores têm um alto grau de escolaridade;
- 56% são solteiros;
- 52% têm filhos;
- Sua renda média por mês gira em torno de R$ 8 mil;
- 41% ganham acima de R$ 10 mil;
- 89% dos compradores fazem um financiamento, comprometendo 31% de sua renda;
- Para 43%, a localização é o que mais afeta a decisão de compra;
- A busca por um imóvel dura em média quatro meses.
Rio de Janeiro
- 67% são homens;
- 49% são solteiros;
- A média de idade está em 39 anos;
- A maioria dos compradores ocupa a profissão de empresário.
Curitiba
Os compradores, mais jovens, estão apostando na compra de imóveis não somente para morar, mas também como forma de investimento.
Segundo a construtora MRV, 28% dos clientes já consolidados na compra de imóveis têm menos de 30 anos e 73% são solteiros.
Florianópolis
De acordo com a Lopes Consultoria de Imóveis, os dados do perfil do comprador de imóveis em Florianópolis são:
- 87% são homens;
- 46% estão casados;
- A idade dos compradores varia de 25 a 49 anos, com predominância na faixa de 36 a 39 anos.
Belo Horizonte
- 72% são homens;
- 56% solteiros;
- Idade entre 25 e 49 anos, com predominância da faixa etária de 30 a 34 anos e média de 36 anos.
Como pôde-se perceber, o perfil do comprador de imóvel varia de região para região no Brasil. Porém, podemos ver uma predominância do perfil masculino nos compradores de imóveis, que procuram, entre outros fatores, independência econômica e financeira dos pais ou, ainda, realizar um investimento.
Um dica importante para as imobiliárias é estar sempre atento às pesquisas nacionais e também às pesquisas locais. O importante é conseguir traçar o perfil do comprador de imóvel em sua região, a fim de potencializar as vendas e negócios.
Além de conhecer a fundo o perfil do comprador de imóvel, é importante saber qual tipo de atendimento ele procura.
Atendimento ideal para o perfil do comprador de imóveis atual
As imobiliárias e os corretores devem buscar se adequar à realidade atual e às exigências do perfil do comprador de imóvel atual. Para isso, confira as seguintes dicas:
- Oferecer um bom atendimento personalizado e completo;
- Ter imóveis disponíveis que atendam às medidas procuradas;
- Estar informado acerca do mercado nacional, mas, principalmente, regional.
Para conseguir melhorar os números de vendas e aluguéis de imóveis, é preciso oferecer o que o público procura. Se o perfil de sua região busca por um imóvel menor, compacto e com boa localização, por exemplo, se houver foco de realizar uma captação de apartamentos com essas características, as chances de fechar novos negócios, mais rápidos e em maior quantidade, devem aumentar consideravelmente.
Como já foi citado acima, outro ponto muito importante é manter-se informado e capacitado para atender aos clientes da melhor forma possível, sendo mais específico e completo. Como o perfil do comprador de imóvel no Brasil aponta um alto grau de escolaridade e boa condição financeira, um boa maneira de potencializar as vendas e se adequar ao perfil é trazer informações relevantes acerca do mercado imobiliário e conversar de igual para igual com esse público, de forma a passar credibilidade e autoridade no assunto. Isso faz com que o cliente adquira mais segurança na transação, tornando-se mais propenso a fechar o negócio.
O que impulsiona o mercado imobiliário
Os tempos mudaram. Hoje, há mais facilidade de crédito e melhores condições de pagamento: é possível financiar um imóvel no banco com o prazo de até 35 anos, enquanto antes o prazo máximo era de 15 anos.
Além disso, os compradores estão sendo estimulados a comprar um imóvel cada vez mais cedo. O pensamento de que é preciso casar para então sair da casa dos pais mudou. O perfil do comprador de imóvel atual procura independência financeira o quanto antes.
Com esses dados em mãos, o corretor tem vantagem no momento de oferecer os imóveis para os compradores, já que ele conhece seu perfil e suas preferências.
As dicas acima ajudam as imobiliárias a potencializar suas vendas e informam sobre qual é o perfil do comprador de imóvel hoje no Brasil. Saber o que esse público procura no mercado imobiliário é fundamental para oferecer um trabalho de mais qualidade à população.
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